domingo, 31 de outubro de 2010

Uma nova Doutrina Humanista, Política e Económica para Portugal.

Desde algum tempo para cá temos vindo a desenvolver uma série de artigos dedicados ao QUINTO IMPÉRIO PORTUGUÊS que irão culminar com a publicação para muito breve do meu romance - " Operação Quinto Império" - Editora Ecopy/Porto.
-
Há boas razões para fundamentar a razão de tornar  S. João da Madeira, a Cidade do Quinto Império  e portanto ser nela fundada uma doutrina espiritualista, filosófica, social e científica, geradora de novos conceitos de ordem política e económica. Se fizermos uma abordagem mais profunda à História de Portugal, verificaremos que o nosso país só foi verdadeiramente  grande quando Dinis e Isabel institucionalizaram no reino lusitano o Culto de Espírito Santo que serviu de base e orientação espirituais  à Expansão Marítima dos Portugueses, quando Portugal se tornou uma potência mundial marítima, militar e económica, chegando dividir o planeta em duas partes com a sua rival e vizinha Castela ! É surpreendente que só durante aquele importante período Portugal atingiu o seu apogeu como nação soberana durante perto de 200 anos !
-
A Doutrina do Espiritualismo Humanista, surge em S. João da Madeira no ano de 2009, trata-se de uma doutrina que é na verdade uma dobragem da doutrina fundada pelos ilustres portugueses - Luís de Matos e Luís Alves Tomás no Brasil denominada  Espiritismo Racional e Científico Cristão e actualmente designado por Racionalismo Cristão.  Por razões de ordem local e particulares, deram estas origem à manifestação de uma vontade política inspirada na institucionalização do Culto do Espírito Santo, em Portugal no século XIV conforme a vontade inspirada de D. Dinis e da Rainha Santa Isabel dotando Portugal de um novo conceito doutrinário que continha  em si as sementes para a germinação de uma doutrina política, espiritualista e económica puramente portuguesas que viriam a ter uma importante e decisiva influência a nível mundial.
-
Torna-se necessário  estarmos vocacionados para a realização de uma nova doutrina politica materializada num socialismo de natureza humanista que a partir da doutrina social-democrática e do socialismo democrático poderá evoluir para um neo-socialismo que embora utilizando alguns dos princípios desenvolvidos pelo Marxismo, adopta sim, conceitos fundamentados unicamente em perspectivas de ordem espiritualista (de preferência cristã em conformidade com a nossa cultura e raízes históricas) associadas às realidades e avanços da Ciência. As componentes das economias comunista, socialista de raiz marxista  e capitalista actuais irão gradualmente desaparecendo  para darem lugar a fórmulas de espiritualidade, racionalidade e de ciência omitindo  conceitos ligados à religião e ao misticismo. O Socialismo Humanista, Racional e Científico será a nova realidade do Século XXI.
-
Quando em 1976, frequentámos o Curso de Direito, na Faculdade de Lisboa, uma das disciplinas que nos agradou bastante foi - " Ciência Política " e sinceramente adorei, o que deu origem a que a minha admiração pelo Professor Adriano Moreira, aumentasse de maneira considerável ! O Professor Adriano Moreira é uma notável personalidade portuguesa bem representativa da transição histórica do Estado Novo para a Terceira República. Homem do Império Ultramarino Português, erudito e mestre nas questões da História, do Direito e da Política. Infelizmente não cheguei a tê-lo como meu professor de Ciência Política, no entanto,  as suas obras por si escritas acompanhei-as sempre como natural avidez !
-
A influência e os conhecimentos que fui beber aos ensinamentos de Adriano Moreira, hoje permitem-me poder reflectir sobre a evolução da própria Ciência Política e ser-me permitido olhar os cenários actuais que estão presentes e se vivem neste pequeno país à beira-mar plantado ! Assim, estamos apostando de que em termos futuros a doutrina da Social-Democracia tem condições para vir a assumir novas formas políticas, podendo, no entanto, recolher alguns elementos importantes na própria doutrina do Marxismo. Hoje, politicamente consideramos que Karl Marx cometeu um monumental erro histórico e que levou a humanidade para duas guerras mundiais e outras guerras ditas regionais; foi o Marxismo que dividiu a raça humana em duas categorias de indivíduos: os trabalhadores e os capitalistas e tem sido com essa grave e dramática divisão que se tem vindo a guiar a humanidade já tão sofredora, inconsciente e ignorante. Já Jesus, o Cristo, proclamava há dois mil anos - " Que só a Verdade libertará o Homem ".
-
Se formos à História verificaremos que nas civilizações clássicas, nomeadamente a romana a sociedade dividia-se em duas classes distintas: - senhores e escravos ! Já no século XIX com  Karl Marx (1818-1883) vem alterar esse conceito de divisão de classes com a nova divisão: - escravos passam a ser designados por trabalhadores e os senhores por capitalistas, patrões ou empresários. A obra magistral elaborada por Marx - O Capital, vem finalmente desencadear a luta de classes entre o Capital e o Trabalho que se têm vindo a estender ao longo do século XX e inícios do século XXI. As classes dominantes continuam firmemente presentes, contudo, algumas novas doutrinas além da comunista, têm surgido alguns diferentes tipos de socialismo, mas sempre de raiz marxista e finalmente por influência da doutrina cristã surgiram outros tipos de correntes políticas e doutrinárias, destacando-se de entre elas a Social- Democracia que embora respeitando alguns elementos importantes pertencentes ao Marxismo, têm vindo a desenvolver novas perspectivas que estão atenuando as "lutas de classe" aproximando trabalhadores e patrões para uma nova filosofia onde a Responsabilidade Social começa a tomar formas mais consistentes e objectivas. Em Portugal a diferença entre a chamada social-democracia e o socialismo liberal ainda está bem demarcada, contudo, importantes aproximações se vão consolidando entre as duas correntes políticas ! No entanto e na realidade o  partido social-democrata português ainda denuncia importante configuração no modelo neo-liberal, enquanto o partido socialista português se comporta mais como um partido social-democrata ! Em qualquer circunstância ambos os partidos estão em rota de CONVERGÊNCIA, sendo importante destacar de que o partido popular democrata - PPD/PSD, tem vindo a mostrar uma acentuada preocupação com a importante componente SOCIAL, tão do agrado da generalidade dos portugueses, extremamente sensíveis a esta importante questão. Muito provavelmente o PSD virá a ter como principal trunfo eleitoral a sua oferta no desenvolvimento de importantes modelos de cariz SOCIAL para os portugueses ! Não seria interessante que S. João da Madeira viesse a ser um importante exemplo de democracia quando o seu grande património representando por trabalhadores e empresários se unisse dando um forte incentivo e claro sinal de  união, fraternidade e progresso ?

domingo, 24 de outubro de 2010

Projecto de Estatutos - CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA

PROJECTO DE ESTATUTOS


Na componente curricular do Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, serão contempladas as seguintes discíplinas:
 -
1 -  Espiritualismo - (Componente principal: - Racionalismo Cristão )
2 -  Filosofia;
3 -  Estudos Iniciáticos;
4 -  História;
5 -  Economia;
6 -  Política;
7 -  Ramos de Ciências;
8 - Associativismo.
9 - Estudos estatísticos.

Todas estas disciplinas compõem o leque de opções que o Círculo oferece.

Serão igualmente feitos estudos sobre o Racionalismo Cristão - na sua nova versão - Espiritualismo Humanista ou Espiritismo Racional e Científico Humanista.

Fins do CEEACMO:

Trata-se de uma associação sem fins lucrativos.

 a) - Legalizar o Racionalismo Cristão em Portugal sob os nomes de Espiritualismo Humanista; Espiritualismo da Humanidade e Espiritismo Racional e Científico Humanista, tendo a respectiva associação passar a ter estatutos próprios;

b)  - Preencher e desenvolver a componente científica do Racionalismo Cristão;
c)  - Fundar o Grupo de Amigos com a finalidade da construção de uma sede própria;
d)  - Realizar conferências, encontros e seminários, exposições e outros eventos;
e)  - No caso de se verificar a existência de mais de uma centro em diferentes regiões do país serão criados núcleos, os quais mediante a sua evolução serão convertidos em Círculos com estatutos próprios e dispondo de autonomia financeira e administrativa;
f)   - Na condição de haver mais do que um Círculo será criado um Conselho Superior que irá coordenar superiormente as actividades dos diferentes Círculos a nível do país e no estrangeiro, contudo, cada Círculo terá a sua autonomia administrativa e financeira. O Conselho Superior será formado por representantes de cada Círculo.


                                                  INTRODUÇÃO


O Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, em primeiro lugar surge como uma alternativa em Portugal para obter uma independência face ao condicionalismo imposto pelos estatutos do Centro Redentor com sede na cidade do Rio de Janeiro - Brasil. Volvidos cem anos há toda a necessidade de adaptar à mentalidade e realidade portuguesas uma doutrina como o Racionalismo Cristão que apesar de ter sido fundada e implementada por portugueses no Brasil, obedece, contudo a leis e disposições legislativas de um país estrangeiro não obstante os laços históricos e de sangue que nos une. Trata-se efectivamente de países soberanos não se compreendendo que em Portugal as instituições representativas e praticantes daquela doutrina não tenham as suas próprias competências em termos de reconhecimento de  pessoa jurídica. Igualmente não é aceitável que a evolução, progresso ou desenvolvimento de um povo não seja realizado por si próprio em conformidade com a sua maneira de pensar e de agir. O facto de existir em Portugal filiais do Racionalismo Cristão em que uma determinada individualidade é mandatada pelo Brasil como seu representante e cuja sede e órgãos de decisão  localizarem-se num país estrangeiro não é aceitável a sua prática. As filiais existentes em Portugal não dispõem de qualquer tipo de capacidade e representação jurídicas situação que urge ser corrigida, conferindo-se a necessária dignidade e público reconhecimento.
-
Para fazer face a esta situação irregular e injusta que se verifica com a existência e prática do Racionalismo Cristão, torna-se necessário a criação de uma instituição que devidamente enquadrada nas leis portuguesas venha a poder implementar, praticar e difundir uma doutrina como o Racionalismo Cristão, contudo, perante um circunstacialismo de ordem legislativa, jurídica, administrativa e disciplinar, o Racionalismo Cristão para poder ser praticado em Portugal em conformidade com as novas disposições já descritas, torna-se obrigatório a referida doutrina assumir uma nova desiganção que será: Espiritismo Racional e Científico Humanista, podendo igualmente utilizar outras duas designações mais simplificadas que são: Espiritualismo Humanista ou Espiritualismo da Humanidade.
-
Não obstante as medidas e condições acima preconizadas, a futura direcção do Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira e em conformidade com os seus Estatutos, reconhece efectivamente a possibilidade de serem estabelecidas relações formais ou institucionais com a sua congénere brasileira para o estabelecimento de acordos e tratados de cooperação quanto à prática, implementação, estudos e divulgação a nível internacional da Doutrina fundada pelos portugueses Luís de Matos e Luís Alves Tomás.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A Cidade do Quinto Império - S. JOÃO DA MADEIRA

