terça-feira, 12 de janeiro de 2016

UM PENSAMENTO FILOSOFICAMENTE CIENTÍFICO E INTERVENTIVO


 
            UM PENSAMENTO FILOSOFICAMENTE CIENTÍFICO E INTERVENTIVO
                     Em Busca da Realidade da Vida

 

A Física através do estudo e da investigação da mecânica quântica tem vindo a desbravar novas áreas que apontam para novas e desconhecidas formas de energia no universo das subpartículas do átomo, tais como: os fotões; gravitões; os quarks e outras subpartículas e respetivas antipartículas; Há medida que a Ciência for penetrando na intimidade do Campo Quântico e com a eventual descoberta de novas e diferentes partículas como por exemplo o famoso “ Bosão de Higgs”, que na nossa perspetiva é errado ser chamada de “partícula de Deus, a Ciência irá finalmente compreender de que a “partícula de Deus” na verdade é o ser humano na sua dupla natureza – a física e a espiritual, sendo a primeira matéria e consequentemente sujeita às leis da transformação, a segunda, o espírito é pura energia inteligente que em obediência às leis da evolução e no seu trajeto cósmico retorna ao ponto Alfa, donde o Universo se expandiu e daí o pressuposto de filosoficamente sermos considerados deuses não poderá ser considerado irrelevante!

A origem do Universo teve o seu início com o “Big Bang”, uma explosão cósmica primordial e nela ter-se manifestado um determinado tipo de energia a que poderíamos chamar de “energia universal” libertada pela explosão cósmica do referido “Big Bang”. A Ciência no seu estado atual de desenvolvimento admite que essa mesma “energia universalse apresenta sob quatro formas, a ver: - a força de gravidade; a força eletromagnética; a força nuclear forte e finalmente a força nuclear fraca. Contudo, a Ciência sabe que ainda está limitada na sua abrangência universal e a sua grande meta é atingir o conhecimento global do chamado “Campo Unificado das Energias do Universo!

 Dessa mesma força universal, destaca-se a energia criadora que assumindo várias formas através da modelação da matéria vai ocupando posições próprias dando início à Ordem saída do Caos na respetiva formação do Universo, originando assim a transformação da matéria e a evolução da força, força esta que no planeta Terra assume a máxima expressão da Vida que é precisamente o ser humano na sua componente espiritual!

 

Quando combinamos a mecânica quântica com a teoria da relatividade, parece haver uma nova possibilidade em que o espaço e o tempo juntos poderão formar um espaço quadridimensional ou com mais dimensões!

Dimensões essas que à medida que vão regredindo na direção do ponto de origem dessa mesma força primeva vão-se tornando diáfanos em estados vibratórios cada vez mais subtis atingindo frequências fisicamente impensáveis! Na verdade quando a Ordem se começa a impor no Caos, significa que a partir da explosão primordial do “Big Bang”, diferentes fenómenos se começaram a operar ou seja: a transformação da matéria que na sua manifestação representa a formação de galáxias, estrelas e planetas e outros numerosos e diferentes corpos e acompanhando a transformação da matéria foi ocorrendo a Evolução da Força Criadora e donde brotou a Vida que numa forma tão exuberante e variada se manifestou e se manifesta no nosso pequeno planeta!

 Em termos dos princípios que orientam a transformação e a evolução poderemos comparar o ser humano a “um diamante em bruto”, onde a transformação se dedica em lapidar a matéria grosseira e a eliminar a sujidade enquanto a evolução vai descobrindo a beleza e o brilho daquele mesmo diamante, tornando-o numa joia bela e luminosa! O presente trabalho trata-se de uma simples e breve abordagem à Principiologia, a ciência que estuda os Princípios da Ordem Universal e assim, tudo indica de que se poderá tratar de um importante instrumento do pensamento humano e como Ciência de forma alguma nunca estará dependente de qualquer ramo religioso ou filosoficamente sectário, mas sim sempre dependente da descoberta, compreensão e conhecimento das realidades do Universo, o que na verdade como ciência vai ser um fator determinante e definitivo para a solidariedade e união dos diferentes povos que formam a nossa Humanidade orientados para uma integração perfeita e comum e irmanados no verdadeiro conhecimento sobre si próprios ou seja: donde vimos; quem somos; porque cá estamos e afinal para onde vamos?

