sexta-feira, 24 de setembro de 2010

S. JOÃO DA MADEIRA, a Cidade do Quinto Império.

A Cidade de S. João da Madeira é a sede do mais pequeno município português em área (8,11 kms2, correspondendo à área da cidade, o que lhe confere uma elevada densidade populacional: - 2601,97 hab/quilómetro quadrado) sendo a segunda maior cidade do distrito de Aveiro. O seu forte desenvolvimento, na segunda metade do século XX,  levou à expansão da sua área urbana para fora dos limites do seu pequeno concelho. A sua verdadeira área urbana possui cerca de 50.000 habitantes. Em 11 de Outubro de 1926, foi tornado  concelho e pela lei 13/84, foi elevada a cidade em 28 de Junho de 1984. Em conclusão:  S. João da Madeira tem sido distinguido como uma das melhores cidades de Portugal para se viver conforme estudo publicado no semanário Sol  (jornal).
-
Trata-se de uma jovem cidade onde predomina o factor industrial e na sua curta história existem aspectos muito interessantes e merecedores de algum desenvolvimento ! A sua ligação muito íntima para com o Brasil para onde muitos sanjoanenses emigraram e mais tarde tornaram-se filhos ilustres de S. João da Madeira, de entre muitos notáveis destacam-se: Albino Francisco Correia (1850-1923); Conde António Dias Garcia (1859 - 1940); Francisco José Luís Ribeiro ( 1844 - 1913);  Serafim Soares Leite ( 1890 - 1969; Comendador José Rainho da Silva Carneiro e ainda Barão Tavares de Leite.
-
Todos estes ilustres sanjonenses sem qualquer dúvida poderemos considerá-los filantropos e grandes humanistas devido aos serviços que prestaram no Brasil e em Portugal que só honram a terra em que nasceram - S. João da Madeira, terra mais antiga que a fundação de Portugal (5 de Outubro de 1143) que data 1088, quando pela primeira vez surgiu documentalmente a  expressão - " Uilla de Sancto Ioanne de Mateira "
-
No plano histórico é pena que não figure no brasão da Cidade a Cruz da Ordem de Cristo, pois S. João da Madeira, merece-o ! Desconhecemos se já está resolvido a questão ligada à não aprovação por parte do Instituto Português de Heráldica (IPH) do nosso brasão municipal e se ainda não está convém que o assunto seja resolvido definitivamente !
-
Falámos na " Cruz da Ordem de Cristo" devido ao facto histórico de que a família Corte Real, dela sairam vários Cavaleiros da Ordem de Cristo e que foram os Corte-Reais que na verdade descobriram a América do Norte (inscrição deixada pelos irmãos Corte-Real na Pedra de Dighton - Berkley - Massachuusetts - Estados Unidos! Essa notável família tem raízes em Terras de Santa Maria e consequentemente em S. João da Madeira ! Tudo tem vindo a indicar de que responsáveis institucionais até ao presente nunca deram a devida importância a esta realidade histórica com excepção do médico português, Dr. Manuel Luciano da Silva, natural de Vale de Cambra, dedicado investigador sobre a descoberta da América pelos Portugueses !
-
Muito em breve - meados de Outubro próximo vai ser publicado por nós que nos consideramos já sanjoanenses um romance de nome - " Operação: 5º. Império", obra que está profundamente ligada à histórica Ordem de Cristo. No romance são levantadas questões de ordem histórica, iniciática e espiritualista e tendo como referência o ano de 2015 em que se irá consumar um acontecimento terrivel e dramático que é a aproximação de um giganresco asteróide da Terra ameaçando a extinção completa da humanidade e a destruição do próprio planeta !
-
Igaulmente a Cidade de S. João da Madeira, poderá vir a ser a Cidade do Quinto Império devido de nela poder surgir um novo movimento espiritualista,  filosófico e científico denomiando: - Espiritismo Racional e Científico Humanista ou simplesmente Espiritualismo Humanista.

Este movimento nasce de um outro movimento fundado no Brasil por Portugueses - Luís de Matos e Luís Alves Tomás, na cidade de S. Paulo em 1910, sob o nome de Espiritismo Racional e Científico Cristão e que actualmente tem uma nova designação - Racionalismo Cristão. Este mesmo movimento  em Portugal irá assunmir o nome de Espiritualismo Humanista, detendo rigorosamente os mesmos fundamentos delineados em 1910, mas apenas com algumas adaptações necessárias e próprias da época em que actualmente vivemos !

Sem comentários:

Enviar um comentário