sábado, 6 de fevereiro de 2010

Começou em Portugal a "descolonização espiritual" ?

A razão porque escolhemos como Patrono da Associação - CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA, o Padre António Vieira, foi por ser ele uma figura distinta e historicamente importante como igualmente pelo facto de ser o principal visionário e mentor do " Quinto Império" do Espírito e da Espiritualidade !


A sua notável obra, mas ainda desconhecida por um número significativo de Portugueses - "História do Futuro - Livro Ante-Primeiro", iniciado por Vieira em 1649, portanto 9 anos depois da Restauração de Portugal. António Vieira, o maior orador sacro da sua época, começou a escrever a "História do Futuro" onde o conceito do " QUINTO IMPÉRIO" começa a ser definido, sendo Portugal a nação incumbida para fundar no planeta Terra uma Nova Religião Espiritual que iria unificar todas as raças, povos e nações ! Foi a dinâmica desenvolvida pelo verbo forte e inflamado de Vieira quando defendia e fomentava a ideia do "QUINTO IMPÉRIO" que inspirou e deu o necessário impulso a muitos Portugueses para levantarem o ânimo de uma nação enfrequecida pelo domínio de Castela !
-
A "singularidade lusitana", que mostrando-se sob a capa de aparente submissão a Roma, nos vem do Rosacrucismo Templário, da fundação e linhagem joanica dos Fiéis-de-Amor, convergentes na Ordem dos Cavaleiros de Cristo - Ordem de Cristo que se transferiu desde o Brasil a Goa e para outras importantes partes do mundo, não tendo sido por acaso que essa mesma "singularidade lusitana" convertida numa acção de "descolonização", iniciada pelo Rei D. Dinis, ao institucionalizar o " Culto do Espírito Santo " em Portugal.
-
Uma das razões da fundação de uma associação como o " Círculo de Estudos Eclécticos de Acção Cultural Maria de Oliveira ", deve-se, sobretudo, ao facto político de que actualmente em Portugal, ocorrem ou poderão ocorrer situações pontuais de possíveis violações do Direito Humano na área da liberdade de pensamento ou livre expressão no interior de uma ou outra corrente filosófica ou espiritual, onde responsáveis ou dirigentes cometem erros e chegando até a contaminar a pureza das doutrinas que pretendem divulgar publicamente . . . o que em Portugal sendo um Estado de Direito não é admissível !
-
Convém chamar a atenção e registar de que Portugal, a mais antiga nação da Europa conheceu o seu maior progresso espiritual, material, intelectual durante o período das suas descobertas e expansão marítimas que coincidem com a fundação da ORDEM DE CRISTO, a partir de 1319, sendo a sua principal base de suporte espiritual o CULTO DO ESPÍRITO SANTO - Séculos XIV e XV - ou seja: entre 1415 e 1543, o que corresponde a cerca de 128 anos, sendo o referido Culto considerado a "religião consagrada dos Navegadores Portugueses (Séculos XIX; XV e XVI) institucionalizado por D. Dinis e a Rainha Santa Isabel - Foi este o período grandioso de Portugal como nação líder a nível mundial, chegando com o recém-formado Reino de Espanha ( 1494) a dividir o planeta em duas partes ( Tratado de Tordesilhas- 1494) - acontecimento único na História dos povos !
-
Lamentavelmente, Portugal a partir de D. João III, o Piedoso (1502-1557 ) inicia a sua decadência histórica até aos nossos Dias ! - (ano 2010).
Agora, surge a necessidade de haver histórica e culturalmente o renascer de uma nova doutrina espiritualista de pura expressão portuguesa, diríamos - nós, Portugueses, darmos um "salto quântico espiritual" que sem desprezar ou desmerecer as correntes doutrinárias espirituais existentes de formarmos o nosso "próprio espaço de acção espiritual", devidamente fundamentados e apoiados pela nossa História e Cultura !
-
Essa "doutrina espiritual" sempre existiu em Portugal como a História o demonstra claramente !!! A essa mesma Doutrina chamaremos de ESPIRITUALISMO HUMANISTA ou HUMANITÁRIO ou simplesmente: - ESPIRITUALISMO DA HUMANIDADE que terá como base operativa uma ESCOLA CIENTÍFICA que dará formação técnica e doutrinária ! E nós diríamos como o Poeta (Fernando Pessoa):
-
" Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
      Senhor,  falta cumprir-se Portugal ".
-
Jacinto Alves - Pelo Círulo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Publicação - romance - " Operação: 5º. Império

O Romance "Operação: 5º. Império ", é uma obra literária de carácter espiritualista, iniciática e histórica. O tema de "Operação: 5º. Império", visa essencialmente transmitir à Humanidade uma nova perspectiva de vivência no mundo. Uma nova Humanidade virada para as questões do espírito e da espiritualidade. O planeta Terra sob uma terrível ameaça de lhe colidirem vários asteróides e sob a influência esmagadora de um planeta gigante que se aproxima e penetra no Sistema Solar, alterando as órbitas dos planetas nele existentes, vai obrigar a que a Humanidade terrestre tenha de repensar o seu modo de vida, de sentir e de pensar. Igualmente o tema do romance abarca uma análise histórica sobre a ORDEM DE CRISTO e regista vários apontamentos históricos sobre os Templários e a sua presença e importância na criação do reino de Portugal. O romance - " Operação: 5º. Império", visa divulgar uma nova corrente filosófica, histórica e espiritualista que já no iníco do Século XVIII - 1718, O notável Padre António Vieira, na sua  obra - História do Futuro, defendia a implementação do 5º. Império, o Império do Espírito e da Espitiualidade que iria guiar a Humanidade para uma nova perspectiva na evolução material e espiritual da mesma cabendo a Portugal na sua última e terceira missão dar cumprimento !
-
O livro em referência vai ser publicado em Portugal pela editora ECOPY - Porto. Volume com mais de 600 páginas, cujo preço de venda ao público andará entre os 20 a 24 euros.
-
O seu autor - Jacinto Alves, com o lançamento do seu primeiro romance estreia-se nas lides literárias. Bancário, reformado é igualmente Maçom de Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito - REAA.
-
Para pedidos de inscrição prévia para a aquisição da obra "Operação: 5º. Império" enviar por e-mail para: - jjdiabinho@sapo.pt ou telemóvel - 93 86 227 20

Apresentação do Projecto - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira

Antes de mais desejo apresentar os meus agradecimentos à distinta assistência aqui presente, sendo portanto um vivo testemunho de um acontecimento de que em si próprio é modesto, contudo, numa perspectiva espiritual e histórica poderá vir a ter num futuro um importante significado !

Fazemos efectivamente esta afirmação pelo facto relevante de que o estudo e análise da História da Humanidade, vão-nos conduzir indubitavelmente para conclusões extraordinárias sobre as realidades da Vida e do Universo e, sobretudo conhecer o porquê das nossas existências como seres vivos, afectivos e inteligentes !

A razão porque escolhemos como Patrono da associação - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, o Padre António Vieira foi por ser ele uma figura distinta e historicamente importante como igualmente pelo facto de ser o principal visionário e mentor do "Quinto Império" do Espírito e da Espiritualidade.

A sua notável obra, mas ainda desconhecida por um número significativo de Portugueses - "História do Futuro - Livro Ante Primeiro, iniciado por Vieira em 1649, portanto 9 anos depois da Restauração de Portugal, como nação independente e soberana, libertada do domínio castelhano, António Vieira o maior orador sacro português da sua época, começou a escrever a - " História do Futuro", onde o conceito do "Quinto Império" começa a ser definido, sendo Portugal a nação incumbida para fundar na Terra uma nova religião espiritual que iria unificar todas as raças, povos e nações ! Foi a dinâmica desenvolvida pelo verbo forte e inflamado de Vieira quando defendia e fomentava a ideia do "Quinto Império" que deu o necessário impulso no espírito de muitos Portugueses para que o Reino Lusitano, se reergue-se moralmente e enfrentar de forma firme a contínua pressão de Castela para reconquistar o antigo domínio e reimplantar a indesejável "União Ibérica".
Se recuarmos uns séculos - até ao reinado D. Dinis (1261-1325), iremos verificar que este nosso notável Rei com sua mulher, a Rainha Santa Isabel, institucionalizaram em Portugal por volta do ano de 1323, as Festas do Império e do Culto do Espírito Santo, por influência do Abade Joaquim de Fiore - (1132-1202) abade cisterciense, filósofo e místico, defensor do advento da Idade do Espírito Santo.
Esse mesmo Império, consagrado em grandes Festas que devido à sua natureza e fins contrariava os desígnios de Roma realidade esta compreendida pelo Padre António Vieira e vindo a ser interpretada por si como o "Quinto Império" !
A singularidade lusitana que mostrando-se sob a capa de aparente submissão a Roma, nos vem do Rosacrucismo Templário, da fundação e linhagem joanica dos Fiéis-de-Amor, convergentes na Ordem dos Cavaleiros de Cristo (Ordem de Cristo) que se transferiu desde o Brasil a Goa e para outras importantes partes do mundo.
Não terá sido por acaso que essa mesma "singularidade lusitana" convertida numa acção de "descolonização" iniciada pelo Rei D. Dinis, ao institucionalizar o Culto do Espírito Santo em Portugal e segundo Rainer Daehnhardt, emérito historiador luso-alemão e autor de importantes obras ligadas à História de Portugal, destacando-se um dos seus livros titulado - Portugal - A Missão que falta Cumprir, entendeu como sendo uma acção objectiva e inteligente desenvolvida por D. Dinis, indo essa mesma acção descolonizadora interferir na "colonização" espiritual defendida pela Cúria Romana assumindo formas que roçaram o heretismo como nos foi demonstrado, historicamente - por exemplo: - os contactos desde D. João II e durante um século e meio os Portugueses mantiveram uma acção intensa junto de diversas embaixadas e prestando apoio político-militar aos Cristãos Coptas da Etiópia. O Culto do espírito Santo está intimamente ligado à "Expansão Marítima Portuguesa" e à Ordem de Cristo, ocorrendo a sua maior expansão durante os Séculos XIV e XV, tendo sido durante aquele período a Religião Oficial de Portugal ! Essa mesma acção de "descolonização " ou seja a conquista da autonomia religiosa e espiritual de Portugal, foi iniciada como já foi afirmado pelo nosso Rei D. Dinis e interrompida por D. João III, ao converter a Ordem de Cristo, numa simples congregação de frades dedicados à Música e até aos nossos dias a Histórica e Notável e Mui Nobre Ordem de Cristo, foi reduzida a uma simples Ordem Honorífica, em que é seu Grão-Mestre, o Senhor Presidente da Repúbica Portuguesa. No entanto, o Culto do Divino Espírito tem-se vindo a manter em Portugal continental e insular e nas Américas, embora sofrendo adaptações em conformidade com os superiores interesses vigentes!
O vector principal do nosso pensamento analítico fundamenta-se no conceito da ESPIRITUALIDADE ! A "espiritualidade" não é um produto da mente humana, mas sim, algo de natural, preciso e concreto. A Espiritualidade é uma emanação natural do indivíduo em conformidade com a sua maneira de pensar e de sentir ! Principalmente esta reflecte-se nos actos que o Homem pratica, consciente ou inconscientemente e foram precisamente essas acções que chamaram a atenção daqueles que eram designados por filósofos levando-os a pensar e a reflectir sobre a natureza física e moral dos seres humanos, criando conceitos ligados ao "certo" e ao "errado"; ao conveniente e ao inconveniente; ao desejável e ao indesejável - neste último caso a luta pela sobrevivência física contra os animais ferozes, contra uma natureza violenta, impiedosa; contra a fome e daí nascendo o conceito do "bem e do mal" ! A Filosofia nasce e com ela as religiões e as ciências !
A razão da fundação de uma associação como o "Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira" deve-se, sobretudo, à necessidade do conhecimento humano atingir ou poder alcançar um "superior patamar do conhecimento e da espiritualidade" e por essa razão vamos fundamentar a nossa tese sobre a análise do "Antigo Movimento da Humanidade". Sim ! "Antigo Movimento da Humanidade", pois este compreende efecfivamente o somatório da experiência humana boa ou má ao longo de milhares e milhares de anos e para melhor nos posicionar recuemos no tempo cerca de 1354 anos antes de Cristo e vamo-nos situar na época do Faraó Akhenaton, quando reinava no Egípto ! Este faraó egípcio pode ser considerado historicamente o primeiro líder do mundo ao ter fundado uma religião com um só deus - ATON, portanto, uma religião monoteísta ! Uma religião portadora de uma nova espiritualidade que pela primeira vez valorizava e dignificava o ser humano ! Foi esta primeira religião monoteísta que veio a dar origem mais tarde ao Judaísmo; ao Cristianismo e ao Islamismo !
O Espiritualismo vai conhecer um decisivo desenvolvimento no Século IV antes de Cristo, na Grécia Antiga com Sócrates e Platão. É com Platão que é perspectivado o princípio da reencarnação e a afirmação de que a alma humana sobrevive ao fenómeno da morte, vivendo várias e sucessivas vidas em corpo físico ! Outros grandes e importantes movimentos filosóficos tais como o Budismo e o Hinduísmo também se fundamentam nos mesmos princípios da "reencarnação" ! No próprio Cristianismo Primitivo, igualmente os mesmos princípios são sustentados pela Igreja e alterados posteriormente pelo Concílio II de Costantinopla (em 553 da era cristã.) proibindo a abolindo o conceito de "reencarnação".
Já no início do Século XX - (1804-1869), Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, sendo o Espiritismo já uma forma muito avançada do espiritualismo, prepara e organiza a Doutrina Espírita. Entretanto, em 1910, no Brasil, S.Paulo, um grupo de Portugueses radicados naquele país e liderados por Luís de Matos e Luís Alves Tomás, dão origem a uma dissidência no Movimento Espírita, criando um novo Movimento espírita e espiritualista denominado - Espiritismo racional e Científico Cristão, para posteriormente vir a designar-se por Racionalismo Cristão, tendo sido aquele codificado por Luís de Matos em 1910.
A diferença doutrinária entre o Espiritismo codificado por Allan Kardec e o Espiritismo codificado por Luís de Matos, nas suas essências e estruturas ambos são efectivamente - ESPIRITISMO ! O Racionalismo Cristão, representa em si, uma passagem para um "patamar superior " da evolução espiritual e do conhecimento humano, distinguindo-se pela sua linguagem racional e científica, abstraindo por completo qualquer indício de religiosidade e misticismo e relativamente à respectiva nomenclatura - o Racionalismo Cristão diferencia-se de forma considerável quanto à existência de entidades divinas, protectoras dos humanos, mas sim firmando-se nos factos racionalmente demonstráveis de que o Universo é regido por leis naturais e imutáveis e tudo quanto existe nele está a essas mesmas leis sujeito. Trata-se portanto de uma doutrina espiritualista e espírita que se alia naturalmente à Filosofia e à Ciência !
Temos vindo a verificar através desta nossa exposição e em termos cronológicos de que ao longo da História da Humanidade de quando em quando se têm verificado "saltos quânticos espirituais" em que as sociedades humanas conseguem alcançar um " novo e superior patamar do conhecimento e da espiritualidade", significando um avanço evolutivo para a Humanidade !
No presente estamos novamente na transição para um "patamar superior da espiritualidade e do conhecimento humano. É chegada a hora e tal como sucedeu no Século XIV com o Rei D.Dinis, ao ter institucionalizado um ramo do Cristianismo denominado "Culto do Espírito Santo "como Religião Oficial do Reino e tal como os Portugueses Luís de Matos e Luís Alves Tomás, fundaram e codificaram um novo Espiritualismo, eis a plena razão porque agora surge uma nova doutrina espiritualista (um novo salto quântico espiritual" que sem desmerecer ou desprezar as correntes doutrinárias mais antigas, pois é precisamente nelas que fundamenta os seus princípios e acção procura alcançar, conforme já foi dito um " novo e superior "patamar" do Conhecimento e a esse novo movimento chamaremos de Espiritualismo Humanista ou Humanitário - o ESPIRITUALISMO DA HUMANIDADE que aliando-se à Filosofia e à Ciência procura esclarecer e orientar os seres humanos para novas perspectivas da Vida Universal e essa Nova Ordem Iniciática do Espírito e da Espiritualidade, terá como base operativa uma Escola Científica que dará formação técnica e doutrinária nasce e parte de Portugal para o mundo e tal como disse o Poeta - (Fernando Pessoa)
" Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal".
Relativamente ao outros fins estaturários do "CÍRCULO" , um segunda linha de orientação se desenvolve - o estudo e pesquisa do IMAGINÁRIO HUMANO - ou seja: a Simbologia, o Mítico e o Sagrado !!
A Associação - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, pretende dinamizar um Projecto ligado ao Imaginário e portanto tornar S. João da Madeira, a Cidade do trabalho e a Capital Europeia do Imaginário - do Simbólico, do Mítico e do Sagrado e como? Organizar um Festival de Cinema do Imaginário; implementar feiras de livros temáticos onde escritores, historiadores e editores irão apresentar em "mesas redondas" os seus trabalhos e obras. Esta é uma segunda linha de orientação que o CÍRCULO irá imprimir e desenvolver.
Uma terceira linha estatutária se pretende incrementar - a realização de conferências, palestras; seminários e encontros subordinados ao tema: " Prevenção na saúde mental para um corpo são numa mente sã".
Finalmente uma quarta orientação, a realização de "Feiras/Exposição empresariais e industriais, organizando-se simultâneamente junto das Escolas, da juventude concursos de criativismo, associando-se igualmente as Artes; o Desporto; a Música; a Dança; a Pintura, etc. etc.
Compete-nos esclarecer de que todas estas iniciativas estão inseridas num projecto mais alargado, o qual achámos por bem denominar: - PROJECTO QUINTO IMPÉRIO, o qual e na medida do possível irá sendo implementado ao longo do tempo.
Muito Obrigado a todos os presentes !
Ficamos à disposição de V.Exas para qualquer questão que nos queiram apresentar ?!