sexta-feira, 12 de novembro de 2010

RACIONALISMO CRISTÃO - UNI-VOS, RACIONALISTAS CRISTÃOS !

Uni-vos Racionalistas Cristãos da cidade de S. João da Madeira ! Estamos plenamente conscientes sobre o que está ocorrendo com o Racionalismo Cristão em Portugal ! Não se compreende como  uma doutrina como o Racionalismo Cristão que foi fundada no Brasil em 1910 por Portugueses que alcançando 100 anos de actividades praticamente nada evoluiu nestes últimos 40 anos no nosso país ! O sistema de implementação que nos foi imposto  pelos responsáveis brasileiros sediados no Rio de Janeiro tem vindo a comprovar a sua total ineficácia quanto à sua acção fora do Brasil. Os referidos responsáveis poderão argumentar de que estão  seguindo as directrizes do Astral Superior cumprindo-se com as orientações então dadas. Este argumento não tem sustentação possível, pois se é o próprio Astral Superior que esclarece que o ser humano é portador do livre-arbítrio, portanto, sendo ele exclusivamente que decide a sua própria orientação na vida e sendo por isso de sua total responsabilidade ! Os ilustres fundadores do Racionalismo Cristão ao fundarem esta doutrina superior não tinham  em mente condicionar o livre arbítrio dos seus seguidores e militantes, mas sim dar-lhes uma maior capacidade para que pensassem livremente e viessem a desenvolver os seus atributos espirituais, intelectuais e até materiais. Na cidade de S. João da Madeira - Norte de Portugal, o respectivo núcleo racionalista cristão nestes dois últimos anos para cá tem vindo a sofrer rupturas devido a um incompreensível comportamento por parte de um elemento dirigente, cujos actos têm vindo a denunciar vaidade, arrogância e prepotência e que devido a esse lamentável comportamento tem provocado graves divisões entre os respectivos militantes,  dando origem a uma lamentável divisão sob o olhar estranhamente passivo dos principais responsáveis no Rio de Janeiro - Brasil.
-
Em S. João da Madeira, deram-se duas importantes rupturas - uma que no presente representa um grupo de militantes superior a 30 pessoas que com regularidade disciplinar realiza as suas reuniões numa residência particular, a qual tem vindo a ser objecto de ameaças , sendo a referida residência algumas vezes vigiada por elementos afectos ao principal dirigente naquela cidade.

Trata-se de uma situação algo caricata se não fosse a seriedade da situação que se vive, o que na realidade é incompreensível para um estado de direito que é actualmente Portugal ! E tudo isto devido à indiferença ostensiva mostrada pelo Brasil !  Torna-se necessário esclarecer de que Portugal é um estado soberano, dispondo das  suas próprias leis e independência e não toleremos qualquer ingerência seja a que nível for na nossa própria vivência como cidadãos. Para praticarmos a nossa doutrina que é o Racionalismo Cristão não carecemos de qualquer espécie de autorização por parte de um país que embora irmão é estrangeiro ! Além da ruptura acima apontada há uma segunda ruptura, esta mais grave porque terá a tendência para uma refundição do Racionalismo Cristão em Portugal sob uma outra designação e com a possibilidade da criação de uma associação sem fins lucrativos que venha a dar base legal à doutrina do Racionalismo Cristão dissociando-se no plano jurídico da tutela do Brasil.  Na verdade essa realidade já se está verificando com a fundação da associação - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, com sede na Cidade de S. João da Madeira.
-
Daqui faço um convite aos Companheiros que se desvincularam da sede oficial da Doutrina na cidade de S. João da Madeira, convidando-os a juntarem os seus  recursos e acção aos nossos, pois a associação de que já dispomos ficará igualmente à disposição de vós !

Fraternalmente - Jacinto Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário