quinta-feira, 16 de setembro de 2010

AFINAL OS DEUSES SOMOS NÓS PRÓPRIOS !

É com tristeza e amargura que temos vindo a observar certos fenómenos que têm vindo a ocorrer nomeadamente nos povos da Europa ou do mundo ocidental, onde o progesso social e tecnológico está atingindo níveis considerados avançados ! Os actuais dirigentes do Racionalismo Cristão, no Brasil cometeram um erro muito grave quando eliminaram a palavra SOFRIMENTO das irradiações regimentais da Doutrina. Na verdade esses mesmos dirigentes estão a seguir rigorosamente o mesmo caminho que durante milhares de anos as diferentes religiões têm vindo a sustentar e a estimular que é precisamente existência de um Deus omnipresente, omnipotente, omnisciente - Alá; Jeová; Pai do Universo; Grande Arquitecto do Universo; Zeus; Hórus, Grande Foco; Força Criadora; Inteligência Universal e por aí fora. Por vezes os políticos utilizam uma expressão que é: a religião é o ópio do povo !!! E é verdade ! As religiões através da História têm funcionado como travões aos desatinos das massas ignaras humanas e à satisfação dos interesses particulares das classes dominantes. Em pleno século XXI verifica-se que em nome das Democracia são cometidas injustiças e dando azo a que os oportunistas se aproveitem sob a capa da Democracia para cometerem todo o tipo de aproveitamentos - roubar, difamar e cometerem actos infames como por exemplo a pedofilia e outros. Não admira ! Igualmente em nome de Jesus, o Cristo foi criada a Inquisição que tantos males cometeu contra o verdadeiro progresso material, intelectual  e espiritual da humanidade ! O rol de infâmias e de injustiças cometidas pelos poderosos, principalmente por responsáveis religiosos ! Felizmente e para bem da humanidade não podemos travar a marcha da evolução ou da própria expansão do Universo desde o seu início consubstanciado no chamado Big Bang !
-
Sobre os actuais dirigentes do Racionalismo Cristão pesa uma grave acusação, o de escamotearem nas referidas Irradiações regimentais a palavra sofrimento substituindo-a por "crescimento". Nós perguntamos: -
há crescimento sem sofrimento ? A quem esses mesmos dirigentes querem enganar ? Efectivamente estão seguindo as mesmas pisadas dos responsáveis religiosos que defendem existir um Deus ! Não é verdade ! Não existe o Deus que ao longo dos séculos têm vindo a defender . . .
-
Dentro das concepções cartesianas significa que no mundo possui uma ordem e que essa mesma ordem existe independetemente do ser humano. Não é o ser humano que impõe ordem à realidade:- esta já é ordenada, cumprindo ao ser humano apenas descobrir a ordem que já existe  e esse facto implica o Conhecimento e esses mesmo Conhecimento é adquirido através do estudo, raciocínio e . . . sofrimento !
-
Algumas vezes quando presidiamos a sessões públicas de limpeza psíquica na Filial do Racionalismo Cristão na cidade de S. João da Madeira, afirmávamos que nós seres humanos nesta planeta estamos ENTREGUES A NÓS PRÓPRIOS ! Não existe aquele deus ou aquela força criadora a que nós racionalistas cristãos tanto nos apegamos e aí podemos ser facilmente comparados aos religiosos que veneram um deus próprio ! Infelizmente a realidade é totalmente diferente ! Como seres vivos estamos entregues a nós próprios e envolvidos por um mundo físico terrivelmente inóspito. Vejam o que sucede no chamado mundo animal . . . a  célebre revista National Gheographic, apresenta extraordinárias provas do factor predatório que existe para a sobrevivência das espécies e em que nós seres humanos somos um vivo exemplo quando nos alimentamos dos cadáveres de outros seres ! A partir do supremo momento do Big Bang - (Explosão inicial para a formação do Universo) nós partículas dessa força absoluta ficámos entregues a nós próprios e é a nós que nos compete ser senhores do nosso destino quando conquistámos a capacidade do "livre arbítrio". De resto e de qualquer das formas já não nos guiamos pelo instinto, mas sim pela razão (com maiores responsabilidades) quando no verdadeiro enquadramento das leis naturais que temos de seguir com todo o rigor, pois caso contrário estaremos fora das mesmas leis, resultando daí o tal sofrimento que os actuais dirigentes do Racionalismo Cristão pretendem eliminar !
-
Ao longo de milhares de anos de existência humana, o Homem tem procurado sempre a protecção e a segurança numa entidade absoluta denominada Deus ! Estamos convencidos de que se tal entidade divina falhasse ou deixasse de existir no imaginário humano seria o colapso da própria humanidade ! É impossivel dissociar essa mesma entidade, mas de qualquer das formas não é possível admitir cientificamente a não existência de Deus sob um aspecto consubstanciado na  Força que se manifestou há milhões de anos sob a forma do Bing Bang.  Segundo a Ciência que defende que não há EFEITO SEM CAUSA e que indubitavelmente a mesma conclui de que a explosão cósmica que deu origem à criação do Universo que conhecemos teve uma origem, uma causa primordial !
-
É precisamente sobre essa CAUSA PRIMORDIAL  que o Racionalismo Cristão defende e que a Ciência na sua incansável busca procura aprofundar o seu conhecimento !

-
Em termos teóricos quando  se dá a explosão primordial do Big Bang, uma fabulosa energia se expande criando o espaço/tempo e as diferentes formas vibratórias dessa mesma FORÇA foram-se expandido   gerando  incontáveis dimensões onde a Vida se exprime em formas evolutivas  próprias ! A Geometria está intimamente ligada à fisica, à Química e à Biologia, assim como a Ciência deve estar ligada à Espiritualidade, independente de qualquer religião seja ela qual for !  O médico brasileiro António Pinheiro Guedes, notável investigador na área da Espiritologia, ciência que devia estudar o espírito humano. Infelizmente esta ciência depois da morte daquele cientista nunca mais teve qualquer tipo de desenvolvimento não conseguido obter um estatuto próprio e figurar entre outras ciências institucionalmente reconhecidas, apenas o Espiritismo de Alan Kardec lhe seguiu as pisadas, mas lamentavelmente fazendo-se acompanhar pela religiosidade e misticismo, factores que não podem existir numa verdadeira ciência, o que foi pena ! De facto o Racionalismo Cristão, inicialmente denominado por  Espiritismo Racional e Científico Cristão, chegou a ter foros de ciência profunda, vasta e ecléctica, mas mais tarde acabou por assumir o mesmo caminho das religiões !  Pinheiro Guedes escreveu no século passado -  1900, um livro titulado por  Ciência Espírita, tendo descrito de uma forma admirável o aparecimento da matéria orgânica na Terra e o consequente aparecimento da primeira célula e o seu desenvolvimento progressivo para formas orgânicas mais complexas e evoluídas. Na nossa perspectiva trata-se de um trabalho  científico único e ainda hoje digno de ser examinado devido às grandes implicações de ordem espiritualista e científica nele contidas e que certamente poderão servir de importantes pistas para os modernos investigadores !

2 comentários:

  1. Boa noite,
    Fica aqui apenas a informação de que ando a ver os seus textos. Acho o tema interessante e fiquei curioso sobre o Projecto 5 Império.
    Degraconis

    ResponderEliminar
  2. Agradeço o seu interesse pelos meus artigos e relativamente ao Projecto Quinto Império, este obedece a mais de uma fase e uma delas é precisamente a publicação do romance - Operação: 5º. Império, que está prevista para meados de Outubro. Cordialmente Jacinto Alves

    ResponderEliminar