quinta-feira, 30 de setembro de 2010

S. João da Madeira, a Cidade do Quinto Império (2)

NEVOEIRO

Nem rei nem lei, nem paz nem guerra,
define com perfil e ser
este fulgor baço da terra
que é Portugal a entristecer -
brilho sem luz e sem arder,
como o que o fogo-fátuo encerra.

Ninguém sabe que coisa quere.
Ninguém conhece que alma tem,
nem o que é mal nem o que é bem.
(Que ância distante perto chora ?)
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada inteiro.
Ó Portugal, hoje és nevoeiro . . .

É a Hora !

Mensagem/Fernando Pessoa

De facto o meu anterior artigo publicado no semanário o Regional, de 30 de Outubro do ano em curso, concluo que este carece efectivamente de um maior desenvolvimento, face à gravidade da situação política, económica e social que Portugal e os Portugueses se debatem ! Diremos: é por culpa dos políticos oportunistas e gananciosos que actualmente temos ? Em grande parte a resposta é NÃO! E vejamos porquê:
No século I ou II a.C. alguém fez um comentário mui judicioso sobre um estranho povo que vivia na parte mais ocidental da Ibéria e que esse mesmo e estranho povo " não se governava nem se deixava governar ". Esta famosa frase, pensa-se que é da autoria de um general, possivelmente Caio Júlio César que viria a ser o imperador de Roma !

Tudo indica que o povo português em pleno século XXI, continua a manter as mesmas características dos seus antepassados, os Lusitanos !

Quando afirmámos que S. João da Madeira era a Cidade do Quinto Império, não o fizemos de forma superficial e ocasional, mas sim porque S. João da Madeira, pela sua história, características e fundamentalmente pela idiossincrasia dos seus habitantes, cujas causas da sua maneira de ser e de agir poderão estar eventualmente ligadas à atmosfera, ao ar que respiram; ao posicionamento geomagnético em que está situada a cidade de S. João da Madeira, lhes conferem umas características muito próprias ! S. João da Madeira conforme já afirmámos é uma das cidades do país que tem vindo a manter um bom nível em termos de qualidade de vida (um dos melhores do país, conforme estudo efectuado pelo jornal Sol). Convém destacar que se trata duma área urbana com um importante índice relativamente a juventude, mas o que de facto convém realçar é o seu tecido empresarial, o qual em relação aos últimos cinquenta anos e que marcam historicamente o progresso material da cidade sanjoanense. Empresas como a CEI; a CEPSA; BULHOSAS; ZARCO; MOLAFLEX; CIPADE;  VIARCO e outras dezenas de notáveis empresas que  honram S. João da Madeira. Empresas que pela sua capacidade empreendedora e criativa as distinguem de entre as mais activas e importantes empresas portuguesas !
-
Face à nova conjuntura económica, política e social que estamos vivendo, torna-se necessário realçar alguns aspectos daquela conjuntura relativamente ao posicionamento dos diferentes partidos políticos com assento na Assembleia da República. Todos, sem excepção e de forma enfática apontam sistematicamente críticas corrosivas, negativas e dramáticas sobre o futuro dos Portugueses. De uma maneira geral, todos eles são mentirosos e hipócritas ! Exemplificando: o Bloco de Esquerda é efectivamente um partido de ideologia de extrema esquerda e defensora das sociedades igualitárias e adversário absoluto contra a livre iniciativa e consequentemente contra a economia de mercado; o Partido Comunista efectivamente não esconde nada, pois pelo seu próprio nome apesar do estrondoso fracasso da União Soviética e da transformação ideológica do comunismo chinês e agora agravado com o fenómeno político que está a ser desencadeado em Cuba ! A situação da Coreia do Norte é demasiado bizarra e estranha para ser classificada ! Mas voltando aos partidos políticos portugueses, estes são incapazes de avançarem com soluções uma vez que não querem abdicar das complexas ideologias que defendem, as quais, naturalmente pela via revolucionária querem levantar um tipo de sociedade que a maioria dos seres humanos, nomeadamente das classes dominantes não querem ! As experiências das nacionalizações após 25 de Abril de 1974, em Portugal  são um péssimo exemplo, salvo honrosas excepções - o caso específico da Banca e que levaram à falência milhares de boas empresas devido ao desvario, ganância e oportunismo que determinados grupos de trabalhadores  arrastaram essas mesmas empresas para a autodestruição !

Defendemos que a Cidade de S. João da Madeira, reúne condições muito interessantes para que possamos todos nós, sanjoanenses, juntos e solidários criarmos condições efectivas para que nos possamos defender das ondas de subversão e decadência sociais e económicas que aí vêm, vivendo-se após a revolução dos cravos sistematicamente no consumismo e despesismos desenfreados indo além das suas próprias capacidades.
-
O nosso actual Presidente da Câmara Municipal, tem presentemente uma grande e grave responsabilidade, sendo, pois, ele o nosso representante autárquico, é ele que compete procurar reunir e  coordenar as forças vivas do Município numa frente única onde empresários e trabalhadores, associações com ou sem fins lucrativos procurem fazer frente à onda avassaladora da recessão, desânimo e sofrimento que aí vem ao criar-se um dispositivo de defesa, muralhando e reforçando as defesas da Cidade ! Como prova da sua viabilidade temos o exemplo magnífico do GRUPO PATRIÓTICO SANJOANENSE, liderado pelo ilustre Padre Serafim Leite que lutaram pela emancipação política e administrativa, conseguindo elevar S. João da Madeira à condição de Concelho ( Decreto nº.12.456 de 11 de Outubro de 1926).
-
Existem fórmulas próprias que nos irão permitir a nossa defesa contra as adversidades que se avizinham. Para alcançar  uma FÓRMULA desejável  sugerimos uma reunião ou assembleia magna onde as forças vivas da Cidade se possam vir a pronunciar, pois as soluções irão naturalmente surgir ! Senhor Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, compete a si dar " o pontapé de saída " !

