quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CENTRO REDENTOR MAIS ANTIGO DE CABO VERDE

Centro redentor mais antigo de Cabo Verde celebra aniversário

11 Agosto 2007

O Centro de Racionalismo Cristão de Monte Sossego-Largo Cantinho (CRCMS) celebra neste sábado, 11, o seu 33º aniversário. Trata-se, segundo o seu presidente João Baptista Brito, da Casa Redentor mais antiga de Cabo Verde, que funciona na antiga residência do bravense Manim de Burgo, tido como o fundador da primeira casa de espiritismo no Brasil.A celebração começa a partir das 17 horas, com irradiações e discursos dos presidentes dos cinco centros oficiais de racionalismo cristão existentes em S.Vicente. A parte seguinte do programa consistirá num convívio e animação cultural, com músicas ao vivo e um cocktail de confraternização a ser oferecido aos presentes.



O CRCMS-Largo Cantinho foi fundado oficialmente em 24 de Abril de 1974 e chegou a funcionar antes de 1927, com o nome de Centro Amor e Caridade, então sob a direcção de Henrique Baptista. A partir de 1927 trabalhou, segundo João Baptista Brito, na clandestinidade até vésperas da independência nacional. Tudo por causa da perseguição da PIDE-DGS e da protecção do catolicismo como doutrina oficial do então poder colonial.



Este centro redentor tem a sua sede na antiga residência de Manim de Burgo, um bravense que vivia em S.Vicente. Este, que era jogador de cricket e ferreiro de profissão, tinha, de acordo com o actual presidente do Centro Redentor, faculdade mediúnica - ouvia e via fenómenos dos espíritos encarnados. Estando proibido de o professar em Cabo Verde, Manim, acrescenta Brito, seguiu em 1909 rumo ao Brasil, onde, juntamente com a esposa que era uma médium, começou a praticar o espiritismo. «Com base na experiência deste cabo-verdiano, Luiz de Matos e Luís Alves Tomaz, ambos portugueses, fundaram, um ano mais tarde, oficialmente, no Rio de Janeiro, a doutrina de Racionalismo Cristão», conta a mesma fonte.



Baptista Brito avança que 1909, altura em que Manim de Burgo embarcou para o Brasil, passou, por isso, a ser considerada como a data referência do lançamento do racionalismo cristão em Cabo Verde, motivo por que em 2009 será proclamado como sendo o primeiro centenário da fundação da doutrina de Racionalismo Cristão em Cabo Verde. Já no ano seguinte será, conforme João Baptista Brito, o Brasil a celebrar o primeiro século da existência do racionalismo cristão naquele país da América do Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário