terça-feira, 27 de outubro de 2009

CONVITE PARA A COOPERAÇÃO

" PROJECTO QUINTO IMPÉRIO "


Convite para COOPERAR !




A associação - "CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA" já em fase de organização avançada e pela presente CARTA-CIRCULAR, vem divulgar a sua futura actividade procurando cobrir todo o espaço geográfico português na prossecução dos seus objectivos estatutários.
O Projecto - " CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA ", é de facto a prestação de uma sentida e expressiva homenagem a essa grande figura humana que foi MARIA DE OLIVEIRA, Grande Senhora, Mestra de todos aqueles que com ela conviveram e que foram seus discípulos e que hoje pretendem homenageá-la e perpetuar o seu nome e os seus superiores ensinamentos.




O "CÍRCULO", pretende desenvolver uma nova metodologia, optando por novas vias de abordagem sobre o Espiritualismo Racional e Científico provando de que a Ciência e a Espiritualidade (esta última isenta de religiosidade e de misticismo) se poderão unir e contribuir de forma decisiva para o progresso material e espiritual do ser humano.




O "CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA " será dotado de disciplinas histórico/científicas que terão as seguintes especificações em termos estatutários:




1º. - Estudos sobre a criação, definição e desenvolvimento do conceito de "ESCOLA CIENTÍFICA" aplicável às actividades gerais do "CÍRCULO" numa perspectiva criativa e renovadora !


2º. - Estudos sobre o Espiritualismo Racional e Científico - numa retrospectiva histórica portuguesa;


3º. - Estudos sobre o IMAGINÁRIO - do Simbolismo; do Mítico e do Sagrado na Cultura Portuguesa;




4º. - Estudos sobre a "HISTÓRIA INICIÁTICA DE PORTUGAL;




5º. - Estudos sobre "Experiências Conscientes Fora do Corpo - ECFC.s, fundamentadas na aplicação prática da Ciência do Zoísmo - Educação Científica da Vontade".




6º. - Basicamente o " Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira", orientar-se-á por princípios espiritualistas, humanistas e universalistas, tendo como LEMA: -
"ESTABELECER A ORDEM NO CAOS JUNTANDO O QUE ESTÁ DISPERSO"




Logo que o "CÍRCULO", atinja a 2ª. fase de implementação abrir-se-á à COOPERAÇÃO, estando interessado na colaboração de V.Exas no sentido de serem elaborados trabalhos literários, participar em conferências e palestras, exposições temáticas e quaisquer outros eventos que sejam interessantes e oportunos.
Atenciosamente,
Pela Comissão Instaladora - Jacinto Alves e José Santos


INTERNET - Endereço: - " circulodeestudoseclecticos.blogspot.com "