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

S. JOÃO DA MADEIRA, a Cidade do Quinto Império.

A Cidade de S. João da Madeira é a sede do mais pequeno município português em área (8,11 kms2, correspondendo à área da cidade, o que lhe confere uma elevada densidade populacional: - 2601,97 hab/quilómetro quadrado) sendo a segunda maior cidade do distrito de Aveiro. O seu forte desenvolvimento, na segunda metade do século XX,  levou à expansão da sua área urbana para fora dos limites do seu pequeno concelho. A sua verdadeira área urbana possui cerca de 50.000 habitantes. Em 11 de Outubro de 1926, foi tornado  concelho e pela lei 13/84, foi elevada a cidade em 28 de Junho de 1984. Em conclusão:  S. João da Madeira tem sido distinguido como uma das melhores cidades de Portugal para se viver conforme estudo publicado no semanário Sol  (jornal).
-
Trata-se de uma jovem cidade onde predomina o factor industrial e na sua curta história existem aspectos muito interessantes e merecedores de algum desenvolvimento ! A sua ligação muito íntima para com o Brasil para onde muitos sanjoanenses emigraram e mais tarde tornaram-se filhos ilustres de S. João da Madeira, de entre muitos notáveis destacam-se: Albino Francisco Correia (1850-1923); Conde António Dias Garcia (1859 - 1940); Francisco José Luís Ribeiro ( 1844 - 1913);  Serafim Soares Leite ( 1890 - 1969; Comendador José Rainho da Silva Carneiro e ainda Barão Tavares de Leite.
-
Todos estes ilustres sanjonenses sem qualquer dúvida poderemos considerá-los filantropos e grandes humanistas devido aos serviços que prestaram no Brasil e em Portugal que só honram a terra em que nasceram - S. João da Madeira, terra mais antiga que a fundação de Portugal (5 de Outubro de 1143) que data 1088, quando pela primeira vez surgiu documentalmente a  expressão - " Uilla de Sancto Ioanne de Mateira "
-
No plano histórico é pena que não figure no brasão da Cidade a Cruz da Ordem de Cristo, pois S. João da Madeira, merece-o ! Desconhecemos se já está resolvido a questão ligada à não aprovação por parte do Instituto Português de Heráldica (IPH) do nosso brasão municipal e se ainda não está convém que o assunto seja resolvido definitivamente !
-
Falámos na " Cruz da Ordem de Cristo" devido ao facto histórico de que a família Corte Real, dela sairam vários Cavaleiros da Ordem de Cristo e que foram os Corte-Reais que na verdade descobriram a América do Norte (inscrição deixada pelos irmãos Corte-Real na Pedra de Dighton - Berkley - Massachuusetts - Estados Unidos! Essa notável família tem raízes em Terras de Santa Maria e consequentemente em S. João da Madeira ! Tudo tem vindo a indicar de que responsáveis institucionais até ao presente nunca deram a devida importância a esta realidade histórica com excepção do médico português, Dr. Manuel Luciano da Silva, natural de Vale de Cambra, dedicado investigador sobre a descoberta da América pelos Portugueses !
-
Muito em breve - meados de Outubro próximo vai ser publicado por nós que nos consideramos já sanjoanenses um romance de nome - " Operação: 5º. Império", obra que está profundamente ligada à histórica Ordem de Cristo. No romance são levantadas questões de ordem histórica, iniciática e espiritualista e tendo como referência o ano de 2015 em que se irá consumar um acontecimento terrivel e dramático que é a aproximação de um giganresco asteróide da Terra ameaçando a extinção completa da humanidade e a destruição do próprio planeta !
-
Igaulmente a Cidade de S. João da Madeira, poderá vir a ser a Cidade do Quinto Império devido de nela poder surgir um novo movimento espiritualista,  filosófico e científico denomiando: - Espiritismo Racional e Científico Humanista ou simplesmente Espiritualismo Humanista.

Este movimento nasce de um outro movimento fundado no Brasil por Portugueses - Luís de Matos e Luís Alves Tomás, na cidade de S. Paulo em 1910, sob o nome de Espiritismo Racional e Científico Cristão e que actualmente tem uma nova designação - Racionalismo Cristão. Este mesmo movimento  em Portugal irá assunmir o nome de Espiritualismo Humanista, detendo rigorosamente os mesmos fundamentos delineados em 1910, mas apenas com algumas adaptações necessárias e próprias da época em que actualmente vivemos !

sábado, 18 de setembro de 2010

AFINAL OS DEUSES SOMOS NÓS PRÓPRIOS - 2

 Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.   -     (Lavoisier)


