terça-feira, 7 de setembro de 2010

É URGENTE REFUNDIR O RACIONALISMO CRISTÃO ?

O Faraó Egípcio Akhenaton, (3200 a.C)  teve alguma importância na formação das raízes históricas do Racionalismo Cristão ? Qual é a verdadeira e completa história da Doutrina Racionalista Cristã ? Será possível reconstituir historicamente a vida de Luis de Matos, principalmente no que diz respeito aos seus estudos e pesquisas que fez e que o levou a fundar uma doutrina como o Racionalismo Cristão ? São questões pertinentes que se levantam e que vêm levantar o "véu de Isis".
-
Uma primeira questão: alguma vez foi dada uma explicação sobre a origem do símbolo que está desenhado  na base superior do Edifício da Casa-Chefe ? Que é precisamente um triângulo, contendo no seu interior um disco solar que expele os seus raios luminoso ? No plano arquitectónico o edifício sede da Doutrina no Rio de Janeiro - Brasil, na sua frontaria apresenta quatro colunas que numa perspectiva simbólica representa a Cruz de Cristo virada para os quatro pontos cardeais ou fundamentais da Terra - Norte; Sul; Leste e Oeste o que nos transmite de imedito a ideia de Universalidade !  Terá o Culto do Espírito Santo alguma relação directa ou indirecta com o Racionalismo Cristo ? O bastão utilizado pelos presidentes no RC não é o equivalente ao malhete utilizado na Maçonaria pelos veneráveis mestres ?  Luís de Matos foi Maçom e detentor de Altos Graus ! Será que o Grau 18º.-  Cavaleiro Rosa-Cruz da Maçonaria Universal teve alguma influência na criação do Racionalismo Cristão ? E o Padre António Vieira com o seu Quinto Império ? A Cruz e a Rosa, são um símbolo bem representativo daquele que é o Patrono do Racionalismo Cristão - Padre António Vieira !
-

É mais do que provável de que o Racionalismo Cristão seja na realidade o Graal Espiritual da Humanidade e tal como o mito do Sebastianismo,  tem estado "encoberto" não só para a Humanidade, mas principalmente para os seus dirigentes, fenómeno que tem vindo a ocorrer a partir da desencarnação de António Nascimento Cottas. O Racionalismo Cristão aparenta estar envolvido por um denso nevoeiro, sendo apenas visto de forma encoberta e difusa nos seus contornos por esses mesmos dirigentes ! Nós citaríamos como Fernando Pessoa, em Mensagem:
-
..../ Nevoeiro
Ninguém sabe que coisa quer.
Ninguém conhece que alma tem,
Nem o que é mal nem o que é bem.
(Que ânsia distante perto chora ? )
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada inteiro.
Ó Portugal, hoje és nevoeiro . . .
É a hora !
-
Teremos que concluir de que relativamente ao Racionalismo Cristão há realidades que de uma forma obtusa e intencional nos tem sido negado conhecer ou então a realidade do Racionalismo Cristão é muito diferente daquela que nos últimos 30 anos nos têm vindo a impor !!!

Infelizmente nestes  últimos 30 anos passados, algo de diferente se tem vindo a verificar na condução geral da Doutrina, nomeadamente por parte de alguns responsáveis tanto no Brasil como em Portugal, que têm vindo a praticar uma política de exagerada centralização caracterizada por uma postura imobilista e acompanhada por "ruidosos silêncios" quando postas questões levantadas por militantes mais esclarecidos e observadores. Um exemplo poderá ser dado e que está bem patenteado na actual edição 44ª. do livro básico onde o primeiro capítulo Traços Gerais  foram eliminadas as explícitas citações de grandes filósofos da humanidade, tais como: Hermes; Khrisna; Jesus; Sócrates; Platão; Descartes; Gabriel Délanne; Alberto Seabra; Visconde de Sabóia e por aí fora com excepção de uma rápida citação sobre António Pinheiro Guedes e do seu livro Ciência Espírita, destacando-se especialmente a substituição da palavra sofrimento por outra de sentido completamente diferente - crescimento posta na irradiação A. Uma doutrina em que os seus principais dirigentes afirmam que o RC não é uma ciência; não é espiritismo; não é religião e acabando por suprimir no livro básico as bases  que definem e explicam a razão de ser do universalismo defendido por aquele. Então esta Doutrina o que é ? Basta dizer que é uma doutrina filosófica e espiritualista ?  Então quais são os fundamentos que a definem como filosófica e espiritualista ? Não tem raízes e não tem história ? Que nós saibamos não  há "EFEITOS SEM CAUSAS" !!!
-
É de extrema importância tentar reconstituir historicamente os passos dados por Luís de Matos, quando da sua tentativa de fundar uma doutrina como o Espiritismo Racional e Científico Cristão, hoje, denominado Racionalismo Cristão. A formação daquela Doutrina  deve-se basicamente aos trabalhos desenvolvidos pelo distinto médico brasileiro - António Pinheiro Guedes, trabalhos esses condensados no seu livro - Ciência Espírita ! Convém realçar de que o fundador e Codificador  do Racionalismo Cristão na elaboração do livro básico da doutrina racionalista cristã, no seu primeiro capítulo - Traços Gerais (Edição 19ª. - 1956), apresenta um grande desenvolvimento em termos científicos e doutrinários na composição e fundamentação do próprio Racionalismo Cristão podendo-se considerar que a Ciência Espírita serve de alicerce à criação do Espiritismo Racional e Científico Cristão, dando-lhe forma, consistência e objectividade !
-
Daí a razão classificativa de " Racional e Científico " ! Temos de reconhecer de que o Racionalismo Cristão nestes últimos 30 anos imobilizou-se por completo no seu desenvolvimento ! Não pode ser criticado o trabalho de António Nascimento Cottas, pois a sua maior preocupação foi consolidar financeiramente a Doutrina e simultaneamente expandi-la no mundo. Missão de crucial importância para a continuidade do Racionalismo Cristão no planeta. Já o seu sucessor - Humberto Machado Rodrigues é susceptível de fortes críticas ! Com razão ou sem razão é o autor directo do imobilismo e concentracionismo que a Doutrina tem vindo a  sofrer nestes últimos 30 anos !
-
Devido à nossa experiência pessoal de mais de 40 anos, ao longo desse tempo temos vindo a observar de que publicamente a Doutrina numa percentagem bastante significativa apenas tem tido a capacidade de atrair para a sua prática doutrinária indivíduos, regra geral humildes e oriundos de classes abaixo da média numa perspectiva social e cultural ! Porquê ? Porque razão a Doutrina não tem atraído  pessoas interessadas na investigação de questões sobre o estudo do espírito e da natureza humana ligados à Medicina; à Sociologia; à Psicologia ou às modernas ciências que estudam a Neuropsicologia ? António Pinheiro Guedes estava certo que o espiritismo é uma ciência profunda vasta e ecléctica. Convém investigar porquê !!!
-
Quando afirmamos da necessidade  de se refundir o Racionalismo Cristão, estamos dentro da realidade! Porque não tornar atractiva uma doutrina como o Racionalismo Cristão ? Tudo está na forma como tem sido apresentada . . . de jeito algum poderemos rejeitar a sua origem que é o Espiritismo e o primeiro passo dar é passarmos imediatamente e reconhecermo-nos como espíritas e espiritualistas ! O segundo passo está em retomarmos os trabalhos de António Pinheiro Guedes, aliarmo-nos à Ciência. Temos óptimas condições para o conseguir - a Fundação Bial, presidida pelo ilustre médico Luís Portela, é um vivo exemplo de o Racionalismo Cristão poder inserir-se na investigação científica. No plano humanista poderemos igualmente criar disciplinas que nos permitam fazer estudos e trabalhos de investigação nas áreas da História; Sociologia; Antropologia, etc, etc
As soluções estão à vista ! Apenas basta arregaçar as mangas e pôr de parte os desentendimentos e conflitos pessoais e soltar o espírito para uma nova, nobre e salutar missão que é a libertação da Humanidade do sofrimento e da ignorância !

Sem comentários:

Enviar um comentário