terça-feira, 24 de maio de 2011

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Un Nouveau Mouvement Civique Réaliste:

  Pretende -se desencadear em Portugal fundamentado na História e cultura filosófica dos Portugueses, um Novo Movimento Cívico Realista em que o Senhor Paulo Alexandre Loução, é um exemplo vivo e magnífico do extraordinário esforço da nova geração de escritores e investigadores portugueses. Nestes últimos 20, 10 anos têm vindo  a ser publicados importantes obras de análise e investigação sobre a realidade  histórica iniciática de Portugal !

As nossas Universidades poderão desempenhar um papel preponderante e decisivo no despoletar desse Nouveau Mouvement Civique  Réaliste em Portugal. A Universidade Nova de Lisboa poderia ser o ponto de partida de um projecto ligado a um ciclo de palestras e à realização de feiras ?de livros temáticos em diferentes pontos do nosso país, onde as diferentes editoras nacionais e até estrangeiras poderiam apresentar as suas variadas publicações sobre temas de natureza esotérica, histórica e espiritualista

Conheço pessoalmente o Dr. José Manuel Morais Anes, professor da Universidade Nova de Lisboa, docente convidado do Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas daquela Universidade, e importante investigador na área
dos Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Alternativas.

Igualmente conheço pessoalmente o Professor Fernando Carvalho Rodrigues, o Pai do Satélite Português, com o qual já troquei algumas impressões sobre o NMCR ( Novo Movimento Cívico Realista), tendo mostrado alguma simpatia pela CAUSA, podendo, vir a ser o provável Presidente do referido Movimento !

Para a realização de tal iniciativa (Ciclo de conferências e feiras de livros temáticos) , seria esta iniciativa realizada em diferentes pontos do país - nomeadamente: - Lisboa; Porto e Coimbra, tendo como base o contributo de editoras e escritores. As referidas feiras dariam a larga oportunidade a que as diferentes editoras pudessem expor e vender a vasta gama de obras por si publicadas, divulgando-se de uma forma directa e drástica uma área da literatura portuguesa que pela sua natureza e objectivos poderá levar os Portugueses a uma nova forma de pensamento e alterando a sua postura material e moral em relação à situação dramática que Portugal está actualmente vivendo !

Poderíamos ter, eventualmente o a apoio da Fundação Bial, de alguns hotéis e restaurantes; Bancos e diferentes entidades empresariais !
Sobre esta matéria gostaria que me desse uma opinião na sua condição de escritor e investigador e da Editora que representa !

Muito Cordialmente - Jacinto Alves

sábado, 7 de maio de 2011

PROJECTO DE ESTATUTOS DO CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS LUIZ DE MATTOS




Projecto de Estatuto do Círculo de Estudos Eclécticos
Luiz de Mattos

CÍRCULO”



NOTAS PRÉVIAS


O Espiritismo Racional e Científico e Humanista Cristão na realidade não pode ser de forma alguma considerado um movimento dissidente doutro movimento denominado Racionalismo Cristão que igualmente nasce dos trabalhos desenvolvidos pelo ilustre Português Luiz de Matos quando fundou e codificou no Brasil, em 1910, o Espiritismo Racional e Científico Cristão. Seguimos com todo o rigor os ensinamentos explanados por aquele Mestre e pelos Mestres; Luiz Alves Thomaz; António Nascimento Cottas e Maria de Oliveira;

O Espiritismo Racional e Científico e Humanista Cristão, trata-se efectivamente de um novo movimento que busca naturalmente uma nova perspectiva inserida num plano de ordem cultural, técnica e científica a implementar em Portugal. Por outro lado surge como uma alternativa para obter uma justa independência face ao condicionalismo imposto pelos estatutos do Centro Redentor com sede na cidade do Rio de Janeiro – Brasil;

Volvidos cem anos há toda a necessidade de adaptar à realidade e mentalidade portuguesas uma doutrina como o Espiritismo Racional e Científico Cristão, hoje denominado Racionalismo Cristão que apesar de ter sido fundado e implementado por notáveis Portugueses no Brasil, obedece contudo, a leis e disposições legislativas de um país estrangeiro embora irmão com história e língua comuns;

Tratam-se efectivamente de países soberanos não se compreendendo que em Portugal as instituições representativas e militantes daquela doutrina não tenham as suas próprias competências e identidade em termos de reconhecimento de pessoa jurídica. Igualmente não é aceitável que a evolução, progresso ou desenvolvimento material, social, intelectual e espiritual ou moral de um povo como o Português não seja realizado por sua vontade expressa em conformidade com a sua maneira de pensar e de agir seguindo uma dada linha filosófica alicerçada na sua própria História !

O facto de existir em Portugal filiais do Racionalismo Cristão (ex-Espiritismo Racional e Científico Cristão) em que uma determinada individualidade é mandatada pelo Brasil como seu representante nacional em território português e cujos órgãos de decisão localizarem-se num país estrangeiro não é aceitável a sua existência por se tratar de uma prática demasiadamente concentracionista para não afirmarmos ser discricionária por vezes e deslocada num Estado de Direito como é Portugal !