No nosso artigo anterior afirmámos que na base  da Teoria do Big Bang, o Racionalismo Cristão que em Portugal passaremos a designar por Espiritismo Racional e Científico Humanista ou simplesmente Espiritualismo Humanista, a CAUSA PRIMORDIAL que deu origem à explosão cósmica e esta à criação do Universo que a Doutrina acima referida defende e a Ciência na sua incansável busca procura aprofundar o seu conhecimento ! Tentámos descrever em seguida os movimentos que essa mesma explosão universal foi originando - a formação do espaço/tempo e simultâneamente a constituição das múltiplas dimensões onde ocorreram  manifestações de formas de vida todas detentoras de evolução própria. Traçámos igualmente uma divisão entre os diferentes deuses das religiões politeístas e monoteístas existentes no planeta, incluindo o  Espiritismo Kardecista e o próprio Racionalismo Cristão na actualidade e pudemos concluir de que as concepções do Universo e de Deus desenvolvidas por Luís de Matos (fundador do Espiritismo Racional e Científico Cristão - 1910 - Brasil  e por António Pinheiro Guedes (Autor do livro - Ciência Espírita - 1900 - Brasil)  são completamente diferentes das concepções defendidas pelas religiões e ramos diversos do Espiritismo. Podendo-se concluir de que no século XXI e em termos evolutivos uma percentagem esmagadora dos seres humanos continua a pensar e a manter os mesmos hábitos havidos há 2000; 3000 anos e mais ao pretender  ter um deus protector e que lhe venha a resolver todos os seus problemas surgidos na Terra enquanto viventes em corpo físico !
Na vida de todos nós sabemos perfeitamente que só através do mérito, persistência, esforço e sacrifício podemos alcançar uma relativa perfeição quer material quer espiritual. Na verdade para que possamos conseguir uma boa assistência espiritual ou por outras palavras: a assistência e ajuda de Deus, temos necessidade imperiosa e em conformidade com o mecanismo das leis naturais de pensar com elevação e agir com nobreza - fora deste contexto não evoluímos sem a imposição do sofrimento, pois pouco são aqueles que reduzindo o sofrimento graças à boa orientação e aplicação do seu livre-arbítrio, estudando e raciocinando conseguem rasgar a ignorância de si mesmos, libertando-se da sua animalidade e ascender a planos de vida superiores ! E para que isso venha a ser possível terão de reencarnar milhares de vezes em corpo físico e igualmente ao longo de milhares de anos de lutas e de sofrimentos !
-
O nosso grande  Luís de Camões no seu poema épico sabia . . .
-
"E aqueles que por obras valerosas
 se vão da lei da morte libertando "

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

AFINAL OS DEUSES SOMOS NÓS PRÓPRIOS !

É com tristeza e amargura que temos vindo a observar certos fenómenos que têm vindo a ocorrer nomeadamente nos povos da Europa ou do mundo ocidental, onde o progesso social e tecnológico está atingindo níveis considerados avançados ! Os actuais dirigentes do Racionalismo Cristão, no Brasil cometeram um erro muito grave quando eliminaram a palavra SOFRIMENTO das irradiações regimentais da Doutrina. Na verdade esses mesmos dirigentes estão a seguir rigorosamente o mesmo caminho que durante milhares de anos as diferentes religiões têm vindo a sustentar e a estimular que é precisamente existência de um Deus omnipresente, omnipotente, omnisciente - Alá; Jeová; Pai do Universo; Grande Arquitecto do Universo; Zeus; Hórus, Grande Foco; Força Criadora; Inteligência Universal e por aí fora. Por vezes os políticos utilizam uma expressão que é: a religião é o ópio do povo !!! E é verdade ! As religiões através da História têm funcionado como travões aos desatinos das massas ignaras humanas e à satisfação dos interesses particulares das classes dominantes. Em pleno século XXI verifica-se que em nome das Democracia são cometidas injustiças e dando azo a que os oportunistas se aproveitem sob a capa da Democracia para cometerem todo o tipo de aproveitamentos - roubar, difamar e cometerem actos infames como por exemplo a pedofilia e outros. Não admira ! Igualmente em nome de Jesus, o Cristo foi criada a Inquisição que tantos males cometeu contra o verdadeiro progresso material, intelectual  e espiritual da humanidade ! O rol de infâmias e de injustiças cometidas pelos poderosos, principalmente por responsáveis religiosos ! Felizmente e para bem da humanidade não podemos travar a marcha da evolução ou da própria expansão do Universo desde o seu início consubstanciado no chamado Big Bang !
-
Sobre os actuais dirigentes do Racionalismo Cristão pesa uma grave acusação, o de escamotearem nas referidas Irradiações regimentais a palavra sofrimento substituindo-a por "crescimento". Nós perguntamos: -
há crescimento sem sofrimento ? A quem esses mesmos dirigentes querem enganar ? Efectivamente estão seguindo as mesmas pisadas dos responsáveis religiosos que defendem existir um Deus ! Não é verdade ! Não existe o Deus que ao longo dos séculos têm vindo a defender . . .
-
Dentro das concepções cartesianas significa que no mundo possui uma ordem e que essa mesma ordem existe independetemente do ser humano. Não é o ser humano que impõe ordem à realidade:- esta já é ordenada, cumprindo ao ser humano apenas descobrir a ordem que já existe  e esse facto implica o Conhecimento e esses mesmo Conhecimento é adquirido através do estudo, raciocínio e . . . sofrimento !
-
Algumas vezes quando presidiamos a sessões públicas de limpeza psíquica na Filial do Racionalismo Cristão na cidade de S. João da Madeira, afirmávamos que nós seres humanos nesta planeta estamos ENTREGUES A NÓS PRÓPRIOS ! Não existe aquele deus ou aquela força criadora a que nós racionalistas cristãos tanto nos apegamos e aí podemos ser facilmente comparados aos religiosos que veneram um deus próprio ! Infelizmente a realidade é totalmente diferente ! Como seres vivos estamos entregues a nós próprios e envolvidos por um mundo físico terrivelmente inóspito. Vejam o que sucede no chamado mundo animal . . . a  célebre revista National Gheographic, apresenta extraordinárias provas do factor predatório que existe para a sobrevivência das espécies e em que nós seres humanos somos um vivo exemplo quando nos alimentamos dos cadáveres de outros seres ! A partir do supremo momento do Big Bang - (Explosão inicial para a formação do Universo) nós partículas dessa força absoluta ficámos entregues a nós próprios e é a nós que nos compete ser senhores do nosso destino quando conquistámos a capacidade do "livre arbítrio". De resto e de qualquer das formas já não nos guiamos pelo instinto, mas sim pela razão (com maiores responsabilidades) quando no verdadeiro enquadramento das leis naturais que temos de seguir com todo o rigor, pois caso contrário estaremos fora das mesmas leis, resultando daí o tal sofrimento que os actuais dirigentes do Racionalismo Cristão pretendem eliminar !
-
Ao longo de milhares de anos de existência humana, o Homem tem procurado sempre a protecção e a segurança numa entidade absoluta denominada Deus ! Estamos convencidos de que se tal entidade divina falhasse ou deixasse de existir no imaginário humano seria o colapso da própria humanidade ! É impossivel dissociar essa mesma entidade, mas de qualquer das formas não é possível admitir cientificamente a não existência de Deus sob um aspecto consubstanciado na  Força que se manifestou há milhões de anos sob a forma do Bing Bang.  Segundo a Ciência que defende que não há EFEITO SEM CAUSA e que indubitavelmente a mesma conclui de que a explosão cósmica que deu origem à criação do Universo que conhecemos teve uma origem, uma causa primordial !
-
É precisamente sobre essa CAUSA PRIMORDIAL  que o Racionalismo Cristão defende e que a Ciência na sua incansável busca procura aprofundar o seu conhecimento !