Chamou a minha especial atenção um artigo de opinião escrito pelo Senhor Paulo Guimarães, habitual colaborador do semanário "O Regional", na edição de 21 de Outubro do ano corrente. Trata-se de um texto muito interessante e oportuno sobre a Cidade de S. João da Madeira ! Na sua análise, o Senhor Paulo Guimarães, faz referências directas e transcreve partes de um outro artigo inserido no jornal "Público de 17 de Outubro corrente  da autoria do jornalista Jorge Marmelo, tendo como título - " O tamanho não importa "  Conforme nos relata o  Sr. Paulo Guimarães,  o jornalista  Jorge Marmelo, dedica-se a fazer uma análise do que é o Concelho e Cidade de S. João da Madeira, sendo ali destacadas as suas diferentes características e realidades; as suas capacidades industriais e o seu desenvolvimento urbano ! De entre a capacidade de iniciativa, empreendedorismo da gente sanjoanense, uma personalidade se destaca na pessoa do Sr. Dr. Castro Almeida, figura social-democrata e Presidente do Município de S. João da Madeira. A sua acção tem vindo a ser relevante nas áreas  como a tecnologia e inovação, a automação, robótica; a biotecnologia, do design, na química, na cultura, na indústria. e finalmente na qualidade de vida que na generalidade o sanjoanense tem vindo a beneficiar.  Igualmente a  revista Tabu do semanário "Sol" publicou em 4 de Junho de 2010, um estudo que considera S. João da Madeira uma das cidades do país com melhor nível e qualidade de vida !
-
Num outro artigo nosso intitulado: S. João da Madeira, a Cidade do Quinto Império, pretendemos desenvolver um novo conceito ligado ao município sanjoanense que de facto por si só se justifica plenamente, pois se S. João da Madeira é considerada uma cidade onde se goza de qualidade de vida, onde se respira criatividade e desenvolvimento por parte dos seus empresários e trabalhadores, onde a produtividade é uma realidade; onde indústrias importantes laboram sendo algumas delas autênticas jóias da coroa do país;  onde efectivamente o sentido da responsabilidade social e da solidariedade em sentido geral são presenças consistentes e com tendência ao seu desenvolvimento. Afinal  de que estamos à espera face à grande e crescente crise que assola actualmente Portugal ? Escavar trincheiras e levantar muralhas para fazer frente aos grandes desafios do futuro !
-
Num outro artigo meu publicado em 21 de Outubro corrente no semanário "O Regional", intitulado: - A Doutrina do Quinto Império, ali se tenta desenvolver um diferente conceito filosófico e económico/político que venha a ter um adequado enquadramento relativamente à forma de pensar e de agir das gentes sanjoanenses, algo que seja universalizante e que congregue todas as vontades e energias de todos nós !  Não somos todos nós defensores da conquista individual e colectiva de todos alcançarmos uma melhor qualidade de vida, conseguir boas oportunidades de realização pessoal no trabalho, na empresa, na educação dos nossos filhos e de valorizarmos as nossas vidas num plano superior ? Estas conquistas representam efectivamente o Quinto Império, ou seja: um mundo melhor para todos, tal como idealizou o nosso ilustre e histórico Padre António Vieira na sua obra literária e profética - " História do Futuro", a fonte inspiradora do QUINTO IMPÉRIO !

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Atenção ! Ainda atravessamos uma fase primitiva da Evolução.

Estamos no século XXI e já na posse de avançados conhecimentos e manipulando poderosas tecnologias. No presente já dispomos de meios que em caso de se viver uma grave crise poderemos efectivamente ultrapassar ou vencer essa crise - seja ela política, económica ou ambiental. A grande questão que aqui se põe e em todo o desenvolvimento da história da humanidade desde os primórdios da infância humana todo o sofrimento, luta, fracassos ou vitórias encetadas pela espécie humana, apenas um filósofo teve a verdadeira percepção das realidades da Vida e esse filósofo foi Sócrates  - 469 - 399 a.C. quando proferiu o importante axioma: " Conhece-te a ti mesmo ". Este axioma está intimamente ligado ao mecanismo da evolução universal a que todos os seres vivos estão inexoravelmente sujeitos. Exemplificando: imaginemos que recuamos alguns milhares de anos e que no meio de uma floresta dois homens pertencentes a raças diferentes se encontram. A sua mútua aproximação é lenta e extremamente prudente e já próximos um do outro vão-se mutuamente mirando observando o tipo de armas que transportam e assim como outros objectos desde alimentos, água e diferentes apetrechos. A curiosidade mútua suplanta-se ao medo e acabam por se aproximar - falam dialectos diferentes e tentam comunicar-se gestualmente apontando mutuamente os objectos que transportam e um deles tem sede e observa que o seu vizinho transporta um recipiente com água e o dono desta apercebe-se e de uma forma abrupta entrega-lhe o referido recipientes e o outro  bebe sofregadamente. Saciada a sede, olha para para quem lhe deu a água e tem um sentimento de gratidão, devolvendo o recipiennte com água  e acenando com a cabeça e sorrindo expressando a sua satisfação. Entretanto o outro homem olha para uma faca tosca que o homem agradecido tem e aponta para ela e o portador da faca pega nela e igualmente num gesto brusco entrega a faca, satisfazendo o pedido do seu agora  companheiro e ao receber a faca este mira-a muito interessando e o seu proprietário por línguagem gestual comunica-lhe que lha oferece ! Aqui nasce o primeiro contacto entre seres humanos onde a ideia da TROCA surge pela primeira vez na espécie humana. O factor da "necessidade" nasce e desenvolve-se na "troca" que ao longo dos séculos foi evoluindo assumindo cada vez mais formas altamente sofisticadas dando origem aos diferentes sistemas políticos e económicos - tais como o Comunismo e o Capitalismo ! É nossa opinião de que o Comunismo poderá vir perder a sua componente marxista assumindo uma nova forma de socialismo fundamentada na Espiritualidade e na Ciência . . . o Capitalismo, esse deverá ter definitivamente  os dias contados quando o ser humano atingir o seu auto-conhecimento, libertando-se do instinto e da animalidade para alcançar a racionalidade e a espiritualidade !
-Não se apercebem os seres humanos de que a EVOLUÇÃO UNIVERSAL é por vezes imensamente cruel quando actua nos seres vivos, obrigando-os a passar e  viver situações que trazem e levam imenso sofrimento durante milhares e milhares de anos de vivência na Terra ! O povo costuma afirmar de que as " dificuldades aguçam o engenho humano", elemento indispensável para a evolução material e espiritual da espécie humana.
-
A Evolução serve-se de diferentes mecanismos para obrigar os seres humanos a erguerem-se das trevas da ignorância e da animalidade para a LUZ , supremo objectivo de Deus ou da Força Criadora, Inteligência Universal !

Torna-se chocante saber que os responsáveis no Brasil pela Doutrina do Racionalismo Cristão, quando na publicação do livro básico - edição 44ª. na irradiação A, tenham substituído a palavra SOFRIMENTO pelo vocábulo CRESCIMENTO. Trata-se  de um tremendo erro e uma fuga à verdade absoluta ! Quando sabemos que o grande e único instrumento de que se serve a EVOLUÇÃO UNIVERSAL quando exerce a sua acção, nomeadamente nos seres inteligentes que começam a emergir na sua infância e quando predomina o instinto e a animalidade, onde racionalidade começa a despontar . . .  esse instrumento evolutivo eficaz chama-se precisamente SOFRIMENTO é ele na verdade que agita e faz  reagir e movimentar os seres humanos !
-
A afirmação acima feita quando nos referimos ao SOFRIMENTO  carece de fundamentação, fundamentação essa que é óbvia, que é intuitiva e que se limita a uma simples explicação.  Segundo a ciência da Antropologia, esta explica a lenta e dolorora evolução da humanidade através da história do mundo em que os primeiros primatas surgiram, possivelmente os Australopithecus, há 50 milhões de anos. O Homem de Neandertal, há 130.000 anos, para dar lugar ao Homem de Cro-Magnon, provavelmente há 40.000 anos e finalmente surge o nosso antepassado directo o Homo Sapiens, surgido de entre os 50.000 a 100.000 anos atrás. As provas documentais existentes através dos fósseis existentes que conjuntamente com as investigações e trabalhos de Arqueologia realizados são provas mais do que evidentes da lenta, cruel e dolorora evolução dos actuais seres humanos. Na sua imensa batalha pela sua sobrevivência o Homem teve como instrumentos de defesa e de acção o MEDO e o SOFRIMENTO, instrumentos dominantes e omnipresentes na evolução da humanidade, os quais embora de forma mais amenizada perduram ainda de uma forma intensa e prolongada, cuja diminuição se vai verificando à medida que o ser humano através do estudo e do raciocínio se vai aprimorando e libertando-se dos seus maus hábitos e defeitos e tal como o nosso grande épico Luís de Camões - cantava: - " E aqueles, que  por obras valerosas, se vão da lei da morte libertando ".

