sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PORTUGAL NÃO É UM PAÍS PERIFÉRICO !

"Cumpriu-se o mar e o Império se desfez.

Senhor, falta cumprir-se Portugal ! " (Fernando Pessoa/Mensagem)


Portugal, conforme afirmam algumas vozes nacionais e estrangeiras menos esclarecidas ou até agindo de forma intencional, desconhecendo-se os seus obscuros desígnios, pretendem convencer de que Portugal é um País periférico !


De facto, tal afirmativa é uma questão falsamente levantada ! A História e a Geografia o rejeitam radicalmente ! Será que nós somos Períféricos em relação aos países europeus industrialmente avançados ? É verdade ! E então as outras regiões do mundo não contam ?


Numa perspectiva puramente geoestratégica, devíamos tentar compreender porque razão a Ordem do Templo - os Templários e segundo, o escritor e historiador Paulo Alexandre Loução, a Ordem foi fundada em 1118, em Jerusalém, e em 1128, foi oficializada pelo Papa, com o importante apoio de S. Bernardo de Claraval, no Concílio de Troyes, tendo entretanto, repare-se, que os Cavaleiros do Templo de Salomão chegaram a Portugal o mais tardar em 1125, portanto três anos antes da sua consagração pelo Chefe da Igreja Católica.


Tudo indica de que os Templários por razões de ordem interna e até secreta, tiveram preferência pela Península Ibérica ! E porque razão ? E orientados por Bernardo de Claraval resolveram dar o seu total apoio e intervenção directa para a criação de um novo reino independente que foi Portugal - Porto do Graal !!!


Que plano ou projecto eles pretendiam para uma determinada região da Península Ibérica ? Estão as Descobertas e a Expansão Marítimas Portuguesas intimamente ligadas àquele PROJECTO ? Pensamos que sim ! Foi ligar o Ocidente ao Oriente que foi conseguido através dos Navegadores Portugueses.


Portugal não é efectivamente um País Periférico como afirmam os "mal intencionados ou os ignorantes da Geografia e da História " !


Portugal não é um País Periférico, mas sim um País do Meio ! Porque ele, na verdade ocupa um lugar geoestratégico que foi importante no Passado e continua a ser relevante no Presente e que continuará a ter acrescido interesse no FUTURO !!!












Sem comentários:

Enviar um comentário