quinta-feira, 24 de junho de 2010

QUANDO O IMAGINÁRIO SE CONFUNDE COM A REALIDADE

Quando o Imaginário se confunde com a Realidade e sobre esta questão poderemos destacar um exemplo flagrante ligado ao célebre ficcionista Júlio Verne, - anos 1828 a 1905, escritor e ensaísta francês, foi considerado o precursor do género de ficção científica, tendo feito previsões em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos como os submarinos, máquinas voadoras e viagens à Lua e não esquecendo a energia nuclear ! São evidências que nos demonstram a relatividade do conhecimento do Homem, mas no mesmo se destaca a sua enorme capacidade em desenvolver o seu próprio pensamento numa dinâmica que se chama EVOLUÇÃO !
-
Conforme afirmámos quando se cruzam o Imaginário e a Realidade como é o caso do romance- " Operação: 5º. Império ", as perspectivas do leitor na sua condição de observador expandem-se de uma forma admirável e levando-o a contemplar  um Universo diferente e espantoso !
-
Poderemos imaginar e até admitir que devido à fuga dos Cavaleiros Templários Franceses originada pelas perseguições do Rei Filipe, o Belo (ano de 1307) e que vieram a procurar refúgio no Reino Lusitano, o nosso Rei D. Dinis, os acolheu e protegeu, podendo-se supor que nas naus templárias transportaram parte ou na sua totalidade o importante tesouro de que a Ordem era detentora, encontrando-se nesse tesouro a célebre "Arca da Aliança" do bíblico Moisés e que essa mesma "Arca" até aos tempos presentes do Século XXI, encontra-se guardada secretamente algures em território português !
-
Igualmente poderemos imaginar e admitir que o nosso Rei D. Dinis em lugar de ter criado uma só Ordem de Cristo com a conversão do ramo português da Ordem do Templo tenha fundado simultâneamente uma outra ordem iniciática com a finalidade expressa de guardar a "Arca da Aliança" e tendo essa segunda Ordem passado a designar-se por Ordem de Cristo Guardiã que poderá continuar a existir e que se encontra activa em Portugal !
-
No romance - " Operação: 5º. Império ", igualmente se destaca outra situação singular que são "as Viagens no Tempo " e que vão projectar Portugal no Século XXI, como o seu precursor.
-
Portugal nos Séculos XV e XVI, foi uma potência mundial marítima, militar e económica. Os Navegadores Portugueses foram os primeiros europeus a navegar por mares e oceanos nunca dantes navegados e a fazer importantes descobertas de novas terras, povos e culturas.  Os Portugueses estabeleceram a "ponte" entre o Ocidente e o Oriente e dado o início histórico da globalização ! Foram os Navegantes Lusos que levaram e divulgaram uma nova cultura espiritual denominada - Culto do Espírito Santo, institucionalizado por Dinis e Isabel (Século XIV) e ainda hoje existente e praticado em Tomar, nomeadamente nos Açores, no Brasil  e na América do Norte !
-
Em " Operação: 5º. Império ", os Portugueses no Século XXI voltam a ser Cavaleiros Navegadores da Ordem de Cristo Guardiã, não já para sulcarem os mares e oceanos da Terra, mas sim para navegarem nas "dimensões do Tempo" e por isso chamados - " Temponautas" !
-
O Porto é no presente considerado a " Cidade da Ciência ", onde a Fundação e Laboratórios BIAL, superiormente presididos pelo ilustre médico, investigador e empresário, Dr. Luís Portela, muito têm vindo a contribuir para a investigação científica em Portugal, sendo notáveis os seus "Simpósios" " Aquém e Além do Cérebro " , realizados na Casa do Médico, na Cidade Invicta. Fazemos uma especial referência ao 2º. Simpósio, realizado em 1998, onde o investigador Dr. Edwin May, cientista da NASA, proferiu uma importante palestra sobre a " Projecção do SELF (espírito, com o seu corpo astral ou etéreo ) - Experiências Conscientes Fora do Corpo - ECFC " desenvolvendo vários aspectos práticos sobre diferentes actividades referindo-se que na altura estavam a ser realizadas experiências pela NASA.
-
