O romance - "Operação: Quinto Império" no seu tema desenvolve um novo conceito espiritualista/ideológico que demonstra que a doutrina do Marxismo na verdade é perante as leis naturais anacrónica e contrária à evolução do ser humano, nomeadamente do trabalhador que em lugar de o dignificar e valorizar torna-o passivo de uma situação ou de um estatuto social de permanente dependência, despido de qualquer qualificação ou ascenção social, cultural, económica e política ! Os estudantes ou os ideólogos da Ciência Política pensem bem sobre a verdadeira natureza do Marxismo e das suas negativas implicações no que se refere à evolução material, intelectual, social e espiritual do Homem !
(EM ORGANIZAÇÃO) Espiritualismo, História, Ciências Iniciáticas e Neo-espiritologia - ESTABELECER A ORDEM NO CAOS JUNTANDO O QUE ESTÁ DISPERSO
sexta-feira, 29 de abril de 2011
A doutrina do Marxismo é anacrónica e contrária à evolução natural do ser humano
O romance - "Operação: Quinto Império" no seu tema desenvolve um novo conceito espiritualista/ideológico que demonstra que a doutrina do Marxismo na verdade é perante as leis naturais anacrónica e contrária à evolução do ser humano, nomeadamente do trabalhador que em lugar de o dignificar e valorizar torna-o passivo de uma situação ou de um estatuto social de permanente dependência, despido de qualquer qualificação ou ascenção social, cultural, económica e política ! Os estudantes ou os ideólogos da Ciência Política pensem bem sobre a verdadeira natureza do Marxismo e das suas negativas implicações no que se refere à evolução material, intelectual, social e espiritual do Homem !
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Ciência Noética Maçónica
Está em fase de estudo um projecto ligado à criação de um blogue que servirá de suporte para apresentação de diferentes investigações e estudos feitos na base da Ciência Neótica, agora ligada às actividades macónicas como uma fase superior da Maçonaria Especulativa.
domingo, 24 de abril de 2011
É A HORA !
É a hora ! Portugal e a Espanha devem celebrar pela segunda vez o Tratado de Tordesilhas, o primeiro Tratado (1494) separou o mundo em duas partes; o segundo Tratado irá unir as duas partes do mundo que foram separadas (Século XXI).
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Lutemos pela formação de um grande movimento cívico português - Operação: Quinto Império
Lutemos pela formação de um grande movimento cívico português - Operação: Quinto Império
por Jacinto Alves a Sábado, 16 de Abril de 2011 às 0:55
Uma proposta para a fundação de uma sociedade mais justa e fraterna:
Se houvesse uma convergência entre o MIL - Movimento Internacional Lusófono e o novo movimento - Movimento 12 de Março, proveniente da Geração à Rasca, essa mesma convergência poderia dar origem a um movimento cívico nacional de forte índole patriótica, a que poderíamos designar por: " Operação: Quinto Império", onde factores como economia, administração estatal, actividades privadas financeiras, política partidária, seriam submetidos a uma séria refundação, onde as forças partidárias existentes no actual espectro político português assumiriam, embora temporariamente um plano meramente secundário para darem lugar a uma nova configuração, modelo ou perspectiva ideológica com vista a uma humanização séria e profunda da actual sociedade portuguesa, acompanhada de um completo expurgo de todos os elementos nocivos de natureza financeira, administrativa e política que actualmente envolvem, distorcem e contaminam o natural e normal progresso material e moral de Portugal e dos Portugueses !
APRESENTAÇÃO DO ROMANCE
“ OPERAÇÃO: QUINTO IMPÉRIO”
O romance “Operação: Quinto Império”, pretende apresentar uma doutrina espiritualista, racional e científica de base cristã que poderia vir a influenciar a Europa já num próximo futuro.
O historiador e escritor Miguel Real na sua obra ensaística e histórica, recentemente publicada fez uma análise profunda e de grande interesse sobre a cultura lusa desde o nascimento da nacionalidade portuguesa e a referida obra faz uma notável referência a figuras ilustres de portugueses como o Padre António Vieira; Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.
Miguel Real na citada obra “ Introdução à Cultura Portuguesa - que nós transcrevemos parte de um dado trecho e que nos diz: -
“ . . . Padre António Vieira e Agostinho da Silva no campo da tradição providencialista, assumem ambos idêntica personificação, o primeiro por via da criação do majestoso e imperial uso da Língua Portuguesa, o segundo por via em plena época de dominância do materialismo e de omnipotência do dinheiro, de uma alternativa espiritualista para Portugal. . . “
Uma alternativa espiritualista para Portugal !? Perguntamos: Que Alternativa ? Possivelmente uma alternativa que irá abranger um novo conhecimento do Universo fundamentado numa importante descoberta científica sobre a existência da Vida fora da Matéria e a descoberta de uma nova fonte de energia universal que irá substituir todas as formas de energia existentes desde as energias fósseis, electricas e nucleares, sendo essa nova energia universal apenas acessível aos seres humanos detentores de uma mais avançada espiritualidade ! No romance: “Operação: Quinto Império”, apresenta-se o necessário desenvolvimento para que se tornem reais tais extraordinárias perspectivas
Fernando Pessoa, no seu Poema “ Mensagem”, diz: “ . . . Senhor, falta cumprir-se Portugal . . .” podendo ser uma missão a cumprir, missão essa que poderá ir ao encontro da Globalização Mundial na sua fase iniciadora da nova ordem económica e social dando azo a que o espírito de cruzada seja despertado de novo no homem português, tal como sucedeu na reconquista cristã na Península Ibérica ou ainda durante o período das Descobertas e Expansão Marítimas de Portugal !
Esse mesmo espírito de cruzada poderá estar, eventualmente, ligado a um novo conceito científico/espiritualista de ver e compreender o mundo e aí provavelmente nos irá surgir a visão quinto-imperial perspectivada por António Vieira, aprofundada por Pesssoa e consolidada por Agostinho da Silva ! O Quinto Império do Espírito e da Espiritualidade que irá nortear a Humanidade no Século XXI !
O romance- “Operação Quinto Império”, pretende lançar uma mensagem de esperança para a humanidade para que prossiga na sua caminhada para um maior progresso material e espiritual, vislumbrando uma nova forma de viver e de pensar por parte dos seres humanos.
Quando na literatura, exactamente na ficção científica como foi o caso do notável escritor francês Júlio Verne, que nos seus famosos livros previu o aparecimento de máquinas voadoras, submarinos e a existência da energia nuclear e as viagens à Lua são na nossa época realidades comuns e quando se cruzam o imaginário e a realidade como é o caso do romance - " Operação: Quinto Império " as perspectivas do agente observador expandem-se de uma forma admirável, levando-o a contemplar o nosso universo de uma forma diferente, expectante e estimulante !
A razão que nos levou a escrever o presente romance foi devido à forte reacção que tivemos ao lermos o livro A FÓRMULA DE DEUS, da autoria do conhecido escritor, jornalista e locutor da RTP, José Rodrigues dos Santos.
A FÓRMULA DE DEUS, aborda um tema altamente polémico, pois transforma Deus no maior egoísta do universo ao servir-se das pobres unidades de carbono, os seres humanos para que através da inteligência artificial inventada e desenvolvida por aqueles servir-se da mesma reunindo as condições necessárias para poder transferir-se para um novo universo e abandonando os seres humanos no universo prestes a extinguir-se !
Não concordámos com o tema do FIM DO NOSSO UNIVERSO desenvolvido pelo ilustre José Rodrigues dos Santos e por essa mesmíssima razão decidimos escrever - " Operação: Quinto Império " para rebater os princípios teóricos avançados na FÓRMULA DE DEUS !
A base do tema que materializa a acção do romance “Operação: 5º. Império”, tem o seu início a partir de 1910, no Brasil, onde um grupo de Portugueses ali emigrados, tomam a decisão de fundar um movimento espiritista e espiritualista que fosse ao encontro das grandes questões da vida material e espiritual do ser humano. Naquela época, sucediam-se grandes embates ideológicos, não só a nível político, mas sobretudo numa perspectiva religiosa – nomeadamente, na área do Espiritismo religioso – liderado, principalmente por Alan Kardek - 1804-1869.
