domingo, 15 de agosto de 2010

O ESPIRITUALISMO HUMANISTA E A SUA ORIGEM

Certamente que é com profundo pesar que nos vemos na necessidade de mudar parte do nome da nossa futura associação sem fins lucrativos - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira para Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Luíz de Mattos ! As razões apontadas prendem-se em pretender-se restaurar na sua autenticidade os ensinos do Mestre Luiz de Mattos, fundador em 1910, do Espiritismo Racional e Científico Cristão que agora nos inícios do século XXI se designa por Racionalismo Cristão. A doutrina que utiliza esta última designação verifica-se já não transmiter o pensamento original que o ilustre Português e Transmontado, pretendeu transmitir ao mundo. O Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Luiz de Mattos, pretende manter os superiores ensinamentos daquele insigne Mestre ! Razões que não pretendemos expô-las por serem demasiado dolorosas para aqueles que são estudiosos e seguidores do Espiritismo Racional e Científico Cristão. Consideramos que os actuais responsáveis pela Doutrina tanto no Brasil como em Portugal têm vindo a introduzir novas orientações, as quais se afastam dos princípios doutrinários transmitidos por Luiz de Mattos, verificando-se, nomeadamente na última edição do livro básico do Racionalismo Cristão - edição 44ª. profundas alterações se verificam, principalmente no primeiro capítulo da referida obra - Traços Gerais, onde o conceito desenvolvido sobre a natureza universalista do RC é completamente retirado.
-
 Com a publicação do romance histórico, iniciático e espiritualista - Operação Quinto Império, presta-se homenagem ao ilustre Português que foi o Padre António Vieira, defensor da criação do Quinto Império do Espírito bem patenteado na sua magistral obra -  História do Futuro - 1664, que serviu de base à elaboração daquele mesmo romance.
-
Por razões de ordem legalista não podemos utilizar o nome de Racionalismo Cristão, em Portugal, visto não aceitarmos as novas disposições impostas por aqueles mesmos responsáveis  nomeadamente brasileiros e por essa mesma razão no nosso país iremos dar prosseguimento à Doutrina fundada e codificada por Luís de Matos e Luís Alves Tomaz e consolidada por António do Nascimento Cottas numa nova base em conformidade com as leis portugueses  a Doutrina assumirá o nome de Espiritismo Racional e Científico Humanista ou  Espiritualismo da Humanidade ou simplesmente Espiritualismo Humanista ! O Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural com a nova designação  Luiz de Mattos, será o suporte e ponto de referência para o estudo, desenvolvimento daquela doutrina em terras lusitanas considerando-se o romance "Operação: 5º. Império", a rampa de lançamento que irá dar expressão e forma ao novo movimento espiritualista - denominado -Espiritismo Racional e Científico Humanista - ERCH cuja publicação está prevista para meados de Setembro do ano em curso - 2010.
-
O Espiritualismo Humanista, na realidade não pode ser considerado um movimento filosófico novo, pois ele tem a sua plena origem nos estudos realizados pelo ilustre Português Luís de Matos, tendo os referidos estudos em 1910 sido codificados e difundidos sob a forma de uma doutrina espírita de âmbito cristão, mas fundamentada numa forma racional e científica e por isso passou a ser conhecida por espiritismo racional e científico sendo complementado pela expressão - cristão ! Há novos aspectos a ressaltar e que nunca foram abordados seriamente pelos principais responsáveis daquele movimento espiritualista e espírita a partir da desencarnação do seu fundador Luís de Matos - 1926. Observando determinados aspectos que a doutrina ostenta - como por exemplo estar representado no exterior do edifício-sede no Rio de Janeiro à sua entrada e na sua parte superior um triângulo, tendo no seu vértice um sol expedindo os seus raios luminosos ! Que significa esta figura geométrica que pode ser simbólica ? E as quatro colunas que dão forma arquitectónica e que servem de base à entrada do edifício ? Que nós saibamos nunca foi dada ou feita uma interpretação oficial da arquitectura e elementos decorativos que compõem o referido imóvel ! Luís de Matos foi Maçom do 33º. Grau do Rito Escocês Antigo e Aceite - REAA, portanto atingiu o máximo grau que a Maçonaria confere aos seus obreiros. Torna-se evidente que a sua formação moral e intelectual tenha sofrido forte influencia da cultura maçónica. E esta se fez sentir fortemente nos seus escritos e desenvolvimentos filosóficos tendo daí resultados diferentes na própria fundação e codificação do Espiritismo Racional e Científico Cristão !

Num trabalho desenvolvido por Glaci Ribeiro da Silva ( Outubro de 2006) e publicado na Gazeta do Racionalismo Cristão, sob o título - A pré-história da Doutrina Racionalista Cristã, se verifica que Glaci Ribeiro da Silva se refere de maneira insistente e fundamenta as origens da Doutrina em filósofos e pensadores tais como: - Hermes e Krisna e ainda Sócrates e Platão e mais recentemente refere-se a António Pinheiro Guedes - ícone do Espiritismo Racional e Científico e autor da obra científica - Ciência Espírita e igualmente a um outro importante médico o  Dr. Alberto Seabra, autor de entre várias obras do livro " O Problema do Além e do Destino", tendo sido tais obras sempre e amiudamente citadas pelo Mestre Luís de Matos !

Face a todos estes elementos considerados históricos não compreendemos porque razão no livro básico da doutrina do Racionalismo Cristão - edição 44º. é pura e simplesmente no seu capítulo - Traços Gerais, omitidas tais referências que imprimiam ao Racionalismo Cristão na sua base doutrinária o conceito de Universalismo, o qual fundamenta a própria doutrina. Afinal quais são as raízes filosóficas e históricas do Racionalismo Cristão?  Gostaríamos que os seus responsáveis actuais respondessem a estas questões !
-
E para finalizar diremos que o Espiritualismo Humanista, segue com absoluto rigor os ensinamentos originais de Luiz de Matos, mas completando-o com a sua sua componente científica, a qual, infelizmente aquele Ilustre Português apesar dos seus esforços para tal não o conseguiu devido aos grandes e mesquinhos interesses que na sua época imperavam, o Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Luiz de Mattos pretende preencher precisamente esse vasio com elementos de ordem científica  tão necessários à existência da doutrina fundada e codificada por Luiz de Matos e Luiz Alves Thomaz e consolidada por António do Nascimento Cottas.

Sem comentários:

Enviar um comentário