quarta-feira, 27 de julho de 2011

TRAÇOS GERAIS sobre a Doutrina do Quinto Império


TRAÇOS GERAIS

Feita a publicação do meu romance - “ Operação: Quinto Império”, senti-me na necessidade de fazer um novo trabalho que seria apresentar um ciclo de palestras onde pudessem ser desenvolvidas e aprofundadas as diferentes perspectivas relativas à doutrina do Quinto Império e porquê doutrina do Quinto Império ? Simplesmente porque este está íntima e profundamente ligado à História de Portugal ! Vejamos: a doutrina do espiritismo racional e científico Cristão que foi fundado por portugueses no Brasil em 1910, tem ligações muito profundas à acção do Padre António Vieira, quando já em espírito, portanto já liberto da matéria física e que pela via mediúnica transmitiu a Luiz de Matos, a incumbência de implementar, desenvolver e transmitir no Brasil uma doutrina espiritualista, filosófica e de base científica portadora de uma concepção real do que é efectivamente a vida inteligente no seu binómio espírito/matéria e a efectiva existência da Vida Fora da Matéria !

Essa mesma informação transmitida por um espírito superior que fora na Terra o Padre António Vieira e que a doutrina em si era pelas suas características efectivamente um novo espiritualismo/ideológico que de facto no Século XXI, iria alterar as estruturas sociais, económicas, morais e culturais da Humanidade.

A ideia imperial geopolítica do Quinto Império (Lusíadas – Luiz de Camões ( 1572) morre com o desastre de Alcácer Quibir- (1580) com o rei D. Sebastião, no entanto em 1649, o Padre António Vieira, restabelece e desenvolve o espírito do Quinto Império, apresentando-o sob uma nova perspectiva de âmbito espiritual considerando-o como importante missão de Portugal no mundo ! Vieira com a sua obra “ História do Futuro “ pretendia a instauração do Quinto Império ou do Reino consumado de Cristo na Terra que seria o Reino Universal, abrangendo todos os continentes, todas as raças e todas as culturas competindo a Portugal a materialização desse mesmo grande projecto imperial !

Esta mesma temática está intrinsecamente ligada ao mito de D. Afonso Henriques, rei fundador de Portugal quando teve a mítica visão de Jesus, o Cristo, na véspera da batalha de Ourique (1139) em que um eremita e depois o próprio Jesus Cristo terá aparecido e profetizado que D. Afonso Henriques sob o sinal da cruz, seria Rei e que o seu reino se expandiria pelos lugares mais estranhos e recônditos do mundo para espalhar a fé cristã e a palavra de Cristo.

Igualmente o tema do “Quinto Império” é igualmente desenvolvido por Fernando Pessoa, no seu poema “Mensagem” (1939) e assim como o filósofo Agostinho da Silva, (1906-1996) considerado “um Cavaleiro do Quinto Império”, de igual modo vai abordar aquele mito, desenvolvendo a seu respeito novas e importantes perspectivas !