Em 1910, surge então um movimento dissidente do campo das actividades espíritas. O referido movimento embora mantendo as suas raízes provenientes do Espiritismo considerava-se racional e científico, abstraindo qualquer possível ligação com aspectos religiosos e místicos. A esse Movimento foi dado o nome de Espiritismo Racional e Científico.
Em 1950, o neto do fundador do Espiritismo Racional e Científico, Marco Aurélio Matos Chaves, Presidente do Instituto Superior de Estudos Histórico-Filosóficos, Estatísticos e Investigação Científica, com sede na Vila de Oeiras, era um cientista e sendo portador de altos graus maçónicos – tratava-se efectivamente de um Maçom-Templário e simultaneamente um Mestre do Silêncio – Mestre Zoísta e Grão-Mestre da Ordem de Cristo Guardiã, instituição iniciática fundada no Século XIV, durante o reinado de D.Dinis e fundada por ele próprio, em simultâneo com a outra Ordem de Cristo, que empreendeu as Descobertas e Expansão Marítimas dos Portugueses – Séculos XIV ; XV e XVI.
A Ordem de Cristo Guardiã, irmã da outra Ordem do mesmo nome teve a sua origem no facto de os Templários Franceses quando em fuga de França devido às perseguições encetadas pelo Rei Francês, Filipe, o Belo, conseguiram fugir por via marítima e alcançado as costas de Portugal sendo recolhidos por D. Dinis, e por si protegidos. Na sua fuga, os Templários Franceses, transportaram consigo parte do tesouro que detinham, incluindo prata, ouro e principalmente importantes documentos náuticos e artefactos, mas de entre os artefactos, destacava-se especialmente um: - a Arca da Aliança de Moisés – o Artefacto de Deus !
Portanto, D. Dinis, foi o Primeiro Guardião da “Arca” em Portugal !
O ISE, o instituto a que o Professor Marco Aurélio, presidia, além de ser uma instituição de investigação científica de renome internacional era secretamente uma Ordem Iniciática Científica que detinha avançados conhecimentos científicos, nomeadamente no que se referia às Viagens no Tempo !
Com a descoberta da aproximação do Sistema Solar de um grande planeta – o planeta Marduk, o planeta deus do babilónios e sumérios. O filho pródigo do Sistema Solar que dispondo de uma órbita extremamente alongada, projectava-se nos abismos do Espaço Sideral, afastando-se profundamente e só voltando ao interior do nosso sistema planetário depois de mais de 8000 anos passados e sendo o causador de vários dilúvios na Terra.
Devido à acção dos Navegadores do Tempo – Os TEMPONAUTAS, os Cavaleiros da Ordem de Cristo, do Século XXI, que conforme as previsões do Poeta Iniciático Fernando Pessoa, (poema Mensagem) tinham por missão, realizar e cumprir a 3ª. e última missão de Portugal no mundo !!!
No desenvolvimento do romance – a Arca da Aliança de Moisés, tem uma ligação directa com um planeta que existiu entre Marte e Júpiter e que foi destruído devido à passagem do planeta gigante Marduk – os Sumérios, na sua epopeia - “ A Guerra dos Deuses” dão uma explicação lógica e racional sobre os acontecimentos planetários então sucedidos – cerca de 100.000 anos antes de Cristo !
Trata-se da odisseia de um punhado de cientistas na sua luta para salvar o planeta da sua destruição total, pois além do planeta Marduk que se aproximava ameaçadoramente da Terra – outros corpos planetários igualmente se aproximavam – os asteróides !!!
Perante tão terríveis e assombrosos acontecimentos, a Humanidade para fazer frente à ameaça global teria que alterar radicalmente a sua postura moral e material . . .
A filosofia fundamentada no Espiritismo Racional e Científico contempla e dá pleno sentido ao ESPIRITUALISMO HUMANISTA, extensivo a todas as raças, etnias, culturas, filosofias e religiões existentes no planeta Terra, tratando-se de um movimento humanista e universalista que é efectivamente a Doutrina do QUINTO IMPÉRIO do espírito e da espiritualidade que o nosso magnífico Padre António Vieira (1608-1697) defendeu e desenvolveu no seu notável livro HISTÓRIA DO FUTURO, obra ainda desconhecida por um número significativo de portugueses !
O nosso romance detém factos surpreendentes que irão surgir ao longo da sua leitura. Efectivamente "Operação: Quinto Império", pretende transmitir uma importante mensagem de que é possível construir um mundo melhor para todos os seres humanos . . . sendo apenas necessário QUERER porque QUERER É PODER !
Face à grande crise económica que está afectando actualmente a sociedade portuguesa, agravada por uma perda de valores morais e da própria identidade histórica e cultural dos portugueses neste início do Século XXI, diríamos que estamos indo ao encontro da própria História e que na encruzilhada da vida o povo português terá que ser capaz de superar o momento que está vivendo, tal como já o fez no seu passado histórico ! Contudo, este povo dispõe de uma estranha singularidade e essa mesma singularidade manifesta-se precisamente nos momentos mais difíceis na sua vida colectiva, sabendo superar as dificuldades e seguindo em frente !
Não resistimos a recitar o Poema de Fernando Pessoa que nos diz:
A Europa jaz, posta nos cotovelos:
De Oriente a Ocidente jaz, fitando,
E toldam-lhe românticos cabelos.
Olhos gregos, lembrando.
O cotovelo esquerdo é recuado;
O direito é em ângulo disposto.
Aquele diz Itália onde é pousado;
Este diz Inglaterra onde, afastado,
A mão sustenta, em que se apoia o
rosto.
Fita, com olhar esfíngico e fatal,
O Ocidente, futuro do passado.
O rosto com que fita é Portugal
A velha Europa está em crise nos planos económico e social. Ilustres investigadores e escritores portugueses, tais como António Telmo; António Quadro; Lima de Freitas; Fernando Pessoa; Agostinho da Silva e Eduardo Amarante vaticinaram que Portugal tem uma missão a cumprir em benefício da Humanidade e a afirmação de que a solução da Europa está em Portugal parece conter em si algo de verdadeiro ! Trata-se de uma afirmação que pode ser considerada "a priori " abstracta, será essa afirmação política ? Espiritual; Social ou económica ? Diremos que na realidade trata-se de uma afirmação que representa o somatório de todas as situações possíveis !
É evidente que para fundamentar aquela afirmação teremos de recorrer à própria História do Povo Português e naturalmente às ligações atávicas deste povo para com outros povos! Trata-se de um longo processo decorrente da natural evolução material e espiritual da humanidade neste planeta ! Podemos comparar a evolução atribulada da humanidade a um " mosaico desconstruído" que carece de ser montado ! Podemos efectivamente admitir que entre todos os povos da Terra há uma imensa teia que vai ligar esses mesmos povos entre si e cujas implicações se vão verificando ao longo dos milénios, sendo fascinante observar que o planeta Terra é um imenso laboratório onde são ensaiadas incontáveis experiências humanas e de vida !
A natureza humana obriga a uma incessante actividade que tendo como suporte a própria ignorância de cada ser sobre a sua origem, natureza e razão porque existe como ser vivente e inteligente ! Assim se compreende a mola mestra da evolução dos seres vivos e que a Biologia, a Antropologia e a Arqueologia começam a explicar e indo juntando as tais peças desse monstruoso "mosaico desconstruído ! De facto é à Ciência que compete explicar as origens da Humanidade e explicitar o porquê da sua existência neste planeta, as religiões sejam elas quais forem serão sempre limitadas devido principalmente aos dogmas por si estabelecidos.