A questão que nos foi levantada deve-se a uma realidade que ao longo da História da Humanidade se tem vindo a manter, onde os dois polos – o Trabalho e o Capital, se têm vindo a confrontar umas vezes de forma violenta, outras seguindo uma via considerada democrática! Esta mesma e importante questão passa basicamente pelo posicionamento do cidadão comum e toda a evolução da Humanidade passa pelo desenvolvimento e esclarecimento conscientes desse mesmo cidadão comum!

 Naturalmente que todos os tipos de organizações sejam políticas ou económicas estarão sempre dependentes do um maior ou menor grau de influência por parte do cidadão comum!

No paradigma da Humanidade destaca-se a evolução e a Ciência da Antropologia embora de forma limitada permite-nos ter um vislumbre do que seja efetivamente a ação da vida neste pequeno planeta que se chama Terra! Portanto, a ação que tem vindo a decorrer ao longo dos séculos, traduzida por constantes e violentos embates entre seres humanos, na verdade trata-se de um mecanismo de natureza evolutiva que fundamentado no sofrimento, nos encontros e desencontros da vida, é o fator básico para que os seres humanos através da tentativa e do erro, vão adquirindo conhecimentos que por sua vez vão ter uma ação direta na moldagem física, psíquica e espiritual na personalidade humana, levando a experimentar situações que começam com sentimentos diversos e primários, desde o ódio, a maldade, a crueldade, a ganância, a inveja, experimentando sentimentos grosseiros que no decorrer da sua vivência física vão passando por múltiplas e extremas situações que lhe trazem grande sofrimento e é precisamente esse mesmo sofrimento que leva o ser humano a raciocinar, aprendendo sobre o que está certo e o que está errado, levando-o ao longo de milhares de reencarnações em corpo físico, as quais se irão projetar por milhares de anos, começa espiritualmente a evoluir e a transformar aqueles seus primeiros sentimentos primários e grosseiros em novos sentimentos mais sublimados onde o amor, a amizade, a coragem, a ternura, a tolerância começam a aflorar na alma humana!

E aqui chegamos ao grande paradigma da razão da existência do Universo, pois, uma das importantes partes desse mesmo paradigma chama-se Transformação, mas a outra não menos importante chama-se Evolução e daí a existência de um determinismo universal! Agora no Século XXI, o ser humano dispõe já de um conhecimento do Universo suficientemente amplo e profundo que lhe vai permitir conhecer de uma forma clarividente os porquês sérios da Vida, da sua própria existência e a razão fundamental do que seja a Força Criadora, a Inteligência Universal ou exatamente o que representa verdadeiramente Deus! Nunca estivemos sós ao longo das lentas, difíceis e dolorosas épocas que o Tempo no decorrer de milhões de anos foi marcando.

O grande filósofo grego Sócrates proclamava: “ Ó homem Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses”. Hoje, dispomos desse mesmo conhecimento, e reconhecemo-nos que na realidade os deuses somos nós quando espiritualmente esclarecidos sobre a constituição do Universo nas suas duas componentes – Força e Matéria, a primeira expoente máxima da vida inteligente da qual nós seres humanos fazemos parte como partículas de vida inteligente dessa mesma Força e finalmente a componente Matéria constituinte de todos os corpos existentes no Universo! De facto será na base destes conhecimentos

Há uma forma de pensamento que nos conduz efetivamente à evidência das realidades da VIDA existentes neste mundo material que se chama planeta Terra! Estamos de facto subordinados às leis da Natura e por essa razão a Ciência tem uma ação determinante na nossa forma de viver! É conhecendo o mecanismo das leis naturais que nós vamos compreender; respeitar e agir em completa harmonia com os condicionalismos físicos da matéria, da vida evolutiva do espírito e tomada de consciência com as realidades do Universo!

