terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A APOBANCO, RESSURGE DO PASSADO !

Segundo as últimas notícias há a informação precisa de que um Grupo de Trabalhadores Bancários na situação de reformados, oriundos dos quadros da Banca das ex-colónias portuguesas de África, decidiram recuperar e activar a antiga Associação Portuguesa de Bancários para a Cooperação - APOBANCO, fundada em 1978 e com sede na Cidade de Lisboa. Uma das reinvindicações da então APOBANCO, era reinvindicar uma indemnização compensatória devido aos danos morais e materiais causados pela inactividade imposta aos Bancários, retornados, ao ser-lhes negado a sua integração na Banca Nacionalizada. A reinvindicação era fundamentada no não pagamento ou remuneração referente à data de regresso das ex-colónias africanas até à data da respectiva reintegração na Banca Nacionalizada - correspondente a um a dois anos. Estas reinvindicações têm fundamento legal devido ao facto de naquele período de tempo - regresso das ex-colónias e reintegração na Banca ter contado para a contagem final do tempo de reforma. O nosso Grupo de Bancários, esclarece de que está determinado formalmente de que os respectivos valores das indemnizações a receber na sua totalidade irão reverter a favor da construção de um LAR para todos os bancários idosos do país em situação desprotegida.
Será interessante e oportuno fazer realçar de que na apresentação dos Estatutos da APOBANCO na sua Nota Inicial e Explicativa há um desenvolvimento sobre o conceito de COOPERAÇÃO, do qual se desprende uma filosofia, obviamente Humanista e Universalista, sendo esta de base evolucionista, virada portanto para o desenvolvimento do intelecto humano; para as práticas sociais avançadas, onde qualquer forma de exploração do homem pelo homem não têm mais qualquer expressão ou influência na realidade social. COOPERAÇÃO, continua a ser naturalmente a palavra de ordem da APOBANCO, apesar de volvidos cerca de 32 anos e o seu espírito e a razão para a qual foi criada mantém-se integralmente intacta até aos nossos dias !

Contudo, seria interessante e oportuno fazer uma reavaliação dos objectivos da APOBANCO e adequá-los ao tempo presente ! Tendo como fonte de inspiração e sustentabilidade os fins para que foi criada a antiga associação, convém desenvolver um novo perfil, uma transformação ou conversão para formas mais objectivas e próprias do tempo que actualmente vivemos e a APOBANCO, poderia ser transformada num MOVIMENTO de inspiração Humanista, cuja dinâmica se fundamentaria na COOPERAÇÃO realizada na base do VOLUNTARIADO ! A esse novo Movimento poderíamos chamá-lo de: - MOVIMENTO HUMANISTA PARA A COOPERAÇÃO - MOVHUCOOP.

Sem comentários:

Enviar um comentário