Para fazer face a esta situação que consideramos desajustada, torna-se necessário a criação de uma instituição que devidamente enquadrada nas leis portuguesas venha a poder investigar, estudar e implementar e praticar uma doutrina espírita e espiritualista que poderá passar a ser designada por Espiritismo Racional e Científico e Humanista Cristão.

Não obstante as medidas e condições acima preconizadas, os futuros Órgãos Directivos do Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Mattos e em conformidade com os seus Estatutos, reconhecerá efectivamente a possibilidade de serem estabelecidas relações formais ou institucionais com a sua congénere brasileira ou de qualquer outro país para o estabelecimento de acordos e tratados de cooperação quanto à prática e implementação, estudos e divulgação a nível internacional da doutrina fundada pelo ilustre português – Luiz de Mattos, em 1910, no Brasil.



Capítulo 1

Artº. 1
Natureza e Fins:


1 - A associação sem fins lucrativos denominada CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS LUÍS DE MATOS, o Círculo é uma associação dedicada ao estudo, investigação e implementação da Ciência da Espiritologia nas suas vertentes espírita e espiritualista;

2 - A associação poderá promover simpósios, conferências, cursos, seminários e
sessões de divulgação dos estudos realizados no âmbito da Ciência da Espiritologia;
3 - No âmbito dos estudos e desenvolvimento da Espiritologia será fundada uma doutrina espírita e espiritualista designada por Espiritismo Racional e Científico e Humanista Cristão que poderá utilizar uma designação abreviada: ESPIRITUALISMO HUMANISTA CRISTÃO.

4 - Essa mesma doutrina terá como base o estudo, investigação dos trabalhos ou estudos empreendidos por conhecidos e históricos investigadores das ciências psíquicas, do espirito e da espiritualidade fundamentadas na Espiritologia, tais como: Platão; Sócrates; Aristóteles; Hermes; Krishna; Jesus; Buda; Moisés; Maomé; Confúcio; Darwin; Paulo Gibier; Gabriel Delanne; Prentice Mulford; Descartes; Henri Durville; Heitor Durville;Alex Carrel; António Pinheiro Guedes; William Atkinson; Alan Kardec e tantos outros e notáveis filósofos e investigadores;

5 - As designações apontadas no nº.3, por proposta da Direcção e aprovação por maioria qualificada pela respectiva Assembleia-Geral poderão ser alteradas ou substituídas por outras denominações que sejam consideradas oportunas ou consentâneas com a Doutrina do Espiritismo Racional e Científico e Humanista Cristão.

6 - Poderá igualmente o Círculo por proposta da Direcção e por aprovação por maioria qualificada da Asembleia-Geral associar-se ou filiar-se a outras instituições que defendam, pratiquem e divulgam doutrinas ou movimentos similares desde que o Círculo mantenha a sua total independência jurídica, administrativa, financeira, doutrinária e científica.


7 - O Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Mattos, nos seus trabalhos de estudo, investigação, implementação e divulgação fará igualmente o estudo e análise ligados à própria História de Portugal numa perspectiva simbólica/espiritualista fundamentando-se e guiando-se por historiadores e investigadores, tais como: António Quadros; Eduardo Amarante; Lima de Freitas; Fernando Pessoa; Padre António Vieira; Agostinho da Silva; Paulo Alexandre Loução; Manuel J. Gandra e por outros investigadores nacionais e estrangeiros no entanto, nunca abdicando da leitura e estudo do registo e narrativa hisórica de investigadores e historiadore como: Fernão Lopes; Almeida Garret; Alexandre Herculano; Damião de Góis, tendo igualmente em conta os investigadores e historiadores contemporâneos, tais como: José Mattoso; José Hermano Saraiva; Vitorino Magalhães Godinho e tantos outros estudiosos da História de Portugal tanto antigos como modernos !




8 - A associação terá uma secção dedicada ao estudo e formação teórica e prática
com base na metodologia da Educação Científica da Vontade que irá dar o necessário conhecimento e treinamento para a formação de futuros quadros espiritólogos



9 - O Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Mattos terá como factor relevante nos seus fins fazer pesquisas e estudos sobre os trabalhos desenvolvidos pelo ilustre Português Luiz de Mattos, que no Brasil, na Cidade de S. Paulo, em 1910 fundou e codificou conjuntamente com outro ilustre Português, Luiz Alves Thomaz um movimento doutrinário, espírita e espiritualista denominado Espiritismo Racional e Científico Cristão, designado actualmente por Racionalismo Cristão.


Artº. 2. No âmbito da Ciência da Espiritologia, o Círculo pretende desenvolver e implementar estudos conducentes ao conhecimento científico da natureza física, psíquica e espiritual do ser humano.