-
Em termos teóricos quando  se dá a explosão primordial do Big Bang, uma fabulosa energia se expande criando o espaço/tempo e as diferentes formas vibratórias dessa mesma FORÇA foram-se expandido   gerando  incontáveis dimensões onde a Vida se exprime em formas evolutivas  próprias ! A Geometria está intimamente ligada à fisica, à Química e à Biologia, assim como a Ciência deve estar ligada à Espiritualidade, independente de qualquer religião seja ela qual for !  O médico brasileiro António Pinheiro Guedes, notável investigador na área da Espiritologia, ciência que devia estudar o espírito humano. Infelizmente esta ciência depois da morte daquele cientista nunca mais teve qualquer tipo de desenvolvimento não conseguido obter um estatuto próprio e figurar entre outras ciências institucionalmente reconhecidas, apenas o Espiritismo de Alan Kardec lhe seguiu as pisadas, mas lamentavelmente fazendo-se acompanhar pela religiosidade e misticismo, factores que não podem existir numa verdadeira ciência, o que foi pena ! De facto o Racionalismo Cristão, inicialmente denominado por  Espiritismo Racional e Científico Cristão, chegou a ter foros de ciência profunda, vasta e ecléctica, mas mais tarde acabou por assumir o mesmo caminho das religiões !  Pinheiro Guedes escreveu no século passado -  1900, um livro titulado por  Ciência Espírita, tendo descrito de uma forma admirável o aparecimento da matéria orgânica na Terra e o consequente aparecimento da primeira célula e o seu desenvolvimento progressivo para formas orgânicas mais complexas e evoluídas. Na nossa perspectiva trata-se de um trabalho  científico único e ainda hoje digno de ser examinado devido às grandes implicações de ordem espiritualista e científica nele contidas e que certamente poderão servir de importantes pistas para os modernos investigadores !

