sábado, 16 de janeiro de 2010

O PRINCÍPIO DA DIVERSIDADE NA CONVERGÊNCIA (em busca de um consenso filosófico universal)

Já alguma vez reflectimos sobre a suprema razão porque existem desde há milhares de anos neste planeta escola que é a Terra tantas religiões, crenças, culturas ??? Será que explicações ligadas à Geografia, ao Clima e a outros factores de origem física serão suficientes ?

No estudo e desenvolvimento do L`Ancien Mouvement de L´Humanité - ESPIRITUALISMO DA HUMANIDADE - Espiritualismo Humanista ou Humanitário poderemos estabelecer três REGRAS:
A 1ª. REGRA é - "Estabelecer Ordem no CAOS juntando o que está disperso";
A 2ª. REGRA nasce da primeira: "DIVERSIDADE NA CONVERGÊNCIA" !
TRADUZINDO: Nas diferentes religiões, culturas oriundas de diferentes civilizações, entre estas há sempre "pontos convergentes" ! Ao associar-se entre si esses mesmos "pontos convergentes" poderemos estabelecer uma orientação objectiva para a conquista de um " Superior e Comum Patamar" do Conhecimento de nós mesmos e do Universo ! Verificamos assim um rigoroso respeito pela cultura, tradições, religião e filosofia de outros seres humanos, pois a partir do referido " Superior e Comum Patamar" do Conhecimento de nós mesmos e do Universo, as perspectivas serão novas . . . naturalmente que num edifício de 20 andares as perspectivas existentes no 20º. andar quando contemplado o "horizonte" serão necessariamente outras . . . comparativamente com o que é perspectivado a partir do 1º. andar !
Portanto, para atingirmos este superior objectivo da 2ª. Regra precisamos apenas de duas ferramentas de trabalho - A Espiritualidade a) e o Conhecimento Científico !!!
3ª. e última REGRA: Esta terceira Regra é a consolidação da 1ª. Regra. ESTUDAR; RACIOCINAR; REFLECTIR E EVOLUIR MATERIAL, INTELECTUAL E ESPIRITUALMENTE E SER-SE SOLIDÁRIO COM A HUMANIDADE !
Quando do estabelecimento da 1ª. Regra, ela se refere efectivamente a "Estabelecer Ordem no Caos juntando o que está disperso", fazemos a uma alusão directa à História da Humanidade, a partir da 1ª. religião monoteísta criada pelo Faraó Akhenaton.
Quando nos referimos à 1ª. Regra estabelecida estamo-nos referindo à primeira religião monoteísta fundada no mundo há 1354 anos a.C. pelo Faraó Egípcio Akhenaton. Esta nova religião que por razões políticas e sociais não teve continuidade, vindo a ser extinguida pela facção representada pelos sacerdotes do deus Amon - da religião politeísta tradicional do Egipto.
É a religião do deus Aton que vai criar situações futuras para a fundação do Judaísmo; do Cristianismo e o Islamismo - todas religiões monoteístas !
As religiões monoteístas que consagram a existência de um só Deus dão origem em meados do Século XIX - precisamente em 1857, ao nascimento de um novo movimento espiritualista denominado ESPIRITISMO, tendo sido seu fundador Alan Kardec e para finalmente em 1910, ter surgido uma nova doutrina considerada dissidente do movimento espírita e que passou a ser designada por ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTÍFICO CRISTÃO, tendo adoptado mais tarde o nome de RACIONALISMO CRISTÃO, os seus fundadores foram os Portugueses Luís de Matos e Luís Alves Tomás ! Esta última doutrina, embora de raiz espírita distingue-se do movimento maior da doutrina espírita (Alan Kardec) pelo facto de seguir uma via racional e científica, rejeitando a componente religiosa ou mística seguida pelo Kardecismo !
A Doutrina Moral, Racional e Científica que surge durante o ano 2010 d.C designada por L´Ancien Mouvement de L´Humanité - Espiritualismo da Humanidade - Espiritualismo Humanista ou Humanitário, pretende respeitar em absoluto toda a história e tradição dos diferentes povos que habitaram e habitam a Terra, podendo ter acesso àquele Movimento qualquer pessoa pertencente a esta ou àquela religião ou crença, filosofia ou cultura e aqui na segunda REGRA estabelecida, essa mesma pessoa procurará através da diversidade conseguir a convergência - saltando assim para um superior e comum patamar do conhecimento humano em si e do Universo ! E a via a prosseguir é através do apuramento da espiritualidade tendo como base o conhecimento científico, identificando-se, no entanto, como um movimento de base espírita e objectivamente espiritualista !
A 3ª. REGRA do ESPIRITUALISMO DA HUMANIDADE, contempla efectivamente o estudo das doutrinas ensinadas por diferentes Mestres, tais como: Khrisna; Hermes; Buda; Confúcio; Jesus; Maomé; Sócrates; Platão; Aristóteles; Descartes; Kant; Alan Kardec; Luís de Matos; Bérgson; Bertand Russel; Huberto Rohden; Krishnamurti; Deepak Chopra e tantos outros notáveis pensadores e filósofos que ao longo da História da Humanidade têm vindo a transmitir à Humanidade novas formas de pensar e de agir.
Convém aqui salientar de que para o estudo e desenvolvimento do ESPIRITUALISMO HUMANISTA, não existem "sebentas", livros sagrados ou qualquer tipo de publicações reducentes ! O estudante utilizando o seu livro arbítrio, ele próprio orienta os seus estudos e pesquisas em conformidade com a sua maneira de ser e de pensar, fundamentado na sua própria cultura religiosa ou não ! Ele, como investigador inicia a sua "demanda em busca do seu Graal Espiritual ou seja: da sua VERDADE ! - Ou ainda na busca de "Um Consenso Filosófico Universal " que lhe venha a permitir mental e espiritualmente dar o "salto quântico" para o tal "Patamar Superior e Comum" do conhecimento de si mesmo e do Universo !
a) A Espiritualidade humana não tem a sua origem ou raiz em qualquer tipo de religião, crença, filosofia ou doutrina, mas sim é uma emanação natural do pensar e do sentir do Homem, ao passo que as religiões, as filosofias, etc, são produtos da imaginação humana !

Sem comentários:

Enviar um comentário