sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A Escola Científica do Racionalismo Cristão - RC

"ORDO AB CHAO - A Ordem saída do Caos "

É na base da análise histórica que o investigador vem a descobrir importantes pistas que o irão conduzir a resultados surpreendentes. No caso específico do Espiritualismo Racional e Científico, cuja fundação e codificação remonta ao ano de 1910, do Século XX, vamos encontrar um notável pesquisador das coisas relacionadas com o mundo espiritual, ou seja: - a busca do conhecimento do lado oculto da Vida - Luís de Mattos, foi esse importante e decisivo investigador na descoberta da realidade espiritual do Homem;

Há efectivamente um aspecto importantíssimo a esclarecer, segundo a nossa perspectiva pessoal que é o seguinte: De facto para que o Espiritualismo (há na história da Humanidade vários e diferentes ramos do Espiritualismo) seja realmente racional e científico terá que passar pelo filtro de determinadas condicionantes - ou seja: respeitar o que determina de facto para que a cência seja considerada Ciência - isenta de religiosidade e de qualquer tipo de misticismo e apenas predominar no seu desenvolvimento natural o factor espiritualidade - ora o Racionalismo Cristão preenche de forma magistral todos os requisitos que a própria Ciência exige de si própria para que seja efectivamente Ciência. O estudo, análise, a investigação e a prática do raciocínio seja ele intuitivo ou analítico, preferentemente a utilização de ambos quando nas circunstâncias apropriadas. Na realidade o Racionalismo Cristão não pode ser considerado uma Ciência, mas sim um Movimento Doutrinário - uma Doutrina Filosófica e Espiritualista de base científica, tornando-se urgente a criação de uma Ciência que estude aquela Doutrina, eis a razão da existência da Escola Científica do Racionalismo Cristão !

Luís de Mattos que emigrara para o Brasil ainda muito jovem, (aos 13 anos de idade) era oriundo de Trás-os-Montes, tendo nascido na então Vila de Chaves, hoje cidade. Luís de Mattos foi um notável homem de negócios e um defensor do Abolicionismo, filantropo e brilhantes investigador das questões relacionadas com a vida espiritual do ser humano. Dotado de uma grande sensibilidade intuitiva e portador de uma cultura profunda e ecléctica, o Fundador e Codificador do Racionalismo Cristão, além das suas importantes e decisivas investigações pessoais, estudou atentamente os trabalhos de António Pinheiro Guedes e de outros não menos importantes investigadores e pensadores, tais como: Paul Gibier (Análise das Coisas); Visconde de Sabóia (A Vida Psíquica do Homem); Alberto Seabra, autor das obras: (O Problema do Além e do Destino; a Alma e o Subconsciente e Fenómenos Psíquicos). Poderemos apontar outros Mestres que Luís de Mattos, estudou: - Conde de Rochas; Gabriel Délanne, no seu livro - "Evolução Anímica; Lombroso; Charles Richet; Prentice Mulford com a sua extraordinária obra - "As Nossas Forças Mentais"; Henry Durville e tantos outros e notáveis investigadores, entre os quais poderemos destacar Descartes, o Pai da Filosofia Moderna. Igualmente a filosofia que corporiza o Racionalismo Cristão é inspirada nas correntes filosóficas pertencentes a Krisna, na Índia que 3000 anos antes de Cristo, já proclamava a existência da Inteligência Universal (Deus), sustentando a imortalidade da alma e a sua evolução através de múltiplas reencarnações; Hermes asseverava no Alto Egipto muitos milénios antes da era cristã - que a Inteligência Universal é a única Força Criadora de tudo quanto existe no Universo. Mais tarde os gregos Pitágoras, Sócrates e Platão, fizeram interessantes dissertações a respeito da imortalidade da alma e da sua reencarnação neste planeta escola que se chama Terra para finalmente se chegar aos ensinamentos de Jesus, o Cristo, onde o Racionalismo Cristão definitivamente foi buscar os seus mais elevados princípios espirituais.

Desde 1910, data em que foi fundada e codificada a Doutrina Racionalista Cristã, representou a 1ª. fase da implantação daquele movimento espiritualista; uma segunda fase obedeceu à sua expansão e consolidação a nível planetário, trabalho hercúleo desenvolvido pelo sucessor de Luís de Mattos, António Nascimento Cottas, igualmente português e oriundo de Trás-os-Montes. O sucessor de António Cottas é no presente o emérito brasileiro - Dr. Humberto Machado Rodrigues, Presidente Perpétuo da Casa Chefe do Racionalismo Cristão, no Rio de Janeiro - Brasil que de uma forma abnegada tem vindo a dar continuidade à divulgação e expansão no mundo do Racionalismo Cristão sendo coadjuvado pelo Presidente, em exercício, Sr. Gilberto Silva, ilustre cidadão brasileiro de superior intelectualidade e fina sensibilidade, activo e empreendedor.

Levando-se em consideração de que Luís de Mattos, nas suas pesquisas para chegar ao conhecimento mais profundo e exacto na realidade espiritual de que faz parte o ser humano, procurou aplicar algumas reflexões e estudos de todos aqueles pensadores e investigadores já referidos, os quais, de facto foram igualmente cabouqueiros da Verdade. A 3ª. Fase de desenvolvimento do RC, agora e no início do Século XXI, poderá ser representada pela "Escola Científica", cujo objectivo e acção será dar continuidade ao trabalho doutrinário desenvolvido pelo Racionalismo Cristão nestes últimos 99 anos.

Actualmente em Portugal e no Brasil há já uma escol de investigadores - no Brasil: - a médica Glaci Ribeiro da Silva, que no seu livro - "O Racionalismo Cristão e a Ciência Experimental " faz interessantes desdobramentos de carácter técnico sobre o RC; igualmente o escritor e investigador - Caruso Samel no seu profícuo trabalho - " A Harmonia Universal e a Evolução Espiritual", traça novas perspectivas no campo científico da Doutrina, portanto, não será despiciente afirmar de que de igual modo se está a iniciar também em Portugal a terceira fase do RC - a fase da "Escola Científica", pois, na verdade um já importante grupo de investigadores portugueses embora situados fora do movimento do RC, mas perfeitamente enquadrados na corrente do Espiritualismo a que os temos vindo a referir, ou seja na admissão tácita da existência do espírito e consequentemente admitindo cientificamente de que "existe um outro lado da Vida".

(Continua . . . )

2 comentários:

  1. Infelizmente, temos de concluir de que a componente científica actualmente não existe no Racionalismo Cristão ! Formalmente essa mesma base científica apenas se situa no tempo de Luís de Matos - 1910, sendo surpreendente que essa mesma base científica apenas se limita às próprias conclusões do Fundador e Codificador do Espiritismo Racional e Científico Cristão. A partir de 1910, o que foi feito em prol do desenvolvimento dessa mesma área até ao presente - 2010 ? Nada ! de Nada !

    ResponderEliminar
  2. simples . a maçonaria é uma comunidade paralelamente a outras, nomeadamente jovens que têm uma comunidade na belgica e é uma comunidade excluída da sociedade tradicional. nós temnos que dar as mãos e não escravizar os jovens sem recursos de empregos. JOVENS serão inimigos. eu comecei a ajudar á independência energética . O petróleo não gosta de concorrência, mas, as necessidades obrigam ao combate:
    https://plus.google.com/communities/113932584951030663517
    (Eu sou o fundador e nasci mason com demonstração pelo o trabalho que eu tenho feito, não necessito de medalhas e titulos que não correspondentes ao bom trabalho .PARA SER UM MASON, TEM QUE SE NASCER COMO UM MASON. . Pedro Lino

    ResponderEliminar