A resposta desta grande questão está ligada à terceira e última missão de Portugal na Europa e . . . no mundo está contida no romance “ Operação: Quinto Império “ , aliás a mensagem ou mensagens ali contidas são o próprio livro, cabendo a cada leitor por si só retirar as suas próprias ilacções porque estas terão que ser fruto do seu próprio trabalho de pesquisa, interesse e dedicação feito na base do estudo e do raciocínio que só a cada um de nós poderá competir e estando em plena conformidade com aquela assertiva iniciática que nos diz que QUANDO O APRENDIZ ESTÁ PRONTO O MESTRE APARECE . . .
O romance “ Operação: Quinto Império “, no seu tema com as diferentes vertentes, debruça-se igualmente na componente espiritualista, tentando fazer alguma luz sobre o mistério que envolve a existência do ser humano !
O romance “ Operação: Quinto Império” no seu tema e desenvolvimento da história nele contida, faz destacar com clareza diferentes perspectivas que se encontram entre o Imaginário e a realidade apontando possíveis soluções para os males e sofrimentos que assolam a Humanidade !
quarta-feira, 13 de abril de 2011
“ OPERAÇÃO: QUINTO IMPÉRIO”
Não será atrevimento nosso e muito menos considerar-se exagerado que o romance “Operação: Quinto Império”, contenha pistas importantes para que em Portugal surja um embrião de uma futura ordem económica e social que poderá vir a orientar a Humanidade já num próximo futuro. Esse mesmo embrião poderá conter em si potencialmente o desenvolvimento duma nova concepção espiritualista, racional e científica que poderá eventualmente ou não dar origem a um novo partido político ou a um movimento cívico fundamentado na História de Portugal e na sua cultura filosófica humanista e universalista. O historiador e escritor Miguel Real na sua obra ensaística e histórica, recentemente publicada faz uma análise profunda e de grande interesse sobre a cultura lusa desde o nascimento da nacionalidade portuguesa e a referida obra faz uma notável referência a figuras ilustres de portugueses como o Padre António Vieira; Fernando Pessoa e Agostinho da Silva. Miguel Real na citada obra “ Introdução à Cultura Portuguesa - que nós transcrevemos parte de um dado trecho que nos diz: -
“ . . . Padre António Vieira e Agostinho da Silva no campo da tradição providencialista, assumem ambos idêntica personificação, o primeiro por via da criação do majestoso e imperial uso da Língua Portuguesa, o segundo por via em plena época de dominância do materialismo e de omnipotência do dinheiro, de uma alternativa espiritualista para Portugal. . . “
Fernando Pessoa, apresenta no Poema “ Mensagem”, a previsão de que a Portugal falta cumprir a terceira e ultima missão no mundo, o de avançar com uma nova concepção de uma nova ordem económica e social que conterá em si uma solução ideal fundamentada no conhecimento, desenvolvimento e prática de uma espiritualdade humanista e universalista tão presente na História do Povo Português. Em operação: Quinto Império, pretende-se lançar uma mensagem de esperança para a humanidade para que prossiga na sua caminhada para um maior progresso material e espiritual, vislumbrando uma nova forma de viver e de pensar por parte dos seres humanos. Curiosamente e muito provavelmente Portugal, um pequeno país na Europa poderá vir a ter uma importante influência na última e definitiva fase da globalização mundial quando se refere, nomeadamente às componentes políticas e sociais que irão nortear a Humanidade do Século XXI.
Quando na literatura, exactamente na ficção científica como foi o caso do notável escritor francês Júlio Verne, que nos seus famosos livros previu o aparecimento de máquinas voadoras, submarinos e a existência da energia nuclear e as viagens à Lua são nossa época realidades comuns e quando se cruzam o imaginário e a realidade como é o caso do romance - " Operação: Quinto Império " as perspectivas do agente observador expandem-se de uma forma admirável, levando-o a contemplar o nosso universo de uma forma diferente, expectante e estimulante !
A razão que nos levou a escrever o presente romance foi devido à forte reacção que tivemos ao lermos o livro A FÓRMULA DE DEUS, da autoria do conhecido escritor, jornalista e locutor da RTP, José Rodrigues dos Santos.
A FÓRMULA DE DEUS, aborda um tema altamente polémico, pois transforma Deus no maior egoísta do universo ao servir-se das pobres unidades de carbono, os seres humanos para que através da inteligência artificial inventada e desenvolvida por aqueles servir-se da mesma reunindo as condições necessárias para poder transferir-se para um novo universo e abandonando os seres humanos no universo preste a morrer !
Não concordámos com o tema do FIM DO NOSSO UNIVERSO desenvolvido pelo ilustre José Rodrigues dos Santos e por essa mesmíssima razão decidimos escrever - " Operação: Quinto Império " para rebater os princípios teóricos avançados na FÓRMULA DE DEUS !
A base do tema que materializa a acção do romance “Operação: 5º. Império”, tem o seu início a partir de 1910, no Brasil, onde um grupo de Portugueses ali emigrados, tomam a decisão de fundar um movimento espiritista e espiritualista que fosse ao encontro das grandes questões da vida material e espiritual do ser humano. Naquela época, sucediam-se grandes embates ideológicos, não só a nível político, mas sobretudo numa perspectiva religiosa – nomeadamente, na área do Espiritismo religioso – liderado, principalmente por Alan Kardek - 1804-1869.
Em 1910, surge então um movimento dissidente do campo das actividades espíritas. O referido movimento embora mantendo as suas raízes provenientes do Espiritismo considerava-se racional e científico, abstraindo qualquer possível ligação com aspectos religiosos e místicos. A esse Movimento foi dado o nome de Espiritismo Racional e Científico.
Em 1950, o neto do fundador do Espiritismo Racional e Científico, Marco Aurélio Matos Chaves, Presidente do Instituto Superior de Estudos Histórico-Filosóficos, Estatísticos e Investigação Científica, com sede na Vila de Oeiras, era um cientista e sendo portador de altos graus maçónicos – tratava-se efectivamente de um Maçom-Templário e simultaneamente um Mestre do Silêncio – Mestre Zoísta e Grão-Mestre da Ordem de Cristo Guardiã, instituição iniciática fundada no Século XIV, durante o reinado de D.Dinis e fundada por ele próprio, em simultâneo com a outra Ordem de Cristo, que empreendeu as Descobertas e Expansão Marítimas dos Portugueses – Séculos XIV ; XV e XVI.
A Ordem de Cristo Guardiã, irmã da outra Ordem do mesmo nome teve a sua origem no facto de os Templários Franceses quando em fuga de França devido às perseguições encetadas pelo Rei Francês, Filipe, o Belo, conseguiram fugir por via marítima e alcançado as costas de Portugal sendo recolhidos por D. Dinis, e por si protegidos. Na sua fuga, os Templários Franceses, transportaram consigo parte do tesouro que detinham, incluindo prata, ouro e principalmente importantes documentos náuticos e artefactos, mas de entre os artefactos, destacava-se especialmente um: - a Arca da Aliança de Moisés – o Artefacto de Deus !
Portanto, D. Dinis, foi o Primeiro Guardião da “Arca” em Portugal !
O ISE, o instituto a que o Professor Marco Aurélio, presidia, além de ser uma instituição de investigação científica de renome internacional era secretamente uma Ordem Iniciática Científica que detinha avançados conhecimentos científicos, nomeadamente no que se referia às Viagens no Tempo !
Com a descoberta da aproximação do Sistema Solar de um grande planeta – o planeta Marduk, o planeta deus do babilónios e sumérios. O filho pródigo do Sistema Solar que dispondo de uma órbita extremamente alongada, projectava-se nos abismos do Espaço Sideral, afastando-se profundamente e só voltando ao interior do nosso sistema planetário depois de mais de 8000 anos passados e sendo o causador de vários dilúvios na Terra.
Devido à acção dos Navegadores do Tempo – Os TEMPONAUTAS, os Cavaleiros da Ordem de Cristo, do Século XXI, que conforme as previsões do Poeta Iniciático Fernando Pessoa, (poema Mensagem) tinham por missão, realizar e cumprir a 3ª. e última missão de Portugal no mundo !!!
