sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Espiritualismo Humanista e as três razões que nos levaram a escrever o romance "Operação Quinto Império "

O romance que considero ser histórico, iniciático e espiritualista e que intitulei - " Operação Quinto Império ", não foi escrito devido a uma simples inspiração, mas sim devido a razões bem precisas que passarmos a enumerar:

1ª. razão, esta proveniente da verificação produzida pela leitura da obra ficcionada escrita pelo conhecido e popular escritor e locutor da R.T.P, José Rodrigues dos Santos -  intitulada - A FÓRMULA DE DEUS, livro que aborda um tema profundamente significativo e fascinante ! Daí o facto ter gerado da nossa parte uma reacção forte e contrária - no referido romance, Deus apresenta-se perante os seres humanos como o maior oportunista e egoísta do Universo, procurando explorar a inteligência do homo sapiens para que este desenvolva a inteligencia artificial vindo a servir-se da mesma para passar para um novo universo, um universo Alfa abandonando as pobres unidades de carbono (seres humanos) ao seu triste destino como habitantes de um universo em plena fase terminal.

Quisemos refutar a argumentação desenvolvida na FÓRMULA DE DEUS, contrapondo com novos argumentos de que a existência da FORÇA CRIADORA - Deus, obedece a um desígnio magistral em que o espírito humano - o Homem, assume uma importância decisiva e primordial na própria essência e razão da de ser da existência do Universo.
A 2ª. razão prende-se com a necessidade de ser fundada uma doutrina que seja espiritualista, humanista e universalista que explique de forma racional e científica o ser humano nas suas componentes material e espiritual e que vá integralmente ao encontro dos notáveis princípios desenvolvidos pelo Maçom e ilustre humanista português Luís de Matos, que devido aos seus importantes estudos sobre o espírito humano e a sua espiritualidade merecia ter recebido o Prémio Nobel quando em S. Paulo, no Brasil em 1910, fundou uma doutrina denominada - Espiritismo Racional e Científico Cristão, que em Portugal no início do Século XXI se pretende refundir sob a designação de Espiritismo Racional e Científico Humanista ou simplesmente Espiritualismo Humanista, pretendo-se recriar a experiência havida nos séculos XIV; XV e XVI com  a institucionalização do Culto do Espírito Santo por Dinis e Isabel que serviu de base religiosa e espiritualista a Portugal quando nas Descobertas e Expansão Marítimas dos Portugueses no mundo  tendo-se tornado a Nação Lusa numa potência líder mundial e que agora no Século XXI, venha a nova doutrina dar novo alento aos Portugueses no sentido de reconquistarem a sua histórica e antiga dignidade de grande nação pronta a dar o seu contributo para a construção de um  mundo melhor onde a Espiritualidade seja Imperadora indo ao encontro do amanhecer do Quinto Império tão sonhado e defendido pelo Padre António Vieira;  Fernando Pessoa e Agostinho da Silva !

Uma 3ª. razão se prende com a própria evolução material e espiritual que  de forma intrínseca é pertença natural do Povo Português, povo com cerca de nove séculos de existência que mercê da sua história e da sua cultura tem pleno e legítimo direito de ser ele próprio a conduzir o seu próprio destino sem admitir a interferência de qualquer entidade estranha à sua natureza, razão de ser e de estar no mundo ! No passado fomos uma nação colonizadora, dando ao mundo novos mundos e tivemos um passado histórico glorioso cheio de dignidade, dignidade essa de nove séculos que nos foi legada por  António José de Almeida, quando da sua visita ao Brasil, em 1922 quando da  comemoração do centenário da  independência brasileira, António José de Almeida, agradeceu em nome de Portugal, aos Brasileiros  terem-se tornado independentes; Gago Coutinho pela sua notável proeza ao ter realizado a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, em 1922, sendo acompanhado por Sacadura Cabral ou ainda Fernão Magalhães, que ao serviço de Castela fez a primeira viagem marítima de circum-navegação do mundo, morrendo português !

É devido ao testemunho de centenas de portugueses que ao longo da história de Portugal sempre souberam imprimir uma crescente dignidade à nação lusa que no tempo presente começa a enfraquecer de forma grave  e que já está afectando o futuro de Portugal, tornando, pois necessário encontrar um novo rumo, uma nova solução ou uma nova doutrina orientadora para o devir dos Portugueses! Eis a mensagem que encerra o romance " Operação Quinto Império" !

Sem comentários:

Enviar um comentário