Há uma Ciência consubstanciada na educação científica da vontade que nasceu em 1910, na Europa em que os respetivos fundadores se foram inspirar nos ensinamentos que a Sabedoria do Antigo Egipto lhes transmitiu quando souberam traduzir os hieróglifos descobertos por si! Essa mesma Ciência nada tem a ver com qualquer tipo de religião ou misticismo, pairando muito acima das coisas comuns do mundo e essa mesma ciência está contida na “Palavra Perdida”!

Sendo uma criação gerada pela imaginação do Homem, enquanto a Espiritualidade A Espiritualidade é um atributo próprio do espírito humano, pois a religião faz parte do próprio desenvolvimento intelectual, emocional e espiritual que caracterizam o crescimento natural do ser humano


O Erro da Ciência Sobre a “Matéria Escura” do Universo


Perante a pergunta sobre as últimas investigações científicas realizadas no campo da Física Quântica Dan Baker encolheu os ombros indagando: Estará certo? Em resposta o professor Newton lembrou:- Deveis lembrar-vos dos importantes estudos realizados pelo conhecido cientista britânico de nome Paul Dirac que nos seus últimos de vida viveu nos Estados Unidos e ali desenvolveu importantes trabalhos em 1926, sobre uma versão da Mecânica Quântica que incorporava a Mecânica Matricial de Werner Heisenberg com a Mecânica Ondulatória de Erwin Schôdinger num único formalismo matemático. Dirac em 1928 desenvolveu a chamada Equação de Dirac, que descreve o comportamento relativístico do eletrão, tendo essa mesma teoria levado Dirac a prever a existência do positrão, a antipartícula do eletrão. Paul Dirac, juntamente com Erwin Schôdinger, em 1933 recebeu o Prémio Nobel da Física. Dirac nasceu em 1902 e veio a falecer nos Estados Unidos em 1984.

Carlos Newton prosseguiu no seu esclarecimento: - Graças aos trabalhos de Dirac que os atuais investigadores, principalmente na NASA fizeram importantes descobertas relativamente às ligações existentes entre a Antimatéria e matéria escura (energia escura) Igualmente os cientistas concluíram que a chamada “matéria escura” ocupa no espaço cósmico uma área superior à matéria por nós conhecida e que forma galáxias, estrelas, planetas e todos os demais corpos siderais como nuvens de gases, asteroides, cometas, etc., etc.!
 

Contudo, é importante destacar os trabalhos desenvolvidos por Kip Thorne, notável investigador na área da Física, nascido nos Estados Unidos em 1940 e que inspirado nos trabalhos de Schwarzschild sobre “os buracos de minhoca” ou “Ponte Einstein-Rosen”, tendo Kip Thorne imaginado a possibilidade da existência de um”wormhole transitável” na “garganta” de um Buraco Negro e aberto com “matéria exótica” (matéria que possui massa/energia negativa).

 

Entretanto, em parceria com outro cientista de nome Michel Morris, investigador da Universidade de Minnesota, idealizaram a “Fenda Espacial Morris-Thorne” como sendo um “wormhole” um “túnel” pelo “continuum espaço/temporal” que pode ser transformado em uma máquina do tempo e finalmente e já muito recentemente o ainda chefe da equipa de cientistas do Centro Espacial Kennedy, Joseph Walker, tem vindo a dar prosseguimento aos trabalhos de Kip Thorne, tendo a NASA, conseguido alcançar várias etapas de importantes desenvolvimentos da velocidade superior à velocidade da luz, designada por superluminal alcançada na base das “Ondas Gravitacionais” provocadas pela presença, principalmente, por corpos siderais de grandes dimensões! Aqui Carlos Newton suspendeu a já longa e importante exposição e encaminhou-se na direção de um quadro negro embutido numa das paredes da sala onde estava a ser realizada naquele momento a reunião e pegando num lápis de giz desenhou um quase perfeito círculo exclamando: - Vejam Companheiros! Trata-se de uma pirâmide hexagonal que geometricamente é um polígono regular que corresponderá à configuração da futura nave interestelar com velocidade superluminal a “Odysseus” e na qual uma equipa de cientistas irá deslocar-se junto do sistema estelar binário – T. Pyxidis para ali poder observar o grau de evolução das atividades de ambas as estrelas e suas possíveis consequências, caso uma delas venha a implodir ou a transformar-se numa supernova!

Nesta extraordinária viagem a NASA está contando com a colaboração dos Mestres Zoistas! De facto o nosso ISEA vai ter uma missão assaz importante neste notável empreendimento da NASA. Aqui Carlos Newton fez uma pequena pausa e respirando fundo prosseguiu na sua exposição.
 
 Caros Companheiros naturalmente sabemos que a Ciência na sua atualidade está contribuindo para uma falsa teoria no que diz respeito à origem e natureza da chamada “matéria escura” que nada tem de matéria e muito menos ser escura! Efetivamente e no plano científico a Ciência apenas acertou num princípio que está relacionado com a existência daquela no Universo e que constitui cerca de 95,1% do conteúdo total da massa-energia universais! De facto a sua presença poderá ser inferida a partir dos efeitos gravitacionais sobre a matéria visível como estrelas, galáxias, planetas e aglomerados de galáxias! Quanto ao resto trata-se de falsas especulações científicas! Na verdade essa mesma forma de energia universal prende-se com o Alfa e Ómega universais ou seja com a transformação da matéria e a evolução da Força (energia). De facto poderemos admitir que os 4,9% restantes dessa mesma massa-energia compreendem já os resquícios materiais na organização do próprio Universo na fase final da sua formação! Esta afirmação de Carlos Newton não surpreendeu os presentes uma vez que todos eles eram Mestres do Silêncio, dispondo do pleno conhecimento sobre as formidáveis energias de ordem superior que estavam presentes na realidade universal. Carlos Newton prosseguiu agora com uma conclusão ainda mais surpreendente: - 

Certamente que todos nós sabemos de que a Ciência através da investigação da Física Quântica está abeirando-se sem ter a consciência de que se encontra na periferia dessa parte misteriosa do Universo que é precisamente a “energia ou matéria escura” que contém a “Causa Primordial” da razão da existência do próprio Universo que é precisamente a componente energética espiritual que na sua mais grosseira manifestação está traduzida nas famosas “ondas gravitacionais” de que fala o cientista Kip Thorne ” forças definidoras e dominadoras de tudo quanto existe!

Certamente que poderemos concluir que o relativo universo material (4,9%) ao qual pertencemos é efetivamente a ultima fronteira da transformação da matéria e da evolução da Força esta última sob as suas diferentes formas de energias vibratórias mais físicas, etéricas e menos ou mais espirituais! Realidades tais que todas ou quaisquer religiões antigas ou atuais nunca conseguiram explicar com exceção da Ciência que de forma lenta, incerta e sinuosa se vai apercebendo aos poucos e poucos podendo vir a concluir ainda que num futuro incerto de que a “morte não interrompe a Vida e a Vida existe fora da Matéria! É possível que estejamos já na fronteira de um Universo totalmente diferente e desconhecido ao qual a Ciência no presente está denominando de “Matéria Escura” que nada tem de matéria e muito menos ser “escura” tratando-se sim de um incomensurável oceano de luz e de energia onde se situam um número infinito de dimensões e nele coabitam vidas inteligentes altamente evoluídas espiritualmente! A Ciência chama a essa parte do Universo (cerca de 95,1% da sua totalidade de ” matéria escura” nada mais errado uma vez que para nós seres humanos envolvidos pela matéria grosseira a nossa capacidade sensorial não nos permite distinguir essa beleza de luz simplesmente assombrosa e indefinível e apresentando-se a mesma perante o nosso olhar ignorante e grosseiro como sendo “escuro e indefinido!”

 
Temos em nosso poder um exemplar em DVD do filme "Lucy". Trata-se de um filme extremamente interessante devido à sua componente científica e especulativa onde é posta a questão da Vida em termos de Imortalidade ou reprodução e a Natureza ao optar pela via da reprodução celular aparentemente está abdicando da Imortalidade!


Aqui é levantada uma grande questão filosófica da imortalidade ou da reprodução da Vida.