No desenvolvimento do romance – a Arca da Aliança de Moisés, tem uma ligação directa com um planeta que existiu entre Marte e Júpiter e que foi destruído devido à passagem do planeta gigante Marduk – os Sumérios, na sua epopeia - “ A Guerra dos Deuses” dão uma explicação lógica e racional sobre os acontecimentos planetários então sucedidos – cerca de 100.000 anos antes de Cristo !
Trata-se da odisseia de um punhado de cientistas na sua luta para salvar o planeta da sua destruição total, pois além do planeta Marduk que se aproximava ameaçadoramente da Terra – outros corpos planetários igualmente se aproximavam – os asteróides !!!
Perante tão terríveis e assombrosos acontecimentos, a Humanidade para fazer frente à ameaça global teria que alterar radicalmente a sua postura moral e material . . .
A filosofia fundamentada no Espiritismo Racional e Científico contempla e dá pleno sentido ao ESPIRITUALISMO HUMANISTA, extensivo a todas as raças, etnias, culturas, filosofias e religiões existentes no planeta Terra, tratando-se de um movimento humanista e universalista que é efectivamente a Doutrina do QUINTO IMPÉRIO do espírito e da espiritualidade que o nosso magnífico Padre António Vieira (1608-1697) defendeu e desenvolveu no seu notável livro HISTÓRIA DO FUTURO, obra ainda desconhecida por um número significativo de portugueses !
-
O nosso romance detém factos surpreendentes que irão surgir ao longo da sua leitura. Efectivamente "Operação: Quinto Império", pretende transmitir uma importante mensagem de que é possível construir um mundo melhor para todos os seres humanos . . . sendo apenas necessário QUERER porque QUERER É PODER !
Face à grande crise económica que está afectando actualmente a sociedade portuguesa, agravada por uma perda de valores morais e da própria identidade histórica e cultural dos portugueses neste início do Século XXI, diríamos que estamos indo ao encontro da própria História e que na encruzilhada da vida o povo português terá que ser capaz de superar o momento que está vivendo, tal como já o fez no seu passado histórico ! Contudo, este povo dispõe de uma estranha singularidade e essa mesma singularidade manifesta-se precisamente nos momentos mais difíceis na sua vida colectiva, sabendo superar as dificuldades e seguindo em frente !
Não resistimos a recitar o Poema de Fernando Pessoa que nos diz:
A Europa jaz, posta nos cotovelos:
De Oriente a Ocidente jaz, fitando,
E toldam-lhe românticos cabelos.
Olhos gregos, lembrando.
O cotovelo esquerdo é recuado;
O direito é em ângulo disposto.
Aquele diz Itália onde é pousado;
Este diz Inglaterra onde, afastado,
A mão sustenta, em que se apoia o
rosto.
Fita, com olhar esfíngico e fatal,
O Ocidente, futuro do passado.
O rosto com que fita é Portugal.
A velha Europa está em crise nos planos económico e social. Ilustres investigadores e escritores portugueses, tais como António Telmo; António Quadro; Lima de Freitas; Fernando Pessoa; Agostinho da Silva e Eduardo Amarante vaticinaram que Portugal tem uma missão a cumprir em benefício da Humanidade e a afirmação de que a solução da Europa está em Portugal parece conter em si algo de verdadeiro ! Trata-se de uma afirmação que pode ser considerada "a priori " abstracta, será essa afirmação política ? Espiritual; Social ou económica ? Diremos que na realidade trata-se de uma afirmação que representa o somatório de todas as situações possíveis !
É evidente que para fundamentar aquela afirmação teremos de recorrer à própria História do Povo Português e naturalmente às ligações atávicas deste povo para com outros povos! Trata-se de um longo processo decorrente da natural evolução material e espiritual da humanidade neste planeta ! Podemos comparar a evolução atribulada da humanidade a um " mosaico desconstruído" que carece de ser montado ! Podemos efectivamente admitir que entre todos os povos da Terra há uma imensa teia que vai ligar esses mesmos povos entre si e cujas implicações se vão verificando ao longo dos milénios, sendo fascinante observar que o planeta Terra é um imenso laboratório onde são ensaiadas incontáveis experiências humanas e de vida !
A natureza humana obriga a uma incessante actividade que tendo como suporte a própria ignorância de cada ser sobre a sua origem, natureza e razão porque existe como ser vivente e inteligente ! Assim se compreende a mola mestra da evolução dos seres vivos e que a Biologia, a Antropologia e a Arqueologia começam a explicar e indo juntando as tais peças desse monstruoso "mosaico desconstruído ! De facto é à Ciência que compete explicar as origens da Humanidade e explicitar o porquê da sua existência neste planeta, as religiões sejam elas quais forem serão sempre limitadas devido principalmente aos dogmas por si estabelecidos.
A resposta desta grande questão está ligada à terceira e última missão de Portugal na Europa e . . . no mundo está contida no romance “ Operação: Quinto Império “ , aliás a mensagem ou mensagens ali contidas são o próprio livro, cabendo a cada leitor por si só retirar as suas próprias ilacções porque estas terão que ser fruto do seu próprio trabalho de pesquisa, interesse e dedicação feito na base do estudo e do raciocínio que só a cada um de nós poderá competir e estando em plena conformidade com aquela assertiva iniciática que nos diz que QUANDO O APRENDIZ ESTÁ PRONTO O MESTRE APARECE . . .
O romance “ Operação: Quinto Império “, no seu tema com as diferentes vertentes, debruça-se igualmente na componente espiritualista, tentando fazer alguma luz sobre o mistério que envolve a existência do ser humano !
Vejamos:
É nossa opinião de que René Descartes não foi compreendido pela Ciência e muito menos pela religião de Roma, mas o maior erro parte da própria Ciência que teve pela primeira vez ao seu alcance a possibilidade de compreender a razão da existência da Vida !
René Descartes (1596-1650) foi uma das principais figuras (se não a mais importante) da revolução da Filosofia e da Ciência, fundador da filosofia moderna e pai da matemática moderna e quando na sua famosa frase afirma: " ego cogito ergo sum " - eu que penso, logo existo ! Trata-se de uma afirmativa extraordinariamente conclusiva servindo de base para que a Ciência pudesse avançar nas suas próprias pesquisas sobre a origem e natureza do ser humano, esta afirmação cartesiana veio a ser altamente reforçada com outras directrizes que igualmente Descartes desenvolveu sobre a substancia da Vida, traduzindo sob as frases: - "res extensa" - matéria e “ res cogitans " - espírito !
O famoso neurocirurgião português – António Damásio, no seu livro “O Erro de Descartes”, na nossa perspectiva não conseguiu esclarecer efectivamente qual o “ erro de Descartes”, uma vez que ele não consegue aprofundar a perspectiva do “ res cogitans - espírito“, permanecendo sempre na área específica do estudo do cérebro humano – ou seja da “ res extensa - matéria “! Felizmente a Ciência ao estudar e aprofundar a Física Quântica está chegando a surpreendentes conclusões sobre as características da “substância da Vida” quanto à sua verdadeira natureza e comportamento !
Tudo indica de que na Cidade do Porto - Portugal a prestigiosa Fundação e Laboratórios BIAL, presididos pelo ilustre médico e investigador, Dr. Luís Portela, que em 1994, criou um sistema de bolsas de investigação científica destinadas a incentivar o estudo neurofisiológico e mental do ser humano com vista ao aprofundamento científico nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia havendo sobejas esperanças de que num futuro já próximo venham a ser feitas importantes descobertas científicas naquelas áreas, sendo admissível que Portugal venha a ser um país de vanguarda no conhecimento da natureza biológica, psíquica e espiritual do ser humano .
O romance “ Operação: Quinto Império” no seu tema e desenvolvimento da história nele contida, faz destacar com clareza diferentes perspectivas que se encontram entre o Imaginário e a realidade apontando possíveis soluções para os males e sofrimentos que assolam a Humanidade !
Tenho dito ! Muito obrigado !
Fico agora à vossa disposição para perguntas ou pedidos de esclarecimentos que queiram fazer !??
Portanto, D. Dinis, foi o Primeiro Guardião da “Arca” em Portugal !
