domingo, 31 de janeiro de 2010

FOR THE DESIGN OF A NEW SPIRITUALISM

The term covers Spiritualism a broad concept, which actually has its origin or of Religions or Philosophy ! In our view the concept of Spiritualism spirituality comes fron ! Spirituality is actually a natural emanation of feeling and thinking human, therefore subject to the action of natural laws !

In northen Portugal, in the city of St. João da Madeira is born a new perspective on Spiritualism whch together with Science and Philosophy, is giving rise to human Spiritality or Humanitarian law - THE SPIRITUALITY OF MANKING.

Jacinto Alves - Circle of Studies and Cultural Action

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A APOBANCO, RESSURGE DO PASSADO !

Segundo as últimas notícias há a informação precisa de que um Grupo de Trabalhadores Bancários na situação de reformados, oriundos dos quadros da Banca das ex-colónias portuguesas de África, decidiram recuperar e activar a antiga Associação Portuguesa de Bancários para a Cooperação - APOBANCO, fundada em 1978 e com sede na Cidade de Lisboa. Uma das reinvindicações da então APOBANCO, era reinvindicar uma indemnização compensatória devido aos danos morais e materiais causados pela inactividade imposta aos Bancários, retornados, ao ser-lhes negado a sua integração na Banca Nacionalizada. A reinvindicação era fundamentada no não pagamento ou remuneração referente à data de regresso das ex-colónias africanas até à data da respectiva reintegração na Banca Nacionalizada - correspondente a um a dois anos. Estas reinvindicações têm fundamento legal devido ao facto de naquele período de tempo - regresso das ex-colónias e reintegração na Banca ter contado para a contagem final do tempo de reforma. O nosso Grupo de Bancários, esclarece de que está determinado formalmente de que os respectivos valores das indemnizações a receber na sua totalidade irão reverter a favor da construção de um LAR para todos os bancários idosos do país em situação desprotegida.
Será interessante e oportuno fazer realçar de que na apresentação dos Estatutos da APOBANCO na sua Nota Inicial e Explicativa há um desenvolvimento sobre o conceito de COOPERAÇÃO, do qual se desprende uma filosofia, obviamente Humanista e Universalista, sendo esta de base evolucionista, virada portanto para o desenvolvimento do intelecto humano; para as práticas sociais avançadas, onde qualquer forma de exploração do homem pelo homem não têm mais qualquer expressão ou influência na realidade social. COOPERAÇÃO, continua a ser naturalmente a palavra de ordem da APOBANCO, apesar de volvidos cerca de 32 anos e o seu espírito e a razão para a qual foi criada mantém-se integralmente intacta até aos nossos dias !

Contudo, seria interessante e oportuno fazer uma reavaliação dos objectivos da APOBANCO e adequá-los ao tempo presente ! Tendo como fonte de inspiração e sustentabilidade os fins para que foi criada a antiga associação, convém desenvolver um novo perfil, uma transformação ou conversão para formas mais objectivas e próprias do tempo que actualmente vivemos e a APOBANCO, poderia ser transformada num MOVIMENTO de inspiração Humanista, cuja dinâmica se fundamentaria na COOPERAÇÃO realizada na base do VOLUNTARIADO ! A esse novo Movimento poderíamos chamá-lo de: - MOVIMENTO HUMANISTA PARA A COOPERAÇÃO - MOVHUCOOP.

sábado, 23 de janeiro de 2010

PROJECTO QUINTO IMPÉRIO

Historicamente o Projecto Quinto Império, contempla três fases distintas ao longo do tempo. A primeira fase compreendeu a criação da Ordem dos Templários que se destinou a combater o avanço e domínio dos Islão na Europa, na defesa do Santo Sepulcro em Jerusalém e dos peregrinos. Destacadamente a acção dos Templários na Península foi determinante, permitindo a Reconquista Cristã da Península. Foram os Templários sob a liderança do Abade de Claraval - São Bernardo que deram origem à formação de uma nova nação peninsular - Portugal ! Com o Rei D. Dinis, surge uma segunda e nova fase - a transformação da secção portuguesa templária na Ordem de Cristo - os Cavaleiros da Ordem de Cristo, passaram a ter uma nova missão, tornando-se Navegadores e lançando-se na descoberta de novas terras e de novas gentes indo mais além através dos mares desconhecidos ! Com D. João III, esta extraordinária missão terminou e os cavaleiros navegadores foram convertidos em monges dedicando-se à música. No ano de 2010, já no Século XXI, um novo movimento surge denominado Espiritualismo da Humanidade - Espiritualismo Humanista ou Humanitário que pretende restaurar o Espírito da Ordem de Cristo, considerando-se sua herdeira e sucessora - A ORDEM INICIÁTICA DOS CAVALEIROS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE. Os Cavaleiros Defensores do Quinto Império, são efectivamente NAVEGADORES, mas já não vão navegar por "mares nunca dantes navegados", mas sim pelos novos oceanos do Tempo e novas Dimensões do Universo - com a suprema missão de libertar o planeta Terra de milhões e milhões de espíritos desencarnados quedados na atmosfera do planeta - perturbados e perturbadores da harmonia e estabilidade da Humanidade terrestre. Uma segunda missão se destaca: - o facto de terem capacidade de se deslocarem no Tempo - Futuro e como observadores, detectarem anomalias no futuro geradoras de conflitos e sofrimentos entre os seres humanos devido ao mau uso do seu livre arbítrio e da acção implacável das forças da Natureza ligadas a grandes desastres e ocorrência de fenómenos naturais geradores de destruição e morte para que no "Presente" muitas dessas ocorrências possam ser desviadas, neutralizadas ou evitadas !
O romance "Operação: 5º Império", revela todos esses meandros que envolvem a 3ª. Missão de Portugal no mundo, onde o Poeta Fernando Pessoa, é efectivamente o arauto dessa revelação e a importância que esta vai ter para uma alteração profunda quanto à forma de ser e de sentir da Humanidade ! Na verdade a misteriosa "Partícula de Deus" que a Ciência vem procurando, essa mesma "Partícula de Deus" que em si´transporta o princípio da Vida, criadora, portadora e transfomadora dessa mesma VIDA, está intimamente ligada ao CONHECIMENTO que o Graal transmite ! Será na Cidade do Porto que a "Partícula de Deus" vai ser revelada e demonstrada cientificamente pela Ciência - serão cientistas portugueses que irão fazer essa revelação ao mundo e será na Cidade Invicta . . . o Porto do Graal !!!
Jacinto Alves - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PROJECTO QUINTO IMPÉRIO

Fundamentados numa Doutrina Espiritualista de vanguarda, cujo nome será temporário
devido a razões de ordem estratégica - esse mesmo nome será ESPIRITUALISMO DA HUMANIDADE - Espiritualismo Humanitário ou Humanista. Este mesmo Movimento irá servir de base à implementação do "PROJECTO QUINTO IMPÉRIO que terá os seguintes objectivos:
1 - Criação de uma Escola de Pensamento (Científica) que terá como suporte científico o estudo e aplicação prática do Zoísmo - Educação Científica da Vontade;
2- Formação de um Grupo de Estudos que irá implementar as condições necessárias para que investigadores devidamente treinados possam desenvolver Experiências Conscientes Fora do Corpo - ECFC.s com as seguintes finalidades:
a) - Através do chamado "desdobramento astral" (ECFC.s) os investigadores possam desenvolver acções de colaboração com Entidades Superiores Espirituais na sua acção de "limpeza da atmosfera da Terra, conduzindo espíritos desencarnados para os seus mundos estágio a que pertencem em conformidade com o seu grau de evolução;
b) - nas ECFC.s, desenvolver acções que permitam realizar "projecções no Tempo - Futuro com vista a operações de observação relativamente ao ambiente terrestre e humano. Nessas mesmas acções de observação preventiva - registar eventos desfavoráveis que irão ocorrer como o caso de sismos, tsunamis, tempestades ou ainda factos que irão ocorrer por acção humana que irão provocar destruição e sofrimento entre os seres humanos e nesta perspectiva procurar-se-á introduzir acções correctivas (no Presente) no sentido de neutralizar, reduzir ou amenizar essas mesmas destruições ou sofrimentos.
Precisamos de apoios logísticos, técnicos e financeiros para dar início ao "PROJECTO QUINTO IMPÉRIO".
Jacinto Alves - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira

Espiritismo Racional e Científico Humanista ou Humanitário ou Espiritualismo da Humanidade

Nos finais do ano de 2009, na Cidade de S. João da Madeira, surge um novo movimento espiritualista denominado Espiritualismo da Humanidade ou Espiritismo Racional e Científico Humanista ou Humanitário.

sábado, 16 de janeiro de 2010

O PRINCÍPIO DA DIVERSIDADE NA CONVERGÊNCIA (em busca de um consenso filosófico universal)

Já alguma vez reflectimos sobre a suprema razão porque existem desde há milhares de anos neste planeta escola que é a Terra tantas religiões, crenças, culturas ??? Será que explicações ligadas à Geografia, ao Clima e a outros factores de origem física serão suficientes ?

No estudo e desenvolvimento do L`Ancien Mouvement de L´Humanité - ESPIRITUALISMO DA HUMANIDADE - Espiritualismo Humanista ou Humanitário poderemos estabelecer três REGRAS:
A 1ª. REGRA é - "Estabelecer Ordem no CAOS juntando o que está disperso";
A 2ª. REGRA nasce da primeira: "DIVERSIDADE NA CONVERGÊNCIA" !
TRADUZINDO: Nas diferentes religiões, culturas oriundas de diferentes civilizações, entre estas há sempre "pontos convergentes" ! Ao associar-se entre si esses mesmos "pontos convergentes" poderemos estabelecer uma orientação objectiva para a conquista de um " Superior e Comum Patamar" do Conhecimento de nós mesmos e do Universo ! Verificamos assim um rigoroso respeito pela cultura, tradições, religião e filosofia de outros seres humanos, pois a partir do referido " Superior e Comum Patamar" do Conhecimento de nós mesmos e do Universo, as perspectivas serão novas . . . naturalmente que num edifício de 20 andares as perspectivas existentes no 20º. andar quando contemplado o "horizonte" serão necessariamente outras . . . comparativamente com o que é perspectivado a partir do 1º. andar !
Portanto, para atingirmos este superior objectivo da 2ª. Regra precisamos apenas de duas ferramentas de trabalho - A Espiritualidade a) e o Conhecimento Científico !!!
3ª. e última REGRA: Esta terceira Regra é a consolidação da 1ª. Regra. ESTUDAR; RACIOCINAR; REFLECTIR E EVOLUIR MATERIAL, INTELECTUAL E ESPIRITUALMENTE E SER-SE SOLIDÁRIO COM A HUMANIDADE !
Quando do estabelecimento da 1ª. Regra, ela se refere efectivamente a "Estabelecer Ordem no Caos juntando o que está disperso", fazemos a uma alusão directa à História da Humanidade, a partir da 1ª. religião monoteísta criada pelo Faraó Akhenaton.
Quando nos referimos à 1ª. Regra estabelecida estamo-nos referindo à primeira religião monoteísta fundada no mundo há 1354 anos a.C. pelo Faraó Egípcio Akhenaton. Esta nova religião que por razões políticas e sociais não teve continuidade, vindo a ser extinguida pela facção representada pelos sacerdotes do deus Amon - da religião politeísta tradicional do Egipto.
É a religião do deus Aton que vai criar situações futuras para a fundação do Judaísmo; do Cristianismo e o Islamismo - todas religiões monoteístas !
As religiões monoteístas que consagram a existência de um só Deus dão origem em meados do Século XIX - precisamente em 1857, ao nascimento de um novo movimento espiritualista denominado ESPIRITISMO, tendo sido seu fundador Alan Kardec e para finalmente em 1910, ter surgido uma nova doutrina considerada dissidente do movimento espírita e que passou a ser designada por ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTÍFICO CRISTÃO, tendo adoptado mais tarde o nome de RACIONALISMO CRISTÃO, os seus fundadores foram os Portugueses Luís de Matos e Luís Alves Tomás ! Esta última doutrina, embora de raiz espírita distingue-se do movimento maior da doutrina espírita (Alan Kardec) pelo facto de seguir uma via racional e científica, rejeitando a componente religiosa ou mística seguida pelo Kardecismo !
A Doutrina Moral, Racional e Científica que surge durante o ano 2010 d.C designada por L´Ancien Mouvement de L´Humanité - Espiritualismo da Humanidade - Espiritualismo Humanista ou Humanitário, pretende respeitar em absoluto toda a história e tradição dos diferentes povos que habitaram e habitam a Terra, podendo ter acesso àquele Movimento qualquer pessoa pertencente a esta ou àquela religião ou crença, filosofia ou cultura e aqui na segunda REGRA estabelecida, essa mesma pessoa procurará através da diversidade conseguir a convergência - saltando assim para um superior e comum patamar do conhecimento humano em si e do Universo ! E a via a prosseguir é através do apuramento da espiritualidade tendo como base o conhecimento científico, identificando-se, no entanto, como um movimento de base espírita e objectivamente espiritualista !
A 3ª. REGRA do ESPIRITUALISMO DA HUMANIDADE, contempla efectivamente o estudo das doutrinas ensinadas por diferentes Mestres, tais como: Khrisna; Hermes; Buda; Confúcio; Jesus; Maomé; Sócrates; Platão; Aristóteles; Descartes; Kant; Alan Kardec; Luís de Matos; Bérgson; Bertand Russel; Huberto Rohden; Krishnamurti; Deepak Chopra e tantos outros notáveis pensadores e filósofos que ao longo da História da Humanidade têm vindo a transmitir à Humanidade novas formas de pensar e de agir.
Convém aqui salientar de que para o estudo e desenvolvimento do ESPIRITUALISMO HUMANISTA, não existem "sebentas", livros sagrados ou qualquer tipo de publicações reducentes ! O estudante utilizando o seu livro arbítrio, ele próprio orienta os seus estudos e pesquisas em conformidade com a sua maneira de ser e de pensar, fundamentado na sua própria cultura religiosa ou não ! Ele, como investigador inicia a sua "demanda em busca do seu Graal Espiritual ou seja: da sua VERDADE ! - Ou ainda na busca de "Um Consenso Filosófico Universal " que lhe venha a permitir mental e espiritualmente dar o "salto quântico" para o tal "Patamar Superior e Comum" do conhecimento de si mesmo e do Universo !
a) A Espiritualidade humana não tem a sua origem ou raiz em qualquer tipo de religião, crença, filosofia ou doutrina, mas sim é uma emanação natural do pensar e do sentir do Homem, ao passo que as religiões, as filosofias, etc, são produtos da imaginação humana !

domingo, 10 de janeiro de 2010

A Previsão Maia e o que nos aguarda antes e depois do Ano de 2012

Há cerca de 23 anos, adquiri uma obra intitulada - "O FATOR MAIA - Um Caminho Além da Tecnologia", publicada pela Editora Cultrix - S.Paulo, Brasil - do escritor e investigador José Arguelles, nascido em 1939 em Rochester, Minesota - Estados Unidos. O tema do livro em referência é dedicado ao estudo e análise do Povo Maia e da sua cultura relativamente ao Estudo do posicionamento da Terra e do Sistema Solar em relação ao CENTRO DA GALÁXIA - a nossa Via Láctea ! Trata-se de um trabalho sério e digno de estudo. No final do Século XIX, arqueólogos e pensadores mais "científicos", como Alfred P. Maudslay, Ernest Willem e outros, tinham-se debruçado sobre o sistema matemático e astronómico dos Maias e por volta de 1927, foi concluída a chamada "correlação Goodeman-Martinez e Hernandez-Thompson " entre a cronologia Maia e Cristã. Isto significava que o "começo" do "Grande Ciclo Maia" tinha sido localizado entre 6 a 13 de Agosto de 3113 a.C. no Calendário Cristão. Na cronologia Maia a data é escrita: 13.0.0.0.0. Essa mesma data - 13.0.0.0.0., se repetirá novamente em 21 de Dezembro de 2012 d.C. De facto, o que vai exactamente suceder ? Eis a grande incógnita ! Alinhamento do nosso Sistema Solar com o Centro da nossa Galáxia ? Segundo, os Maias, presentemente já estamos "atravessando a radiação galáctica" provindo do Centro da Via Láctea. O "alinhamento" em referência irá ou já está a perturbar os campos magnéticos do Sol e de todos os planetas que formam o nosso Sistema ? Penso que sim ! A alteração dos "campos magnéticos da Terra, certamente que vão alterar os movimentos de rotação, translação e oscilação do eixo terrestre e assim os climas (degelo nos Pólos) e consequentemente a subida dos níveis dos mares, cobrindo partes baixas e importantes das zonas costeiras de diferentes países. Com a mudança das correntes marítimas influencidas por perturbações das circulações atmosféricas sem dúvida que num futuro já muito próximo (2012) vamo-nos ver confrontados com alterações importantes que naturalmente irão "mexer" com a flora e a fauna e finalmente com o modo de vivência dos seres humanos . . .
A associação - Círculo de Estudos Eclecticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, cuja futura sede será na Cidade de S. João da Madeira, estará atenta a todos os fenómenos que estão ocorrendo e que vão ocorrer. Concluindo: Estamos já numa fase avançada de "mudança" para pior e provavelmente para algumas outras coisas para melhor ! Nós, seres humanos teremos de começar a rever as nossas posições perante nós próprios ! Conceitos de religião, de filosofia, política, economia, ecologia e por aí fora ! É interessante notar de que com as "mudanças" que estão a ocorrer, estas, eventualmente poderão exercer alguma influência sobre a nossa formação psicossomática - alguns investigadores adiantam (a médica brasileira - Glaci Ribeiro da Silva, no seus diversos trabalhos de investigação, quando se refere ao estudo da "Glândula Pineal" considera não ser um órgão residual classificado pela Ciência Médica como tal, entretanto,estão surgindo novas perspectivas sobre o funcionamento e finalidade daquele órgão ! O Dr. Sérgio Filipe de Oliveira, médico, pesquisador do Insituto de Ciências Biomédicas da Universidade de S. Paulo - Brasil, em seus estudos sobre a "pineal", chega à seguinte conclusão: - A "pineal" é um "sensor" capaz de VER o mundo espiritual e de coligá-lo com a estrutura biológica, sendo uma glândula, portanto, que VIVE o dualismo espírito/matéria. O cérebro capta o magnetismo externo através daquele órgão. É a glândula Pineal que gere a capacidade intuitiva do ser humano - possivelmente servindo de suporte à actividade mental dos humanos no que diz respeito à faculdade "telepática" ?! Imaginem só ! Que implicações extraordinárias virão a existir se as pessoas conseguissem captar os pensamenos dumas e doutras ??? O mundo seria radicalmente virado às "avessas" !!! Igualmente pela via mental/espiritual o ser humano poderá vir a ter acesso a novas formas de energias universais que certamente serão diferentes e superiores às energias tradicionais, tais como a electricidade; a energia nuclear e as energias fósseis !
Deixo estas últimas questões para vossa reflexão . . .
Jacinto Alves - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Análise sobre a experiência inter-racial e cultural vivida na "Arte Real"


Consideramos que poderia ser feita uma análise sobre as consequências originadas pela experiência inter-racial e cultural vivida por aqueles que foram iniciados na Maçonaria Universal (Arte Real), tendo daí sido gerada uma CULTURA FILOSÓFICA que pela sua natureza posiciona-se num PATAMAR SUPERIOR do Conhecimento e da Espiritualidade sendo possível a fundação de uma Doutrina que pelas suas características e objectivos transcende as religiões e crenças existentes e por conseguinte isenta de qualquer tipo de dogma, tabus ou preconceitos! O que é importante verificar é que qualquer indivíduo, independentemente da sua raça, etnia, cultura ou religião pode avançar no estudo e aprofundamente da referida Doutrina! Ela já existe e tem nome, simplesmente por razoes de ordem estratégica preferimos temporariamnete dar-lhe um segundo nome, precisamente: ESPIRITUALISMO DA HUMANIDADE. Essa mesma Doutrina defende que SÓ A VERDADE LIBERTARÁ O HOMEM !!!

Será possível a qualquer pessoa - um muçulmano; um judeu; um cristão e de outras crenças e religiões, sem abdicar das suas convicções religiosas, místicas e filosóficas, conseguir alcançar um "patamar seguinte" do Conhecimento, sendo este acompanhado por um natural desenvolvimento da sua Espiritualiade ? Porque efectivamente a Espiritualidade existente no ser humano não está directamente dependente de qualquer religião ou filosofia, pois enquanto estas são produtos directos da imaginação humana, a espiritualidade pertence a uma emanação natural dos sentimentos do Homem !
A experiência maçónica é um bom exemplo que comprova ser possível atingir-se um conhecimento intelectual e espiritual através desse já "patamar" superior, permite ao iniciado, estudante ou investigador actuar em áreas novas do Conhecimento, embora sempre fundamentado nos princípios da capacidade de raciocínio e das normas científicas que a Ciência determina, onde factores ligados à religião; ao misticismo ou a meros preconceitos morais, sociais não têm aceitação ? Pensamos que sim ! Pensamos que será numa base rigorosa da aplicação do pensamento científico aliado a uma boa e elevada espiritualidade, o ser humano vai alcançar já no presente e ainda mais num futuro próximo níveis de grande consciência quando do conhecimento directo da realidade da vida física, espiritual e do próprio Universo, indo encontrar as desejadas respostas para prosseguir na sua evolução cósmica e encontrar o porquê da sua razão de exisitir como ser vivo e inteligente !

Jacinto Alves