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

AS QUATRO COLUNAS E A UNIVERSALIDADE DO RACIONALISMO CRISTÃO

Estamos em crer de que volvidos estes últimos 100 anos, pois a partir de 1910, foi fundado no Brasil pelo português Luís de Matos o Espiritismo Racional e Científico Cristão hoje denominado Racionalismo Cristão  e que de forma oculta existem alguns eventos ligados àquela Doutrina. Existem sinais, factos indicadores de que a origem,  natureza e fins da referida doutrina espiritualista e filosófica transcendem na realidade aquilo que comummente tem vindo a ser transmitido ? Como por exemplo a existência na frontaria do edifício-sede  colunas atípicas, mas que não deixam de ser colunas e o seu número ser exactamente quatro ! Tal realidade coincide com o modelo arquitectónico da construção dos templos da Religião Católica ou ainda em termos maçónicos com a existência de uma quarta coluna numa loja maçónica, quarta coluna que é imaterial e portanto invisível e que representa a ligação do espírito humano com o transcendente ! Descodificando a mensagem simbólica contida no edifício já aludido, poderemos adiantar de que aquelas quatro colunas representam a cruz de Cristo que tem quatro pontas ou seja os quatro pontos cardeais Norte; Sul; Leste e Oeste (as quatro direcções principais) da Terra, o que no ponto de vista religioso/espiritualista representa a universalidade de Jesus, o Cristo ! O arquitecto que conduziu as obras de construção do edifício-sede do Racionalismo Cristão situado no Rio de Janeiro - Brasil, pretendeu deixar uma mensagem simbólica ali tal como os antigos arquitectos maçons da Idade Média procediam na construção das catedrais,   moldando na pedra formas indicadoras de arte, mas igualmente no campo do conhecimento e da espiritualidade !
-
Outras observações se levantam, como por exemplo: a disposição geométrica do edifício onde está instalada a sede da Doutrina ! O edifício tem a forma de quadrado e ou triangular ou ainda qualquer outra forma que assuma a figura de um polígono ? Qual a sua disposição geográfica ? Norte/Sul ou Leste/Oeste ? Porque razão a assistência - homens e mulheres, os primeiros sentavam-se no lado esquerdo e as segundas ficavam sentadas no lado direito ! Porquê ? Por uma questão de ética social ou porque as polaridades femininas e masculinas têm importância em função das leis naturais ? E no estrado onde se situa a mesa onde são realizados os trabalhos de ordem espiritual e mediúnica ? Nesta última situação é interessante ressaltar a importância e significado de a mesa de trabalhos obedecer a uma orientação geo-magnética determinada que é a posição Norte/Sul ficando o presidente que preside os trabalhos no Sul e virado para o Norte. No livro Prática do Racionalismo Cristão - 11ª Edição - 1986 são estas as posições mais favoráveis ao desempenho dos trabalhos do Astral Superior ! Desconhecendo-se portanto qual a envolvência científica que assiste a estes trabalhos. Conhecimentos que nunca foram explicados àqueles que procuram estudar com seriedade e profundidade o Racionalismo Cristão !
-
Do nosso lado certamente que sabemos dar uma explicação racional e científica sobre os extraordinários fenómenos que assistem a prática do Racionalismo Cristão !
-
E de facto esses mesmos fenómenos que ocorrem aquando das sessões de limpeza psíquica, são naturais e explicáveis à luz da Ciência, facto que os dirigentes do RC já o deveriam ter feito há muitos anos !
-
Do ponto de vista científico verificam-se algumas aparentes contradições se apresentam entre as correntes geo-magnéticas da Terra que percorrem  pólo a pólo e atracção de fluidos luminosos, higienizadores curativos e revigorantes que descem dos planos etéreos superiores por acção da força de pensamento humano ! No livro Prática do Racionalismo Cristão - Edição 11ª. - 1986, ali são dadas instruções expressas para que a mesa de trabalhos tenha uma dada posição geográfica conforme acima já foi indicado, concluindo-se daí e para que os aludidos trabalhos decorram com êxito torna-se necessário e ficamos dependentes, naturalmente da orientação das correntes magnéticas da Terra ! Isto é um facto científico ! Agora quando nos referimos aos eflúvios etéreos vindos de uma dimensão não tridimensional ou seja: que não pertence ao universo em que nós seres humanos estamos inseridos, torna-se verdadeiramente num mistério ou num fenómeno extrassensorial ! A priori, admitimos que diante de tais factos para se atrair os eflúvios superiores o pormenor da posição geo-magnética da mesa, a nosso ver torna-se numa falsa questão  ! Qual a ligação entre uma energia terrestre e uma energia considerada espiritual ? Sinceramente, desconhecemos a resposta e gostaríamos que os responsáveis actuais do RC respondessem a esta questão ! Na verdade não vemos qualquer necessidade em utilizarmos um determinado posicionamento da mesa, pois em qualquer circunstância - em latitude e longitude, nós por acção de um pensamento bem assistido podemos efectivamente atrair os eflúvios das Forças Superiores , essa tal energia luminosa que nos reconforta, cura e revigora !!!

O fundador e codificador do Racionalismo Cristão desencarnou prematuramente a 15 de Janeiro de 1926, devido a grandes desilusões com alguns médiuns que ele, Luís de Matos prezava e que aqueles falharam devido a um comportamento indesejável ! Ao longo destes últimos 84 anos, não surgiu qualquer indício de desenvolvimento de ordem  científica/espiritualista por parte do RC que na realidade parou no tempo !
-
O que se passou e o que se passa actualmente ?

Na própria atmosfera da Terra, existem partículas de energia pertencentes a um certo tipo de iões que ao cair da noite e ao amanhecer podem ser captados na base da respiração controlada. Através de exercícios respiratórios realizados pelo estudante ou praticante que em determinadas horas do dia - à noite e ao amanhecer, deitado confortavelmente e com a cabeça para o Norte e os pés para o Sul  respira profundamente e sustendo a respiração por alguns segundos e depois expelindo calmamente, consegue captar os tais iões igualmente conhecidos na ciência mística ioga como glóbulos da vitalidade ou popularmente conhecidos por prana ! A captação controlada deste tipo de energia trás para o organismo humano grande revigoramento físico e psíquico !
-
Alguns que se julgam entendidos do Racionalismo Cristão dirão - que tal matéria nada tem a haver com a doutrina racionalista cristã ! Posso afirmar que estão enganados nos seus pseudos juízos de valor ! O que têm de reconhecer de facto é com a triste realidade de uma doutrina que se fechou e dissociou-se da caminhada da Ciência, isolando-se completamente das realidades do mundo ! No entanto, auto classifica-se de " racional e científica" !

