sábado, 27 de novembro de 2010

Reflexões sobre o Racionalismo Cristão Lusitano

Ensaio para uma reflexão sobre um possivel enquadramento jurídico do Racionalismo Cristão Lusitano. Desconhecemos se no plano legislativo e jurídico se será possível utilizarmos a expressão: - " Racionalismo Cristão Lusitano " ?  Contudo e face ao Direito Internacional devidamente enquadrado no Direito Português, poderemos utilizar uma sigla que acrescentada a palavra Lusitano ir-lhe-á dar a necessária legalidade para ser utilizado em Portugal. Certamente que publicamente poderemos  utilizar livros de divulgação editados pelo Centro Redentor do Racionalismo Cristão com sede no Rio de Janeiro - Brasil,  e como se tratam de obras de divulgação pública poderemos utilizá-los tal como utlizamos outras obras de diferentes autores que abordam temas ligados ao pensamento e  princípios de filósofos, investigadores e pensadores, tais como Platão; Descartes; Luís de Matos; Jesus, o Cristo; Gabriel Delanne e tantos outros ! Terá que ser encontrada uma fórmula que permita a divulgação do Racionalismo Cristão Lusitano ! Mas será que na presente situação um nome conhecido tem assim tanta importância ? Bem vistas as coisas, parece-nos não ser essencial pretender-se utilizar o nome - Racionalismo Cristão que na verdade e sob o ponto de vista científico e filosófico leva-nos de imediato ao positivismo, ao racionalismo positivista que de facto cobre na totalidade todas as percepções feitas " a priori ", pois na realidade apenas existe oficialmente um Racionalismo Espiritualista que foi fundado no Brasil pela SENE  - Sociedade de Estudos de Nacionalidade Espirtualista que tem como base filosófica a Dialéctica Idealista de Hegel ! Assim como o Racionalismo  fundamenta-se nos princípios desenvolvidos por René Descartes (1596-1650; Spinoza - 1632 - 1677; e finalmente Hegel - 1770 - 1831.
-
No Racionalismo existem mais de uma corrente -  vejamos: o Racionalismo Moral  (Rauh); o Racionalismo Religioso (Ludwig Feuerbach); o Racionalismo Político (Montesquieu); o Racionalismo Político (Valéry). O Racionalismo Cristão na verdade não se enquadra em qualquer uma das situações apontadas, diremos mesmo que não tem qualquer espécie de enquadramento ! Trata-se de uma designação - Racionalismo Cristão que numa perspectica semântica é confusa e inconclusiva ! O seu autor ou autores não souberam aprofundar o significado real daquelas duas palavras quando pretenderam substituir o nome Espiritismo Racional e Científico Cristão.  A própria designação de espiritismo legitimava de facto a respectiva doutrina e as demais designações completavam a sua natureza e objectividade, contudo, ao utilizarem a palavra "Cristão" estavam a fazer uma conectação directa com o " Novo Testamento" da Bíblia ! Daí o simples facto de afirmarem de que o Racionalismo Cristão não era uma doutrina religiosa não tem qualquer fundamentação possível ! De facto e indiscutivelmente o Racionalismo Cristão tem uma base religiosa !
-
Para efectivamente ser dada uma identidade a esta doutrina a designação Espiritismo está justa e perfeita !
De forma alguma os dirigentes do RC podem afirmar de que este não é uma religião porque de facto é ! A doutrina  vai buscar a sua orientação metodológica a uma base racionalista, o que está correcto, mas entra de imediato em total contradição quanto à filosofia que pretende transmitir ! Mesmo utilizando a antiga designação de Espiritismo Racional e Científico Cristão, embora uma designação mais completa não perde de forma alguma a sua componente religiosa.
-
Os actuais dirigentes brasileiros do Centro Redentor do Raconalismo Cristão, no Rio de Janeiro - Brasil, estão presentemente perante um "beco sem saída" para a Doutrina Racionalista Cristã, verificando-se haver uma total necessidade em refundir (o termo é nosso) a mesma, procurando e tentando compreender de forma mais séria o verdadeiro pensamento do Mestre Luís de Matos que na verdade tem vindo a ser deturpado ! De facto o ilustre senhor Wilson Carnevalli Filho, um importante responsável pelo RC, começa a ter a percepção da necessidade de mudanças ao afirmar de que para o Racionalismo Cristão o ano de 2010 é a sua REFUNDAÇÃO ! Na verdade não se trata de REFUNDAÇÃO porque a Doutrina nunca parou nem esteve adormecida nestes últimos 100 anos para sofrer uma REFUNDAÇÃO,  o que o Racionalismo Cristão necessita urgentemente é de uma REFUNDIÇÃO!!! Tenho a certeza de que os nossos Mentores nos seus Mundos de Luz ficarão aliviados e satisfeitos com essa importante decisão . . .
-
Vejamos: em Portugal, país soberano, sendo um Estado de Direito, poderemos alterar o rumo que está actualmente a ser dado ao Racionalismo Cristão (para nós continua a ser:- Espiritismo Racional e Científico Cristão) assumindo uma nova figura ou retomando o nome original, mas substituindo a palavra Cristão por Humanista (Humanismo, que está ligado à Renascença Europeia (onde está incluída a Renascença Portuguesa) e por conseguinte ao novo pensamento europeu relativamente às Artes e Ciências e à defesa da dignidade do ser humano e do livre pensamento !
-
Efectivamente o Humanismo tem um inteira relação com o Universalismo ! Quando falamos em Universalismo queremos-nos referir ao Universalismo Português quando se fala em Luís de Camões (Lusíadas); Padre António Vieira (História do Futuro) Fernando Pessoa (Mensagem). Perante tais realidades podemos perfeitamente em Portugal fazer a refundição do Espiritismo Racional e Científico Cristão (agora chamado Racionalismo Cristão) em bases de direito e  históricamente legítimas !
-
Em Portugal têm surgido alguns fenómenos de natureza religiosa que estão ligados à importação de cultos religiosos estrangeiros, nomeadamente, vindos do Brasil em que alguns desses mesmos cultos na sua implementação em terras portuguesas têm vindo a ter algum sucesso, embora um ou outro acompanhados por grandes escândalos públicos ligados a fraudes !
-
Ora com o Racionalismo Cristão (aparentemente importado do Brasil) na verdade não pode ser considerado um movimento filosófico e religioso estrangeiro e muito menos importado, porque na verdade o mesmo Racionalismo Cristão foi fundado por Portugueses no Brasil e as suas raízes, natureza e estrutura no plano cultural são e continuam a ser eminentemente lusitanas porque as suas raízes não podem ser destruídas e se o forem a Doutrina transfigura-se e altera-se radicalmente perdendo as suas reais caractarísticas onde o Humanismo e o Universalismo de Portugal estão bem visíveis e patentes !
-
Face aos diferentes fenómenos sociais sucedidos em Portugal, alguns ligados a situações negativas ocorridas principalmente  a partir da Cidade de S. João da Madeira - Norte de Portugal, situações essas que têm vindo a originar reacções legítmas devido ao mau comportamento de certas pessoas ali radicadas a reacção daí surgida é de contestação, levando os contestatários a reflectir mais profundamente sobre a realidade da Doutrina em Portugal !
-
O Círculo de Estudos Ecléctivos e Acção Cultural Maria de Oliveira, (em organização) situado na cidade acima citada é o principal protagonista dessas mesmas contestações ! Perante as várias chamadas de atenção dirigidas aos principais dirigentes brasileiros, os quais nunca quiseram mostrar qualquer interesse pelo que tem vindo a ocorrer em terras portuguesas, expressando um "ruidoso silêncio", tudo vai indicar de que em Portugal seja iniciado um movimento reinvindicativo com o mais que provável desfecho de uma simbólica Declaração de Indepedência, fundando um novo movimento desta vez e de facto, uma doutrina espírita, filosófica, espiritualista, racional e científica  que se chamará ESPIRITUALISMO HUMANISTA ou finalmente ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTÍFICO HUMANISTA fundamentada nos puros ensinamentos do Mestre LUIZ DE MATTOS.

Jacinto Alves, discípulo de Maria de Oliveira e militante há mais de 50 anos - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira -    "  circulodeestudoseclecticos.blogspot.com "

Sem comentários:

Enviar um comentário