É evidente que para fundamentar aquela afirmação teremos de recorrer à própria História do Povo Português e naturalmente às ligações atávicas deste povo para com outros povos! Trata-se de um longo processo decorrente da natural evolução material e espiritual da humanidade neste planeta ! Podemos comparar a evolução atribulada da humanidade a um " mosaico desconstruído" que carece de ser montado ! Podemos efectivamente admitir que entre todos os povos da Terra há uma imensa teia que vai ligar esses mesmos povos entre si e cujas implicações se vão verificando ao longo dos milénios, sendo fascinante observar que o planeta Terra é um imenso laboratório onde são ensaiadas incontáveis experiências humanas e de vida !
É nossa opinião de que René Descartes não foi compreendido pela Ciência e muito menos pela religião de Roma, mas o maior erro parte da própria Ciência que teve pela primeira vez ao seu alcance a possibilidade de compreender a razão da existência da Vida !
Tudo indica de que na Cidade do Porto - Portugal a prestigiosa Fundação e Laboratórios BIAL, presididos pelo ilustre médico e investigador, Dr. Luís Portela, que em 1994, criou um sistema de bolsas de investigação científica destinadas a incentivar o estudo neurofisiológico e mental do ser humano com vista ao aprofundamento científico nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia havendo sobejas esperanças de que num futuro já próximo venham a ser feitas importantes descobertas científicas naquelas áreas, sendo admissível que Portugal venha a ser um
Não será atrevimento nosso e muito menos considerar-se exagerado que o romance “Operação: Quinto Império”, contenha pistas importantes para que em Portugal surja um embrião de uma futura ordem económica e social que poderá vir a orientar a Humanidade já num próximo futuro. Esse mesmo embrião poderá conter em si potencialmente o desenvolvimento duma nova concepção espiritualista, racional e científica que poderá eventualmente ou não dar origem a um novo partido político ou a um movimento cívico fundamentado na História de Portugal e na sua cultura filosófica humanista e universalista. O historiador e escritor Miguel Real na sua obra ensaística e histórica, recentemente publicada faz uma análise profunda e de grande interesse sobre a cultura lusa desde o nascimento da nacionalidade portuguesa e a referida obra faz uma notável referência a figuras ilustres de portugueses como o Padre António Vieira; Fernando Pessoa e Agostinho da Silva. Miguel Real na citada obra “ Introdução à Cultura Portuguesa - que nós transcrevemos parte de um dado trecho que nos diz: -
“ . . . Padre António Vieira e Agostinho da Silva no campo da tradição providencialista, assumem ambos idêntica personificação, o primeiro por via da criação do majestoso e imperial uso da Língua Portuguesa, o segundo por via em plena época de dominância do materialismo e de omnipotência do dinheiro, de uma alternativa espiritualista para Portugal. . . “
Fernando Pessoa, apresenta no Poema “ Mensagem”, a previsão de que a Portugal falta cumprir a terceira e ultima missão no mundo, o de avançar com uma nova concepção de uma nova ordem económica e social que conterá em si uma solução ideal fundamentada no conhecimento, desenvolvimento e prática de uma espiritualdade humanista e universalista tão presente na História do Povo Português. Em operação: Quinto Império, pretende-se lançar uma mensagem de esperança para a humanidade para que prossiga na sua caminhada para um maior progresso material e espiritual, vislumbrando uma nova forma de viver e de pensar por parte dos seres humanos. Curiosamente e muito provavelmente Portugal, um pequeno país na Europa poderá vir a ter uma importante influência na última e definitiva fase da globalização mundial quando se refere, nomeadamente às componentes políticas e sociais que irão nortear a Humanidade do Século XXI.
Quando na literatura, exactamente na ficção científica como foi o caso do notável escritor francês Júlio Verne, que nos seus famosos livros previu o aparecimento de máquinas voadoras, submarinos e a existência da energia nuclear e as viagens à Lua são nossa época realidades comuns e quando se cruzam o imaginário e a realidade como é o caso do romance - " Operação: Quinto Império " as perspectivas do agente observador expandem-se de uma forma admirável, levando-o a contemplar o nosso universo de uma forma diferente, expectante e estimulante !
A razão que nos levou a escrever o presente romance foi devido à forte reacção que tivemos ao lermos o livro A FÓRMULA DE DEUS, da autoria do conhecido escritor, jornalista e locutor da RTP, José Rodrigues dos Santos.
A FÓRMULA DE DEUS, aborda um tema altamente polémico, pois transforma Deus no maior egoísta do universo ao servir-se das pobres unidades de carbono, os seres humanos para que através da inteligência artificial inventada e desenvolvida por aqueles servir-se da mesma reunindo as condições necessárias para poder transferir-se para um novo universo e abandonando os seres humanos no universo preste a morrer !
Não concordámos com o tema do FIM DO NOSSO UNIVERSO desenvolvido pelo ilustre José Rodrigues dos Santos e por essa mesmíssima razão decidimos escrever - " Operação: Quinto Império " para rebater os princípios teóricos avançados na FÓRMULA DE DEUS !
A base do tema que materializa a acção do romance “Operação: 5º. Império”, tem o seu início a partir de 1910, no Brasil, onde um grupo de Portugueses ali emigrados, tomam a decisão de fundar um movimento espiritista e espiritualista que fosse ao encontro das grandes questões da vida material e espiritual do ser humano. Naquela época, sucediam-se grandes embates ideológicos, não só a nível político, mas sobretudo numa perspectiva religiosa – nomeadamente, na área do Espiritismo religioso – liderado, principalmente por Alan Kardek - 1804-1869.
Em 1910, surge então um movimento dissidente do campo das actividades espíritas. O referido movimento embora mantendo as suas raízes provenientes do Espiritismo considerava-se racional e científico, abstraindo qualquer possível ligação com aspectos religiosos e místicos. A esse Movimento foi dado o nome de Espiritismo Racional e Científico.
Em 1950, o neto do fundador do Espiritismo Racional e Científico, Marco Aurélio Matos Chaves, Presidente do Instituto Superior de Estudos Histórico-Filosóficos, Estatísticos e Investigação Científica, com sede na Vila de Oeiras, era um cientista e sendo portador de altos graus maçónicos – tratava-se efectivamente de um Maçom-Templário e simultaneamente um Mestre do Silêncio – Mestre Zoísta e Grão-Mestre da Ordem de Cristo Guardiã, instituição iniciática fundada no Século XIV, durante o reinado de D.Dinis e fundada por ele próprio, em simultâneo com a outra Ordem de Cristo, que empreendeu as Descobertas e Expansão Marítimas dos Portugueses – Séculos XIV ; XV e XVI.
A Ordem de Cristo Guardiã, irmã da outra Ordem do mesmo nome teve a sua origem no facto de os Templários Franceses quando em fuga de França devido às perseguições encetadas pelo Rei Francês, Filipe, o Belo, conseguiram fugir por via marítima e alcançado as costas de Portugal sendo recolhidos por D. Dinis, e por si protegidos. Na sua fuga, os Templários Franceses, transportaram consigo parte do tesouro que detinham, incluindo prata, ouro e principalmente importantes documentos náuticos e artefactos, mas de entre os artefactos, destacava-se especialmente um: - a Arca da Aliança de Moisés – o Artefacto de Deus !
Portanto, D. Dinis, foi o Primeiro Guardião da “Arca” em Portugal !
O ISE, o instituto a que o Professor Marco Aurélio, presidia, além de ser uma instituição de investigação científica de renome internacional era secretamente uma Ordem Iniciática Científica que detinha avançados conhecimentos científicos, nomeadamente no que se referia às Viagens no Tempo !
Com a descoberta da aproximação do Sistema Solar de um grande planeta – o planeta Marduk, o planeta deus do babilónios e sumérios. O filho pródigo do Sistema Solar que dispondo de uma órbita extremamente alongada, projectava-se nos abismos do Espaço Sideral, afastando-se profundamente e só voltando ao interior do nosso sistema planetário depois de mais de 8000 anos passados e sendo o causador de vários dilúvios na Terra.