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ESCOLA INICIÁTICA DA DOUTRINA DO QUINTO IMPÉRIO (Espiritualismo Humanista)

A Escola Iniciática da Doutrina do Quinto Império (do Espírito e da Espiritualidade), obedece a uma formação com três graus -  Aprendiz; Companheiro e Mestre, havendo um quarto e alto grau, o de Cavaleiro Defensor do Quinto Império.
A associação sem fins lucrativos - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, terá como objectivo nuclear o estudo, desenvolvimento e divulgação da Doutrina do Quinto Império, o Espiritualismo Humanista ou Espiritualismo da Humanidade ou ainda em homenagem aos fundadores do Racionalismo Cristão, Espiritismo Racional e Científico Humanista. O curriculum formativo do Círculo é constituído por três graus e mais um quarto e alto grau. Vejamos: 1º. grau - Aprendiz; 2º. grau - Companheiro; 3º. grau - Mestre;  4º e alto grau - Cavaleiro Defensor do Quinto Império. O referido curriculum comporta 4 fases de aprendizagem que se distribuem gradualmente na base da Educação Científica da Vontade - Zoísmo. - Iniciação (Aprendiz); Império Mental (Companheiro); Zoísmo Elementar(Mestre);  e Zoísmo Superior - (Cavaleiro Defensor do Quinto Império).
-
A Doutrina do Quinto Império (Espiritualismo Humanista) não é uma religião, mas sim uma doutrina filosófica, espiritualista e científica, fundamentalmente de base espiritóloga. (Espiritologia, estudo do espírito e da espiritualidade) -
A Doutrina do Quinto Império, prossegue três objectivos básicos, a ver:

1º. - Na base do princípio socrático - " Conhece-te a ti mesmo", o estudo e esclarecimento da realidade psicossomática e espiritual do ser humano, conhecendo-se como força e matéria - espírito, corpo astral e corpo físico. O conhecimento do mecanismo das leis universais. O princípio da evolução universal tendo como base de sustentação o princípio da reencarnação ( em linha com os princípios da Origem das Espécies por meio da selecção natural - Charles Darwin ) própria de todos os seres vivos existentes. O conhecimento da natureza e acção do pensamento humano e a sua ligação íntima com a acção das leis naturais;
-
2º.  - Face a já uma superior aprendizagem esta irá abranger o conhecimento, domínio e capacidade de captação de novas formas de energia cósmicas equiparadas às " línguas de fogo que  personifica a energia do Culto do Espírito Santo em rigoroso paralelo com a energia representada no Racionalismo Cristão pela "luz e fluidos " espargidos por entidades espirituais superiores extrafísicas. Igualmente outras formas de energia cósmica poderão ser captadas para utilização no plano físico para aplicação de diversos trabalhos ou acções desenvolvidos pelos seres humanos;
-
3º.    Última e importante fase de desenvolvimento e de aplicação prática - a capacidade de "desdobramento astral consciente" (Experiências Conscientes Fora do Corpo - ECFC) com vista a deslocações no Tempo, nomeadamente para o Futuro, tendo por finalidade a observação directa de cenários futuros  e regresso ao Presente para implementação de medidas correctivas de eclosão de acontecimentos futuros, fruto do mau uso do livre arbítrio dos seres humanos.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ENSAIOS SOBRE A DOUTRINA DO QUINTO IMPÉRIO

