sábado, 21 de agosto de 2010

O ESPIRITUALISMO HUMANISTA E A SUA ORIGEM - Projecto Quinto Império

É muito provável que dentro de pouco tempo surja na Cidade de S. João da Madeira - Norte de Portugal, o primeiro núcleo indepedente luso de racionalistas cristãos que seguindo na esteira dos seus antepassados - tal como sucedeu no século XIV, com Dinis e Isabel, ao institucionalizarem o Culto do Espírito Santo que foi a fonte de inspiração e orientação espirituais dos Portugueses  nas suas Descobertas e Expansão Marítimas durante os séculos XIV; XV e XVI. Quando nos referimos ao Culto do Espírito Santo, queremos ressaltar que o rei D. Dinis e sua esposa Rainha Santa Isabel, ao institucionalizarem aquele Culto, significou um acto de independência portuguesa em relação ao domínio da Igreja de Roma ! Sob a égide daquele Culto e durante quase 200 anos, o reino de Portugal conheceu  o seu maior desenvolvimento chegando a ser naquela época  uma potência mundial militar, económica e até tecnológica quando se trata da construção naval  e arte de navegar acompanhando esse mesmo desenvolvimento novas técnicas de armamento !
-
Convém destacar que o Culto do Espírito Santo, tanto em Portugal como no Brasil  foi e é importante, sendo interessante relembrar que D. Pedro I,  só aceitou ser coroado Imperador do Brasil  no Rio de Janeiro, no Palacete do Campo Santana, data e local que coincidiam com as comemorações do Culto do Espírito Santo naquela cidade. Este acontecimento histórico ocorreu em 12 de Outubro de 1822 !

 Perguntamos ? Decorridos cerca de 100 anos qual foi o progresso havido em termos gerais para os Portugueses com o conhecimento e prática de uma doutrina como o Racionalismo Cristão? Temos presentemente no Continente 8 casas, mas apenas funcionando cinco e nas Ilhas dois correspondentes todos eles dependentes das determinações da Casa-Chefe, no Rio de Janeiro - Brasil não cabendo aos militantes portugueses qualquer tipo de autonomia que em termos de iniciativas lhes permitisse  intervir e desenvolver o seu próprio  progresso no  seu país ! A resposta é negativa ! Trata-se de uma matéria de que no ponto de vista sociológico e político. exige uma análise e estudo urgentes !
-
Tal como a Grécia/Atenas que foi berço civilizacional da Europa, igualmente a Europa no século XXI mantém grandes e decisivas responsabilidades quanto à condução dos destinos da humanidade tanto no presente e muito especificamente no futuro ! Qualquer ideia  ou empreendimento se for da iniciativa da Europa o mundo aceitará sempre. Exemplifiquemos: se em 1910, o Racionalismo Cristão tivesse sido desenvolvido e explanado a partir da Europa, aquele teria tido um desenvolvimento diferente. Sabemos hoje que no início e meados do século XX, a Europa confrontava-se com graves conflitos políticos, económicos e militares ! Se se estivesse verificado uma situação de estabilidade democrática a mensagem espiritualista do RC, teria sido aceite de uma forma mais consistente e abrangente  na Europa.
-
 Ao longo destes últimos 100 anos, a acção desta doutrina  deve-se fundamentalmente ao laborioso povo de Cabo Verde que através dos seus emigrantes levou o seu conhecimento e  prática para diferentes continentes, no entanto nunca deixando de reconhecer o seu valor temos que admitir ter atingido um escala  pouco expressiva numa perspectiva de implantação global.  Queremos nós concluir de que poderá competir a Portugal uma divulgação mais alargada e convincente, principalmente para a Europa e desta para o mundo  indo ao encontro do pensamento profético  de Fernando Pessoa; Padre António Vieira e Agostinho da Silva de que a Portugal  falta cumprir das suas três missões iniciáticas  a terceira e última missão - a de levar à humanidade um conhecimento avançado racional e científico sobre a real  natureza do espírito do ser humano e o porquê da sua existência na Terra.

 Homens como Luís de Camões; Padre António Vieira; Fernando Pessoa; Teixeira de Pascoaes; Jaime  Cortesão; Jaime Zuzarte Cortesão; Ferreira de Castro; Miguel Torga; Agostinho da Silva; José Saramago e tantos outros ilustres portugueses  todos eles cidadãos do mundo e defensores do universalismo português ! Nós, racionalistas cristãos em terras portuguesas, pretendemos respeitar e dar continuidade ao legado dos nos nossos ilustres antepassados. Dentro desta perspectiva permitimo-nos tecer alguns comentários relativamente a alguns aspectos que ultimamente os principais responsáveis do RC no Brasil vêm apresentando referimo-nos à importante alteração verificada em - Traços Gerais, (que deixou de ser primeiro capítulo na 44ª. edição) do livro básico do Racionalismo Cristão, alteração tal que em 100 anos  nunca  ocorreu nas edições  anteriores do aludido  livro - o varrimento completo (com excepão de António Pinheiro Guedes, contendo uma rápida referência a ele e ao seu livro Ciência Espírita)  de todos os princípios referentes ao Universalismo que a ilustre médica e racionalista cristã  Dra. Glaci Ribeiro da Silva,  de forma clara e objectiva descreveu no seu artigo denominado - " A Pré-história da Doutrina Racionalista Cristã, publicado na " Gazeta" - Setembro de 2006. Ali são citados Hermes; Khrisna; Pitágoras; Sócrates; Platão; Jesus Cristo; António Pinheiro Guedes; Alberto Seabra,  citações sobre grandes filósofos, escritores, poetas e cientistas que defendiam princípios universalistas  e que estão omissos nos citados"Traços Gerais" no livro acima referido representando  pura e simplesmente  a eliminação do UNIVERSALISMO que o Racionalismo Cristão diz defender e propalar !

 Pela razão acima exposta e por algumas outras razões  que aqui não interessa mencionar um grupo de racionalistas cristãos, todos vivendo em Portugal decidiram seguir o exemplo do rei  D. Dinis e Rainha Santa Isabel ao terem institucionalizado o Culto do Espírito Santo, ainda existente em Portugal Peninsular e Insular, no Brasil e nos Estados Unidos, fundarem e institucionalizarem o Espiritismo Racional e Científico Humanista ou Espiritualismo da Humanidade ou simplesmente Espiritualismo Humanista. Esta corrente filosófica, científica, espírita e espiritualista em nada difere do Espiritismo Racional e Científico Cristão e agora chamado Racionalismo Cristão, apenas apresentando e desenvolvendo na componente científica duas disciplinas designadas por: Formação Técnica feita na base da Educação Científica da Vontade - Ciência do Zoísmo e Investigação Científica. Em Portugal já há  instituições de investigação científica e universidades que poderão vir a colaborar com a nossa organização que terá o nome de Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Luiz de Mattos.
Não desejamos de forma alguma cortar os laços históricos, doutrinários e de amizade com os companheiros brasileiros, pois em qualquer circunstância estaremos sempre totalmente receptivos ao diálogo e ao entendimento francos e abertos !

Cordialmente  - Pelo Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Luiz de Mattos -   Jacinto Alves

1 comentário:

  1. Ainda não consegui entender a razão pela qual se cria uma instituição dessa natureza se tal já existe desde 1910 com o nome de "Racionalismo Cristão".
    Não seria lógico unir forças a fim de ampliar a já existente?

    Cordialmente
    Fernando Gutierres Muller

    ResponderEliminar