quarta-feira, 31 de março de 2010

CAVALEIROS DA ORDEM DE CRISTO GUARDIÃ

Os Cavaleiros da Ordem de Cristo Guardiã, são efectivamente os Guardiães da "Arca da Aliança de Moisés", figura central do romance - " Operação: 5º. Império" da autoria de Jacinto José Diabinho Alves. Trata-se de uma obra de natureza espiritualista, iniciática e Histórica que desenvolve um tema profundo e sério sobre o futuro da Humanidade no início do Século XXI, que de certo modo vai ao encontro das famosas "Previsões dos Maias sobre o Ano de 2012 e sobre os acontecimentos que vão ocorrer com o planeta Terra. O Romance desenvolve uma nova doutrina espiritualista, científica e filosófica sobre o verdadeiro significa da vida do Homem e do Universo !

domingo, 14 de março de 2010

A DOUTRINA DO QUINTO IMPÉRIO - Espiritismo Racional e Científico Humanista ou Humanitário ou Espiritualismo da Humanidade

No ano de 2009, nasce na Cidade de S. João da Madeira - Portugal o Espiritualismo Humanista que tendo por base os estudos aprofundados realizados pelo ilustre Português - Luís de Matos que ainda muito jovem emigrara para a Cidade de Santos - Brasil, tendo em 1910, fundado e codificado o ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTÍFICO CRISTÃO. Luís de Matos, apoiado na sua esmagadora maioria por compatriotas, igualmente emigrados nas terras brasileiras, coadjuvado principalmente por outro emérito Português, Luís Alves Tomás, conseguiram desenvolver um novo conceito espiritualista sobre a Vida Universal. Nas suas importantes pesquisas, Luís de Matos, foi absorvendo conhecimentos em diversificadas fontes - Kardec; Platão; Sócrates; Pitágoras; Krisna; Hermes; Jesus; Horácio; Cícero; Descartes; Alberto Seabra; Paul Gibier; Visconde de Saboia; Claude Bernard; Gabriel Délanne; António Pinheiro Guedes, distinto médico brasileiro e autor da importante obra - " Ciência Espírita"; Lavater e tantos outros notáveis pesquisadores cabouqueiros da Verdade. Efectivamente o Espiritismo Racional e Científico Cristão, quando lido o seu livro básico e orientador, ( 1ª. edição - 1914) apontava para o desenvolvimento de uma doutrina espírita, espiritualista, evolucionista e verdadeiramente universalizante ! Em 2009, derivado a vários factores ocorridos com a orientação imprimida no Brasil, em Portugal é decidido formar um novo movimento em que a expressão "cristão" desaparece para dar lugar ao nome " Humanidade", visto tratar-se de um movimento doutrinário que pela sua origem e natureza pretende ser "Universalista", portanto aberto a qualquer ser humano, independentemente da sua raça, etnia, religião ou filosofia e indiferentemente localizado em qualquer ponto geográfico da Terra ! Na verdade trata-se do Espiritismo Racional e Científico Humanista ou Humanitário ou Espiritualismo da Humanidade. Conforme já foi dito o ERCH, nasce na Cidade de S. João da Madeira, em 2009, estudado e divulgado pela associação sem fins lucrativos (em organização)- Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Luís de Matos.
O Espiritismo Humanista, tem por base o conhecimento preciso sobre o Princípio da Reencarnação, considerando a Terra, um planeta-escola, onde espíritos de diferentes classes evolutivas, reencarnam as vezes que forem necessárias até terem o mérito e a capacidade de ascenderem a patamares superiores da Evolução Universal, passando a processar a sua evolução em regiões do Universo mais adequadas às suas necessidades espirituais. Nesta sequência do nosso pensamento, no Espiritualismo Humanista salientam-se determinadas realidades que transcendem de longe a orientação dada através dos séculos pelas diferentes religiões, tendo todos elas sem qualquer excepção enveredado para a valorização de um ambiente divino localizado num outro suposto lado da Vida como sendo superior desvalorizando ou inferiorizando sistemática e dogmaticamente o lado físico da vida ! Erro tremendo praticado pelas religiões ! Não é verdade ! A vivência física está intrinsecamente ligada ao lado espiritual do ser humano, pois, o segundo depende da primeira para daí tirarmos o devido proveito enquanto reencarnados em corpo físico, sendo este o instrumento ideal para que consigamos obter as experiências necessárias e conhecimentos que nos irão dar maior espiritualidade. Em consequência desta realidade devemos procurar de forma completa e consciente dar o devido tratamento ao nosso corpo físico, procurando protegê-lo e tratá-lo com o devido cuidado e atenção de forma a torná-lo altamente eficiente para a prossecução dos superiores objectivos da evolução espiritual do Homem.

O Espiritismo Humanista é culturalmente de genuína expressão portuguesa e ele vai buscar a sua inspiração histórica ao Mito do Quinto Império do Espírito e da Espiritualidade defendido e desenvolvido na sua famosa obra: " História do Futuro " pelo Padre António Vieira e continuado por Fernando Pessoa e Agostinho da Silva e assim como o Espiritismo Humanista é igualmente uma consequência da influência importante do espírito da Renascença Portuguesa, movimento cultural português surgido em 1912, na Cidade do Porto em que teve como alguns dos seus principais mentores - Jaime Cortesão; Teixeira de Pascoais; Leonardo Coimbra e que tinha como seu órgão principal a revista "A Águia."
Efectivamente o Espiritualismo da Humanidade, representa a terceira via consensual entre dois princípios, duas práticas do Espiritismo que numa versão actual gostaríamos que se denominasse - Espiritologia - Ciência que estuda o espírito, sua origem, natureza e fins e estabelece o contacto com entidades espirituais desencarnadas ou pertencentes a outras dimensões existentes no Universo. Diríamos numa linguagem política que o Espiritismo de Allan Kardek e o Racionalismo Cristão de Luís de Matos- (outrora designado por Espiritismo Racional e Científico Cristão), politicamente representam - o primeiro a Direita e o segundo a Esquerda !!!
As correntes políticas da direita e da esquerda do Espiritismo ( Espiritologia ou Ciência Espírita) por si próprias se definem perfeitamente - a primeira que se impregnou demasiadamente de religiosidade e de misticismo (influência negativa de Jean-Baptiste Roustaing, com a sua doutrina dos " Quatro Evangelhos"); a segunda porque se deixou envolver por um excesso de pragmatismo positivista face às componentes racional e científica próprias da Ciência. Estas duas ramificações da Espiritologia por si próprias justificam a existência de uma terceira via em que o Espiritismo Humanista se enquadra e vai buscar a ambas correntes o que têm de certo e melhor, eliminando toda a matéria residual e que é contrária às leis naturais e imutáveis que regem o Universo e não enquadrável na realidade universal !
Convém salientar de que tanto Allan Kardec, como Luís de Matos não foram de facto os iniciadores do chamado processo espírita, pois nada foi inventado por eles !!! Simplesmente eles seguiram o princípio defendido pela Maçonaria Universal - "Estabelecer Ordem no Caos - ORDO AB CHAO " , (juntar o que está disperso) pois, ambos eram Maçons !
Na realidade o "processo espírita" tem o seu início na Península Ibérica, no tempo do Povo Lusitano, do qual os Portugueses são descendentes. Os Lusitanos tinham como seu deus principal - "Endovellicus ", divindade ligada ao culto da terra e sendo um deus curador e no seu templo existia um oráculo (sacerdotisas ou pitonisas -médiuns) que era consultado através da interpretação de sonhos. Entretanto, tanto gregos como romanos tinham um deus correspondente - Esculápio ou Asclépico que não só curava doentes como também ressuscitava os mortos, contudo, esta mesma divindade greco-romana, foi inicialmente considerada um deus menor, enquanto para os Lusitanos era o seu deus principal, podendo-se considerar que foi na Península Ibérica que nasceu o Espiritismo que posteriormente deu origem à Medicina !!! Allan Kardec fundou e codificou o Espiritismo com a publicação da sua obra - o "Livro dos Espíritos "1857 e Luís de Matos fundou o Espiritismo Racional e Científico Cristão em 1910, posteriormente, os responsáveis directos desta mesma doutrina abdicaram daquele nome e passado a designá-la por Racionalismo Cristão.
Jacinto Alves - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Luís de Matos (em organização)

sexta-feira, 12 de março de 2010

Operação: 5º. Império "

Está para breve a publicação do romance - " Operação: 5º. Império ", obra que abarca cerca de 600 páginas, fundamentada na História, no Espiritualismo e na formação Iniciática. A acção decorre na época presente e foca diferentes aspectos da evolução da Humanidade, indo ao encontro das previsões Maias - 2012 e das profecias de importantes místicos que viveram ao longo da História da Humanidade. Uma nova Doutrina filosófica e espiritualista é formada dentro do conceito do 5º. Império, desenvolvido pelo Padre António Vieira e prosseguido por Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.