segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

OPÇÕES

Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Mattos
Centro de Estudos Eclécticos de Espiritologia
Círculo de Estudos Eclécticos Humanistas Cristãos
Círculo de Estudos Eclécticos Maria de Oliveira
Centro de Estudos Eclécticos Lusitanos

sábado, 29 de janeiro de 2011

ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTÍFICO E HUMANISTA CRISTÃO - Projecto de Estatuto do Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Mattos

Projecto de Estatuto do Círculo de Estudos Eclécticos   Luiz de Mattos


NOTAS PRÉVIAS


O Espiritismo Racional e Científico e Humanista Cristão na realidade não pode ser de forma alguma considerado um movimento dissidente doutro movimento denominado Racionalismo Cristão igualmente nascendo dos trabalhos desenvolvidos pelo ilustre Português Luiz de Matos quando fundou e codificou no Brasil, em 1910 o Espiritismo Racional e Científico Cristão. Seguimos com todo o rigor os ensinamentos explanados por aquele Mestre e pelos Mestres; Luiz Alves Thomaz; António Nascimento Cottas e Maria de Oliveira;


O Espiritismo Racional e Científico e Humanista Cristão, trata-se efectivamente de um novo movimento que obedece a uma nova perspectiva de desenvolvimento inserida num plano de ordem cultural, técnica e científica. Por outro lado surge como uma alternativa em Portugal para obter uma justa independência face ao condicionalismo imposto pelos estatutos do Centro Redentor com sede na cidade do Rio de Janeiro – Brasil;


Volvidos cem anos há toda a necessidade de adaptar à realidade e mentalidade portuguesas uma doutrina como o Espiritismo Racional e Científico Cristão, hoje denominado Racionalismo Cristão que apesar de ter sido fundado e implementado por notáveis Portugueses no Brasil, obedece contudo, a leis e disposições legislativas de um país estrangeiro embora irmão com história e língua comuns;


Tratam-se efectivamente de países soberanos não se compreendendo que em Portugal as instituições representativas e militantes daquela doutrina não tenham as suas próprias competências e identidade em termos de reconhecimento de pessoa jurídica. Igualmente não é aceitável que a evolução, progresso ou desenvolvimento material, social, intelectual e espiritual ou moral de um povo como o Português não seja realizado por sua vontade expressa em conformidade com a sua maneira de pensar e de agir;



O facto de existir em Portugal filiais do Racionalismo Cristão (ex-Espiritismo Racional e Científico Cristão) em que uma determinada individualidade é mandatada pelo Brasil como seu representante nacional em território português e cujos órgãos de decisão localizarem-se num país estrangeiro não é aceitável a sua existência por se tratar de uma prática demasiadamente concentracionista para não afirmarmos ser discricionária por vezes e deslocada num Estado de Direito como é Portugal !


Para fazer face a esta situação que consideramos desajustada, torna-se necessário a criação de uma instituição que devidamente enquadrada nas leis portuguesas venha a poder investigar, estudar e implementar e praticar uma doutrina espírita e espiritualista que poderá passar a ser designada por Espiritismo Racional e Científico e Humanista Cristão.


Não obstante as medidas e condições acima preconizadas, os futuros Órgãos Directivos do Círculo de Estudos Eclécticos Luiz e Mattos e em conformidade com os seus Estatutos, reconhecerá efectivamente a possibilidade de serem estabelecidas relações formais ou institucionais com a sua congénere brasileira ou de qualquer outro país para o estabelecimento de acordos e tratados de cooperação quanto à prática e implementação, estudos e divulgação a nível internacional da doutrina fundada pelo ilustre português – Luiz de Mattos, em 1910, no Brasil.