Face à crise económica, social e até política que Portugal  actualmente atravessa, é chegado o momento de os Portugueses repensarem Portugal !
-
É demasiado evidente de que no presente a esmagadora maioria dos portugueses e portuguesas estão completamente divorciados da realidade que foi e que é Portugal. Pensadores e filósofos, tais como: Sócrates, Jesus, o Cristo, Luís de Matos e Maria de Oliveira durante as suas vidas físicas sempre afirmavam de que " só a Verdade libertaria o Homem ! "
-
Poderíamos citar outros pensadores e filantropos da Humanidade desde Hermes, no Egipto; Khrisna na Índia; Confúcio na China  ou ainda Kant; Descartes ou Agostinho da Silva, todos foram unânimes naquela importante afirmação de que só " A VERDADE LIBERTARÁ O HOMEM " !
-
Inaginemos que a Doutrina do Quinto Império, detém três importantes finalidades ! A Primeira fundamenta-se no princípio socrático - " Conhece-te a ti mesmo !" Tratando-se portanto: do nosso conhecimento preciso sobre a nossa constituição psicosomática e espiritual; da existência do princípio da vida fora da matéria e consequentemente o espírito como entidade inteligente e consciente sobrevive ao fenómeno chamado morte do corpo físico; da compreensão intuitiva do mecanismo das leis que  regem o Universo e por último a razão final porque existimos como seres vivos e tendo como objectivo a evolução ! A segunda finalidade está ligada à evolução do homem e da sua compreensão das leis universais sabendo que através da acção do seu próprio pensamento pode captar energias cósmicas que se irão manifestar em conformidade com a uma dada frequência do pensamento humano e essa mesma frequência passa obrigatoriamente por uma forma de pensar e de sentir de elevado grau espiritual que só os seres de superiores sentimentos podem exteriorizar.  Na utilização prática dessas mesmas energias cósmicas, o Homem poderá utilizá-las a nível material, substituindo as energias conhecidas, tais como a electricidade, a energia nuclear e as energias fósseis ! A terceira e última finalidade será a capacidade humana de poder viajar no Tempo, deslocando-se para o Futuro e ali perante as perspectivas existentes  poder alterar, anular e corrigir no Presente alguns desses mesmos futuros eventos que pela sua natureza seriam inconvenientes e desastrosos para a humanidade, fruto exclusivo do mau uso do livre arbítrio do ser humano !
-
Diríamos que a Doutrina do Quinto Império, está intimamente ligada à própria História de um povo que é o Português ! Não somos diferentes dos outros povos ! Contudo, do ponto de vista atávico o povo português ao longo dos séculos tem trazido em si algo que poderemos considerar uma "singularidade" que poderíamos denominar de "missão" ! Missão essa que os nossos grandes poetas, nomeadamente, Luís de Camões que na sua belíssima estrofe em os " Lusíadas ", canta: " Aqueles que por suas obras valerosas, se vão da lei da morte libertando ".
-
O que significa tão profunda afirmação ? Luís de Camões tinha um conhecimento muito preciso do significado da Vida e tinha consciência do que era a Vida Fora da Matéria; a existência do espírito humano e da sua necessidade intrínseca de EVOLUÇÃO  feita na base de: " Aqueles que por suas obras valerosas ".
-
É na Península Ibérica que 29 anos a.C. os povos lusitanos, antepassados dos actuais portugueses começam a revelar uma tendência mística e espiritual para um deus denominado Endovélico, o deus da  saúde pública e segurança que nos seus templos era contactado através de pitonisas (Hoje, chamadas médiúns)  que por seu intermédio eram dadas respostas aos pedidos sendo dadas receitas para o tratamento de doenças ou dadas soluções para os problemas de cada um.
-
É interessante verificar que o deus Endovélico dos Lusitanos na Idade Média passa a chamar-se de Arcanjo Miguel, passando este a ser o Patrono de Portugal, tal como Endovélico era o patrono dos Lusitanos !
-
Desde já podemos concluir que é através do deus lusitano Endovélico ( século 29 a.C.) que surgem os primeiros alvores da arte de curar - a medicina ! E com a medicina nasce com ela as primeiras práticas espíritas realizadas pelas pitonisas (médiuns), surgindo assim o Espiritismo apresentado e desenvolvido por Alan Kardec( 1857) e posteriormente por Luís de Matos, jornalista, escritor,  investigador e humanista português que promove  na base do espiritismo kardecista uma nova perspectiva daquele  fundamentada em princípios racionais e científicos e livres de quaisquer cargas de ordem  religiosa e mística e seguindo o método cartesiano, isto é: aplicadas as normas e princípios que orientam conforme a Ciência. Com Luís de Matos, o Espiritismo alcança uma nova fase do seu próprio desenvolvimento ( 1910) !
-
Se recuarmos no pretérito  vamos ao tempo do reinado do Rei, D.Dinis (1261 a 1325) quando ele e sua consorte, a Rainha Santa Isabel, instituem em Portugal o Culto do Espírito Santo (1323). A questão posta quanto à origem do Culto do Espírito Santo, historicamente há indicações precisas de que o referido Culto foi trazido pela Rainha Santa de Isabel do reino de Aragão. A nossa Rainha conforme Jaime Cortesão, médico e historiador ( 1884 - 1960)  nos afirma fora bastante influenciada na corte aragonesa pelo seu médico Arnaldo Vilanova,  primeiro médico  hermetista, alquimista e teólogo, contrário à filosofia escolástica seguida pelo Vaticano  ( 1242 - 1311). Na questão das origens do Culto do Espírito Santo em Portugal, o mesmo Jaime Cortesão dá grande relevo ao proselitismo joaquimita dos franciscanos observantes, continuadores de Joaquim de Flora.
-
Numa outra vertente quanto às origens do Culto do Espírto Santo, está ligada ao próprio S. Bernardo, abade de Claraval, Doutor da Igreja e monge cisterciense, sendo uma das personalidades mais influentes do século XII - ( 1090 - 1153)  e consequentemente à Ordem dos Templários e posteriormente à própria Ordem de Cristo, herdeira e continuadora dos Templários em Portugal. Segundo a ilustre escritora e poetisa Natália Correia ( 1923 - 1993)  Jaime Cortesão  ignorou o veículo templário ideologicamente ligado ao Santo Graal que no Parsifal de Wolfram von Eschenbch é guardado por Cavaleiros do Templo que no manto trazem como emblema a pomba do Espírito Santo, tendo assim outra via, a conexão Espírito Santo-Templários. D. Dinis estava interessado em preservar as estruturas da Ordem do Templo transferindo-as para a Ordem de Cristo fundada para esse fim;
-
Salienta-se que, com os Templários e os monges Cistercienses, estão ligados a S. Bernardo que sendo o impulsionador de Cister é igualmente o mentor da Ordem do Templo oficializada pelo Papa  e pondo em relevo que Joaquim de Flora, defensor da Idade do Quinto Império ( 1132  -  1202) fora igualmente um monge da Ordem de Cister.
-
Com estes desenvolvimentos queremos fundamentar a importância que teve o Culto do Espírito Santo na formação e crescimento de Portugal. Finalmente pretendemos chegar ao século XVII do Padre António Vieira (1608 - 1697).

Efectivamente embora a Doutrina do Quinto Império (Espiritualismo Humanista) ser um movimento espiritualista, filosófico e científico que se desprende do próprio Racionalismo Cristão que sob o nome de Espiritismo Racional e Científico  Cristão foi fundado em 1910, por dois ilustres portugueses Luís de Matos e Luís Alves Tomás emigrados no Brasil tem como seu Patrono precisamente o Padre António Vieira, para fundamentar esta importante ligação não existe documentação histórica, apenas podemos admitir que houve uma intervenção espiritual de Vieira que por via mediúnica transmitiu a Luís de Matos o seu desejo que fosse implementado no Brasil uma doutrina espiritualista que fosse ao encontro do esclarecimento da humanidade quanto à sua dupla natureza - física e espiritual e da razão de ser da existência do Universo e de todos os seres nele existentes. Contudo, no plano da documentação histórica, existem provas de que Vieira quando em vida física - ano de 1661, escreveu uma importante obra denominada - " A História do Futuro" que traça o um modelo universal sobre a sociedade do futuro - o mítico Quinto Império do Espírito e da Espiritualidade ! É pois na base do seu importante livro - A História do Futuro, inspirada na narrativa bíblica do profeta Daniel quando faz a interpretação de um sonho que o rei Nabuconossor tivera em que lhe surge a famosa estátua com cabeça de ouro; o peito e os braços de prata; o ventre e as coxas de cobre; as pernas de ferro; os pés parte de ferro e parte de barro quando uma pedra rolando bateu nos pés da estátua e esta tombrou, quebrando-se ! As diferentes partes do corpo da estátua, segundo Daniel correspondem a quatro impérios, a ver: 

Ouro/Império da Babilónia;
Prata/Império Medo/Persa;
Bronze/Império da Grécia;
Ferro/Barro/Império de Roma

Quinto Império, profetizado pelo Padre António Vieira, corresponde à sua obra " História do Futuro" em que prevê para Portugal um destino transcendente para o futuro da Humanidade. Fernando Pessoa e Agostinho da Silva, dão um maior desenvolvimento ao mítico Quinto Império.
-
De facto a Doutrina do Quinto Império, considera-se um  prolongamento actual e aplicação doutrinária  daquele Mito, projectando-o no próprio futuro de Portugal que segundo Fernando Pessoa, falta cumprir a Portugal terceira e última missão que é a de transmitir ao mundo uma nova perspectiva de vida para os seres humanos !
-
De facto a Doutrina do Racionalismo Cristão, fundada pelos Mestres Luís de Matos e Luís Alves Tomás, representou um passo importante na definição orientadora da humanidade, libertando-a do caos de conceitos filosóficos e religiosos que tão abundantemente têm vindo a existir  entre os  povos da Terra. Grandes pensadores e filósofos de diferentes épocas e diversas civilizações defendiam o  princípio de que só A VERDADE LIBERTARÁ O HOMEM !  O Racionalismo Cristão conduzido pelos ilustres Portugueses Luís de Matos e Luís Alves Tomás, representou a primeira e grande tentativa séria para permitir à humanidade de libertar-se finalmente da ignorância e sofrimento que ao longo de milhares de anos têm vindo a atormentar os seres humanos ! Por razões de ordem particular e apenas extensiva a alguns dos seus principais responsáveis tanto no Brasil como em Portugal, aquela magnífica e superior doutrina espiritualista, filosófica e científica tem vindo nestes últimos 27 anos, logo após a desencarnação de outro Ilustre Português António do Nascimento Cottas  ocorrida precisamente em 12 de Junho de 1983, o Racionalismo Cristão começou a tomar um rumo diferente e estranho ao perspectivado pelos seus fundadores.
-
Em Portugal, a velha escola de racionalistas cristãos, alguns deles foram pertencentes aos quadros de militância angolanos que ao regressarem a Portugal devido à descolonização da antiga colónia ultramarina de Angola, pretenderam dar seguimento ao que os seus Mestres Luís de Matos, Luís Alves Tomás, Maria de Oliveira, Francisco Gomes de Abreu, tinham realizado e consolidado. Assim, a Doutrina do Quinto Império - o Espiritualismo Humanista, surge  para tentar colmatar uma brecha que entretanto surgiu devido à má orientação na actualidade  imprimida por alguns responsáveis do Racionalismo Cristãos  por nós já citados.