Porém, podemos adiantar que o fundador e codificador do Espiritismo Racional e Científico Cristão, é merecedor de um prémio Nobel (pode ser que num futuro próximo a sociedade o  venha a reconhecer como sendo credor de tal honraria ! Luís de Matos, estudou os princípios científico/filosóficos desenvolvidos por Descartes e pensamos que de facto foi o filósofo que o mais influenciou para a estruturação do Racionalismo Cristão. Conclusões cartesianas como - " cogito ,ergo sum " - penso, logo existo e destacadamente - res cogitas e res extensa - substância/pensamento e substância/matéria o que na terminologia racionalista cristã significa: FORÇA e MATÉRIA, como os componentes básicos do Universo, onde a FORÇA representa a vida inteligente personificada pela PENSAMENTO ! É de facto o PENSAMENTO UNIVERSAL (Deus) que movimenta galáxias, estrelas, planetas e tudo quanto exista no Universo e o próprio Universo ! Consequentemente Luís de Matos pode ser comparado a um Francisco Newton; Galileu ou ainda a um Albert Einstein e porquê ? Simplesmente porque no campo do espírito e da espiritualidade humanas contribuiu de forma decisiva para o esclarecimento da humanidade seguindo Sócrates no seu lema: " Conhece-te a ti mesmo". Estamos esperançados de que a Europa e o mundo num futuro já próximo venham a reconhecer o trabalho extraordinário realizado pelo português Luís de Matos !
-
Podemos finalmente concluir e tal como o ilustre médico brasileiro António Pinheiro Guedes afirmou: a Espiritologia (Espiritismo) é uma ciência profunda, vasta e ecléctica, o que na nossa perspectiva consideramos que e o Racionalismo Cristão vai herdar de forma directa essas extraordinárias características ! Portanto a afirmação por parte dos órgãos oficiais da Doutrina de que o Racionalismo Cristão não é Espiritismo é falsa e injusta !
-
Não foi ainda feita a tentativa de explicação sobre o que são na realidade os fluidos aspergidos pelo Astral Superior quando das sessões públicas de limpeza psíquica ! No plano histórico e da arte (pintura) temos provas de que o ser humano consegue captar através da acção do seu pensamento algumas energias que não podem ser comparáveis com aquelas a que nós já nos referimos, energias essas que pertencem exclusivamente ao planeta Terra !
-
 Para encontrar uma explicação teórica teremos de recuar no Tempo muito milhões de anos até ao momento do "Big Bang" do Universo ou seja o momento supremo em que aquele nasce ! Dessa famosa explosão de energia, ela vai-se alargando pelo Espaço numa forma circular e cuja primeira onda se vai expandindo criando simultaneamente diferentes formas de energia  à medida que essa mesma onda se vai afastando do ponto Alfa (centro de explosão do Big Bang) as diferentes formas de energia se vão condensando dando origem ao Universo que conhecemos ! Do centro para a periferia e há medida que o Tempo passa vão sendo criadas dimensões ou diferentes universos onde a energia assume diferentes formas. Nós, seres humanos localizamo-nos numa dada dimensão tridimensional e estamos situados no tempo presente, contudo há um Passado onde seres e coisas, uns evoluíram, outras transformaram-se dando origem a diferentes escalas da transformação da energia e consequente evolução das entidades inteligentes ali viventes. Aí está a explicação do Racionalismo Cristão sobre as 33 classes de espíritos que vivem sob a influência de um mundo central e físico que se chama Terra ! Nesse universo ou dimensões onde vivem essas 33 classes de espíritos existem igualmente múltiplas formas de energia que estão ao serviço dessas entidades inteligentes e que mercê de determinadas condições naturais podem essas mesmas energias surgirem no planeta - temos o caso da natureza e manifestação esotéricas do Culto do Espírito Santo e finalmente no Racionalismo Cristão sob a forma de fluidos luminosos que descem de uma espaço superior e envolvem e penetram seres humanos de alma limpa e pensamento são. Enquanto no Culto do Espírito Santo a manifestação dessa mesma energia se apresenta sob a forma de línguas de fogo que descem no Racionalismo Cristão apresentam-se como fluídos luminosos. É nossa convicção de que se trata da mesma forma de energia existente e própria de mundos ou dimensões superiores ao ambiente físico da Terra ! A mesma energia que se apresenta conforme a evolução, mentalidade e cultura religiosa e espiritual de cada povo. Na verdade os deuses existentes são um só Deus - a que o Racionalismo Cristão chama de Grande Foco; Força Criadora ou ainda Inteligência Universal !

terça-feira, 7 de setembro de 2010

É URGENTE REFUNDIR O RACIONALISMO CRISTÃO ?

