sábado, 21 de novembro de 2009

PROJECTO QUINTO IMPÉRIO

Uma vez revelada a existência do PROJECTO QUINTO IMPÉRIO, convém agora revelar a sua natureza e objectivos, vejamos as linhas mestras pelo quais se orienta:

1º. - Publicação do romance - "Operação: 5º. Império" que vai servir de "rampa de lançamento" para o movimento denominado - ESPIRITUALISMO RACIONAL OU CIENTÍFICO DA HUMANIDADE - (Neo-Espiritologia);

2º. - Transformação do "Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, na ESCOLA CIENTÍFICA DO ESPIRITUALISMO RACIONAL OU CIENTÍFICO DA HUMANIDADE, para no futuro se tornar no INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DAS CIÊNCIAS DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE - ( Neo-Espiritologia);
3º. - Fundação da ORDEM INICIÁTICA DOS CAVALEIROS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO do ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE, tornando-se herdeira e continuadora da histórica ORDEM DE CRISTO;
4º. - Reactivação da APOBANCO - Associação Portuguesa de Bancários para a COOPERAÇÃO. A APOBANCO, eventualmente virá a fazer parceria com o MIL - MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO, cooperando em diferentes áreas e na base do VOLUNTARIADO.
"Estabelecer a ORDEM no CAOS juntando o que está disperso "

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

OS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE - LUSITANIDADE

Rio da Janeiro - Brasil - ano de 1954, surge uma COLECTÂNEA de escritos de alto valor moral intitulados: - " PÁGINAS ANTIGAS " e neles surgem nomes de ilustres Portugueses e Brasileiros.


No plano histórico e em "PÁGINAS ANTIGAS", já os referidos escritos apresentados em livro com o mesmo título descrevem vivências de Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal; Luís de Matos, fundador e codificador em 1910 do Racionalismo Cristão; D. Pedro II do Brasil e filho de D. Pedro IV de Portugal; Quintin do Bocaiúva, notável brasileiro que foi jornalista, senador e ministro das relações exteriores do Brasil; Oswaldo Cruz, eminente médico e investigador brasileiro e tantos outros insignes portugueses e brasileiros

O livro "PÁGINAS ANTIGAS", provavelmente publicado em 1954, trata-se de uma obra importantíssima para leitura e análise, obra editada pelo Centro Redentor com sede no Rio de Janeiro - Brasil, instituição divulgadora  do Racionalismo Cristão - o que reflecte de forma profunda a componente histórica da doutrina  racionalista cristã.
-
 Aqui há uma questão importante que se levanta ! Qual o tipo de enquadramento tem aquela doutrina no seio das diferentes correntes espiritualistas existentes no planeta ? Ou seja: - outras filosofias espiritualistas, tais como: - o Budismo; O Hinduísmo; O Islamismo; o Judaísmo; o Catolicismo; o Protestantismo. O Racionalismo Cristão pode ser considerado um espiritualismo universalista; um espiritualismo ecléctico ou ainda um espiritualismo cientifico ou racional ou ainda um espiritualismo cristão e finalmente um espiritualismo de magia ? Qual é efectivamente o tipo de enquadramento natural da doutrina racionalista cristã ?
-
A resposta só pode ser encontrada nas raízes culturais e religiosas dos Portugueses e mais tarde dos Brasileiros, por estes últimos pertencerem ao mesmo "TRONCO" da Lusitanidade.
-
Na verdade podemos considerar o Racionalismo Cristão, um espiritualismo humanista ou humanitário ou simplesmente um espiritualismo da Humanidade, visto ser de cariz universalizante, ecléctico, racional e científico  - porque nesta última situação vai buscar a sua inspiração a fontes ligadas ao pensamento de grandes pensadores e filósofos da Humanidade - Krisna, na Índia; Hermes, no Egipto; Jesus, na Galileia; ´Socrates; Platão e Pitágoras, na Grécia ou finalmente René Descartes, em França e tantos outros notáveis pensadores europeus e brasileiros tais como: - Gabriel Délanne; António Pinheiros Guedes; Alberto Seabra; Luís de Matos; Alan Kardec; Visconde de Saboia;  Heitor Dirville; Henri Durville; Martins Oliveira; Alex Carrel; Paulo Gibier; V.Turnbull; Willieam Walter Atksinson; Prentice Mulford e outros tantos notáveis pesquisadores do espírito e da espiritualidade !
-
 Segundo Fernando Pessoa; Lima de Freitas; Gilbert Durand, Portugal representa simbolicamente o " rosto da Europa" que olha de forma esfingica o grande oceano ! Provavelmente é em Portugal que se encontra o " Graal" !? Na verdade o que é o "Graal" ? Não é o que muita gente pensa ser o "Cálice"por onde Jesus bebeu vinho na sua última "CEIA" ! Não ! O "Graal" é muito mais do que isso . . . ele na verdade representa a ESPIRITUALIDADE e o verdadeiro CONHECIMENTO DA VIDA ESPIRITUAL e dá-nos a esplêndida visão sobre quem somos; donde viemos e porque existimos como seres vivos e para onde vamos quando deixarmos o corpo físico ! Provavelmente, Fernando Pessoa detinha o vislumbre do conhecimento de que compete a Portugal abrir ao mundo uma nova perspectiva espiritualista de "NOVOS MUNDOS DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE, será a terceira e última Missão de Portugal como nação ! A primeira foi estabelecer a ponte entre o Oriente e o Ocidente; a segunda missão foi o ter levado uma nova cultura espiritual fundamentada nos ensinamentos de Jesus, o Cristo e a última e terceira missão transmitir ao mundo um novo conhecimento sobre a realidade espiritual do Universo !
A Doutrina Racionalista Cristã é um movimento doutrinário espiritualista, profundo, vasto e ecléctico, mas atenção !!! Todo o estudioso desta Doutrina deve saber traduzir e desmontar todo o tipo de simbologia que indiscutivelmente serve de base a todas as culturas e religiões dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta Terra e que aqueles que estudam o Racionalismo Cristão devem respeitar e tentar compreender - convertendo essa mesma linguagem simbólica em termos racionais ou científicos tal como o Fundador do Racionalismo Cristão, fez e ensinou !
Na História e Cultura dosPortugueses e mais tarde do Brasileiros e por estes últimos pertencerem ao mesmo "TRONCO " da Lusitanidade  e por essa razão a expressão - "QUINTO IMPÉRIO ", não pode ser estranha ! Luiz Vaz de Camões, o Poeta Épico Lusitano; Padre António Vieira, notabilíssimo missionário, político, incomparável orador sacro e o primeiro defensor dos Direitos Humanos na sua época; Fernando Pessoa, o grande Poeta Iniciático e autor do Poema " MENSAGEM" e agora no Século XXI, uma nova geração de historiadores e investigadores estudam, analisam e pesquisam de forma atenta e cuidada a " HISTÓRIA INICIÁTICA DE PORTUGAL", à qual está profundamente ligado o conceito de "QUINTO IMPÉRIO" ou seja: a futura existência de um "IMPÉRIO DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE" traduzido num novo CONCEITO DE VIDA que naturalmente o Racionalismo Cristão, estruturado e fundamentado na Cultura Lusitana poderá personificar, o que na nossa modesta opinião poderá ser a PONTE que dará acesso efectivamente e definitivamente ao conhecimento da própria Humanidade de si própria, seguindo o preceito estabelecido por Sócrates há mais de 2400 anos - "CONHECE-TE A TI MESMO".
Poderemos concluir de que principalmente em Portugal há uma forte CORRENTE DEFENSORA DO QUINTO IMPÉRIO e - que os militantes e estudiosos do Racionalismo Cristão - principalmente os Portugueses e os Brasileiros não poderão ficar indiferentes !
-
Jacinto Alves - "Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira (em organização)

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PORTUGAL NÃO É UM PAÍS PERIFÉRICO !

"Cumpriu-se o mar e o Império se desfez.

Senhor, falta cumprir-se Portugal ! " (Fernando Pessoa/Mensagem)


Portugal, conforme afirmam algumas vozes nacionais e estrangeiras menos esclarecidas ou até agindo de forma intencional, desconhecendo-se os seus obscuros desígnios, pretendem convencer de que Portugal é um País periférico !


De facto, tal afirmativa é uma questão falsamente levantada ! A História e a Geografia o rejeitam radicalmente ! Será que nós somos Períféricos em relação aos países europeus industrialmente avançados ? É verdade ! E então as outras regiões do mundo não contam ?


Numa perspectiva puramente geoestratégica, devíamos tentar compreender porque razão a Ordem do Templo - os Templários e segundo, o escritor e historiador Paulo Alexandre Loução, a Ordem foi fundada em 1118, em Jerusalém, e em 1128, foi oficializada pelo Papa, com o importante apoio de S. Bernardo de Claraval, no Concílio de Troyes, tendo entretanto, repare-se, que os Cavaleiros do Templo de Salomão chegaram a Portugal o mais tardar em 1125, portanto três anos antes da sua consagração pelo Chefe da Igreja Católica.


Tudo indica de que os Templários por razões de ordem interna e até secreta, tiveram preferência pela Península Ibérica ! E porque razão ? E orientados por Bernardo de Claraval resolveram dar o seu total apoio e intervenção directa para a criação de um novo reino independente que foi Portugal - Porto do Graal !!!


Que plano ou projecto eles pretendiam para uma determinada região da Península Ibérica ? Estão as Descobertas e a Expansão Marítimas Portuguesas intimamente ligadas àquele PROJECTO ? Pensamos que sim ! Foi ligar o Ocidente ao Oriente que foi conseguido através dos Navegadores Portugueses.


Portugal não é efectivamente um País Periférico como afirmam os "mal intencionados ou os ignorantes da Geografia e da História " !


Portugal não é um País Periférico, mas sim um País do Meio ! Porque ele, na verdade ocupa um lugar geoestratégico que foi importante no Passado e continua a ser relevante no Presente e que continuará a ter acrescido interesse no FUTURO !!!












quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Crónicas de um Viajante no Tempo - ab origine

"Num futuro próximo, o Historiador
será um Viajante no Tempo"

O Monumental erro cometido pelos filósofos, políticos e cientistas reside no facto de considerarem o pensamento positivista e as suas formas de raciocínio o mais adequado para a vivência dos seres humanos na superfície deste planeta e quanto ao pensamento intuitivo este predomina nas diferentes dimensões espirituais habitadas por entidades de evoluções diversas onde o elemento físico já não existe.
Se de facto o ser humano está dotado dessas duas formas magníficas de pensamento, deve saber utilizá-las com objectividade e inteligência, pois, se o fizer estará a contribuir de forma certa e equilibrada para a sua evolução na Terra. Por outro lado é necessário compreender a razão porque no mundo Terra ao longo de milhares anos proliferou a maldade, a crueldade, a arrogância. Enfim todos os sentimentos grosseiros e primários que animaram e ainda animam uma parte significativa da Humanidade.
O percurso do Homem na Terra desde o tempo primordial ou seja o seu nascimento como ser vivo foi desde sempre angustiante, terrível e incerto na sua escalada evolutiva desde o primata ao homo sapiens e até nós no início do Século XXI.
As diferentes correntes filosóficas, nomeadamente as que estão centradas nas religiões que desde tempos imemoriais sempre condenaram e combateram os maus sentimentos dos humanos, ameaçando-os através dos tempos com a condenação das suas almas com as penas do "Inferno" e outras condenações terríveis !
O medo tem sido a melhor "arma" das religiões para controlar as imensas massas ignaras dos seus seguidores e fiéis. A falta de evolução; a ignorância e a imposição do império do medo foram sempre o principal instrumento com o que os poderosos utilizaram para melhor dominarem a controlarem essas mesmas multidões !
A Terra no contexto geral dos diferentes mundos que rolam no espaço sideral é um dos mundos físicos classificados como uma "escola" onde as primeiras classes de espíritos ou partículas da Inteligência Universal (Deus) iniciam a sua fase de aprendizagem, difícil, dura e até feroz, inconsciente, apenas dependente da capacidade instintiva e animalesca. Por muito que nos custe a nós seres humanos no presente temos de aceitar como real essa verdade que os nossos primeiros pais eram primatas e consequentemente temos de saber ultrapassar o Mito de Adão e Eva e o Paraíso do qual foram expulsos ! Para que surgissem os primeiros " homo sapiens" decorreu mais de um milhão de anos de luta extrema pela sua sobrevivência e continuidade como ser vivo num mundo hostil, estranho e impiedoso como era o planeta nessas eras recuadas. Milhares e milhares de reencarnações em corpo físico foram necessárias para que o Homem atingisse a capacidade de dispor de "livre-arbítrio", conquista máxima que nós seres humanos alcançámos por mérito e esforço próprios.
Nesta luta titânica por parte dos humanos ao longo de milhares de anos, sobressaiu sempre a capacidade criativa e o engenho e o esforço dirigidos para uma melhor compreensão do ambiente terrestre que nos envolvia sempre numa luta desigual contra os elementos de uma natureza impiedosa e indiferente. Temos vencido a avançado graças à Ciência que de uma forma gradual nos tem vindo a abrir novos horizontes do Conhecimento.
Ao longo dos tempos aprendemos a utilizar a capacidade pensante de que somos portadores. Aprendemos a raciocinar em conformidade com as leis naturais que são próprias para o espaço de três dimensões em que está inserido o nosso planeta, sendo moldados para que a nossa forma de pensar esteja em harmonia com esse mesmo espaço tridimensional que por si próprio gera o conceito do Tempo;
A expressão dessa forma de pensar e olhar o mundo devemo-la ao matemático e filósofo René Descartes (1596/1650) que com o seu "Método do Discurso" deu origem ao pensamento racional, linear e lógico. Ao raciocínio dedutivo ! Contudo, a Ciência tem-se esquecido de que nós seres humanos além da parte física que é o corpo somático, dispomos de uma componente espiritual, cuja essência é pura energia ! Com a morte do corpo físico, essa partícula de energia inteligente não morre !!! Persiste e sobrevive ao desagregar da matéria que igualmente não se perde, mas que se transforma ! Assim, além de dispormos de uma capacidade mental cognitiva, dispomos igualmente de um outro tipo de inteligência que tem por base a "INTUIÇÃO", com a qual nós , seres humanos através dessa sensibilidade intuitiva recebemos vibrações vindas de dimensões não físicas, as quais são traduzidas na nossa mente na base do pensamento-síntese e já não do pensamento racional, linear e lógico !
Assim, podemos concluir de que o Homem está integralmente submetido à acção das leis naturais que regem o Universo e consequentemente a uma metamorfose que naturalmente poderemos chamar de EVOLUÇÃO !!!
Convém esclarecer e denunciar que a esmagadora maioria das religiões, incluindo as espíritas na sua prática têm vindo a dar uma orientação errada ao ser humano quanto à sua vivência na Terra, desvalorizando a importância desta para sobreavaliar a vivência espiritual - como se o viver neste planeta fosse algo desprezível e devendo ser abandonado o mais rapidamente possível ! Forma errada de perspectivar as realidades da Vida ! Se assim fosse qual seria o interesse em viver neste planeta em corpo físico se o "outro lado" é sempre melhor ? É matéria de profunda reflexão para todos nós . . .
Jacinto Alves - Membro do "Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira.