domingo, 29 de agosto de 2010

DO QUINTO IMPÉRIO NASCE O ESPIRITUALISMO HUMANISTA

No passado dia 28 de Agosto do ano de 2010, assistimos na cidade do Porto à realização de um importante seminário realizado no Hotel Vila da Galé localizado no Campo 24 de Agosto junto à sede da Filial do Racionalismo Cristão na Cidade Invicta.
Da leitura feita sobre aquele importante acontecimento que foi a comemoração do Centenário do Racionalismo Cristão (1919 - 2010), tendo a referida comemoração obedecido a várias fases programáticas e sempre soube a presidência do representante máximo da Doutrina Racionalista Cristã que tem a sua sede no Rio de Janeiro - Brasil. Presentes encontravam-se muitos portugueses provenientes de várias regiões do país e alguns brasileiros que constituíam a delegação racionalista cristã vinda das terras brasileiras. O  evento  decorreu com  sucesso e tendo o salão onde foram realizadas as respectivas cerimónias encontrar-se repleto  de convidados.
Para um observador isento e atento que seja perfeitamente conhecedor da natureza, estrutura e objectivos daquela Doutrina pode perfeitamente começar a tirar as primeiras ilações. Um dos representantes brasileiros e pertencente ao Departamento de Acção Doutrinária, órgão social do Redentor que supervisiona o Racionalismo Cristão, declarou no referido seminário que reconhecia que o Racionalismo Cristão não era uma ciência ! Face às diferentes declarações feitas pelos principais dirigentes daquela movimento doutrinário o Racionalismo Cristão já não se considera espiritismo e igualmente também não se considera uma religião ! Foram feitas importantes alusões à edição 44ª. do livro básico do Racionalismo Cristão, publicado recentemente - onde Traços Gerais, nas edições anteriores era o primeiro capítulo, na nova edição deixou de o ser. Em "Traços Gerais", foram deixadas de serem feitas  alusões aos nomes de filósofos,  escritores, poetas e cientistas  tais como: -Sócrates; Platão; Descartes que influíram e moldaram os destinos da Humanidade. Portanto o conceito de Universalismo que o Racionalismo Cristão defende foi  eliminado naquela 44ª. edição !

Assim verifica-se a seguinte situação:

a) - O Racionalismo Cristão não é uma ciência;
b) - Não se considera espiritismo;
c) - Não se considera uma religião;
d) - O conceito de Universalismo foi eliminado do livro básico - edição 44ª.

Então em que ficamos ?
O que é afinal o Racionalismo Cristão ?
Um movimento filosófico e espiritualista ?

Então quais são as raízes históricas, culturais e sociais que o fundamentam e sustentam ?
Perante as conclusões contidas nas  alíneas acima apontadas não sabemos o que responder !?

 Convém lembrar de que o fundador e codificador desta doutrina que foi o ilustre português Luís de Matos que efectivamente fundou e codificou o ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTÍFICO CRISTÃO, em 1910, na Cidade de Santos, Estado de S. Paulo  no Brasil, não foi da sua autoria a mudança de nome para Racionalismo Cristão, quando tal se verificou já Luís de Matos tinha desencarnado.
-
Na época em que viveu o fundador e codificador do Espiritismo Racional e Científico Cristão, foi um período que em relação ao espiritismo pode ser considerado caótico ! Onde diferentes ramos, tendências, todos de natureza mística e religiosa se confundiram e se misturaram. Luís de Matos, insurgiu-se de forma enérgica contra tal estado de coisas ! Pelo lado da Igreja  igualmente Luís de Matos observou situações  injustas, erradas e contrárias ao verdadeiro espírito cristão. Eis pois a sua grande revolta contra o statu quo então existente !
-
Luís de Matos, face a uma sociedade do seu tempo multifacetada por situações sociais, económicas e políticas, onde a grande praga do esclavagismo era um facto real e que servia de base à economia brasileira, ele insurgiu-se ! Materialista, liberal e maçom, Luís de Matos orientava-se por linhas morais bastante austeras. Sendo um enérgico opositor ao Espiritismo passou a ser depois um defensor do mesmo graças e após ter feito exaustivos estudos e pesquisas, acelerados devido a doenças havidas na família e nele próprio que o fez despertar para as grandes questões do espírito.

