quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O RACIONALISMO CRISTÃO

Podemos afirmar de que em Portugal e muito menos na Cidade de S. João da Madeira, alguma vez foi publicado um artigo de opinião de forma expressa e directa sobre o Racionalismo Cristão, fazêmo-lo hoje !
Esta Doutrina foi fundada por dois portugueses - Luís de Matos e Luís Alves Tomás, em 1910, na Cidade de Santos - Brasil. São volvidos 100 anos e somos levados a concluir de que  devido à magnitude daquela doutrina filosófica, espiritualista e nomeadamente científica a sua progressão e divulgação no mundo tem-se mostrado sempre dispersa, lenta e incerta e se a mesma tem vindo a beneficiar de alguma expansão, tal facto deve-se ao povo caboverdeano que através dos seus emigrantes a têm vindo a divulgar em diferentes partes do mundo, nomeadamente nos Estados Unidos e na Europa ! Recentemente publicado no órgão oficial do Racionalismo Cristão - o jornal a Razão, edição nº. 2569 - Novembro - 2010, o Coordenador do 1º. Congresso Mundial do Racionalismo Cristão, Senhor Wilson Carnevalli Filho, afirmou de  que considera o ano de 2010, o ano da Refundação da Doutrina, mas não explica que tipo de refundação ? A palavra REFUNDAÇÃO, é demasiado profunda e significativa naquele contexto para que seja utilizada por aquele ilustre senhor ! Que pretende ele significar com o termo "REFUNDAÇÃO" ?
-
Preencher a grande lacuna que  se verifica no Racionalismo Cristão, ou seja o desenvolvimento no que diz respeito à sua aplicação prática  e teórica   da sua componente científica ?
-
Refundação da Doutrina poderá vir a ser uma realidade que a breve trecho poderá ocorrer em Portugal, nomeadamente na Cidade de S. João da Madeira, onde devido à má orientação de  um responsável local da Doutrina já deu origem a várias rupturas e afastamentos de bons militantes do Racionalismo Cristão sem que os principais responsáveis  sediados no Rio de Janeiro - Brasil, tenham reagido de forma oportuna e justa ao que tem estado a ocorrer na Cidade de S. João da Madeira ! É pena ! Pois, tudo isso significa um contributo negativo para a boa imagem e divulgação do Racionalismo Cristão em Portugal !
-
O Racionalismo Cristão, apesar de ter sido fundado no Brasil a sua natureza e estrutura são culturalmente portuguesas, não se tratando portanto de uma  doutrinária espiritualista, filosófica  e científica vinda de um outro país, embora irmão, seja considerada estrangeira. Igualmente o Racionalismo Cristão de forma alguma poderá ser confundido com diferentes práticas religiosas, importadas do Brasil ! De facto para nós, Portugueses trata-se de  uma Doutrina que poderemos considerar igualmente como NOSSA !
-
É chegado o tempo de que em Portugal o Racionalismo Cristão para a sua prática e divulgação tenha como suporte legal as leis portuguesas, tal como no século XIV, quando o Culto do Espírito Santo foi institucionalizado pelo nosso rei D. Dinis e nossa Rainha Santa Isabel e vejam a importância e influência que aquele culto religioso teve nas  Descobertas e Expansão Marítimas dos Portugueses que chegaram a dividir o planeta em duas partes !
-
No século XXI, possivelmente a História vai-se repetir em Portugal com a implementação e divulgação da Doutrina do Racionalismo Cristão - esta é a Doutrina defendida pelo nossos Luís de Camões; Padre António Vieira; Fernando Pessoa e finalmente o nosso último e grande filósofo - Agostinho da Silva. Fernando Pessoa, no seu poema, Mensagem - dizia: " Senhor, falta cumprir-se Portugal " e aí está o mítico Quinto Império que a Portugal compete transmitir como sendo a sua última e terceira missão no mundo !

Sem comentários:

Enviar um comentário