Devido à acção dos Navegadores do Tempo – Os TEMPONAUTAS, os Cavaleiros da Ordem de Cristo, do Século XXI, que conforme as previsões do Poeta Iniciático Fernando Pessoa, (poema Mensagem) tinham por missão, realizar e cumprir a 3ª. e última missão de Portugal no mundo !!!
No desenvolvimento do romance – a Arca da Aliança de Moisés, tem uma ligação directa com um planeta que existiu entre Marte e Júpiter e que foi destruído devido à passagem do planeta gigante Marduk – os Sumérios, na sua epopeia - “ A Guerra dos Deuses” dão uma explicação lógica e racional sobre os acontecimentos planetários então sucedidos – cerca de 100.000 anos antes de Cristo !
Trata-se da odisseia de um punhado de cientistas na sua luta para salvar o planeta da sua destruição total, pois além do planeta Marduk que se aproximava ameaçadoramente da Terra – outros corpos planetários igualmente se aproximavam – os asteróides !!!
Perante tão terríveis e assombrosos acontecimentos, a Humanidade para fazer frente à ameaça global teria que alterar radicalmente a sua postura moral e material . . .
A filosofia fundamentada no Espiritismo Racional e Científico contempla e dá pleno sentido ao ESPIRITUALISMO HUMANISTA, extensivo a todas as raças, etnias, culturas, filosofias e religiões existentes no planeta Terra, tratando-se de um movimento humanista e universalista que é efectivamente a Doutrina do QUINTO IMPÉRIO do espírito e da espiritualidade que o nosso magnífico Padre António Vieira (1608-1697) defendeu e desenvolveu no seu notável livro HISTÓRIA DO FUTURO, obra ainda desconhecida por um número significativo de portugueses !
-
O nosso romance detém factos surpreendentes que irão surgir ao longo da sua leitura. Efectivamente "Operação: Quinto Império", pretende transmitir uma importante mensagem de que é possível construir um mundo melhor para todos os seres humanos . . . sendo apenas necessário QUERER porque QUERER É PODER !
Face à grande crise económica que está afectando actualmente a sociedade portuguesa, agravada por uma perda de valores morais e da própria identidade histórica e cultural dos portugueses neste início do Século XXI, diríamos que estamos indo ao encontro da própria História e que na encruzilhada da vida o povo português terá que ser capaz de superar o momento que está vivendo, tal como já o fez no seu passado histórico ! Contudo, este povo dispõe de uma estranha singularidade e essa mesma singularidade manifesta-se precisamente nos momentos mais difíceis na sua vida colectiva, sabendo superar as dificuldades e seguindo em frente !
Não resistimos a recitar o Poema de Fernando Pessoa que nos diz:
A Europa jaz, posta nos cotovelos:
De Oriente a Ocidente jaz, fitando,
E toldam-lhe românticos cabelos.
Olhos gregos, lembrando.
O cotovelo esquerdo é recuado;
O direito é em ângulo disposto.
Aquele diz Itália onde é pousado;
Este diz Inglaterra onde, afastado,
A mão sustenta, em que se apoia o
rosto.
Fita, com olhar esfíngico e fatal,
O Ocidente, futuro do passado.
O rosto com que fita é Portugal.
A velha Europa está em crise nos planos económico e social. Ilustres investigadores e escritores portugueses, tais como António Telmo; António Quadro; Lima de Freitas; Fernando Pessoa; Agostinho da Silva e Eduardo Amarante vaticinaram que Portugal tem uma missão a cumprir em benefício da Humanidade e a afirmação de que a solução da Europa está em Portugal parece conter em si algo de verdadeiro ! Trata-se de uma afirmação que pode ser considerada "a priori " abstracta, será essa afirmação política ? Espiritual; Social ou económica ? Diremos que na realidade trata-se de uma afirmação que representa o somatório de todas as situações possíveis !
É evidente que para fundamentar aquela afirmação teremos de recorrer à própria História do Povo Português e naturalmente às ligações atávicas deste povo para com outros povos! Trata-se de um longo processo decorrente da natural evolução material e espiritual da humanidade neste planeta ! Podemos comparar a evolução atribulada da humanidade a um " mosaico desconstruído" que carece de ser montado ! Podemos efectivamente admitir que entre todos os povos da Terra há uma imensa teia que vai ligar esses mesmos povos entre si e cujas implicações se vão verificando ao longo dos milénios, sendo fascinante observar que o planeta Terra é um imenso laboratório onde são ensaiadas incontáveis experiências humanas e de vida !
A natureza humana obriga a uma incessante actividade que tendo como suporte a própria ignorância de cada ser sobre a sua origem, natureza e razão porque existe como ser vivente e inteligente ! Assim se compreende a mola mestra da evolução dos seres vivos e que a Biologia, a Antropologia e a Arqueologia começam a explicar e indo juntando as tais peças desse monstruoso "mosaico desconstruído ! De facto é à Ciência que compete explicar as origens da Humanidade e explicitar o porquê da sua existência neste planeta, as religiões sejam elas quais forem serão sempre limitadas devido principalmente aos dogmas por si estabelecidos.
A resposta desta grande questão está ligada à terceira e última missão de Portugal na Europa e . . . no mundo está contida no romance “ Operação: Quinto Império “ , aliás a mensagem ou mensagens ali contidas são o próprio livro, cabendo a cada leitor por si só retirar as suas próprias ilacções porque estas terão que ser fruto do seu próprio trabalho de pesquisa, interesse e dedicação feito na base do estudo e do raciocínio que só a cada um de nós poderá competir e estando em plena conformidade com aquela assertiva iniciática que nos diz que QUANDO O APRENDIZ ESTÁ PRONTO O MESTRE APARECE . . .
O romance “ Operação: Quinto Império “, no seu tema com as diferentes vertentes, debruça-se igualmente na componente espiritualista, tentando fazer alguma luz sobre o mistério que envolve a existência do ser humano !
Vejamos:
É nossa opinião de que René Descartes não foi compreendido pela Ciência e muito menos pela religião de Roma, mas o maior erro parte da própria Ciência que teve pela primeira vez ao seu alcance a possibilidade de compreender a razão da existência da Vida !
René Descartes (1596-1650) foi uma das principais figuras (se não a mais importante) da revolução da Filosofia e da Ciência, fundador da filosofia moderna e pai da matemática moderna e quando na sua famosa frase afirma: " ego cogito ergo sum " - eu que penso, logo existo ! Trata-se de uma afirmativa extraordinariamente conclusiva servindo de base para que a Ciência pudesse avançar nas suas próprias pesquisas sobre a origem e natureza do ser humano, esta afirmação cartesiana veio a ser altamente reforçada com outras directrizes que igualmente Descartes desenvolveu sobre a substancia da Vida, traduzindo sob as frases: - "res extensa" - matéria e “ res cogitans " - espírito !
O famoso neurocirurgião português – António Damásio, no seu livro “O Erro de Descartes”, na nossa perspectiva não conseguiu esclarecer efectivamente qual o “ erro de Descartes”, uma vez que ele não consegue aprofundar a perspectiva do “ res cogitans - espírito“, permanecendo sempre na área específica do estudo do cérebro humano – ou seja da “ res extensa - matéria “! Felizmente a Ciência ao estudar e aprofundar a Física Quântica está chegando a surpreendentes conclusões sobre as características da “substância da Vida” quanto à sua verdadeira natureza e comportamento !
Tudo indica de que na Cidade do Porto - Portugal a prestigiosa Fundação e Laboratórios BIAL, presididos pelo ilustre médico e investigador, Dr. Luís Portela, que em 1994, criou um sistema de bolsas de investigação científica destinadas a incentivar o estudo neurofisiológico e mental do ser humano com vista ao aprofundamento científico nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia havendo sobejas esperanças de que num futuro já próximo venham a ser feitas importantes descobertas científicas naquelas áreas, sendo admissível que Portugal venha a ser um país de vanguarda no conhecimento da natureza biológica, psíquica e espiritual do ser humano .