Capítulo 1

Artº. 1


Natureza e Fins:

1 - A associação sem fins lucrativos denominada CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS LUÍS DE MATOS, o Círculo é uma associação dedicada ao estudo, investigação e implementação da Ciência da Espiritologia nas suas vertentes espírita e espiritualista;



2 - A associação poderá promover simpósios, conferências, cursos, seminários e

sessões de divulgação dos estudos realizados no âmbito da Ciência da Espiritologia;



3 - No âmbito dos estudos e desenvolvimento da Espiritologia será fundada uma doutrina espírita e espiritualista designada por Espiritismo Racional e Científico e Humanista Cristão;



4 - Essa mesma doutrina terá como base o estudo, investigação dos trabalhos ou estudos empreendidos por conhecidos e históricos investigadores das ciências psíquicas, do espirito e da espiritualidade fundamentadas na Espiritologia, tais como: Platão; Sócrates; Aristóteles; Hermes; Krishna; Jesus; Darwin; Paulo Gibier; Gabriel Delanne; Prentice Mulford; Descartes; Henri Durville; Heitor Durville;Alex Carrel; António Pinheiro Guedes; William Atkinson; Alan Kardec e tantos outros e notáveis investigadores;


5 - As designações apontadas no nº.3, por proposta da Direcção e aprovação por maioria qualificada pela respectiva Assembleia-Geral poderão ser alteradas ou substituídas por outras denominações que sejam consideradas oportunas ou consentâneas com a Doutrina do Espiritismo Racional e Científico e Humanista Cristão.


6 - Poderá igualmente o Círculo por proposta da Direcção e por aprovação por maioria qualificada da Asembleia-Geral associar-se ou filiar-se a outras instituições que defendam, pratiquem e divulgam doutrinas ou movimentos similares desde que o Círculo mantenha a sua total independência jurídica, administrativa, financeira, doutrinária e científica.


7 - O Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Mattos, nos seus trabalhos de estudo, investigação, implementação e divulgação fará igualmente o estudo e análise ligados à própria História de Portugal numa perspectiva simbólica/espiritualista fundamentando-se e guiando-se por historiadores e investigadores, tais como: António Quadros; Eduardo Amarante; Lima de Freitas; Fernando Pessoa; Padre António Vieira; Agostinho da Silva; Paulo Alexandre Loução; Manuel J. Gandra e por outros investigadores nacionais e estrangeiros no entanto, nunca abdicando da leitura e estudo do registo e narrativa hisórica de investigadores e historiadores como: Fernão Lopes; Almeida Garret; Alexandre Herculano; Damião de Góis, tendo igualmente em conta os investigadores e historiadores contemporâneos, tais como: José Mattoso; José Hermano Saraiva; Vitorino Magalhães Godinho e tantos outros estudiosos da História de Portugal tanto antigos como modernos !


8 - A associação terá uma secção dedicada ao estudo e formação teórica e prática

com base na metodologia da Educação Científica da Vontade que irá dar o necessário conhecimento e treinamento para a formação de futuros quadros espiritólogos



9 - O Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Mattos terá como factor relevante nos seus fins fazer pesquisas e estudos sobre os trabalhos desenvolvidos pelo ilustre Português Luiz de Mattos, que no Brasil, na Cidade de S. Paulo, em 1910 fundou e codificou conjuntamente com outro ilustre Português, Luiz Alves Thomaz um movimento doutrinário, espírita e espiritualista denominado Espiritismo Racional e Científico Cristão, designado actualmente por Racionalismo Cristão.


Artº. 2. No âmbito da Ciência da Espiritologia, o Círculo pretende desenvolver e implementar estudos conducentes ao conhecimento científico da natureza física, psíquica e espiritual do ser humano.


Artº. 3. Na perspectiva dos estudos referidos no Artº. 2 destes Estatutos e com base nos trabalhos realizados pelas individualidades referidas no Artº. 1º. nºs. 7 e 9 o Círculo pretende estudar, desenvolver e implementar uma doutrina espírita e espiritualista de base científica e racional sob a designação de Espiritismo Racional e Científico e Humanista Cristão.



Artº.4. O Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Mattos, poderá criar correspondentes; núcleos e círculos em diferentes regiões de Portugal Continental e Insular e assim como noutros países que ofereçam as necessárias condições.



Artº. 5. Igualmente o Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Matos em conformidade com o seu próprio desenvolvimento estrutural, financeiro, administrativo, científico e doutrinário poderá assumir maiores responsabilidades e ampliando as suas actividades gerais ao assumir uma nova forma institucional de carácter formativo, pedagógico e científico.



Artº. 6. O Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Mattos , pode igualmente assumir na área da sua sede social a simples designação de: CÍRCULO Luiz de Mattos de S. João da Madeira, seguindo os outros círculos localizados em território português a mesma orientação assim como em território estrangeiro.



Artº. 7. Na perspectiva de virem a serem criados Círculos em território português, estes assumirão a seguinte designação institucional: - Círculo Luiz de Matos de Lisboa: Círculo Luiz de Matos de Leiria; Círculo Luiz de Matos de Ponta Delgada, etc, etc.



Artº. 8. No que se refere à criação de Círculos em países estrangeiros, deverão assumir formalmente a designação igual a Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Matos e quando perfeitamente integrados nos princípios doutrinários contidos no Espiritismo Racional e Científico e Humanista Cristão deverão de forma respnsável ter a faculdade e em fase adequada de disporem dos seus próprios Estatutos que serão regidos em conformidade com as leis do seu país.



Artº. 9. A criação de Correspondentes, Núcleos e Círculos tanto em território português como no estrangeiro, os respectivos pedidos de criação serão formalmente encaminhados para a sede social e administrativa do Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Matos que se localizará na Cidade de S. João da Madeira – Portugal.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

APRESENTAÇÃO DO ROMANCE - Operação: Quinto Império


Quando na literatura, exactamente na ficção científica como foi o caso do notável escritor francês Júlio Verne, que nos seus famosos livros previu o aparecimento de máquinas voadoras, submarinos e a existência da energia nuclear e as viagens à Lua são na nossa época realidades comuns e quando se cruzam o imaginário e a realidade como é o caso do romance - " Operação: Quinto Império " as perspectivas do agente observador expandem-se de uma forma admirável, levando-o a contemplar o nosso universo de uma forma diferente, expectante e estimulante !

A razão que nos levou a escrever o presente romance foi devido à forte reacção que tivemos ao lermos o livro A FÓRMULA DE DEUS, da autoria do conhecido escritor, jornalista e locutor da RTP, José Rodrigues dos Santos.

 A FÓRMULA DE DEUS, aborda  um tema altamente polémico, pois transforma Deus no maior egoísta do universo ao servir-se das pobres unidades de carbono, os seres humanos  para que através da inteligência artificial inventada e desenvolvida por aqueles servir-se da mesma reunindo as condições necessárias para poder transferir-se para um novo universo e abandonando os seres humanos no universo preste a desaparecer ! Não concordámos com o tema do FIM DO NOSSO UNIVERSO desenvolvido pelo ilustre José Rodrigues dos Santos e por essa mesmíssima razão decidimos escrever - " Operação: Quinto Império " para rebater os princípios teóricos avançados na FÓRMULA DE DEUS !

A base do tema que materializa a acção do romance “Operação: 5º. Império”, tem o seu início a partir de 1910, no Brasil, onde um grupo de Portugueses ali emigrados, tomam a decisão de fundar um movimento espírita e espiritualista que fosse ao encontro das grandes questões da vida material e espiritual do ser humano. Naquela época, sucediam-se grandes embates ideológicos, não só a nível político, mas sobretudo numa perspectiva religiosa – nomeadamente, na área do Espiritismo religioso – liderado, principalmente por Alan Kardek - 1804-1869.

 Em 1910, surge então um movimento dissidente do campo das actividades espíritas. O referido movimento embora mantendo as suas raízes provenientes do Espiritismo considerava-se racional e científico, abstraindo qualquer possível ligação com aspectos religiosos e místicos. A esse Movimento foi dado o nome de Espiritismo Racional e Científico.


Em 1950, o neto do fundador do Espiritismo Racional e Científico, Marco Aurélio Matos Chaves, Presidente do Instituto Superior de Estudos Histórico-Filosóficos, Estatísticos e Investigação Científica, com sede na Vila de Oeiras, era um cientista e sendo portador de altos graus maçónicos – tratava-se efectivamente de um Maçom-Templário e simultaneamente um Mestre do Silêncio – Mestre Zoísta e Grão-Mestre da Ordem de Cristo Guardiã, instituição iniciática fundada no Século XIV, durante o reinado de D.Dinis e fundada por ele próprio, em simultâneo com a outra Ordem de Cristo, que empreendeu as Descobertas e Expansão Marítimas dos Portugueses – Séculos XIV ; XV e XVI.


A Ordem de Cristo Guardiã, irmã da outra Ordem do mesmo nome teve a sua origem no facto de os Templários Franceses quando em fuga de França devido às perseguições encetadas pelo Rei Francês, Filipe, o Belo, conseguiram fugir por via marítima e alcançado as costas marítimas de Portugal  sendo recolhidos por D. Dinis, e por si protegidos. Na sua fuga, os Templários Franceses, transportaram consigo parte do tesouro que detinham, incluindo prata, ouro e principalmente importantes documentos náuticos e artefactos, mas de entre os artefactos, destacava-se especialmente um: - a Arca da Aliança de Moisés – o Artefacto de Deus !

Portanto, D. Dinis, foi o Primeiro Guardião da “Arca” em Portugal !

O ISE, o instituto a que o Professor Marco Aurélio, presidia, além de ser uma instituição de investigação científica de renome internacional era secretamente uma Ordem Iniciática Científica que detinha avançados conhecimentos científicos, nomeadamente no que se referia às Viagens no Tempo !

O facto é que é descoberta a aproximação do Sistema Solar de um grande planeta – o planeta Marduk, o planeta deus do babilónios e sumérios. O filho pródigo do Sistema Solar que dispondo de uma órbita extremamente alongada, projectava-se nos abismos do Espaço

Sideral, afastando-se profundamente e só voltando ao interior do nosso sistema planetário depois de mais de 8000 anos passados ! Sendo o causador de vários dilúvios havidos na Terra !

Devido à acção dos Navegadores do Tempo – Os TEMPONAUTAS, os Cavaleiros da Ordem de Cristo, do Século XXI, que conforme as previsões do Poeta Esotérico Fernando Pessoa, tinham por missão, realizar e cumprir a 3ª. e última missão de Portugal no mundo !!!

No desenvolvimento do romance – a Arca da Aliança de Moisés, tem uma ligação directa com um planeta que existiu entre Marte e Júpiter e que foi destruído devido à passagem do planeta gigante Marduk – os Sumérios, na sua epopeia - “ A Guerra dos Deuses” dão uma explicação lógica e racional sobre os acontecimentos planetários então sucedidos – cerca de 100.000 anos antes de Cristo !

Trata-se da odisseia de um punhado de cientistas na sua luta para salvar o planeta da sua destruição total, pois além do planeta Marduk que se aproxima ameaçadoramente da Terra – outros corpos planetários se aproximam – asteróides !!!

Perante tão terríveis e assombrosos acontecimentos, a Humanidade teria que reconsiderar o seu posicionamento espiritual,  económico e ideológico e para fazer frente à ameaça global teria que alterar radicalmente a sua postura moral e material . . .



A filosofia fundamentada no Espiritismo Racional e Científico contempla e dá pleno sentido ao ESPIRITUALISMO HUMANISTA, extensivo a todas as raças, etnias, culturas, filosofias e religiões  existentes no planeta Terra, tratando-se de um movimento   humanista e universalista que é efectivamente a Doutrina do   QUINTO IMPÉRIO do espírito e da espiritualidade que o nosso magnífico Padre António Vieira (1608 - 1697) defendeu e desenvolveu no seu notável livro " História do Futuro ", obra ainda desconhecida por um número significativo de portugueses !

 Factos surpreendentes irão surgir ao longo da  leitura do romance ! Efectivamente "Operação: Quinto Império", pretende transmitir uma importante mensagem a de que é possível construir um mundo melhor para todos os seres humanos . . . sendo apenas necessário QUERER porque QUERER É PODER !

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Espiritualismo Humanista e as três razões que nos levaram a escrever o romance "Operação Quinto Império "

O romance que considero ser histórico, iniciático e espiritualista e que intitulei - " Operação Quinto Império ", não foi escrito devido a uma simples inspiração, mas sim devido a razões bem precisas que passarmos a enumerar:

1ª. razão, esta proveniente da verificação produzida pela leitura da obra ficcionada escrita pelo conhecido e popular escritor e locutor da R.T.P, José Rodrigues dos Santos -  intitulada - A FÓRMULA DE DEUS, livro que aborda um tema profundamente significativo e fascinante ! Daí o facto ter gerado da nossa parte uma reacção forte e contrária - no referido romance, Deus apresenta-se perante os seres humanos como o maior oportunista e egoísta do Universo, procurando explorar a inteligência do homo sapiens para que este desenvolva a inteligencia artificial vindo a servir-se da mesma para passar para um novo universo, um universo Alfa abandonando as pobres unidades de carbono (seres humanos) ao seu triste destino como habitantes de um universo em plena fase terminal.

Quisemos refutar a argumentação desenvolvida na FÓRMULA DE DEUS, contrapondo com novos argumentos de que a existência da FORÇA CRIADORA - Deus, obedece a um desígnio magistral em que o espírito humano - o Homem, assume uma importância decisiva e primordial na própria essência e razão da de ser da existência do Universo.
A 2ª. razão prende-se com a necessidade de ser fundada uma doutrina que seja espiritualista, humanista e universalista que explique de forma racional e científica o ser humano nas suas componentes material e espiritual e que vá integralmente ao encontro dos notáveis princípios desenvolvidos pelo Maçom e ilustre humanista português Luís de Matos, que devido aos seus importantes estudos sobre o espírito humano e a sua espiritualidade merecia ter recebido o Prémio Nobel quando em S. Paulo, no Brasil em 1910, fundou uma doutrina denominada - Espiritismo Racional e Científico Cristão, que em Portugal no início do Século XXI se pretende refundir sob a designação de Espiritismo Racional e Científico Humanista ou simplesmente Espiritualismo Humanista, pretendo-se recriar a experiência havida nos séculos XIV; XV e XVI com  a institucionalização do Culto do Espírito Santo por Dinis e Isabel que serviu de base religiosa e espiritualista a Portugal quando nas Descobertas e Expansão Marítimas dos Portugueses no mundo  tendo-se tornado a Nação Lusa numa potência líder mundial e que agora no Século XXI, venha a nova doutrina dar novo alento aos Portugueses no sentido de reconquistarem a sua histórica e antiga dignidade de grande nação pronta a dar o seu contributo para a construção de um  mundo melhor onde a Espiritualidade seja Imperadora indo ao encontro do amanhecer do Quinto Império tão sonhado e defendido pelo Padre António Vieira;  Fernando Pessoa e Agostinho da Silva !

Uma 3ª. razão se prende com a própria evolução material e espiritual que  de forma intrínseca é pertença natural do Povo Português, povo com cerca de nove séculos de existência que mercê da sua história e da sua cultura tem pleno e legítimo direito de ser ele próprio a conduzir o seu próprio destino sem admitir a interferência de qualquer entidade estranha à sua natureza, razão de ser e de estar no mundo ! No passado fomos uma nação colonizadora, dando ao mundo novos mundos e tivemos um passado histórico glorioso cheio de dignidade, dignidade essa de nove séculos que nos foi legada por  António José de Almeida, quando da sua visita ao Brasil, em 1922 quando da  comemoração do centenário da  independência brasileira, António José de Almeida, agradeceu em nome de Portugal, aos Brasileiros  terem-se tornado independentes; Gago Coutinho pela sua notável proeza ao ter realizado a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, em 1922, sendo acompanhado por Sacadura Cabral ou ainda Fernão Magalhães, que ao serviço de Castela fez a primeira viagem marítima de circum-navegação do mundo, morrendo português !

