terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PARA ONDE VAI A ECONOMIA DE MERCADO ?

Qualquer um de nós poderá perguntar face aos acontecimentos ocorridos e que estão ocorrendo, nomeadamente no Egipto; Tunísia; Líbia; Marrocos; Jordânia e por aí fora ! De facto, no caso específico do Egipto, o próprio povo tem vindo a dar sinais claros que quer uma democracia, onde a liberdade pessoal de cada cidadão poderá ser expressa tal como sucede nas sociedades democráticas do Ocidente, no entanto, é bem visível que o caso da Líbia já obedece a esquemas onde predominam  a violência por parte dos seus principais dirigentes, infelizmente outros casos similares irão surgir noutros países árabes. A violência gera a violência e com esta o ódio criando as necessárias condições para o aparecimento do fundamentalismo religioso nos seus piores aspectos e é isso que vai ser gerado na Líbia de Kadhafi ! A economia mundial, designadamente a ocidental virá a ser altamente penalizada com a perda do poder de compra de cada cidadão ocidental e consequentemente surgir um efeito de " dominó ", arrastando todos os países civilizados e desenvolvidos que praticam a economia de mercado e consequentemente os sistemas capitalistas existentes.

Será que o Capitalismo está condenado a curto e médio prazo ? Pensamos que sim . . .

Tal como sucedeu com o comunismo da ex-União-Soviética, o Capitalismo virá a suçobrar dentro de poucos anos e depois ? Como vai ser a situação de cada cidadão ? Tumultos, greves e violência de toda a espécie contra o poder público estabelecido e daí surgindo efectivamente o caos ! Será este o destino de todos nós a curto prazo e o fim da nossa civilização ? Tudo indica que assim irá ser !

Se analisarmos a história dos povos, nomeadamente os do Médio-Oriente, verificamos que são povos que têm vindo a subsistir há milhares de anos, com civilizações de 2, 5, 7 mil anos ou mais ! O único factor que os identica é realmente a sua religião ou o seu credo espiritualista. No Ocidente tal realidade deixou de existir devido ao facto de a religião ter sido separada dos respectivos sistemas políticos e económicos então existentes e que em alguns casos a religião foi definitivamente relegada para um segundo plano, principalmente nas sociedades industrialmente mais avançadas, onde o conceito do TER está exageradamente desenvolvido com o predomínio do consumismo e do materialismo. Estes tipos de sociedades estão fatalmente destinados à extinção e consequentemente o próprio Capitalismo !

A tradicional economia de auto-subsistência, talvez venha a ser um caminho desejável para que uma dada sociedade ou agrupamento humano venha a subsistir e nesta situação serão os países mais pobres e cuja subsistência depende fundamentalmente das actividades agro-pecuárias. Serão os países rurais que poderão sobreviver com mais facilidade ao grande desmoronamento que rapidamente se aproxima acabando com os países ricos e tecnologicamente avançados.

Haverá esperança para a Humanidade ? Veremos num próximo artigo.

Jacinto Alves  -     " circulodeestudoseclecticos.blogspot.com "

Sem comentários:

Enviar um comentário