O Faraó Egípcio Akhenaton, (3200 a.C)  teve alguma importância na formação das raízes históricas do Racionalismo Cristão ? Qual é a verdadeira e completa história da Doutrina Racionalista Cristã ? Será possível reconstituir historicamente a vida de Luis de Matos, principalmente no que diz respeito aos seus estudos e pesquisas que fez e que o levou a fundar uma doutrina como o Racionalismo Cristão ? São questões pertinentes que se levantam e que vêm levantar o "véu de Isis".
-
Uma primeira questão: alguma vez foi dada uma explicação sobre a origem do símbolo que está desenhado  na base superior do Edifício da Casa-Chefe ? Que é precisamente um triângulo, contendo no seu interior um disco solar que expele os seus raios luminoso ? No plano arquitectónico o edifício sede da Doutrina no Rio de Janeiro - Brasil, na sua frontaria apresenta quatro colunas que numa perspectiva simbólica representa a Cruz de Cristo virada para os quatro pontos cardeais ou fundamentais da Terra - Norte; Sul; Leste e Oeste o que nos transmite de imedito a ideia de Universalidade !  Terá o Culto do Espírito Santo alguma relação directa ou indirecta com o Racionalismo Cristo ? O bastão utilizado pelos presidentes no RC não é o equivalente ao malhete utilizado na Maçonaria pelos veneráveis mestres ?  Luís de Matos foi Maçom e detentor de Altos Graus ! Será que o Grau 18º.-  Cavaleiro Rosa-Cruz da Maçonaria Universal teve alguma influência na criação do Racionalismo Cristão ? E o Padre António Vieira com o seu Quinto Império ? A Cruz e a Rosa, são um símbolo bem representativo daquele que é o Patrono do Racionalismo Cristão - Padre António Vieira !
-

É mais do que provável de que o Racionalismo Cristão seja na realidade o Graal Espiritual da Humanidade e tal como o mito do Sebastianismo,  tem estado "encoberto" não só para a Humanidade, mas principalmente para os seus dirigentes, fenómeno que tem vindo a ocorrer a partir da desencarnação de António Nascimento Cottas. O Racionalismo Cristão aparenta estar envolvido por um denso nevoeiro, sendo apenas visto de forma encoberta e difusa nos seus contornos por esses mesmos dirigentes ! Nós citaríamos como Fernando Pessoa, em Mensagem:
-
..../ Nevoeiro
Ninguém sabe que coisa quer.
Ninguém conhece que alma tem,
Nem o que é mal nem o que é bem.
(Que ânsia distante perto chora ? )
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada inteiro.
Ó Portugal, hoje és nevoeiro . . .
É a hora !
-
Teremos que concluir de que relativamente ao Racionalismo Cristão há realidades que de uma forma obtusa e intencional nos tem sido negado conhecer ou então a realidade do Racionalismo Cristão é muito diferente daquela que nos últimos 30 anos nos têm vindo a impor !!!

Infelizmente nestes  últimos 30 anos passados, algo de diferente se tem vindo a verificar na condução geral da Doutrina, nomeadamente por parte de alguns responsáveis tanto no Brasil como em Portugal, que têm vindo a praticar uma política de exagerada centralização caracterizada por uma postura imobilista e acompanhada por "ruidosos silêncios" quando postas questões levantadas por militantes mais esclarecidos e observadores. Um exemplo poderá ser dado e que está bem patenteado na actual edição 44ª. do livro básico onde o primeiro capítulo Traços Gerais  foram eliminadas as explícitas citações de grandes filósofos da humanidade, tais como: Hermes; Khrisna; Jesus; Sócrates; Platão; Descartes; Gabriel Délanne; Alberto Seabra; Visconde de Sabóia e por aí fora com excepção de uma rápida citação sobre António Pinheiro Guedes e do seu livro Ciência Espírita, destacando-se especialmente a substituição da palavra sofrimento por outra de sentido completamente diferente - crescimento posta na irradiação A. Uma doutrina em que os seus principais dirigentes afirmam que o RC não é uma ciência; não é espiritismo; não é religião e acabando por suprimir no livro básico as bases  que definem e explicam a razão de ser do universalismo defendido por aquele. Então esta Doutrina o que é ? Basta dizer que é uma doutrina filosófica e espiritualista ?  Então quais são os fundamentos que a definem como filosófica e espiritualista ? Não tem raízes e não tem história ? Que nós saibamos não  há "EFEITOS SEM CAUSAS" !!!
-
É de extrema importância tentar reconstituir historicamente os passos dados por Luís de Matos, quando da sua tentativa de fundar uma doutrina como o Espiritismo Racional e Científico Cristão, hoje, denominado Racionalismo Cristão. A formação daquela Doutrina  deve-se basicamente aos trabalhos desenvolvidos pelo distinto médico brasileiro - António Pinheiro Guedes, trabalhos esses condensados no seu livro - Ciência Espírita ! Convém realçar de que o fundador e Codificador  do Racionalismo Cristão na elaboração do livro básico da doutrina racionalista cristã, no seu primeiro capítulo - Traços Gerais (Edição 19ª. - 1956), apresenta um grande desenvolvimento em termos científicos e doutrinários na composição e fundamentação do próprio Racionalismo Cristão podendo-se considerar que a Ciência Espírita serve de alicerce à criação do Espiritismo Racional e Científico Cristão, dando-lhe forma, consistência e objectividade !
-
Daí a razão classificativa de " Racional e Científico " ! Temos de reconhecer de que o Racionalismo Cristão nestes últimos 30 anos imobilizou-se por completo no seu desenvolvimento ! Não pode ser criticado o trabalho de António Nascimento Cottas, pois a sua maior preocupação foi consolidar financeiramente a Doutrina e simultaneamente expandi-la no mundo. Missão de crucial importância para a continuidade do Racionalismo Cristão no planeta. Já o seu sucessor - Humberto Machado Rodrigues é susceptível de fortes críticas ! Com razão ou sem razão é o autor directo do imobilismo e concentracionismo que a Doutrina tem vindo a  sofrer nestes últimos 30 anos !
-
Devido à nossa experiência pessoal de mais de 40 anos, ao longo desse tempo temos vindo a observar de que publicamente a Doutrina numa percentagem bastante significativa apenas tem tido a capacidade de atrair para a sua prática doutrinária indivíduos, regra geral humildes e oriundos de classes abaixo da média numa perspectiva social e cultural ! Porquê ? Porque razão a Doutrina não tem atraído  pessoas interessadas na investigação de questões sobre o estudo do espírito e da natureza humana ligados à Medicina; à Sociologia; à Psicologia ou às modernas ciências que estudam a Neuropsicologia ? António Pinheiro Guedes estava certo que o espiritismo é uma ciência profunda vasta e ecléctica. Convém investigar porquê !!!
-
Quando afirmamos da necessidade  de se refundir o Racionalismo Cristão, estamos dentro da realidade! Porque não tornar atractiva uma doutrina como o Racionalismo Cristão ? Tudo está na forma como tem sido apresentada . . . de jeito algum poderemos rejeitar a sua origem que é o Espiritismo e o primeiro passo dar é passarmos imediatamente e reconhecermo-nos como espíritas e espiritualistas ! O segundo passo está em retomarmos os trabalhos de António Pinheiro Guedes, aliarmo-nos à Ciência. Temos óptimas condições para o conseguir - a Fundação Bial, presidida pelo ilustre médico Luís Portela, é um vivo exemplo de o Racionalismo Cristão poder inserir-se na investigação científica. No plano humanista poderemos igualmente criar disciplinas que nos permitam fazer estudos e trabalhos de investigação nas áreas da História; Sociologia; Antropologia, etc, etc
As soluções estão à vista ! Apenas basta arregaçar as mangas e pôr de parte os desentendimentos e conflitos pessoais e soltar o espírito para uma nova, nobre e salutar missão que é a libertação da Humanidade do sofrimento e da ignorância !