Artº. 3. Na perspectiva dos estudos referidos no Artº. 2 destes Estatutos e com base nos trabalhos realizados pelas individualidades referidas no Artº. 1º. nºs. 7 e 9 o Círculo pretende estudar, desenvolver e implementar uma doutrina espírita e espiritualista de base científica e racional sob a designação de Espiritismo Racional e Científico e Humanista Cristão.

Artº.4. O Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Mattos, poderá criar correspondentes; núcleos e círculos em diferentes regiões de Portugal Continental e Insular e assim como noutros países que ofereçam as necessárias condições.

Artº. 5. Igualmente o Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Matos em conformidade com o seu próprio desenvolvimento estrutural, financeiro, administrativo, científico e doutrinário poderá assumir maiores responsabilidades e ampliando as suas actividades gerais ao assumir uma nova forma institucional de carácter formativo, pedagógico e científico.

Artº. 6. O Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Mattos , pode igualmente assumir na área da sua sede social a simples designação de: CÍRCULO Luiz de Mattos de S. João da Madeira, seguindo os outros círculos localizados em território português a mesma orientação assim como em território estrangeiro.

Artº. 7. Na perspectiva de virem a serem criados Círculos em território português, estes assumirão a seguinte designação institucional: - Círculo Luiz de Matos de Lisboa: Círculo Luiz de Matos de Leiria; Círculo Luiz de Matos de Ponta Delgada, etc, etc.

Artº. 8. No que se refere à criação de Círculos em países estrangeiros, deverão assumir formalmente a designação igual a Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Matos e quando perfeitamente integrados nos princípios doutrinários contidos no Espiritismo Racional e Científico e Humanista Cristão deverão de forma respnsável ter a faculdade e em fase adequada de disporem dos seus próprios Estatutos que serão regidos em conformidade com as leis do seu país.


Artº. 9. A criação de Correspondentes, Núcleos e Círculos tanto em território português como no estrangeiro, os respectivos pedidos de criação serão formalmente encaminhados para a sede social e administrativa do Círculo de Estudos Eclécticos Luiz de Matos que se localizará na Cidade de S. João da Madeira – Portugal.




Sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2011



SIMBOLOGIA DA DUPLA CRUZ DA ORDEM DE CRISTO GUARDIÃ



A simbologia da Dupla Cruz da Ordem de Cristo Guardiã, encerra em si vários significados - a Cruz da Ordem de Cristo Guardiã com fundo vermelho está ligada à História Iniciática de Portugal, nomeadamente ao período histórico português das Descobertas e Expansão Marítimas dos Portugueses no mundo; significando igualmente a componente física do ser humano; a segunda cruz com fundo azul está associada à componente humanista e universalista do povo português, significando de igual modo a representação da componente espiritual do Homem.



Corresponde à dupla natureza do Universo - FORÇA e MATÉRIA;

Corresponde à dupla natureza do ser humano - Corpo e Espírito;


A palavra “ GUARDIÔ, tem como significado simbólico a guarda e defesa dos mais altos valores do espírito humano ou da humanidade.




Na designação do nome: - ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTÍFICO E HUMANISTA



CRISTÃO, a palavra HUMANISTA, significa a prestação de uma homenagem a Luiz de Mattos; Luiz Alves Thomaz; António Nascimento Cottas e Maria de Oliveira que no seu tempo foram notáveis humanistas ou benfeitores da humidade.


Por sua vez a palavra “Humanismo” está intimamente ligada à Renascença Europeia e Portuguesa.



sexta-feira, 6 de maio de 2011

O romance “Operação: Quinto Império”, pretende apresentar uma doutrina espiritualista, racional e científica de base cristã que poderia vir a ser um novo movimento idealista fundamentado na teoria evolucionista da vida e mobilizador de uma nova missão dos Portugueses no mundo !

Um ciclo de palestras sobre o Racionalismo Cristão

por Jacinto Alves a Sexta-feira, 6 de Maio de 2011 às 14:28
 
Pretende-se iniciar um ciclo de palestras subordinado ao tema - Reflexões  sobre o Racionalismo Cristão, Doutrina Espiritista  e Espiritualista Humanista Cristã.  Em princípio o referido Ciclo de Palestras será realizado em diferentes localidade do país onde possam existir instalações da Organização FNAC. Realizado o Ciclo de Palestras, pretende-se publicar um trabalho literário e ensaísta denominado:


"REFLEXÕES" 

Análise histórica, filosófica e sociológica do  Racionalismo Cristão 

com raízes e cultura lusitanas numa nova perspectiva doutrinária
 Ou
 Espiritismo Racional e Científico e Humanista Cristão

O romance “Operação: Quinto Império”, pretende apresentar uma doutrina espiritualista, racional e científica de base cristã que poderia vir a ser um novo movimento idealista fundamentado na teoria evolucionista da vida e mobilizador de uma nova missão dos Portugueses no mundo !

domingo, 1 de maio de 2011

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI: "Operação: Quinto Império"

NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI: "Operação: Quinto Império": "Apresentações: Na FNAC/Chiado do dia 31 de Maio pelas 18h30; Na FNAC/Vasco da Gama no dia 28 de Maio pelas 21h30"