De forma especulativa poderemos admitir o seguinte: - Que a morte não interrompe a Vida e que a Vida existe fora da Matéria e daí poderemos deduzir de que nós somos imortais em termos de energia - força - espírito e que somos reprodutivos em termos de Matéria e aqui leva-nos a outra conclusão: se somos simplesmente imortais não temos acesso à evolução porque neste caso o Universo seria simplesmente estático e não havendo movimento nele não poderiam ocorrer "mudanças" e consequentemente não seria possível a existência do "Caos" e no seio deste o surgimento da Ordem geradora da Evolução!

 

Para evoluirmos teríamos que nos reproduzir biologicamente, o que iria implicar movimento e consequentemente - dinâmica ou por outras palavras  ser-nos-íamos permitido concluir que no Universo operam-se os seguintes movimentos universais:


Evolução da Força e transformação da Matéria

 

Eis, pois, uma convergência para um novo conceito da Vida absolutamente independente das religiões e fundamentado simplesmente no pensamento filosoficamente científico e interventivo e se já somos imortais e se queremos evoluir a partir de uma simples célula temos que nos reproduzir e daí como causa primordial a expansão do Universo.


A nossa evolução é processada através de várias reencarnações ou vidas sucessivas na base da vivência em novos e diferentes corpos de matéria organizada sendo mantida a nossa essência própria como vida inteligente (imortalidade) e através da tentativa e do erro vamos adquirindo experiências e conhecimentos e evoluindo num sentido lato, cósmico acompanhando sempre o próprio movimento expansivo do Universo!


Jacinto Alves, escritor e ensaísta, autor dos livros:- "Operação: Quinto Império (Editora Ecopy/Porto) e " Ensaio Sobre a Doutrina do Quinto Império" (Chiado Editora). Em preparação - o romance iniciático - "Num Dia do Amanhã".

 

 

 

domingo, 10 de janeiro de 2016




IMORTALIDADE OU REPRODUÇÃO?

Temos em nosso poder um exemplar em DVD do filme "Lucy". Trata-se de um filme extremamente interessante devido à sua componente científica e especulativa onde é posta a questão da Vida em termos de Imortalidade ou reprodução e a Natureza ao optar pela via da reprodução celular aparentemente está abdicando da Imortalidade!


Aqui é levantada uma grande questão filosófica da
imortalidade ou da reprodução da Vida.

De forma especulativa poderemos admitir o seguinte: - Que a morte não interrompe a Vida e que a Vida existe fora da Matéria e daí poderemos deduzir de que nós somos imortais em termos de energia - força - espírito e que somos reprodutivos em termos de Matéria e aqui leva-nos a outra conclusão: se somos simplesmente imortais não temos acesso à evolução porque neste caso o Universo seria simplesmente estático e não havendo movimento nele não poderiam ocorrer "mudanças" e consequentemente não seria possível a existência do "Caos" e no seio deste o surgimento da Ordem geradora da Evolução!

Para evoluirmos teríamos que nos reproduzir biologicamente, o que iria implicar movimento e consequentemente - dinâmica ou por outras palavras ser-nos-íamos permitido concluir que no Universo operam-se os seguintes movimentos universais:


Evolução da Força e transformação da Matéria!

Eis, pois, uma convergência para um novo conceito da Vida absolutamente independente das religiões e fundamentado simplesmente no pensamento filosoficamente científico e interventivo e se já somos imortais e se queremos evoluir a partir de uma simples célula temos que nos reproduzir e daí como causa primordial a expansão do Universo.

A nossa evolução é processada através de
várias reencarnações ou vidas sucessivas na base da vivência em novos e diferentes corpos de matéria organizada sendo mantida a nossa essência própria como vida inteligente (imortalidade) e através da tentativa e do erro vamos adquirindo experiências e conhecimentos e evoluindo num sentido lato, cósmico acompanhando sempre o próprio movimento expansivo do Universo!

Jacinto Alves, escritor e ensaísta, autor dos livros:- "Operação: Quinto Império (Editora Ecopy/Porto) e " Ensaio Sobre a Doutrina do Quinto Império" (Chiado Editora). Em preparação - o romance iniciático - "Num Dia do Amanhã".


 

          UMA ESTRATÉGIA GEOPOLÍTICA, SOCIAL E ECONÓMICA
                                          PARA PORTUGAL

Portugal desde o 25 de Abril de 1974 nunca conseguiu definir uma estratégia geopolítica e económica realista e objetiva e que fosse ao encontro de facto do seu verdadeiro rumo histórico! Numa primeira ilusão virou-se integralmente para a Europa com a convicta intenção que ali iria encontrar a solução definitiva de todos os seus problemas, necessidades e ambições. Falsa verdade que levou Portugal a afastar-se da sua verdadeira vocação atlântica e universalista! Na verdade, nós, Portugueses temos maiores afinidades com os asiáticos, com a América Latina e com os africanos que com quaisquer outros europeus nomeadamente com os povos do Norte da Europa, onde verdadeiramente está o poder do dinheiro ou pelo menos onde se situam os ramos ou braços de maior influência do neoliberalismo e onde naturalmente a América do Norte ocupa um lugar predominante a nível mundial!


Os Sábios do Sião estão perdendo o poder no Mundo!

Face às ocorrências que consideramos avançadas e evolucionárias que estão sendo operadas na Grécia e muito proximamente em Espanha e poderemos igualmente admitir que em Portugal, França, Itália e outros países mais a Sul da Europa o “ Dia Nascente da Cidadania e do Cidadão virá a ser a grande realidade do Século XXI, tendo já despontado esse dia na manhã do Dia 25 de Janeiro de 2015, na cidade de Atenas nas eleições legislativas da Grécia.


Efetivamente os Sábios do Sião estão perdendo o Poder no Mundo! Num artigo meu publicado no semanário O Regional, de S. João da Madeira em 2013 sob o título: - É preciso contrariar os Desígnios contidos nos Protocolos dos Sábios do Sião, onde foram feitas algumas afirmações e chamadas de atenção para aquele mesmo poder totalitário que domina o planeta através dos chamados mercados especulativos financeiros, sendo necessário contrariar os desígnios secretos e maquiavélicos contidos nos famosos Protocolos dos Sábios do Sião, nos quais a Alemanha se faz representar amplamente e que o catual governo português é seu fiel e obediente seguidor, triste realidade que só envergonha Portugal e os Portugueses! Ao utilizar o nosso Povo como uma cobaia em nome de experiências neoliberais na obscura intenção de atingir determinados fins designados economicamente ideológicos!

A economia neoliberal precisa de ser contrariada vindo a ter como opositora uma nova ideologia que acteu simultaneamente nos campos económico, social, político e espiritualista e essa mesma ideologia está materializada na Doutrina do Cooperativismo agora consubstanciada na denominação de Doutrina da Cidadania Social que o livro Ensaio Sobre a Doutrina do Quinto Império – Uma Nova Perspetiva Social”, publicado em 2013 pela Chiado Editora que pela sua simplicidade encerra um importante espírito humanista e universalista, onde a riqueza das nações poderá ser distribuída de uma forma mais direta, geral e equitativa


A Doutrina do Cooperativismo é a única força ideológica!


Pensamos que a Doutrina do Cooperativismo que conjuntamente com os sectores público e privado está igualmente contemplada na Constituição da República portuguesa é agora nos inícios do Século XXI, a única força ideológica que poderá fazer frente ao neoliberalismo e ao neocolonialismo comandados por uma Alemanha agora Século XXI apoiada pelos seus naturais aliados os especuladores financeiros internacionais posicionados estrategicamente em diferentes países, nomeadamente nos Estados Unidos.

O movimento cooperativista desde o seu princípio (1843) vai encontrar em Pierre-Jean Proudhon (1808-1865) que exerceu uma forte influência no referido movimento cooperativista a partir do Século XIX, Proudhon, era chamado por Marx e seus seguidores de socialista utópico, no entanto, o próprio Proudhon, nunca aceitou tal designação, no entanto, considerava-se anarquista ao valorizar e defender a liberdade individual dos seres humanos, sendo essa liberdade um processo natural do desenvolvimento e evolução da sociedade humana.