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA

Começa a ser oportuno apresentar uma explicação sobre o que seja a associação - " CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA. Esta iniciativa parte do simples facto de que em Portugal desde sempre nunca existiu ou foi criada uma associação com as características e fins que se pretende apresentar e desenvolver. O "Círculo" como é designada a associação, esta não tem fins lucrativos e por si só dispõe de capacidade e personalidade jurídicas em conformidade com as disposições da lei vigente portuguesa, sendo, portanto, independente não estando por essa mesma razão ligada a qualquer outro organismo ou instituição.
O Projecto - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, é efectivamente a prestação de uma sentida e expressiva homenagem a essa grande figura humana que foi MARIA DE OLIVEIRA. Grande Senhora, Mestra de todos aqueles que com ela conviveram e que foram seus discípulos e que hoje pretendem prestar a sua homenagem e perpetuar o seu nome e os seus ensinamentos nesta Escola Planetária que é o mundo Terra.
A associação - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, pretende desenvolver uma nova metodologia, optando por novas vias de abordagem sobre o Espiritualismo Racional ou Científico provando de que a Ciência e a Espiritualidade (esta completamente isenta de religiosidade e de misticismo) se poderão unir para o progresso material e espiritual dos seres humanos. Tudo se vai iniciar com a formação de uma Escola Científica dedicada ao estudo do espírito e da espiritualidade do ser humano !
A velha senda que tem vindo a ser seguida há já alguns milhares de anos e desde o tempo dos filósofos Sócrates e Platão, e que o povo de então no Templo de Delfos, na Grécia, consultavam as "médiuns" (pitonisas) na busca da resolução dos seus problemas físicos e morais, agora, no ano de 2009 - do Século XXI, o mesmo tipo de mentalidade mantém-se inalterável, pois que no espiritismo de Kardec ou noutras ramificações espíritas de natureza religosa e mística ou não a mesma ordem de ideias e de acção predominam por parte daqueles que nada conhecem sobre a "Vida Fora da Matéria" e nada sabem sobre si próprios - nunca compreendendo aquela extraordinária "máxima" ensinada pelo grande filósofo Sócrates : -"Conhece-te a ti mesmo."
Volvido algum tempo sobre o amadurecimento do "Projecto QUINTO IMPÉRIO, que envolve vários componentes. É chegado o momento de ser elaborado uma orientação sobre os Estatutos da futura associação sem fins lucrativos de nome: - "Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, já em fase organizativa avançada !
O "Círculo", será dotado de disciplinas histórico/científicas que terão as seguintes especificações:
1º. - Estudos sobre a criação, definição e desenvolvimento do conceito " ESCOLA CIENTÍFICA"
aplicável às actividades gerais do " CÍRCULO";
2º. - Estudos sobre o Espiritualismo Racional ou Científico - ERC , numa perspectiva histórica portuguesa;
3º. - Estudos sobre o "IMAGINÁRIO" - do Simbolismo; do Mítico e do Sagrado na Cultura Portuguesa;
4º. - Estudos sobre a "HISTÓRIA INICIÁTICA DE PORTUGAL";
5º. - Estudos sobre " Experiências Conscientes Fora do Corpo - ECFC.s, fundamentados na aplicação prática do "Zoísmo - Educação Científica da Vontade".
6º. - Organizar os " Primeiros Encontros Internacionais do IMAGINÁRIO do Simbólico, do Mítico e do Sagrado " - Cidade de S. João da Madeira;
7º. - Reactivar a APOBANCO - Associação Portuguesa de Bancários para a COOPERAÇÃO.
Basicamente o "CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA, orientar-se-á por princípios espiritualistas, humanistas e universalistas, tendo como LEMA: -
"ESTABELECER A ORDEM NO CAOS JUNTANDO O QUE ESTÁ DISPERSO"
Cidade de S. João da Madeira, 10 Dezembro de 2009
Pela Comissão Instaladora
do CÍRCULO
Jacinto Alves e José Santos

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ORIENTAÇÃO ESTATUTÁRIA da "Associação"

Volvido algum tempo sobre o amadurecimento do PROJECTO QUINTO IMPÉRIO, que envolve vários componentes. É chegado o momento de ser elaborada uma orientação sobre os Estatutos da futura associação sem fins lucrativos de nome - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, já em fase organizativa avançada ! O "CÍRCULO ", será dotado de disciplinas histórico/científicas que terão as seguintes definições:

1ª. - Estudos sobre a criação, definição e desenvolvimento do conceito "ESCOLA CIENTÍFICA" aplicável às actividades gerais do "CÍRCULO";

2ª. - Estudos sobre o Espiritualismo Racional e Centífico - ERC e outras correntes espiritualistas afins;

3ª. - Estudos sobre o "IMAGINÁRIO - do Simbolismo; do Mítico e do Sagrado na Cultura Portuguesa;

4ª. - Estudos sobre " HISTÓRIA INICIÁTICA DE PORTUGAL ".

5º. - Estudos sobre "Experiências conscientes Fora do Corpo - ECFC.s", fundamentados na aplicação prática do " Zoísmo - Educação Científica da Vontade"


Basicamente o "CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA, orientar-se-á por princípios espiritualistas, humanistas e universalistas, tendo como LEMA:
" JUNTAR O QUE ESTÁ DISPERSO ".

Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira (em organização) Pela Direcção - Jacinto Alves

domingo, 18 de outubro de 2009

OS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO

É hora que sejam revelados quem são os DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO (do Espírito e da Espiritualidade) em Portugal. Poderemos recuar no Tempo aos anos 604/562 a.C. e de acordo com a Bíblia, Nabucodonosor, rei da Babilónia quis que o Profeta Daniel lhe interpretasse o sonho que tivera e que envolvia uma estátua com cabeça de ouro, peito e braços de prata, ventre e ancas de bronze, pernas de ferro e pés de barro, à qual uma grande pedra se desprendeu da montanha e embateu nos pés, fazendo tudo em pedaços. Foi, portanto, o Profeta Daniel que lhe decifrou o sonho!

Daniel ao profetizar disse: " Tu é que és a cabeça de ouro !(Nabucodonosor) Depois de ti surgirá outro reino, menor que o teu, depois um terceiro reino, o de bronze; um quarto reino será forte como o ferro e finalmente um QUINTO, este reino jamais será destruído ! Daniel profetizou que depois da grandiosidade do império da Babilónia, sucederiam outros, que de acordo com as interpretações mais correntes são o Medo-Persa, o da Grécia e o de Roma, sendo o QUINTO IMPÉRIO UNIVERSAL! O QUINTO IMPÉRIO DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE !


A referência ao "QUINTO IMPÉRIO " surge na Bíblia e torna-se MITO nas interpretações que sucederam ao longo dos tempos. Em Portugal, Bandarra (1507 ?- 1500); Padre António Vieira (1608/1697)e Fernando Pessoa (1888/1935) vão reformulando o MITO.


Finalmente já na segunda metade do Século XX e no início do Século XXI, surgem os novos filósofos, escritores e historiadores que se debruçam de forma atenta sobre o MITO do "QUINTO IMPÉRIO", a começar pelo saudoso Agostinho da Silva, passando por António Telmo; António Quadros; Victor Mendanha; Eduardo Amarante; Lima de Freitas; Vitor Manuel Adrião; Pedro Silva; Manuel J. Grandra; José Medeiros; Paulo Loução; S.Franclim e Jorge de Matos;António Macedo; Pinharanda Gomes e tantos outros !


São estes Portugueses OS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO (do Espírito e da Espiritualidade). São eles os precursores do nascimento da NOVA ORDEM DE CRISTO ! Ou por outras palavras: a sua HERDEIRA E CONTINUADORA, tal como a ORDEM DE CRISTO foi a herdeira e continuadora da ORDEM DOS TEMPLÁRIOS - a Nova Ordem que se passa a designar por - ORDEM INICIÁTICA DOS CAVALEIROS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO - e tendo como DIVISA - "Pelo Espírito, pela Espiritualidade e pela Grei"- que nasce em Portugal a partir do ano de 2009 !


A "ORDEM INICIÁTICA DOS CAVALEIROS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO", tal como a sua antecessora (a Ordem de Cristo) terá igualmente importantes missões a desempenhar neste Século que agora se inicia - não já em "navegar por mares nunca dantes navegados e descobrir novas terras e evangelizar estranhas gentes ! Terá em princípio uma nova missão que é a de transmitir à Humanidade um novo conceito de vida que a irá encaminhar para novas perspectivas no sentido da evolução espiritual e desenvolvimento intelectual e bem estar social dos seres humanos, cumprindo-se a previsão de Fernando Pessoa : -


" . . . Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal . . . "


Na Cidade de S. João da Madeira, ´vai ser criada a associação sem fins lucrativos - "CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA", que terá como um dos seus objectivos estatutários o estudo, análise e pesquisa da História Iniciática de Portugal.


Para futuros contactos: "circulodeestudoseclecticos.blogspot.com "
e - " jjdiabinho@sapo.pt - para JACINTO ALVES


Jacinto Alves

DEFENSOR DO QUINTO IMPÉRIO

OS DEFENSORES PORTUGUESES DO QUINTO IMPÉRIO

Começa a ser tempo de se revelar quem são os DEFENSORES PORTUGUESES DO QUINTO IMPÉRIO (do Espírito e da Espiritualidade). Sem sombra de dúvida, poderemos considerar como Patrono - o nosso insígne Padre António Vieira.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira

Começa a ser oportuno apresentar uma explicação sobre o que seja a associação "CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA". Esta iniciativa parte do simples facto de que em Portugal e praticamente desde a Fundação em 1910 do Racionalismo Cristão, no Brasil e que quando foi fundado a sua designação era - ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTÍFICO CRISTÃO não beneficiou até ao presente de qualquer outro tipo de instituição - a não ser os chamados núcleos que deram origem aos Correspondentes e estes mercê do seu crescimento, tornaram-se filiais ! Sabemos hoje, de que o Mestre Luiz de Mattos alimentava importantes projectos para a Doutrina que fundara e a sua tentativa ao criar hospitais para doentes da mente, é uma prova provada de que de uma forma exaustiva tentou sensibilizar - a ciência, os médicos e a medicina para o estudo e aprofundamento da realidade que o Espiritualismo Racional e Científico pretendia transmitir à Humanidade. Os esforços do Mestre, infelizmente nunca resultaram ! Mais recentemente e nos Estatutos do Centro Redentor - contempla-se a viabilidade da criação de museus, bibliotecas e finalmente associações de natureza cultural ! Para a criação de museus, bibliotecas qualquer Filial poderá ter a iniciativa de criar, mas associações ? . . . são iniciativas que por si próprias terão que funcionar em conformidade com as leis dos respectivos países e em conformidade com as vontades e interesses próprios dos cidadãos e instituições desses países ! Conclusão ! Relativamente a associações os Estatutos do Centro Redentor terão que ser revistos . . . Pois, as associações culturais conforme estão previstas nos referidos Estatutos não têm aceitação nem viabilidade formal ou jurídica - para serem reconhecidas como tais terão que ter personalidade e capacidade jurídicas e se for num país estrangeiro terão que ser legalizadas em conformidade com as leis desse país. Sabemos que as Filiais do Racionalismo Cristão não dispõem de capacidade e personalidade jurídicas, sendo apenas dada procuração com poderes específicos aos respectivos presidentes efectivos para poderem actuar de acordo com os princípios estabelecidos no livro "Prática do Racionalismo Cristão" ! A questão posta é bastante complicada !
Em Portugal e de acordo com alguns dos seus cidadãos, pretende-se criar uma associação sem fins lucrativos, a qual apesar de ligada ao estudo e investigação do Espiritualismo Racional e Científico, o que significa o estudo e investigação doutros espiritualismos, culturas históricas e filosofias - o que dentre delas está naturalmente o estudo e investigação da Doutrina fundada por Luís de Matos, pois na nossa perspectiva defendemos o princípio de que o Mestre Luiz de Matos, fundou a Doutrina para a Humanidade e não particularmente para um determinado agrupamento de pessoas ! Portanto, o Racionalismo Cristão, no início do Século XXI é uma Doutrina universalizante e consequentemente passou a ser património da Humanidade !
O "CIRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA". pretende desenvolver um novo campo de actividade em Portugal realizado através do estudo e da pesquisa históricas tentando reconstituir todo o percurso histórico, técnico e científico empreendido por Luiz de Matos relativamente aos fins para que foi fundado o então Espiritismo Racional e Científico Cristão.
Passaram-se cerca de 100 anos ! Ao longo deste imenso tempo, teria sido extremamente interessante de que em Portugal, no Brasil ou noutro país qualquer tivesse surgido uma ou mais instituições - por exemplo uma UNIVERSIDADE ! Um Centro de Estudos e Investigação Científica ! Há uma excepção ! Na verdade em Portugal já existe uma importante instituição que se chama FUNDAÇÃO BIAL, que até ao presente pode ser considerada única no mundo devido às diferentes actividades no campo científico que tem vindo a promover, nomeadamente nas áreas da investigação científica da natureza psicossomática do Homem !
O "CIRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA", pretende preencher esse enorme vazio e de forma absolutamente independente e em conformidade com os seus futuros estatutos, actuar e ir ao encontro daqueles objectivos que o Mestre Luiz de Matos pretendia alcançar, mas que não veio a conseguir ! Cientistas Sem Ciência; Cartas Oportunas sobre o Espiritismo e Cartas ao Cardeal Arcoverde, são provas bem sólidas dessa realidade ! Naturalmente que de forma alguma iremos interferir com a marcha normal da Doutrina praticada nos diferentes Núcleos, Correspondentes e Filiais dependentes do Centro Redentor, no Brasil !
Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira - Direcção - Jacinto Alves

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PROJECTO QUINTO IMPÉRIO

A associação - CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA, já em fase organizativa avançada, pretende arrancar com um PROJECTO que mobilize os Portugueses a despertar da indiferença e passividade sobre questões de raiz histórica, cujas origens remontam aos primórdios da Nacionalidade.


O nosso grande e ilustre Padre António Vieira, na sua célebre obra " História do Futuro ", desenvolveu o conceito mítico do QUINTO IMPÉRIO, o Império do Espírito !


O CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA, pretende accionar o projecto denominado PROJECTO QUINTO IMPÉRIO !


O PROJECTO QUINTO IMPÉRIO, compreenderá a captação de um IDEAL já antigo, mas que se tem mantido ao longo dos séculos e que está ligado às três missões iniciáticas - (Poema - Mensagem ,de Fernando Pessoa) de que Portugal está incumbido e essas mesmas "missões" são uma consequência directa do Projecto Secreto dos Templários quando da sua vinda para a Península Ibérica em 1125 Século XII - e que sob o superior comando e orientação de S. Bernardo, o abade de Claraval -( 1091-1153 ) o mentor da Ordem dos Templários - foi planeada a fundação de uma nova nação que se veio a chamar Portugal !


No IMAGINÁRIO do Povo Português - a ORDEM DE CRISTO, (herdeira e continuadora da Ordem dos Templários) ficou bem gravado e naturalmente foi a sua ODISSEIA quando das Descobertas e Expansão Marítimas dos Portugueses e o seu contacto com outros povos e culturas. Foi a grande aventura dos Portugueses - o IDEAL do 5º. Império, defendido por Bandarra; Luís de Camões; Padre António Vieira; Fernando Pessoa e Agostinho da Silva !
É urgente que seja transmitido ao Povo Português esse sempre novo e Ideal antigo que sempre mobilizou os Portugueses ao longo da sua História.
A Associação - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, pretende despertar esse interesse - a grande motivação do Povo Português, reavivando o Ideal do Quinto Império !
O " Círculo " através dos seus estudos eclécticos pretende criar um Movimento com características eminentemente espiritualistas, mas com total ausência de princípios religiosos e místicos ! O Movimento fundamentar-se-á no binómio - ciência e espiritualidade !
A esse Movimento em referência chamaremos de:
- ESPIRITUALISMO RACIONAL E CIENTÍFICO DA HUMANIDADE - ERCH, tendo como suporte o ramo científico denominado - NEO-ESPIRITOLOGIA e terá como objectivos fundamentais os seguintes fins:
. - O aperfeiçoamento pessoal do INICIADO e consequentemente o desenvolvimento da sua faculdade intuitiva e a capacidade de realizar experiências conscientes fora do corpo - ECFC.s - o estudo e prática do Zoismo - Educação Científica da Vontade, durante um a três anos poderá permitir ao "estudante" atingir a capacidade de efectuar as "ECFC.s !
"TODA A CIÊNCIA DO ZOISMO GIRA EM TORNO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DA VONTADE".
"Em 1912 nasceu na Europa uma ciência nova, o Zoismo, que começou por estudar com o rigor da técnica e o mutismo da Esfinge, os Mistérios do Oriente, mas os seus INICIADOS só depois de terem dado provas de que sabem - VER; OUVIR E CALAR é que aprendem a traduzir os hieróglifos da Natura."
A orientação e formação da Educação Científica da Vontade divide-se em três fases: - Iniciação; Estudos Práticos e Estudos Superiores.
2º. - O aperfeiçoamento pessoal do INICIADO tendo por suporte a Educação Científica da Vontade implica naturalmente em corrigir as imperfeições e maus hábitos existentes na sua forma de ser e de estar na sociedade em que vive e na base do estudo, do raciocínio e da observação prática vai procurando progredir moral, intelectual e fisicamente de forma gradual, inteligente e objectiva na busca do BEM; DO BELO E DO NOBRE.
3º. - Quando o INICIADO atingir um estado de consciência e desenvolvimento com os quais lhe vão permitir desenvolver acções no sentido de beneficiar outros seres humanos que entretanto vivem em condições materiais, morais e sociais difíceis - contribuindo directa ou indirectamente para o progresso geral da Humanidade - estará em condições de prestar outros trabalhos, desempenhar outras missões de maior magnitude e profundidade em favor da evolução espiritual do ser humano no planeta Terra.
No PROJECTO QUINTO IMPÉRIO, pretende-se reviver o "Espírito da Ordem de Cristo - dando origem ao ressurgimento sob a designação: - "ORDEM INICIÁTICA DOS CAVALEIROS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO
E através desta nova ORDEM de carácter iniciático, espiritualista e científico se procurará iniciar e dinamizar o Movimento - ESPIRITUALISMO RACIONAL E CIENTÍFICO DA HUMANIDADE - ERCH.
Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira (em organização ) - Direcção - . Jacinto Alves