terça-feira, 14 de abril de 2009

Neo-espiritologia, um novo ramo da ciência!

Neo-espiritologia que consideramos poder vir a ser uma nova CIÊNCIA que trata especificamente do estudo científico do Espiritualismo Racional e Científico ou seja: o estudo da espiritualidade humana e da sua componente psíquica. Efectivamente o Espiritualismo Racional e Científico embora não rejeite a sua origem espírita, assumiu novas estruturas e formas de expressão afastando-se do espiritismo clássico, de igual modo não poderá ser considerado uma religião ! Considerá-lo uma ciência trás algumas dúvidas ?! De facto as coisas vistas à luz da metodologia científica o Espiritualismo Racional e Científico contém em si um código de conduta de elevada expressão moral, aplicável em qualquer cultura; raça ou etnia dos diferentes povos que habitam o planeta Terra. É na realidade um movimento doutrinário filosófico em que as filosofias de Sócrates; Platão; Descartes; Buda; Hermes e Krisna que se conjugam em perfeito entrosamento com a Doutrina de Jesus, o Cristo. Consequentemente, o ERC é na realidade uma doutrina universalizante para onde as grandes religiões do mundo irão eventualmente convergir, tais como: o Budismo; o Induísmo; o Judaísmo; o Islamismo e o Cristianismo!
Efectivamente o Espiritualismo Racional e Científico não pode ser considerado uma ciência, mas sim e conforme já foi dito um movimento doutrinário, encerrando conhecimentos fundamentais sobre o que seja o espírito humano – sua origem, natureza e atributos, a razão de ser da sua existência e a sua inserção natural no próprio Universo compreendendo o grande desígnio da existência da Vida Inteligente que passa pela Evolução de tudo quanto existe em termos de Força Criadora ou Inteligência Universal. Portanto, trata-se de uma doutrina espiritualista profunda, vasta e ecléctica.
Um ilustre sábio e grande investigador brasileiro que foi o médico António Pinheiro Guedes no ano de 1900, publicou um importante trabalho de investigação científica denominado: - “ Ciência Espírita”, definiu de forma superior e esclarecida o aparecimento e desenvolvimento da vida orgânica na Terra, verificando-se que os princípios naquela obra desenvolvidos serviram de base à implementação do Espiritualismo Racional e Científico.
Por razões de ordem ideológica e ética a palavra “espírita” foi abolida do vocabulário dos estudantes, investigadores e praticantes do Espiritualismo Racional e Científico, pois a expressão “espírita” vem colidir com os princípios doutrinários do ERC, uma vez que o vocábulo “espírita” está profundamente comprometido com a prática do Espiritismo nas suas diferentes vertentes e regra geral sempre com acentuada expressão religiosa e mística.

De facto a expressão “Neo-espiritologia” no ponto de vista do desenvolvimento científico, parece-nos oferecer condições ideais, pois pretende estudar, aprofundar e desenvolver as diferentes características da espiritualidade humana e da sua componente psíquica. De facto o notável trabalho desenvolvido pelo médico António Pinheiro Guedes através do seu livro “ Ciência Espírita” publicado no início do Século XX e face à sua grande importância e utilidade, agora e já no Século XXI, poderia muito bem ser designado não por “ciência espírita,” mas sim por Ciência da Espiritologia (na nova versão: - Neo-espiritologia).
Poderemos adiantar de que relativamente à Neo-espiritologia está em curso a organização de uma Associação que terá como objecto estatutário a pesquisa, estudo do Espiritualismo Racional e Científico – ERC na base da nova Ciência na qual serão cruzadas disciplinas, tais como: a Sociologia;a História; a Psicologia; a Antropologia; a Arqueologia; a neurobiologia e assim como a própria Física Quântica; a Simbologia; a Mitologia e e outras ciências ou disciplinas julgadas convenientes dando todas corpo à existência da nova Ciência;

Presentemente já existe um grupo de pessoas interessadas e que irão constituir a respectiva Comissão Instaladora da futura associação - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira - a qual se irá dedicar ao estudo e investigação do Espiritualismo Racional e Científico.
Numa primeira fase, a associação em referência que não terá fins lucrativos, será uma instituição virtual, ou seja: sendo criado um “blogue” na Internet, onde serão inseridos artigos de opinião, trabalhos de pesquisa abrangendo ou não diferentes actividades no campo cultural e científico, ensaios, crónicas de carácter literário, criando-se um “fórum” onde serão debatidos diferentes temas de interesse espiritualista, histórico, cultural, técnico e científico. Naturalmente que a associação em referência a posteriori, irá promover encontros, conferências, seminários, onde individualidades devidamente credenciadas desenvolverão as suas ideias, teorias e pareceres do seu conhecimento ou especialidades científicas e históricas.
No plano prático e numa fase posterior poderá eventualmente surgir e especificamente numa área formativa onde os novos conhecimentos serão aplicados no desenvolvimento do auto-domínio pessoal, no aperfeiçoamento do carácter e das capacidades físicas, psíquicas e espirituais do ser humano, actividades que passarão por um programa de formação que irá actuar em três fases distintas – 1ª. Fase: Iniciação; 2ª fase: -Estudos práticos e 3ª. Fase: - Estudos superiores, levando o indivíduo a um aperfeiçoamento sistemático através da Educação Científica da Vontade, tornando-o mais activo, feliz e profícuo na sua acção individual e colectiva e integrando-o em perfeita harmonia nas Leis de Causa e Efeito que regem a Evolução Universal.


CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA - (em organização) - Direcção - Jacinto Alves