É devido ao testemunho de centenas de portugueses que ao longo da história de Portugal sempre souberam imprimir uma crescente dignidade à nação lusa que no tempo presente começa a enfraquecer de forma grave  e que já está afectando o futuro de Portugal, tornando, pois necessário encontrar um novo rumo, uma nova solução ou uma nova doutrina orientadora para o devir dos Portugueses! Eis a mensagem que encerra o romance " Operação Quinto Império" !

ESCOLA INICIÁTICA DA DOUTRINA DO QUINTO IMPÉRIO

A Escola Iniciática da Doutrina do Quinto Império (do Espírito e da Espiritualidade), obedece a uma formação com três graus - Aprendiz; Companheiro e Mestre, havendo um quarto e alto grau, o de Cavaleiro Defensor do Quinto Império

A associação sem fins lucrativos - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, terá como objectivo nuclear o estudo, desenvolvimento e divulgação da Doutrina do Quinto Império, o Espiritualismo Humanista ou Espiritualismo da Humanidade ou ainda em homenagem aos fundadores do Racionalismo Cristão, Espiritismo Racional e Científico Humanista. o Curriculum formativo do Círculo é constituído por três graus e mais um quarto e alto grau. Vejamos: -


1º. Grau - Aprendiz; 2º. Grau - Companheiro; 3º. Grau - Mestre; 4º. e último Grau - Cavaleiro Defensor do Quinto Império.


O referido curriculum comporta 4 fases de aprendizagem que se distribuem gradualmente na base da EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DA VONTADE - ZOÍSMO. - INICIAÇÃO - (Aprendiz); IMPÉRIO MENTAL - (Companheiro); ZOÍSMO ELEMENTAR - (Mestre); e ZOÍSMO SUPERIOR - (Cavaleiro Defensor do Quinto Império).

A Doutrina do Quinto Império ( Espiritualismo Humanista) não é uma religião, mas sim uma Doutrina Filosófica, Espiritualista e Científica, fundamentalmente de base espiritóloga  (Espiritologia, o estudo do espírito e da espiritualidade).


A Doutrina do Quinto Império, prossegue três objectivos básicos, a ver:


1º. - Na base do princípio socrático - " Conhece-te a ti mesmo", o estudo e esclarecimento da realidade psicossomática e espiritual do ser humano, conhecendo-se como Força e Matéria - espírito; corpo astral e corpo físico. O conhecimento do mecanismo das leis universais. O princípio da EVOLUÇÃO que assiste e rege todos os seres viventes ( princípios que assistem a Origem das Espécies por meio da Selecção Natural , segundo Charles Darwin). O conhecimento da natureza e acção das leis naturais;


2º. - Face a já uma superior aprendizagem, esta irá abranger o conhecimento, domínio e capacidade de captação de novas formas de energias cósmicas equiparadas às ´"línguas de fogo" que a Bíblia narra e que personifica a energia manifestada no Culto do Espírito Santo em rigoroso paralelo com a energia representada no Racionalismo Cristão pela " luz e fluidos espargidos por entidades espirituais superiores extrafísicas. Igualmente outras formas de energia cósmica poderão ser captadas para utilização prática e no plano físico para aplicação de diversos trabalhos ou acções desenvolvidas pelos seres humanos;




3º. - Última e importante fase de desenvolvimento e de aplicação prática - a capacidade de "desdobramento astral consciente ou Experiências Conscientes Fora do Corpo - ECFC, com vista a deslocações no TEMPO, nomeadamente para o FUTURO, tendo por finalidade a observação directa de cenários futuros e regresso ao PRESENTE para implementação de medidas correctivas de eclosão de acontecimentos futuros, fruto do mau uso do livre-arbítrio dos seres humanos.


" circulodeestudoseclecticos.blogspot.com "