Sendo o Porto a Cidade da Ciência e face às actividades que têm vindo a ser desenvolvidas por alguns notáveis pesquisadores, tais como: - António Damásio - (O Erro de Descartes); Mário Simões, co-autor do livro - Psicologia da Consciência; Manuel Domingos, co-autor da obra - Relatos Verídicos - Experiências de Quase-Morte - EQMs., entre outros distintos investigadores representam um exemplo bem expressivo dos trabalhos que se têm realizado e a realizar na área da pesquisa científica, admitindo-se que num futuro já próximo e na Cidade do Porto poderá vir a ser feita uma importante descoberta que fundamentada no estudo neurofisiológico e mental do ser humano poderá vir a ser dada à Humanidade uma nova fórmula que irá finalmente desvendar a realidade que anima  o Homem como ser vivo e inteligente quando integrado na origem, natureza e fins do Universo.
-
O desenrolar da historia do romance " Operação: 5º. Império" fundamenta-se no conhecimento e prática por parte de um grupo de cientistas denominados Zoistas e Cavaleiros Navegadores da Ordem de Cristo Guardiã que desenvolvem diversas acções no sentido de se projectarem com os seus corpos astrais (Self - Experiências Conscientes Fora do Corpo - ECFC) em dimensões superiores à dimensão do mundo físico, projectando-se no Espaço e no Tempo, observando fenómenos que iriam ocorrer num futuro já próximo - ano de 2015, procurando no seu próprio tempo (Presente) prevenir ou corrigir determinados eventos originadores de catástrofes naturais ligados à aproximação de um corpo planetário detectado e chamado  "O Viajante/Marduk,  planeta esse que com a sua entrada no nosso sistema solar iria provocar importantes desequilíbrios gravitacionais pondo em perigo a estabilidade e integridade físicas da Terra com a possível extinção da Humanidade e de toda a vida existente no nosso planeta !
-
Em "Operação: 5º. Império", pretende-se lançar uma mensagem de esperança para a Humanidade para que prossiga na sua caminhada para um maior progresso material e espiritual, vislumbrando uma nova forma de viver e de pensar por parte dos seres humanos.
-
A narrativa na acção do romance vão-se destacando algumas personagens, tais como: o Professor Marco Aurélio, Grão-Mestre da Ordem de Cristo, Guardiã da "Arca da Aliança", tendo sido na sua  anterior reencarnação na Terra  o insigne e histórico Infante D. Henrique, o Navegador (anos 1394 a 1460),  Administrador da Ordem de Cristo e o timoneiro das grandes navegações portuguesas; S. Bernardo de Claraval, em França (anos 1090 a 1153) foi no seu tempo o maior estratega no plano religioso e até político, mentor dos Templários, tornando-se o fomentador da fundação de Portugal. Finalmente no Século XVII, numa nova reencarnação assumiu-se como o Padre António Vieira (anos 1608 a 1697), defensor dos direitos humanos, escritor e grande orador sacro, conselheiro do Rei de Portugal, D. João IV e idealizador da formação do mito do Quinto Império do Espírito e da Espiritualidade.
-
Ao longo do percurso da evolução da vida inteligente no planeta milhões e milhões de anos se projectaram no decorrer do tempo até atingir a máxima expressão representada pelo " homo sapiens" - nós seres humanos do Século XXI, apesar de todas as dificuldades, ameaças e sofrimentos que a nossa existência física tem vindo a suportar e a superar temos sabido sobreviver, mas na época a que pertencemos estão surgindo novos desafios de vária ordem sempre ameaçando a nossa existência como seres vivos e um desses desafios poder-se-á apresentar sob a forma  de um "assassino global" vindo das regiões exteriores do Espaço Sideral - um asteróide ? Um cometa ou um planeta ? A Humanidade deverá estar preparada material e espiritualmente para esse terrível " encontro " ! No romance "Operação: 5º. Império ", são apontados caminhos, soluções para que estejamos preparados para os eventos do Futuro !

sexta-feira, 4 de junho de 2010

PROJECTO MORFEU - Contributo histórico para o progresso de S. João da Madeira

Como dar um contributo histórico para o progresso de S. João da Madeira ?