Podemos afirmar convictamente de que a Doutrina do Quinto Império, nasce do seio do Racionalismo Cristão, assumindo historicamente uma identidade própria, mas mantendo rigorosamente todos os princípios básicos que o Racionalismo tem vindo a defender há cem anos. Apenas se verificando a necessidade do preenchimento de uma falha  importante num dos principais eixos da Doutrina RC que é  precisamente a sua componente científica que não chegou a ser preenchida pelo Mestre Luís de Matos. Essa componente científica na Doutrina do Quinto Império passa a existir com a implementação de uma Ciência denominada ZOÍSMO,  Educação Científica da Vontade.
-
Outra correcção importante: O Espiritualismo Humanista, assume-se como uma doutrina espírita, espiritualista, filosófica e científica, não negando a sua origem espírita ou espiritóloga. Consideramos que o termo - ESPIRITOLOGIA, Ciência que estuda o espírito e a espiritualidade, é muito mais consentâneo com a Ciência e  a realidade do mundo de hoje !

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A DOUTRINA DO QUINTO IMPÉRIO

S. João da Madeira, a Cidade do Trabalho, é sede do mais pequeno município português em área, possuindo apenas 8,11 km2, correspondendo à área da cidade, o que lhe confere uma elevada densidade populacional: - 2601,97 hab/Km2. Apesar das suas limitadas dimensões, S. João da Madeira é a segunda maior cidade do distrito de Aveiro e a maior cidade da região Entre o Douro e Vouga;

O seu forte desenvolvimento, na segunda metade do século XX, levou à expansão da sua área urbana para fora dos limites do seu pequeno concelho. A sua verdadeira área urbana possui cerca de 50 mil habitantes, resultando das populações das freguesias dos concelhos vizinhos que fazem fronteira com S. João da Madeira, dos quais se destacam Cucujães ( 11.000 habitantes), Arrifana ( 8.000); São Roque ( 5.000) e Milheirós de Poiares (4.000). 
-
 A Cidade de S. João da Madeira, localiza-se geograficamente num pequeno planalto atingindo uma altitude de perto de 300 metros numa localidade chamada de Mourisca lembrando uma águia de asas abertas e tombada no solo ! Apesar do clima de S. João da Madeira ser considerado marítimo beneficia igualmente da influência da Serra porque efectivamente encontra-se posicionado entre o mar e a serra ! No ponto de vista teórico é muito possível que as características do ar atmosférico disponham de algumas particularidades ! O facto de se situar numa posição onde os iões atmosféricos vindos do mar e os iões atmosféricos vindos da serra forme localmente um microclima dando origem a uma qualidade de ar que respirado exerce uma influência benéfica e revigorante dando uma maior capacidade psicossomática a quem viva naquela área ! Factores como capacidade de iniciativa e de imaginação sejam peculiares nos respectivos habitantes ! Daí se deduz que de uma forma rápida (cerca de 50 anos) um reduzido aglomerado humano se tenha desenvolvido tão rapidamente acabando por se distinguir em relação a outras regiões muito mais vastas  e com maiores potencialidades naturais !
-
São João da Madeira, poderá vir a ser palco de importantes acontecimentos no futuro! Este nosso artigo leva o título de - DOUTRINA DO QUINTO IMPÉRIO, não é por acaso que tal título surge, pois em 2009, surge nesta cidade uma iniciativa ligada à formação do Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, cujos objectivos estatutários será a refundição em Portugal do Racionalismo Cristão, fundado por ilustres portugueses em 1910, na Cidade de Santos - Brasil, Luís de Matos e Luís Alves Tomás. Esta magnífica doutrina filosófica, espiritualista e científica tem como seu Patrono, o inesquecível e histórico Padre António Vieira.
-
A missão do Brasil tem sido importante e decisiva na divulgação e expansão daquela Doutrina durante estes últimos 100 anos, contudo e no presente alguns militantes da velha escola têm-se vindo a sentir desencantados com as formas de comportamento e orientação por parte de alguns dirigentes, nomeadamente portugueses que pela sua negativa acção têm vindo a criar uma imagem do Racionalismo Cristão deformada e inconveniente, razão porque esses mesmos militantes em Portugal resolveram refundir o Racionalismo Cristão, remontando às ideias originais dos seus fundadores ! Assim, convinha fazer de imediato um enquadramento histórico da própria Doutrina, visto ela ter nascido no Brasil, foi na verdade fundada por portugueses e conduzida por portugueses (António Nascimento Cottas - 1893 - 1983).

O insigne Padre António Vieira é efectivamente o Patrono do Racionalismo Cristão, convindo relembrar de que o conceito do mítico Quinto Império Português foi originado por Vieira e inspirado na sua histórica obra literária - a " História do Futuro". O Quinto Império veio posteriormente a ser aprofundado e desenvolvido por Fernando Pessoa e Agostinho da Silva. Ao pretender-se refundir aquela doutrina em Portugal ela está cultural e historicamente fundamentada na filosofia espiritualista dos Portugueses, assumindo a partir de 2009 e na Cidade de S. João da Madeira, embora mantendo integralmente a sua pureza de origem, estrutura e objectividade, assume uma nova forma adequada ao novo século que vivemos, passando a denominar-se - ESPIRITUALISMO DA HUMANIDADE ou Espiritualismo Humanista ou ainda em homenagem aos seus fundadores - ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTÍFICO HUMANISTA !


Jacinto Alves

sexta-feira, 8 de outubro de 2010