O movimento cooperativista desde o seu princípio pode ser considerado uma forma de reação dos trabalhadores ao sistema capitalista e seus processos produtivos. Os precursores do cooperativismo prospetaram uma sociedade mais justa e igualitária em que a organização e sistematização do trabalho estariam com pressupostos valorativos, divergentes do modo de produção capitalista;

De facto os integrantes daquele movimento foram considerados Socialistas Utópicos por terem elaborado um projeto transformador da sociedade burguesa, sem o reconhecimento da necessidade de ser feita uma transição através da luta de classes e consequentemente o referido processo realizar-se de forma gradual, objetiva e pacífica. Tratava-se de um novo modelo social baseado na convivência harmoniosa e não na competição e acumulação capitalista!

A realidade existente agora no segundo decénio do Século XXI é nova e diferente em relação à ocorrida na primeira metade do Século XIX e ao que os trabalhadores na sua luta incansável contra o domínio e exploração do Capitalismo utilizaram diferentes armas ideológicas, tais como: o socialismo utópico; o socialismo associativo e cooperativista que acabou por fomentar o movimento operário para a prática concreta do cooperativismo;


As relações entre Trabalho/Capital sofreram profundas alterações


Agora no Século XXI a relação Trabalho/Capital, sofreu profundas transformações em que efetivamente o Capital já não tem o domínio total do conhecimento e da tecnologia uma vez que o Trabalho domina já perfeitamente aqueles componentes, diremos mesmo que os trabalhadores ao desenvolverem uma nova organização social, laboral e tecnológica fundamentada em quatro pilares, a ver: - A Solidariedade; a Cooperação; a Sobriedade e a Espiritualidade estarão a contribuir definitivamente para a formação de uma nova sociedade, onde praticamente no campo material estarão em pé de igualdade com o Capital e já posicionados numa fase superior da evolução humana e aqui o Socialismo tem uma forte componente decisora através de um Cooperativismo objetivo, lúcido e avançado!


A
Doutrina do Cooperativismo é independente, própria e inovadora!


Historicamente sabe-se que a filosofia do Cooperativismo poderá ter algumas afinidades com alguns ramos do socialismo, mas nos seus fundamentos trata-se de uma ideologia que tem como suporte um pensamento próprio e independente funcionando naturalmente na sua base estrutural, histórica, social, espiritual, científica e económica. Que respeitando o livre arbítrio humano ou seja a livre iniciativa procura no entanto uma base de entendimento que irá levar o ser humano a refletir procurando conhecer-se de forma profunda e consciente sobre a sua realidade formada por corpo e espírito e da importância da sua existência e relação íntima com a realidade do Universo.

Sem dúvida de que o Partido Socialista agora alinhado com outros ramos da Esquerda Portuguesa e assim como com importantes áreas do centro-direita português tem agora uma oportunidade única em avançar com a implementação e desenvolvimento do cooperativismo em Portugal por se verificar que vários milhões de portugueses encontram-se presentemente num estado de pobreza e dependência confrangedores. É agora o momento certo para que o Partido Socialista deva assumir-se como um grande Partido Político capaz de libertar Portugal da teia insidiosa e dramática em que o anterior governo português formado por uma maioria representada pelo PSD e CDS, afundou os Portugueses tendo naturalmente a conivência e apoio do Presidente da República, o qual no presente e de forma alguma poderá ser o presidente de todos os Portugueses!

Jacinto Alves, ensaísta e autor dos livros “Operação: Quinto Império (2010- Editora Ecopy) e “Ensaio Sobre a Doutrina do Quinto Império - Uma Nova Perspetiva Social” (2013- Chiado Editora). Estando igualmente para futura publicação o seu, terceiro livro – “ Num Dia do Amanhã,” tratando-se de um romance iniciático que vai completar a trilogia literária – “Reflexões Sobre a Doutrina do Quinto Império” realizada pelo autor.




 

terça-feira, 5 de janeiro de 2016


                           Não Vamos Converter o Cidadão Comum                                      
                                   Num Monge Cavaleiro

Os conceitos de cooperativismo e de cooperação são efetivamente distintos, mas na realidade complementam-se distribuindo-se noutros novos conceitos ligados ao humanismo; universalismo; evolucionismo; municipalismo e ecologismo; democracia representativa e participativa e nesta  nova perspetiva os conceitos de universalismo; humanismo e evolucionismo estão por sua vez relacionados com concepções associadas ao espiritualismo e espiritualidade humanas, tendo como bases a defesa do princípio da Evolução fundamentada na reencarnação ou nas vidas sucessivas, onde e nos planos racional e científico fica provado de que a Morte Não Interrompe a Vida e a Vida Existe Fora da Matéria!

 A Doutrina da Cidadania Social vai-se inspirar efetivamente em todos aqueles esquemas ideológicos que a própria Filosofia ao longo da História da Humanidade tem vindo a desenvolver. Aqui e objetivamente teremos de juntar àqueles diferentes conceitos um fator de ordem básica que é precisamente a Ciência representada por todos os seus ramos científico e técnicos e à Ciência deverá ser junta a própria História particularizando ou generalizando os diferentes e imensos eventos ocorridos ao longo da vivência humana neste planeta, devendo ser os mesmos estudados e comparados e daí extraírem-se as devidas ilações para utilização e benefício da Humanidade!
                                                                                                                              

A forma institucional da Doutrina da Cidadania Social irá sempre ao encontro de propostas vindas tanto das esquerdas como das direitas do leque alargado do espetro político que visam fundamentalmente o bem-estar e o desenvolvimento de uma dada comunidade regional, nacional ou internacional. Na sua componente ideológica e a par das diferentes propostas apresentadas aquela igualmente defenderá sempre a implementação e desenvolvimento de todas as iniciativas e empreendimentos que visam a prática de uma doutrina cooperativista e cooperante ou seja: o cidadão poder exercer democraticamente a sua Acão de cidadania social e onde o Voluntariado assume uma posição de relevância social!                                                                                                                                   

Fundamentados nestes mesmos princípios orientadores da Doutrina da Cidadania Social, teremos toda a vantagem em corporizar a sua natureza e estrutura num “Movimento Cívico”, no qual se poderão associar pessoas verdadeiramente interessadas em “cooperar” para a criação de uma nova ordem económica e social que possa vir a ser a pedra basilar de uma sociedade verdadeiramente espiritualista, solidária e empenhada no desenvolvimento de novos valores para o progresso material e espiritual da Humanidade!

 

Objetivamente a Doutrina da Cidadania Social materializada no MCPC - terá como colunas mestras o estudo inspirador e norteador do Racionalismo Cristão; o estudo e prática dos princípios contidos no Zoismo – Educação Científica da Vontade e finalmente o estudo e aprofundamento da doutrina cooperativista que António Sérgio tão ativamente defendeu!


Outras disciplinas, tais como: o municipalismo; a ecologia; a democracia representativa e participativa, nomeadamente esta última deverão ser objeto de um estudo, aprofundamento e desenvolvimento importantes, pois, obviamente como uma das componentes ideológicas principais do M.C.P.C. será implementação da “democracia participativa”!
 

Certamente que agora no Século XXI, não vamos converter cada cidadão nacional num monge cavaleiro, sujeito a duras regras de conduta moral e material, mas esse mesmo novo cidadão terá que assumir uma nova postura perante a nova sociedade que se avizinha e essa mesma nova postura terá de passar por uma autodisciplina moral e material; pela defesa dos verdadeiros valores assentes na espiritualidade humana; por uma conduta sóbria quando relacionada com consumismos desregrados; pelo desenvolvimento de um sentido de solidariedade mais forte e sincero; no desenvolvimento do espírito de empreendedorismo e abdicação das riquezas e luxos fáceis que o capitalismo desumano de uma maneira tão insensível e frenética tem vindo a provocar na Humanidade!
                                                                                                                                      

Eis, pois de uma forma simples o novo modelo do cidadão do Quinto Império que embora não assuma a figura do monge cavaleiro que caracterizou a Ordem de Cristo, nos Séculos XIV; XV e XVI, mas sempre assumindo um espírito de missão, podendo ser considerado um Cavaleiro Defensor do Quinto Império, sempre virado para a prática do bem comum e para o progresso da Humanidade no seu sentido mais lato!
 
Jacinto Alves, escritor ensaísta