quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O SOCIALISMO HUMANISTA, RACIONAL E CIENTÍFICO

De uma doutrina filosófica e espiritualista como é o Espiritualismo Humanista, Racional e Científico necessariamente terá que ter implicações de ordem política/económica quando da sua implementação, prática e desenvolvimento. O ser humano é naturalmente um "animal político" e em todos os seus pensamentos e actos o facto político está sempre presente ! No próprio estudo sociológico do Racionalismo Cristão que em Portugal a partir de 2009, na cidade de S. João da Madeira, assumiu uma nova designação que é precisamente o Espiritualismo Humanista ou Espiritismo Humanista, Racional e Científico, encerra efectivamente na sua natureza doutrinária princípios políticos e económicos que convém apurar e analisar. Uma doutrina que defende o princípio da Evolução e que admite a existência do espírito, " ipso facto" em contraste com o corpo orgânico ou material e que no Universo  existem duas componentes básicas - Força e Matéria defendendo naturalmente o princípio da reencarnação, de facto e analisando a realidade proveniente da prática marxista e em contraponto com os princípios defendidos pelo Capitalismo, onde neste o objectivo final é a obtenção do lucro, este mesmo objectivo cai por terra uma vez que perante uma base espiritualista, evolucionista e reencarnacionista deixa de ter razão de existir ! A via natural e progressiva para o funcionamento de uma sociedade humana terá que nascer de uma fonte dita social-democrata, onde princípios como a livre iniciativa, liberdade de pensamento, reunião, etc são pedras fundamentais para a formação de um novo conceito politico/económico. Portanto, o importante objectivo do "lucro" terá de dar lugar a um novo conceito que nos irá levar a um socialismo humanista, racional e científico igualmente respeitador dos atributos já referidos, mas que acrecenta novos factores de âmbito espiritualista que orienta a humanidade numa nova direcção do progresso material e  espiritual.
-
Conceitos como responsabilidade social; produtividade, bem comum e desenvolvimento auto sustentado terão que ser os futuros alicerces de uma sociedade do século XXI. Vejamos alguns exemplos: para a conquista do Espaço ( a primeira viagem a Marte) tanto os Estados Unidos como a Rússia terão que estabelecer plataformas de colaboração mútua para prosseguirem com êxito tão ambicioso projecto. No meu romance: " Operação: Quinto Império" quando perante uma ameaça cósmica que irá destruir a Terra todas as nações se uniram numa " frente comum" para fazerem face a tão terrível ameaça ! A própria União Europeia é já um exemplo avançado da união de diferentes países europeus para criarem instituições comuns que as levem efectivamente ao progresso, abdicando de facto do objectivo: " LUCRO" em favor de uma nova orientação baseada fundamentalmente na cooperação mútua em que os objectivos finais contemplem num plano de IGUALDADE, o progresso de cada uma das partes intervenientes !
-
A Cooperação e a Solidariedade serão os elementos já presentes e futuros que irão conduzir a humanidade para um novo estágio da EVOLUÇÃO dos povos !
-
Parte da expressão biblica que diz: " . . .com o suor do teu rosto comerás o pão ... " surge como um castigo imposto por Deus ao ser humano. Esta imposição biblica face à realidade da vida está absolutamente errada e não foi urdida por Deus, mas sim por seres humanos, dando uma interpretação falsa do que seja a evolução espiritual do Homem. A Natureza ( ou Deus) na implementação das suas leis nunca actua numa perspectiva negativa, mas sim rigorosamente positiva. Os actuais dirigentes do Racionalismo Cristão no Brasil, suprimiram pura e simplesmente a palavra" SOFRIMENTO", substituindo-a por " CRESCIMENTO", o que está profundamente errado ! Não  é o sofrimento que campeia no mundo ?  Não é o sofrimento o grande factor que obriga os seres humanos a CRESCER ? Portanto o "CRESCIMENTO" é uma consequência directa e nesta fase da vida da humanidade a mais decisiva e importante ! De forma alguma e infelizmente não podemos eliminar o sofrimento enquanto a humanidade não despertar de forma consciente para a realidade espiritual do Universo.
-
Na actual situação evolutiva da humanidade  não é possível implementar um regime político próximo do socialismo puro, visto este não ser possível devido às diferentes fases da evolução humana, onde a o atraso espiritual traduzido na negligência, na desonestidades e no puro oportunismo grassa entre diferentes massas humanas, mas por outro lado existem igualmente outras fracções de seres humanos que devido ao seu já elevado estatuto moral têm direito à iniciativa própria; à criatividade e à liberdade espiritual e material. Para os primeiros só uma ditadura política e económica vai permitir numa dada sociedade a existência na base do caos, o trabalho e a ordem; enquanto aos segundos um regime político fundamentado numa social-democracia é o mais desejável para o seu desenvolvimento espiritual e material.
-
Ao povo português devido às suas características que historicamente (cerca de nove séculos) têm vindo a ser registadas, consideramos que  reúne boas condições para que como povo ensaiar uma experiência-piloto social, política e económica única no mundo !
-
Na verdade as diferentes religiões existentes tanto no passado como no presente seguiram sempre uma ordem de pensamento clássica, linear e abstracta e é por essa razão que a actual humanidade não dispõe de um claro entendimento do que seja efectivamente Deus ! A espirtualidade humana e a própria Ciência têm que percorrer linhas paralelas e comuns para a definitica compreensão do que seja Deus - a Causa Primordial, o Princípio Alfa, a origem de tudo quanto existe. Consequentemente para se alcançar o que seja efectivamente Deus, a Ciência ocupa um lugar determinante para conquistar tal conhecimento e para isso a prática política e económica da sociedade humana terá que se orientar por novos pressupostos que no caso presente o Espiritualismo Humanista nas suas vertentes política/económica que é precisamente o SOCIALISMO HUMANISTA, RACIONAL E CIENTÍFICO, serão os indicadores mais desejáveis para uma correcta e natural evolução humana !

Sem comentários:

Enviar um comentário