terça-feira, 11 de janeiro de 2011

APRESENTAÇÃO DO ROMANCE - Operação: Quinto Império


Quando na literatura, exactamente na ficção científica como foi o caso do notável escritor francês Júlio Verne, que nos seus famosos livros previu o aparecimento de máquinas voadoras, submarinos e a existência da energia nuclear e as viagens à Lua são na nossa época realidades comuns e quando se cruzam o imaginário e a realidade como é o caso do romance - " Operação: Quinto Império " as perspectivas do agente observador expandem-se de uma forma admirável, levando-o a contemplar o nosso universo de uma forma diferente, expectante e estimulante !

A razão que nos levou a escrever o presente romance foi devido à forte reacção que tivemos ao lermos o livro A FÓRMULA DE DEUS, da autoria do conhecido escritor, jornalista e locutor da RTP, José Rodrigues dos Santos.

 A FÓRMULA DE DEUS, aborda  um tema altamente polémico, pois transforma Deus no maior egoísta do universo ao servir-se das pobres unidades de carbono, os seres humanos  para que através da inteligência artificial inventada e desenvolvida por aqueles servir-se da mesma reunindo as condições necessárias para poder transferir-se para um novo universo e abandonando os seres humanos no universo preste a desaparecer ! Não concordámos com o tema do FIM DO NOSSO UNIVERSO desenvolvido pelo ilustre José Rodrigues dos Santos e por essa mesmíssima razão decidimos escrever - " Operação: Quinto Império " para rebater os princípios teóricos avançados na FÓRMULA DE DEUS !

A base do tema que materializa a acção do romance “Operação: 5º. Império”, tem o seu início a partir de 1910, no Brasil, onde um grupo de Portugueses ali emigrados, tomam a decisão de fundar um movimento espírita e espiritualista que fosse ao encontro das grandes questões da vida material e espiritual do ser humano. Naquela época, sucediam-se grandes embates ideológicos, não só a nível político, mas sobretudo numa perspectiva religiosa – nomeadamente, na área do Espiritismo religioso – liderado, principalmente por Alan Kardek - 1804-1869.

 Em 1910, surge então um movimento dissidente do campo das actividades espíritas. O referido movimento embora mantendo as suas raízes provenientes do Espiritismo considerava-se racional e científico, abstraindo qualquer possível ligação com aspectos religiosos e místicos. A esse Movimento foi dado o nome de Espiritismo Racional e Científico.


Em 1950, o neto do fundador do Espiritismo Racional e Científico, Marco Aurélio Matos Chaves, Presidente do Instituto Superior de Estudos Histórico-Filosóficos, Estatísticos e Investigação Científica, com sede na Vila de Oeiras, era um cientista e sendo portador de altos graus maçónicos – tratava-se efectivamente de um Maçom-Templário e simultaneamente um Mestre do Silêncio – Mestre Zoísta e Grão-Mestre da Ordem de Cristo Guardiã, instituição iniciática fundada no Século XIV, durante o reinado de D.Dinis e fundada por ele próprio, em simultâneo com a outra Ordem de Cristo, que empreendeu as Descobertas e Expansão Marítimas dos Portugueses – Séculos XIV ; XV e XVI.


A Ordem de Cristo Guardiã, irmã da outra Ordem do mesmo nome teve a sua origem no facto de os Templários Franceses quando em fuga de França devido às perseguições encetadas pelo Rei Francês, Filipe, o Belo, conseguiram fugir por via marítima e alcançado as costas marítimas de Portugal  sendo recolhidos por D. Dinis, e por si protegidos. Na sua fuga, os Templários Franceses, transportaram consigo parte do tesouro que detinham, incluindo prata, ouro e principalmente importantes documentos náuticos e artefactos, mas de entre os artefactos, destacava-se especialmente um: - a Arca da Aliança de Moisés – o Artefacto de Deus !

Portanto, D. Dinis, foi o Primeiro Guardião da “Arca” em Portugal !

O ISE, o instituto a que o Professor Marco Aurélio, presidia, além de ser uma instituição de investigação científica de renome internacional era secretamente uma Ordem Iniciática Científica que detinha avançados conhecimentos científicos, nomeadamente no que se referia às Viagens no Tempo !

O facto é que é descoberta a aproximação do Sistema Solar de um grande planeta – o planeta Marduk, o planeta deus do babilónios e sumérios. O filho pródigo do Sistema Solar que dispondo de uma órbita extremamente alongada, projectava-se nos abismos do Espaço

Sideral, afastando-se profundamente e só voltando ao interior do nosso sistema planetário depois de mais de 8000 anos passados ! Sendo o causador de vários dilúvios havidos na Terra !

Devido à acção dos Navegadores do Tempo – Os TEMPONAUTAS, os Cavaleiros da Ordem de Cristo, do Século XXI, que conforme as previsões do Poeta Esotérico Fernando Pessoa, tinham por missão, realizar e cumprir a 3ª. e última missão de Portugal no mundo !!!

No desenvolvimento do romance – a Arca da Aliança de Moisés, tem uma ligação directa com um planeta que existiu entre Marte e Júpiter e que foi destruído devido à passagem do planeta gigante Marduk – os Sumérios, na sua epopeia - “ A Guerra dos Deuses” dão uma explicação lógica e racional sobre os acontecimentos planetários então sucedidos – cerca de 100.000 anos antes de Cristo !

Trata-se da odisseia de um punhado de cientistas na sua luta para salvar o planeta da sua destruição total, pois além do planeta Marduk que se aproxima ameaçadoramente da Terra – outros corpos planetários se aproximam – asteróides !!!

Perante tão terríveis e assombrosos acontecimentos, a Humanidade teria que reconsiderar o seu posicionamento espiritual,  económico e ideológico e para fazer frente à ameaça global teria que alterar radicalmente a sua postura moral e material . . .



A filosofia fundamentada no Espiritismo Racional e Científico contempla e dá pleno sentido ao ESPIRITUALISMO HUMANISTA, extensivo a todas as raças, etnias, culturas, filosofias e religiões  existentes no planeta Terra, tratando-se de um movimento   humanista e universalista que é efectivamente a Doutrina do   QUINTO IMPÉRIO do espírito e da espiritualidade que o nosso magnífico Padre António Vieira (1608 - 1697) defendeu e desenvolveu no seu notável livro " História do Futuro ", obra ainda desconhecida por um número significativo de portugueses !

 Factos surpreendentes irão surgir ao longo da  leitura do romance ! Efectivamente "Operação: Quinto Império", pretende transmitir uma importante mensagem a de que é possível construir um mundo melhor para todos os seres humanos . . . sendo apenas necessário QUERER porque QUERER É PODER !

1 comentário:

  1. Caro amigo Jacinto,

    Parabenizo-o pelo lançamento de seu romance “Operação: 5º. Império” e, desde já, quero expressar meu desejo de sucesso na divulgação de sua visão histórica e espiritual e meu interesse em ler seu livro. Como faço para comprar um exemplar aqui no Brasil?

    Um abraço,
    Luciano

    ResponderEliminar