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A REFUNDIÇÃO DO RACIONALISMO CRISTÃO EM PORTUGAL

É chegada a hora de repensarmos a nossa posição relativamente ao Racionalismo Cristão ! Quando se chega à conclusão de que os actuais dirigentes no Brasil daquela Doutrina rejeitam a sua origem espírita, que relegam para um plano secundário a ideia de Universalismo bem patente na eliminação da citação de filósofos desde Sócrates, passando por Platão, Descartes e até o próprio Jesus, o Cristo, conceito tão profundo na alma de Portugal e dos Portugueses .- começando pelo inesquecível Padre António Vieira, patrono do Racionalismo Cristão quando no seu tempo defendia de forma enérgica a implementação do QUINTO IMPÉRIO DO ESPÍRITO. Quando os mesmos dirigentes afirmam que o RC não é uma religião, então mostram estar completamente perdidos quanto ao rumo certo a dar à Doutrina e trata-se de uma questão de tempo  e de dinheiro para que a Doutrina se mantenha como tal, pois logo que comece a faltar dinheiro, dinheiro esse tão generosamente cedido por Luís Alves Tomás, Luís de Matos e outros mecenas do Racionalismo Cristão. Então sim ! Será o fim deste ! As deserções e afastamento de militantes será então desastroso ! No século XXI já existem várias alternativas para que qualquer ser humano encontre espiritualmente o seu verdadeiro caminho - por exemplo: no próprio espiritismo kardecista que nestas últimas décadas tem vindo a mostrar fortes indícios de progresso !
-
É muito possível que a Cidade de S. João da Madeira, venha a deter uma grande importância, pois nela já existem elementos potenciais que permitam num curto prazo ser feita a refundição do Racionalismo Cristão, surgindo com novas roupagens e objectivos estratégicos !
-
O primeiro passo a dar será o romance "Operação: 5º. Império" cuja publicação está prevista para meados de Setembro de 2010, obra com mais de 600 páginas e de carácter espiritualista, iniciático e histórico e ali desenvolvendo o Espiritismo Racional e Científico Humanista, como sendo o QUINTO IMPÉRIO no século XXI.
-
Com a refundição do Racionalismo Cristão em Portugal aquele reconhece a sua origem como sendo espírita, igualmente considera-se universalista, pois vai buscar a sua fonte de inspiração aos grandes filósofos da humanidade e indo aliar-se à ciência buscando o apoio de investigadores naquela, que felizmente já existem ! O Espiritismo Racional e Científico Humanista irá preencher a sua componente científica com uma ciência denominada - Zoísmo - Educação Científica da Vontade, a qual estará naturalmente ao nosso alcançe no seu sentido prático e imediatamente aplicável à disciplina que deve assistir a todo o estudante e militante do Espiritualismo Humanista ou Espiritualismo da Humanidade !
-
Aguardemos a publicação do romance "Operação: 5º. Império " e então a partir daí iremo actuar e em que o CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL LUIZ DE MATTOS, irá ter uma acção determinante !