segunda-feira, 9 de novembro de 2009

OS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE - LUSITANIDADE

Rio da Janeiro - Brasil - ano de 1954, surge uma COLECTÂNEA de escritos de alto valor moral intitulados: - " PÁGINAS ANTIGAS " e neles surgem nomes de ilustres Portugueses e Brasileiros.


No plano histórico e em "PÁGINAS ANTIGAS", já os referidos escritos apresentados em livro com o mesmo título descrevem vivências de Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal; Luís de Matos, fundador e codificador em 1910 do Racionalismo Cristão; D. Pedro II do Brasil e filho de D. Pedro IV de Portugal; Quintin do Bocaiúva, notável brasileiro que foi jornalista, senador e ministro das relações exteriores do Brasil; Oswaldo Cruz, eminente médico e investigador brasileiro e tantos outros insignes portugueses e brasileiros

O livro "PÁGINAS ANTIGAS", provavelmente publicado em 1954, trata-se de uma obra importantíssima para leitura e análise, obra editada pelo Centro Redentor com sede no Rio de Janeiro - Brasil, instituição divulgadora  do Racionalismo Cristão - o que reflecte de forma profunda a componente histórica da doutrina  racionalista cristã.
-
 Aqui há uma questão importante que se levanta ! Qual o tipo de enquadramento tem aquela doutrina no seio das diferentes correntes espiritualistas existentes no planeta ? Ou seja: - outras filosofias espiritualistas, tais como: - o Budismo; O Hinduísmo; O Islamismo; o Judaísmo; o Catolicismo; o Protestantismo. O Racionalismo Cristão pode ser considerado um espiritualismo universalista; um espiritualismo ecléctico ou ainda um espiritualismo cientifico ou racional ou ainda um espiritualismo cristão e finalmente um espiritualismo de magia ? Qual é efectivamente o tipo de enquadramento natural da doutrina racionalista cristã ?
-
A resposta só pode ser encontrada nas raízes culturais e religiosas dos Portugueses e mais tarde dos Brasileiros, por estes últimos pertencerem ao mesmo "TRONCO" da Lusitanidade.
-
Na verdade podemos considerar o Racionalismo Cristão, um espiritualismo humanista ou humanitário ou simplesmente um espiritualismo da Humanidade, visto ser de cariz universalizante, ecléctico, racional e científico  - porque nesta última situação vai buscar a sua inspiração a fontes ligadas ao pensamento de grandes pensadores e filósofos da Humanidade - Krisna, na Índia; Hermes, no Egipto; Jesus, na Galileia; ´Socrates; Platão e Pitágoras, na Grécia ou finalmente René Descartes, em França e tantos outros notáveis pensadores europeus e brasileiros tais como: - Gabriel Délanne; António Pinheiros Guedes; Alberto Seabra; Luís de Matos; Alan Kardec; Visconde de Saboia;  Heitor Dirville; Henri Durville; Martins Oliveira; Alex Carrel; Paulo Gibier; V.Turnbull; Willieam Walter Atksinson; Prentice Mulford e outros tantos notáveis pesquisadores do espírito e da espiritualidade !
-
 Segundo Fernando Pessoa; Lima de Freitas; Gilbert Durand, Portugal representa simbolicamente o " rosto da Europa" que olha de forma esfingica o grande oceano ! Provavelmente é em Portugal que se encontra o " Graal" !? Na verdade o que é o "Graal" ? Não é o que muita gente pensa ser o "Cálice"por onde Jesus bebeu vinho na sua última "CEIA" ! Não ! O "Graal" é muito mais do que isso . . . ele na verdade representa a ESPIRITUALIDADE e o verdadeiro CONHECIMENTO DA VIDA ESPIRITUAL e dá-nos a esplêndida visão sobre quem somos; donde viemos e porque existimos como seres vivos e para onde vamos quando deixarmos o corpo físico ! Provavelmente, Fernando Pessoa detinha o vislumbre do conhecimento de que compete a Portugal abrir ao mundo uma nova perspectiva espiritualista de "NOVOS MUNDOS DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE, será a terceira e última Missão de Portugal como nação ! A primeira foi estabelecer a ponte entre o Oriente e o Ocidente; a segunda missão foi o ter levado uma nova cultura espiritual fundamentada nos ensinamentos de Jesus, o Cristo e a última e terceira missão transmitir ao mundo um novo conhecimento sobre a realidade espiritual do Universo !
A Doutrina Racionalista Cristã é um movimento doutrinário espiritualista, profundo, vasto e ecléctico, mas atenção !!! Todo o estudioso desta Doutrina deve saber traduzir e desmontar todo o tipo de simbologia que indiscutivelmente serve de base a todas as culturas e religiões dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta Terra e que aqueles que estudam o Racionalismo Cristão devem respeitar e tentar compreender - convertendo essa mesma linguagem simbólica em termos racionais ou científicos tal como o Fundador do Racionalismo Cristão, fez e ensinou !
Na História e Cultura dosPortugueses e mais tarde do Brasileiros e por estes últimos pertencerem ao mesmo "TRONCO " da Lusitanidade  e por essa razão a expressão - "QUINTO IMPÉRIO ", não pode ser estranha ! Luiz Vaz de Camões, o Poeta Épico Lusitano; Padre António Vieira, notabilíssimo missionário, político, incomparável orador sacro e o primeiro defensor dos Direitos Humanos na sua época; Fernando Pessoa, o grande Poeta Iniciático e autor do Poema " MENSAGEM" e agora no Século XXI, uma nova geração de historiadores e investigadores estudam, analisam e pesquisam de forma atenta e cuidada a " HISTÓRIA INICIÁTICA DE PORTUGAL", à qual está profundamente ligado o conceito de "QUINTO IMPÉRIO" ou seja: a futura existência de um "IMPÉRIO DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE" traduzido num novo CONCEITO DE VIDA que naturalmente o Racionalismo Cristão, estruturado e fundamentado na Cultura Lusitana poderá personificar, o que na nossa modesta opinião poderá ser a PONTE que dará acesso efectivamente e definitivamente ao conhecimento da própria Humanidade de si própria, seguindo o preceito estabelecido por Sócrates há mais de 2400 anos - "CONHECE-TE A TI MESMO".
Poderemos concluir de que principalmente em Portugal há uma forte CORRENTE DEFENSORA DO QUINTO IMPÉRIO e - que os militantes e estudiosos do Racionalismo Cristão - principalmente os Portugueses e os Brasileiros não poderão ficar indiferentes !
-
Jacinto Alves - "Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira (em organização)

Sem comentários:

Enviar um comentário