sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Análise sobre a experiência inter-racial e cultural vivida na "Arte Real"


Consideramos que poderia ser feita uma análise sobre as consequências originadas pela experiência inter-racial e cultural vivida por aqueles que foram iniciados na Maçonaria Universal (Arte Real), tendo daí sido gerada uma CULTURA FILOSÓFICA que pela sua natureza posiciona-se num PATAMAR SUPERIOR do Conhecimento e da Espiritualidade sendo possível a fundação de uma Doutrina que pelas suas características e objectivos transcende as religiões e crenças existentes e por conseguinte isenta de qualquer tipo de dogma, tabus ou preconceitos! O que é importante verificar é que qualquer indivíduo, independentemente da sua raça, etnia, cultura ou religião pode avançar no estudo e aprofundamente da referida Doutrina! Ela já existe e tem nome, simplesmente por razoes de ordem estratégica preferimos temporariamnete dar-lhe um segundo nome, precisamente: ESPIRITUALISMO DA HUMANIDADE. Essa mesma Doutrina defende que SÓ A VERDADE LIBERTARÁ O HOMEM !!!

Será possível a qualquer pessoa - um muçulmano; um judeu; um cristão e de outras crenças e religiões, sem abdicar das suas convicções religiosas, místicas e filosóficas, conseguir alcançar um "patamar seguinte" do Conhecimento, sendo este acompanhado por um natural desenvolvimento da sua Espiritualiade ? Porque efectivamente a Espiritualidade existente no ser humano não está directamente dependente de qualquer religião ou filosofia, pois enquanto estas são produtos directos da imaginação humana, a espiritualidade pertence a uma emanação natural dos sentimentos do Homem !
A experiência maçónica é um bom exemplo que comprova ser possível atingir-se um conhecimento intelectual e espiritual através desse já "patamar" superior, permite ao iniciado, estudante ou investigador actuar em áreas novas do Conhecimento, embora sempre fundamentado nos princípios da capacidade de raciocínio e das normas científicas que a Ciência determina, onde factores ligados à religião; ao misticismo ou a meros preconceitos morais, sociais não têm aceitação ? Pensamos que sim ! Pensamos que será numa base rigorosa da aplicação do pensamento científico aliado a uma boa e elevada espiritualidade, o ser humano vai alcançar já no presente e ainda mais num futuro próximo níveis de grande consciência quando do conhecimento directo da realidade da vida física, espiritual e do próprio Universo, indo encontrar as desejadas respostas para prosseguir na sua evolução cósmica e encontrar o porquê da sua razão de exisitir como ser vivo e inteligente !

Jacinto Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário