quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Crónicas de um Viajante no Tempo - ab origine

"Num futuro próximo, o Historiador
será um Viajante no Tempo"

O Monumental erro cometido pelos filósofos, políticos e cientistas reside no facto de considerarem o pensamento positivista e as suas formas de raciocínio o mais adequado para a vivência dos seres humanos na superfície deste planeta e quanto ao pensamento intuitivo este predomina nas diferentes dimensões espirituais habitadas por entidades de evoluções diversas onde o elemento físico já não existe.
Se de facto o ser humano está dotado dessas duas formas magníficas de pensamento, deve saber utilizá-las com objectividade e inteligência, pois, se o fizer estará a contribuir de forma certa e equilibrada para a sua evolução na Terra. Por outro lado é necessário compreender a razão porque no mundo Terra ao longo de milhares anos proliferou a maldade, a crueldade, a arrogância. Enfim todos os sentimentos grosseiros e primários que animaram e ainda animam uma parte significativa da Humanidade.
O percurso do Homem na Terra desde o tempo primordial ou seja o seu nascimento como ser vivo foi desde sempre angustiante, terrível e incerto na sua escalada evolutiva desde o primata ao homo sapiens e até nós no início do Século XXI.
As diferentes correntes filosóficas, nomeadamente as que estão centradas nas religiões que desde tempos imemoriais sempre condenaram e combateram os maus sentimentos dos humanos, ameaçando-os através dos tempos com a condenação das suas almas com as penas do "Inferno" e outras condenações terríveis !
O medo tem sido a melhor "arma" das religiões para controlar as imensas massas ignaras dos seus seguidores e fiéis. A falta de evolução; a ignorância e a imposição do império do medo foram sempre o principal instrumento com o que os poderosos utilizaram para melhor dominarem a controlarem essas mesmas multidões !
A Terra no contexto geral dos diferentes mundos que rolam no espaço sideral é um dos mundos físicos classificados como uma "escola" onde as primeiras classes de espíritos ou partículas da Inteligência Universal (Deus) iniciam a sua fase de aprendizagem, difícil, dura e até feroz, inconsciente, apenas dependente da capacidade instintiva e animalesca. Por muito que nos custe a nós seres humanos no presente temos de aceitar como real essa verdade que os nossos primeiros pais eram primatas e consequentemente temos de saber ultrapassar o Mito de Adão e Eva e o Paraíso do qual foram expulsos ! Para que surgissem os primeiros " homo sapiens" decorreu mais de um milhão de anos de luta extrema pela sua sobrevivência e continuidade como ser vivo num mundo hostil, estranho e impiedoso como era o planeta nessas eras recuadas. Milhares e milhares de reencarnações em corpo físico foram necessárias para que o Homem atingisse a capacidade de dispor de "livre-arbítrio", conquista máxima que nós seres humanos alcançámos por mérito e esforço próprios.
Nesta luta titânica por parte dos humanos ao longo de milhares de anos, sobressaiu sempre a capacidade criativa e o engenho e o esforço dirigidos para uma melhor compreensão do ambiente terrestre que nos envolvia sempre numa luta desigual contra os elementos de uma natureza impiedosa e indiferente. Temos vencido a avançado graças à Ciência que de uma forma gradual nos tem vindo a abrir novos horizontes do Conhecimento.
Ao longo dos tempos aprendemos a utilizar a capacidade pensante de que somos portadores. Aprendemos a raciocinar em conformidade com as leis naturais que são próprias para o espaço de três dimensões em que está inserido o nosso planeta, sendo moldados para que a nossa forma de pensar esteja em harmonia com esse mesmo espaço tridimensional que por si próprio gera o conceito do Tempo;
A expressão dessa forma de pensar e olhar o mundo devemo-la ao matemático e filósofo René Descartes (1596/1650) que com o seu "Método do Discurso" deu origem ao pensamento racional, linear e lógico. Ao raciocínio dedutivo ! Contudo, a Ciência tem-se esquecido de que nós seres humanos além da parte física que é o corpo somático, dispomos de uma componente espiritual, cuja essência é pura energia ! Com a morte do corpo físico, essa partícula de energia inteligente não morre !!! Persiste e sobrevive ao desagregar da matéria que igualmente não se perde, mas que se transforma ! Assim, além de dispormos de uma capacidade mental cognitiva, dispomos igualmente de um outro tipo de inteligência que tem por base a "INTUIÇÃO", com a qual nós , seres humanos através dessa sensibilidade intuitiva recebemos vibrações vindas de dimensões não físicas, as quais são traduzidas na nossa mente na base do pensamento-síntese e já não do pensamento racional, linear e lógico !
Assim, podemos concluir de que o Homem está integralmente submetido à acção das leis naturais que regem o Universo e consequentemente a uma metamorfose que naturalmente poderemos chamar de EVOLUÇÃO !!!
Convém esclarecer e denunciar que a esmagadora maioria das religiões, incluindo as espíritas na sua prática têm vindo a dar uma orientação errada ao ser humano quanto à sua vivência na Terra, desvalorizando a importância desta para sobreavaliar a vivência espiritual - como se o viver neste planeta fosse algo desprezível e devendo ser abandonado o mais rapidamente possível ! Forma errada de perspectivar as realidades da Vida ! Se assim fosse qual seria o interesse em viver neste planeta em corpo físico se o "outro lado" é sempre melhor ? É matéria de profunda reflexão para todos nós . . .
Jacinto Alves - Membro do "Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira.

Sem comentários:

Enviar um comentário