Dissidente do espiritismo kardecista, Luís de Matos fundou um novo conceito espírita/espiritualista que tinha por base fundamental o estudo da acção do pensamento e a sua importância e influência na vida do ser humano, eis a razão porque foi introduzida a palavra "científico" no nome da referida doutrina. Infelizmente a componente ciência, já o fundador e codificador do Espiritismo Racional e Científico Cristão não lhe foi permitido devido à sua desencarnação prematura (66 anos).
-
De facto o Racionalismo Cristão/século XXI já não é o mesmo que foi o Espiritismo Racional e Científico Cristão/Racionalismo Cristão/século XX e portanto os actuais responsáveis estão a debater-se com o rumo  a dar àquela doutrina que segundo a nossa perspectiva está destinada à extinção devido ao facto de não querer  acompanhar em termos de desenvolvimento como está ocorrendo - por exemplo: como o espiritismo kardecista que na actualidade já se encontra organizado a nível planetário em federações, dispondo de fundações, instituições de investigação científica e até universidades !
-
A análise histórica sobre a vida e acção de Luís de Matos ainda muito incompleta faltando analisar muitos e importantes factos, tais como - a sua tentativa de organizar um hospital que desse assistência a pessoas psiquicamente perturbadas, o que de certa forma veio a conseguir e com essa sua tentativa pretendia implementar no Espiritismo Racional e Científico Cristão a sua componente científica. Infelizmente não o conseguiu devido às perseguições movidas pela classe médica de então que lhe fechou o hospital e o impediu de prosseguir nos seus esforços de melhorar as condições de vida de enfermos afectados por perturbações psíquicas. Aqui perdeu-se aquela importante e imprescindível componente que daria ao Racionalismo Cristão uma diferença notável comparativamente com outros ramos do espiritismo.
-
 A Doutrina tem mantido ao longo dos últimos 100 anos a sua base doutrinária espiritualista tal como fora transmitida pelo Mestre Luís de Matos tendo sido aumentada em número de filiais e correspondentes e consolidada graças à acção do sucessor de Luís de Matos,  outro português e trasmontano - António do Nascimento Cottas.Devendo-se igualmente o esforço que tem vindo a ser desenvolvido na adaptação do RC ao universo da Internet e meios de comunicação social. Verdadeiramente os problemas, as crises da Doutrina começam durante o consulado de Humberto Machado que devido a variadas circunstâncias procurou fechar-se às influências externas levando a Doutrina para uma situação de isolamento e paragem tais que no presente esta depara-se com gravíssimas situações de continuidade e desenvolvimento É muito possível que o retraimento demonstrado por Humberto Machado se deve possivelmente a uma questão de poder influenciado por interesses diferentes aos interesses  então vigentes.  Se analisarmos atentamente alguns discursos proferidos durante as comemorações do Centenário de António do Nascimento Cottas (1892-1992) destacou-se de entre importantes discursos o do então jovem médico português Dr. Luís Portela, (Memorial de António Cottas /Edição 1994) que poderá ser o mais inovador e abrindo novas perspectivas para o futuro do Racionalismo Cristão. Devido ao teor avançado das suas propostas é muito possível que tenham ido ferir algumas susceptibilidades de um ou outro dirigente brasileiro, destacando-se o seu responsável máximo, o Dr. Humberto Machado que perante tais perspectivas poderiam estas virem a deslocar o eixo de poder e influência da Doutrina do Rio de Janeiro para a cidade do Porto, em Portugal. Tal ideia deveria ser incómoda para alguns dirigentes do país irmão ! No plano histórico que mercê das propostas apresentadas pelo jovem representante português, estas devem ter  originado  um certo movimento não reinvidicativo, mas de apoio à implementação das propostas então apresentadas fundamentadas numa maior aproximação com a Comunicação Social, ligação com a investigação científica tanto em Portugal como no Brasil e finalmente no repensar na organização estrutural  administrativa do próprio movimento racionalista cristão.
-
No presente e feita a adequada análise da situação do Racionalismo Cristão/século XXI, verifica-se que esta Doutrina perdeu parte considerável da sua dinâmica e conforme já foi afirmado anteriormente foi devido a:

a) Afastar-se das suas raízes que é o Espiritismo Kardecista;
b) Não admitir ser uma religião;;
c) Que alegando ter uma componente científica nunca fundamentou a existência da mesma;
d) E relegar o conceito de Universalismo para um plano secundário.

Há contudo, ter em consideração o seguinte:  - a Doutrina diferencia-se do Espiritismo e das religiões em geral devido ao facto de apresentar e desenvolver o princípio e acção do Pensamento;

Outra prática importante do Racionalismo Cristão traduzida na espiritualidade do ser humano, o qual através da acção do seu pensamento e em conformidade com as leis naturais consegue atrair um tipo superior de energia universal, cujo efeito é o retemperamento em termos de energia psíquica e física, gerando saúde e vitalidade. É muito possível que os Templários tivessem conhecimento da existência desta energia captada pela mente humana já evoluída espiritualmente. Se recuarmos mais na História Clássica, nomeadamente na civilização egípcia - cerca de 3200 anos a.C. no tempo do Faraó Akhenaton, que foi o primeiro fundador de uma região monoteísta, sendo possível que ele e os altos iniciados tivessem conhecimento daquela energia, visto que numa forma simbólica apresentavam uma figura geométrica formada por um triângulo, tendo um disco solar irradiando raios de luz ! Por coincidência o Racionalismo Cristão no seu edifício sede no Rio de Janeiro - Brasil ostenta igual símbolo. Sobre a razão da existência deste nunca foi apresentada uma explicação ! A própria Ordem de Cristo, por intermédio do Culto do Espírito Santo, igualmente apresenta conexões religiosas sobre aquela mesma energia ! Alguns quadros ou pinturas famosas do pintor português Grão-Vasco, de igual modo apresenta a tal energia, sendo aspergida do céu. Há um outro quadro muito conhecido situado na Igreja Nossa Senhora do Olival, em Tomar onde se vê Nossa Senhora rodeada de damas e do espaço descem línguas de fogo (Espírito Santo) envolvendo todas as presentes !

Vejamos: no plano histórico, simbólico e religioso temos de reconhecer existirem ligações sobre realidades e fenómenos espirituais que na prática daquela Doutrina provam existir !
É pena que responsáveis e dirigentes portugueses e brasileiros do Racionalismo Cristão ao longo destes últimos 100 anos nunca se tenham apercebido o que no presente pela via científica pode ser feita a demonstração dos mesmos !
-
Somos levado a concluir de que uma razão poderosa existe e conduza Portugal no século XXI, a desempenhar uma missão determinante na marcha evolutivo da própria Humanidade.  Para o investigador atento poderá este começar a estabelecer elos históricos de ligação entre determinados acontecimentos que são iniciados cerca de 3200 anos a.C precisamente no reinado do faraó egípcio Akhenaton, ao fundar a primeira religião monoteísta no mundo ! É certo que o berço do Racionalismo Cristão foi e é no Brasil, mas historicamente sabemos que não foram os Brasileiros que fundaram aquela Doutrina, mas sim os Portugueses ! Convém não esquecer que quando o príncipe D. Pedro foi coroado imperador do Brasil, fez incidir essa mesma coroação com as Festas do Culto do Espírito Santo e que a primeira bandeira nacional brasileira ostentava a Cruz da Ordem de Cristo !
-
Sabemos que a histórica Ordem de Cristo está intimamente ligada ao Culto do Espírito Santo, ramo religioso institucionalizado por D. Dinis e Rainha Santa Isabel. Sabemos igualmente que aquele culto tem como símbolo a pomba branca e que esta é equivalente às famosas línguas de fogo (Espírito Santo) que desciam do céu sobre as pessoas que devido à sua profunda espiritualidade e grande devoção eram envolvidos e absorviam aqueles mesmo línguas de fogo versus energia superior que curavam e retemperavam os seres humanos psíquica e fisicamente ! O Racionalismo Cristão na sua acção e utilizando a força do pensamento consegue criar campos atractivos daquela energia luminosa e revigorante oriunda dos espaços superiores do Universo !
-
O Racionalismo Cristão transmite-nos conhecimentos avançados sobre a origem, natureza e razão da existência da Vida Fora da Matéria - conceitos como: encarnação; evolução; divisão dos mundos em classes de evolução e a existência do Astral Superior e Astral Inferior e o conhecimento da força e acção do pensamento humano, tudo se enquadra num conhecimento mais amplo existente e sobre o Universo ! Essa energia superior e luminosa a que nos temos vindo a referir sempre esteve presente nos conhecimentos secretos do antigos egípcios e de outros povos iniciados. Provavelmente também os Cavaleiros Templários que por sua vez transmitiram esse mesmo conhecimento aos Cavaleiros da Ordem de Cristo. Consequentemente poderemos concluir de que existe efectivamente uma base hisórica que fundamenta que Portugal e os Portugueses têm de facto uma importante responsabilidade para a existência de uma doutrina filosófica e espiritualista que sempre foi e continua a ser importante na orientação da própria Humanidade que é o Espirtismo Racional e Científico Cristão e na actualidade chamado de Racionalismo Cristão ! Pena é que os seus actuais dirigentes por razões que não gostaríamos de conhecer, mas que infelizmente conhecemos  têm deixado levar a Doutrina para um "beco sem saída " !
-
Para esta lamentável situação têm de surgir novas soluções e essas soluções passam pela fundamentação histórica, partindo-se do "ponto zero", ou seja: do momento em que o Mestre António Nascimento Cottas desencarna  - refundindo-se o Racionalismo Cristão em Portugal com uma nova designação: Espiritismo Racional e Científico Humanista Cristão ou Espiritualismo da Humanidade ou simplesmente Espiritualismo Humanista Cristão !

Sem comentários:

Enviar um comentário