O romance “ Operação: Quinto Império” no seu tema e desenvolvimento da história nele contida, faz destacar com clareza diferentes perspectivas que se encontram entre o Imaginário e a realidade apontando possíveis soluções para os males e sofrimentos que assolam a Humanidade !
Tenho dito ! Muito obrigado !
Fico agora à vossa disposição para perguntas ou pedidos de esclarecimentos que queiram fazer !??
APRESENTAÇÃO DO ROMANCE
“ OPERAÇÃO: QUINTO IMPÉRIO”
O romance “Operação: Quinto Império”, pretende apresentar uma doutrina espiritualista, racional e científica de base cristã que poderia vir a influenciar a Europa já num próximo futuro.
O historiador e escritor Miguel Real na sua obra ensaística e histórica, recentemente publicada fez uma análise profunda e de grande interesse sobre a cultura lusa desde o nascimento da nacionalidade portuguesa e a referida obra faz uma notável referência a figuras ilustres de portugueses como o Padre António Vieira; Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.
Miguel Real na citada obra “ Introdução à Cultura Portuguesa - que nós transcrevemos parte de um dado trecho e que nos diz: -
“ . . . Padre António Vieira e Agostinho da Silva no campo da tradição providencialista, assumem ambos idêntica personificação, o primeiro por via da criação do majestoso e imperial uso da Língua Portuguesa, o segundo por via em plena época de dominância do materialismo e de omnipotência do dinheiro, de uma alternativa espiritualista para Portugal. . . “
Uma alternativa espiritualista para Portugal !? Perguntamos: Que Alternativa ? Possivelmente uma alternativa que irá abranger um novo conhecimento do Universo fundamentado numa importante descoberta científica sobre a existência da Vida fora da Matéria e a descoberta de uma nova fonte de energia universal que irá substituir todas as formas de energia existentes desde as energias fósseis, electricas e nucleares, sendo essa nova energia universal apenas acessível aos seres humanos detentores de uma mais avançada espiritualidade ! No romance: “Operação: Quinto Império”, apresenta-se o necessário desenvolvimento para que se tornem reais tais extraordinárias perspectivas
Fernando Pessoa, no seu Poema “ Mensagem”, diz: “ . . . Senhor, falta cumprir-se Portugal . . .” podendo ser uma missão a cumprir, missão essa que poderá ir ao encontro da Globalização Mundial na sua fase iniciadora da nova ordem económica e social dando azo a que o espírito de cruzada seja despertado de novo no homem português, tal como sucedeu na reconquista cristã na Península Ibérica ou ainda durante o período das Descobertas e Expansão Marítimas de Portugal !
Esse mesmo espírito de cruzada poderá estar, eventualmente, ligado a um novo conceito científico/espiritualista de ver e compreender o mundo e aí provavelmente nos irá surgir a visão quinto-imperial perspectivada por António Vieira, aprofundada por Pesssoa e consolidada por Agostinho da Silva ! O Quinto Império do Espírito e da Espiritualidade que irá nortear a Humanidade no Século XXI !
O romance- “Operação Quinto Império”, pretende lançar uma mensagem de esperança para a humanidade para que prossiga na sua caminhada para um maior progresso material e espiritual, vislumbrando uma nova forma de viver e de pensar por parte dos seres humanos.
Quando na literatura, exactamente na ficção científica como foi o caso do notável escritor francês Júlio Verne, que nos seus famosos livros previu o aparecimento de máquinas voadoras, submarinos e a existência da energia nuclear e as viagens à Lua são na nossa época realidades comuns e quando se cruzam o imaginário e a realidade como é o caso do romance - " Operação: Quinto Império " as perspectivas do agente observador expandem-se de uma forma admirável, levando-o a contemplar o nosso universo de uma forma diferente, expectante e estimulante !
A razão que nos levou a escrever o presente romance foi devido à forte reacção que tivemos ao lermos o livro A FÓRMULA DE DEUS, da autoria do conhecido escritor, jornalista e locutor da RTP, José Rodrigues dos Santos.
A FÓRMULA DE DEUS, aborda um tema altamente polémico, pois transforma Deus no maior egoísta do universo ao servir-se das pobres unidades de carbono, os seres humanos para que através da inteligência artificial inventada e desenvolvida por aqueles servir-se da mesma reunindo as condições necessárias para poder transferir-se para um novo universo e abandonando os seres humanos no universo prestes a extinguir-se !
Não concordámos com o tema do FIM DO NOSSO UNIVERSO desenvolvido pelo ilustre José Rodrigues dos Santos e por essa mesmíssima razão decidimos escrever - " Operação: Quinto Império " para rebater os princípios teóricos avançados na FÓRMULA DE DEUS !
A base do tema que materializa a acção do romance “Operação: 5º. Império”, tem o seu início a partir de 1910, no Brasil, onde um grupo de Portugueses ali emigrados, tomam a decisão de fundar um movimento espiritista e espiritualista que fosse ao encontro das grandes questões da vida material e espiritual do ser humano. Naquela época, sucediam-se grandes embates ideológicos, não só a nível político, mas sobretudo numa perspectiva religiosa – nomeadamente, na área do Espiritismo religioso – liderado, principalmente por Alan Kardek - 1804-1869.
Em 1910, surge então um movimento dissidente do campo das actividades espíritas. O referido movimento embora mantendo as suas raízes provenientes do Espiritismo considerava-se racional e científico, abstraindo qualquer possível ligação com aspectos religiosos e místicos. A esse Movimento foi dado o nome de Espiritismo Racional e Científico.
Em 1950, o neto do fundador do Espiritismo Racional e Científico, Marco Aurélio Matos Chaves, Presidente do Instituto Superior de Estudos Histórico-Filosóficos, Estatísticos e Investigação Científica, com sede na Vila de Oeiras, era um cientista e sendo portador de altos graus maçónicos – tratava-se efectivamente de um Maçom-Templário e simultaneamente um Mestre do Silêncio – Mestre Zoísta e Grão-Mestre da Ordem de Cristo Guardiã, instituição iniciática fundada no Século XIV, durante o reinado de D.Dinis e fundada por ele próprio, em simultâneo com a outra Ordem de Cristo, que empreendeu as Descobertas e Expansão Marítimas dos Portugueses – Séculos XIV ; XV e XVI.
A Ordem de Cristo Guardiã, irmã da outra Ordem do mesmo nome teve a sua origem no facto de os Templários Franceses quando em fuga de França devido às perseguições encetadas pelo Rei Francês, Filipe, o Belo, conseguiram fugir por via marítima e alcançado as costas de Portugal sendo recolhidos por D. Dinis, e por si protegidos. Na sua fuga, os Templários Franceses, transportaram consigo parte do tesouro que detinham, incluindo prata, ouro e principalmente importantes documentos náuticos e artefactos, mas de entre os artefactos, destacava-se especialmente um: - a Arca da Aliança de Moisés – o Artefacto de Deus !
Portanto, D. Dinis, foi o Primeiro Guardião da “Arca” em Portugal !
O ISE, o instituto a que o Professor Marco Aurélio, presidia, além de ser uma instituição de investigação científica de renome internacional era secretamente uma Ordem Iniciática Científica que detinha avançados conhecimentos científicos, nomeadamente no que se referia às Viagens no Tempo !
Com a descoberta da aproximação do Sistema Solar de um grande planeta – o planeta Marduk, o planeta deus do babilónios e sumérios. O filho pródigo do Sistema Solar que dispondo de uma órbita extremamente alongada, projectava-se nos abismos do Espaço Sideral, afastando-se profundamente e só voltando ao interior do nosso sistema planetário depois de mais de 8000 anos passados e sendo o causador de vários dilúvios na Terra.
Devido à acção dos Navegadores do Tempo – Os TEMPONAUTAS, os Cavaleiros da Ordem de Cristo, do Século XXI, que conforme as previsões do Poeta Iniciático Fernando Pessoa, (poema Mensagem) tinham por missão, realizar e cumprir a 3ª. e última missão de Portugal no mundo !!!
