O LABORATÓRIO TERRESTRE

É fascinante observar esse imenso laboratório que é o planeta Terra, onde uma infinidade de experiências vão sendo realizadas a um nível hiper simplesmente incrível ! E todos esses múltiplos acontecimentos se vão desenrolando no dia a dia ou a todo o instante das nossas curtas vidas físicas ! A imagem possível a ser criada poderá ser comparada a uma escada de Jacob que se vai estendendo na vertical na direcção do próprio Infinito e em cada degrau ocorrem eventos impossíveis de quantificar e qualificar  esses mesmos acontecimentos representam vidas humanas que se vão cruzando de forma sincronizado, pois tudo quanto existe no Universo e o próprio Universo está entrelaçado e hiperligado ! Não será em vão considerar como válida a Teoria do Caos - quando nos referimos ao "Efeito Borboleta" quando o agitar das asas de uma borboleta no hemisfério norte vai provocar uma tempestade no hemisfério oposto da Terra !
-
Daqui se infere que efectivamente no Universo não existe o ACASO, mas sim leis naturais que funcionam imutavelmente actuando sobre tudo quanto existe numa perspectiva universal e todas as coisas e seres a essas mesma leis estão sujeitos !
-
Esta nossa análise visa fazer uma comparação entre práticas políticas e religiosas existentes em diferentes culturas e civilizações, onde em algumas regiões da Terra a religião está separada da prática política, tal como sucede em diferentes países da Europa e das Américas, enquanto noutras regiões, principalmente em África e na Ásia, nos primeiros a democracia prevalece e os princípios da cidadania representam as colunas mestras de uma sociedade civilizada, onde a religião ocupa sempre um lugar secundário e chegando por vezes a ser esquecida, enquanto nos segundos a religião ocupa um lugar nuclear e determinante na conduta, maneira de ser  e de estar na vida tal como por exemplo sucede com o ISLÃO !
-
E facto extraordinário enquanto essas mesma sociedades onde imperam religiões similares com o ISLÃO, o progresso material e tecnológico está simplesmente ausente mantendo-se nessas mesmas sociedades hábitos de há 2000, 3000 anos ! No entanto em sociedades que tiveram as suas raizes na cultura helénica ou romana a chamada demcracia atingiu variadas formas de desenvolvimento ético, moral e político, ocorrendo naturalmente um esvasiamento ou até esquecimento notáveis na sua componentes religiosas ! Pensamos que a Ciencia Política no Ocidente nunca teve em consideração este importante fenómeno e as suas implicações na natureza humana !

Actualmente na Europa está ocorrendo uma crescente desacreditação dos políticos e dos partidos políticos e simultaneamente a degradação desses mesmos partidos políticos e o exemplo flagrante disso no tremenda queda da antiga União Soviética e o fracasso estrondoso do Comunismo e se a queda do Comunismo foi má então a derrocada do Capitalismo será muitíssimo pior !
-
E porquê ? Pergunta-se !  Na civilização que teve e tem como raizes o Cristianismo e devido à sua gradual abertura à conquista da liberdade e dignidade humanas, o direito à livre expressão do pensamento - exemplo: o renascimento europeu, face a superiores conceitos e princípios que Jesus, o  Cristo há 2000 anos soube infundir, importante parte da humanidade, nomeadamente a civilização europeia de forma lenta, dolorosa e difícil conseguiu atingir - a liberalização dos costumes e hábitos e formas de pensar e de encarar as realidades do mundo atingindo gradualmente um maior desenvovimento do pensamento racional e científico levou-nos à implementação de doutrinas positivistas, ligadas portanto ao racionalismo materialista e este ao consumismo que por sua vez estimulou novas doutrinas políticas, tais como: o comunismo e o capitalismo que na realidade são as faces da mesma moeda ! Com a prática daquelas duas doutrinas, foi a religião que mais foi atingida levando o ser humano a relegar esta e a preferir o conceito do TER em desfavor da prática do DAR ! Convém observar que nas sociedades em que predomina a religião do Islão, esta continua a manter uma forte presença e influencia na condução da vida geral e particular das pessoas, sendo efectivamente as normas religiosas que de uma forma imperativa regulam formalmente o pensamento e acção das sociedades envolvidas.
-
Face ao avanço da Ciência política há possibildades de se desenvolver uma análise estatística e comparativa sobre os diferentes políticos; políticos/religiosos que ao longo da História da Humanidade que remonta a muitos milhares de anos poderemos retirar importantes conclusões no sentido de ser humano apurado qual o tipo mais conviniente e equilibrado que dê sustentação e continuidade em termos evolutivos a uma dada sociedade, sendo o ideal criar um sistema político/económico que contemple e preencha n a verdade as reais necessidade da espécie humana no sentido de atingir uma ordem de perfeição que satisfaça e respeite o imperativo das leis naturas que regem o Universo. Exemplo: enquando a democracia em termos económicos é altamente desenvolvida no plano material, carece profundamente de uma base religiosa/espiritualista, estando na realidade numa proporção - economia/democraia com um valor de 8 - sociedades do mundo ocidente; enquanto em sociedade de base religiosa esse mesmo valor passa para 80, o que representa respectivamente os extremos da mesma realidade excesso de democracia/materialismo 80; excessos de religião 80. Seria interessante distribuir aqueles dois extremos - democracia/religião para
40 = 40, teríamos encontrado a sociedade humana perfeita, o que significaria fnalmente que o ser humano atingira finalmente a fase ideal da evolução espiritual, sendo-lhe permitido conhecer e compreender o mecanismo das leis naturais e universais e inserindo-a nas linhas evolutivas correctas, permitindo-lhe uma nova fase da evolução espiritual e universal !