Trata-se do mais pequeno concelho de Portugal com cerca de 8,11 km2, correspondendo à area citadina, o que lhe confere uma elevada densidade populacional.: - 2601,97 hab/km2. S. João da Madeira, tornou-se um município autónomo em 11 de Outubro de 1926, tendo a sua sede concelhia sido elevada à condição de cidade pela Lei    nº. 13/84, em 28 de Junho de 1984.
-
Segundo o semanário o Sol, publicado no dia 30 de Abril transacto e em conformidade com os resultados de um estudo efectuado sobre a qualidade de vida, verificou-se que colocavam S. João da Madeira, no primeiro lugar no domínio do Ensino e da Formação, reconhecendo igualmente que a cidade sanjoanense é um município com um dos melhores níveis de qualidade de vida no país !
-
Cidade do Trabalho, Capital do Calçado ! S. João da Madeira, é uma cidade jovem que vai fazer 28 anos de existência no próximo dia 28 de Junho ! Não obstante a sua juventude, a cidade sanjoanense já ostenta um pergaminho importante nas suas realizações culturais, sociais e muito especialmente nas suas conquistas na área do trabalho empresarial ! Os seus empresários têm vindo sempre a denotar uma importante e empreendedora dinâmica - Empresas como a CEI; FEPSA; FAURECIA; VIARCO; BULHOSAS; IDEPA; CIPADE e tantas outras excelentes empresas que laboram na área de S. João da Madeira !
-
S. João da Madeira, dispõe de um magnífico universo empresarial que tanto prestigia esta pequena área das Terras de Santa Maria e a sua denominação de " Cidade do Trabalho ", deve-se efectivamente ao labor  fecundo e produtivo dos seus filhos que imaginativos e criativos mereceram tão honroso título !
-
Não é mera oportunidade citarmos o Clube de Emprésários de S. João da Madeira, associação muito jovem que de uma forma bem determinada tem vindo a contribuir entre outras notáveis instituições para o desenvolvimento económico e social da S. João da Madeira, intervindo em parceria com a Câmara Municipal de S. João da Madeira em diferentes eventos de interesse público, esperemos que num futuro próximo venha a desenvolver novas acções em prol da comunidade sanjoanense !
-
A filosofia que move o Clube de Empresários de S. João da Madeira (que conhecemos bem !) E  face à realidade sanjoanense é "juntar o que está disperso" !  E esse mesmo potencial que se encontra "disperso" é precisamente o conjunto dos nossos trabalhadores e empresários que unidos numa "frente única", são por si só uma força, um poder de extraordinário vigor, cuja acção poderá relançar S. João da Madeira, para grandes objectivos ou notáveis realizações e por outro lado essa mesma " frente única" representa uma poderoso " trunfo" para que os Sanjoanenses possam fazer " frente" aos difíceis desafios que a " globalização" nos está impondo !
-
Na verdade no plano da Ciência Política, há fórmulas que permitem efectivamente conjugar as duas forças aparente e erradamente separadas historicamente  pela prática política comum - o capital e o trabalho, quando reduzidos a um único factor: - o Homem ! Todo o bom trabalhador pode gerar um bom empresário. Este facto não retira minimamente ao empresário o seu estatuto natural de trabalhador !
-

Digamos, que numa perspectiva evolutiva o primeiro é um praticante que com o evolver do tempo vai adquirindo experiências, qualificação, conhecimentos e recursos para alcançar uma fase de maior maturidade tornando-o capaz de desenvolver iniciativas de maior amplitude e responsabilidades perante a sociedade em que se encontra inserido e daí nasce a RESPONSABILIDADE SOCIAL, a que todo o empresário ou empresa deve religiosamente  respeitar e seguir !
-

É preciso não esquecer que no plano histórico de S. João da Madeira, este concelho e sua cidade nasceram do esforço comum de homens e mulheres que vindos de outras regiões do país aqui se juntaram e uniram os seus esforços para provarem ao mundo ou à sociedade do seu tempo de que eram capazes de conquistarem a sua autonomia e gerar riqueza e de facto conseguiram-no !

A nossa vizinha  a cidade de Santa Maria da Feira, tem de uma forma destacada vindo a ter iniciativas extremamente interessantes - tais como: -  A Feira Medieval e Imaginarius, eventos importantes que só têm vindo a prestigiar os Feirenses, cujas iniciativas estão atraindo milhares de visitantes relativamente aos eventos realizados por si, beneficiando assim o comércio em geral e actividades industriais locais, não esquecendo o enriquecimento cultural que tais acontecimentos vão originando !

Nós, Sanjoanenses, igualmente dispomos de espírito  de iniciativa, exemplifiquemos: o Centro Empresarial  e Tecnológico; o Museu da Chapelaria; a Casa das Artes e dos Espectáculos, em plena fase de implementação; o Parque Urbano do Rio Ul e tantos outros empreendimentos já realizados e a realizar como por exemplo: - o Projecto Sanjonet ( Rede de Inovação e Competitividade) tratando-se de um investimento superior a 4 milhões de euros !
-
No presente um grupo de Sanjoaneses pretende desenvolver um novo projecto que irá projectar a nossa Cidade a nível nacional e internacional, somando-se de forma objectiva e consistente aos já vários projectos em curso. Sobre essa nova e importante iniciativa sanjoanense estará ligada a futura associação sem fins lucrativos - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, cuja futura sede virá a ser nesta cidade. A associação, pretende empreender um projecto ligado ao Imaginário Cultural Português, como sendo uma iniciativa única em Portugal e até possivelmente no espaço da União Europeia, trata-se de transformar S. João da Madeira, na " CIDADE DO TRABALHO E CAPITAL EUROPEIA DO IMAGINÁRIO - do Simbólico, do Mítico e do Sagrado;
-
 Este projecto actualmente em  estudo contemplará duas fases interligadas - a fase cultural e a fase empresarial ! Em termos práticos diremos que a fase cultural compreenderá - um ciclo de cinema do imaginário; conferências e encontros sobre o Imaginário e finalmente a realização de uma Feira de Livros Temáticos;
-
Na parte que diz respeito à componente empresarial esta estará naturalmente associada ao empreendedorismo, pois ao ser-se empresário e em conformidade com o que está definido em qualquer bom dicionário de português, é ser-se activo, arrojado, capaz de gerar novas ideias ou novas iniciativas  realizadas sempre na base da " criatividade";
-

 A actividade empresarial está efectivamente ligada ao " Imaginário" ! A livre iniciativa em que assenta solidamente a " Economia de Mercado", assim o fundamenta e sem dúvida que comparativamente com diferentes sistemas ou regimes político/económicos uma dada doutrina que defenda a livre iniciativa, históricamente o prova e se for conduzida de uma forma politicamente correcta é a melhor via para a evolução do ser humano,  material, intelectual e espiritual ! Consequentemente, a criatividade  é uma "constante" sendo o elemento indispensável para o completo perfil de um empresário !
-

  Outros eventos, outras iniciativas poderão eventualmente surgir, nomeadamente por parte das nossas organizações escolares e  associações culturais e desportivas que actuam no nosso Concelho e que terão igualmente uma "palavra" a dizer . . .
Nota:  MORFEU, deus grego dos sonhos, que significa: "aquele que forma, que molda"
Jacinto Alves