No desenvolvimento do romance – a Arca da Aliança de Moisés, tem uma ligação directa com um planeta que existiu entre Marte e Júpiter e que foi destruído devido à passagem do planeta gigante Marduk – os Sumérios, na sua epopeia - “ A Guerra dos Deuses” dão uma explicação lógica e racional sobre os acontecimentos planetários então sucedidos – cerca de 100.000 anos antes de Cristo !
Trata-se da odisseia de um punhado de cientistas na sua luta para salvar o planeta da sua destruição total, pois além do planeta Marduk que se aproximava ameaçadoramente da Terra – outros corpos planetários igualmente se aproximavam – os asteróides !!!
Perante tão terríveis e assombrosos acontecimentos, a Humanidade para fazer frente à ameaça global teria que alterar radicalmente a sua postura moral e material . . .
A filosofia fundamentada no Espiritismo Racional e Científico contempla e dá pleno sentido ao ESPIRITUALISMO HUMANISTA, extensivo a todas as raças, etnias, culturas, filosofias e religiões existentes no planeta Terra, tratando-se de um movimento humanista e universalista que é efectivamente a Doutrina do QUINTO IMPÉRIO do espírito e da espiritualidade que o nosso magnífico Padre António Vieira (1608-1697) defendeu e desenvolveu no seu notável livro HISTÓRIA DO FUTURO, obra ainda desconhecida por um número significativo de portugueses !
O nosso romance detém factos surpreendentes que irão surgir ao longo da sua leitura. Efectivamente "Operação: Quinto Império", pretende transmitir uma importante mensagem de que é possível construir um mundo melhor para todos os seres humanos . . . sendo apenas necessário QUERER porque QUERER É PODER !
Face à grande crise económica que está afectando actualmente a sociedade portuguesa, agravada por uma perda de valores morais e da própria identidade histórica e cultural dos portugueses neste início do Século XXI, diríamos que estamos indo ao encontro da própria História e que na encruzilhada da vida o povo português terá que ser capaz de superar o momento que está vivendo, tal como já o fez no seu passado histórico ! Contudo, este povo dispõe de uma estranha singularidade e essa mesma singularidade manifesta-se precisamente nos momentos mais difíceis na sua vida colectiva, sabendo superar as dificuldades e seguindo em frente !
Não resistimos a recitar o Poema de Fernando Pessoa que nos diz:
A Europa jaz, posta nos cotovelos:
De Oriente a Ocidente jaz, fitando,
E toldam-lhe românticos cabelos.
Olhos gregos, lembrando.
O cotovelo esquerdo é recuado;
O direito é em ângulo disposto.
Aquele diz Itália onde é pousado;
Este diz Inglaterra onde, afastado,
A mão sustenta, em que se apoia o
rosto.
Fita, com olhar esfíngico e fatal,
O Ocidente, futuro do passado.
O rosto com que fita é Portugal
A velha Europa está em crise nos planos económico e social. Ilustres investigadores e escritores portugueses, tais como António Telmo; António Quadro; Lima de Freitas; Fernando Pessoa; Agostinho da Silva e Eduardo Amarante vaticinaram que Portugal tem uma missão a cumprir em benefício da Humanidade e a afirmação de que a solução da Europa está em Portugal parece conter em si algo de verdadeiro ! Trata-se de uma afirmação que pode ser considerada "a priori " abstracta, será essa afirmação política ? Espiritual; Social ou económica ? Diremos que na realidade trata-se de uma afirmação que representa o somatório de todas as situações possíveis !
É evidente que para fundamentar aquela afirmação teremos de recorrer à própria História do Povo Português e naturalmente às ligações atávicas deste povo para com outros povos! Trata-se de um longo processo decorrente da natural evolução material e espiritual da humanidade neste planeta ! Podemos comparar a evolução atribulada da humanidade a um " mosaico desconstruído" que carece de ser montado ! Podemos efectivamente admitir que entre todos os povos da Terra há uma imensa teia que vai ligar esses mesmos povos entre si e cujas implicações se vão verificando ao longo dos milénios, sendo fascinante observar que o planeta Terra é um imenso laboratório onde são ensaiadas incontáveis experiências humanas e de vida !
A natureza humana obriga a uma incessante actividade que tendo como suporte a própria ignorância de cada ser sobre a sua origem, natureza e razão porque existe como ser vivente e inteligente ! Assim se compreende a mola mestra da evolução dos seres vivos e que a Biologia, a Antropologia e a Arqueologia começam a explicar e indo juntando as tais peças desse monstruoso "mosaico desconstruído ! De facto é à Ciência que compete explicar as origens da Humanidade e explicitar o porquê da sua existência neste planeta, as religiões sejam elas quais forem serão sempre limitadas devido principalmente aos dogmas por si estabelecidos.
A resposta desta grande questão está ligada à terceira e última missão de Portugal na Europa e . . . no mundo está contida no romance “ Operação: Quinto Império “ , aliás a mensagem ou mensagens ali contidas são o próprio livro, cabendo a cada leitor por si só retirar as suas próprias ilacções porque estas terão que ser fruto do seu próprio trabalho de pesquisa, interesse e dedicação feito na base do estudo e do raciocínio que só a cada um de nós poderá competir e estando em plena conformidade com aquela assertiva iniciática que nos diz que QUANDO O APRENDIZ ESTÁ PRONTO O MESTRE APARECE . . .
O romance “ Operação: Quinto Império “, no seu tema com as diferentes vertentes, debruça-se igualmente na componente espiritualista, tentando fazer alguma luz sobre o mistério que envolve a existência do ser humano !
Vejamos:
É nossa opinião de que René Descartes não foi compreendido pela Ciência e muito menos pela religião de Roma, mas o maior erro parte da própria Ciência que teve pela primeira vez ao seu alcance a possibilidade de compreender a razão da existência da Vida !
René Descartes (1596-1650) foi uma das principais figuras (se não a mais importante) da revolução da Filosofia e da Ciência, fundador da filosofia moderna e pai da matemática moderna e quando na sua famosa frase afirma: " ego cogito ergo sum " - eu que penso, logo existo ! Trata-se de uma afirmativa extraordinariamente conclusiva servindo de base para que a Ciência pudesse avançar nas suas próprias pesquisas sobre a origem e natureza do ser humano, esta afirmação cartesiana veio a ser altamente reforçada com outras directrizes que igualmente Descartes desenvolveu sobre a substancia da Vida, traduzindo sob as frases: - "res extensa" - matéria e “ res cogitans " - espírito !
O famoso neurocirurgião português – António Damásio, no seu livro “O Erro de Descartes”, na nossa perspectiva não conseguiu esclarecer efectivamente qual o “ erro de Descartes”, uma vez que ele não consegue aprofundar a perspectiva do “ res cogitans - espírito“, permanecendo sempre na área específica do estudo do cérebro humano – ou seja da “ res extensa - matéria “! Felizmente a Ciência ao estudar e aprofundar a Física Quântica está chegando a surpreendentes conclusões sobre as características da “substância da Vida” quanto à sua verdadeira natureza e comportamento !
Tudo indica de que na Cidade do Porto - Portugal a prestigiosa Fundação e Laboratórios BIAL, presididos pelo ilustre médico e investigador, Dr. Luís Portela, que em 1994, criou um sistema de bolsas de investigação científica destinadas a incentivar o estudo neurofisiológico e mental do ser humano com vista ao aprofundamento científico nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia havendo sobejas esperanças de que num futuro já próximo venham a ser feitas importantes descobertas científicas naquelas áreas, sendo admissível que Portugal venha a ser um
país de vanguarda no conhecimento da natureza biológica, psíquica e espiritual do ser humano .
O romance “ Operação: Quinto Império” no seu tema e desenvolvimento da história nele contida, faz destacar com clareza diferentes perspectivas que se encontram entre o Imaginário e a realidade apontando possíveis soluções para os males e sofrimentos que assolam a Humanidade !
Tenho dito ! Muito obrigado !
Vou proceder agora à leitura de alguns textos contidos no meu romance -
“Operação: Quinto Império”.
Subscrever:
Mensagens (Atom)