segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A DOUTRINA DO QUINTO IMPÉRIO

S. João da Madeira, a Cidade do Trabalho, é sede do mais pequeno município português em área, possuindo apenas 8,11 km2, correspondendo à área da cidade, o que lhe confere uma elevada densidade populacional: - 2601,97 hab/Km2. Apesar das suas limitadas dimensões, S. João da Madeira é a segunda maior cidade do distrito de Aveiro e a maior cidade da região Entre o Douro e Vouga;

O seu forte desenvolvimento, na segunda metade do século XX, levou à expansão da sua área urbana para fora dos limites do seu pequeno concelho. A sua verdadeira área urbana possui cerca de 50 mil habitantes, resultando das populações das freguesias dos concelhos vizinhos que fazem fronteira com S. João da Madeira, dos quais se destacam Cucujães ( 11.000 habitantes), Arrifana ( 8.000); São Roque ( 5.000) e Milheirós de Poiares (4.000). 
-
 A Cidade de S. João da Madeira, localiza-se geograficamente num pequeno planalto atingindo uma altitude de perto de 300 metros numa localidade chamada de Mourisca lembrando uma águia de asas abertas e tombada no solo ! Apesar do clima de S. João da Madeira ser considerado marítimo beneficia igualmente da influência da Serra porque efectivamente encontra-se posicionado entre o mar e a serra ! No ponto de vista teórico é muito possível que as características do ar atmosférico disponham de algumas particularidades ! O facto de se situar numa posição onde os iões atmosféricos vindos do mar e os iões atmosféricos vindos da serra forme localmente um microclima dando origem a uma qualidade de ar que respirado exerce uma influência benéfica e revigorante dando uma maior capacidade psicossomática a quem viva naquela área ! Factores como capacidade de iniciativa e de imaginação sejam peculiares nos respectivos habitantes ! Daí se deduz que de uma forma rápida (cerca de 50 anos) um reduzido aglomerado humano se tenha desenvolvido tão rapidamente acabando por se distinguir em relação a outras regiões muito mais vastas  e com maiores potencialidades naturais !
-
São João da Madeira, poderá vir a ser palco de importantes acontecimentos no futuro! Este nosso artigo leva o título de - DOUTRINA DO QUINTO IMPÉRIO, não é por acaso que tal título surge, pois em 2009, surge nesta cidade uma iniciativa ligada à formação do Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, cujos objectivos estatutários será a refundição em Portugal do Racionalismo Cristão, fundado por ilustres portugueses em 1910, na Cidade de Santos - Brasil, Luís de Matos e Luís Alves Tomás. Esta magnífica doutrina filosófica, espiritualista e científica tem como seu Patrono, o inesquecível e histórico Padre António Vieira.
-
A missão do Brasil tem sido importante e decisiva na divulgação e expansão daquela Doutrina durante estes últimos 100 anos, contudo e no presente alguns militantes da velha escola têm-se vindo a sentir desencantados com as formas de comportamento e orientação por parte de alguns dirigentes, nomeadamente portugueses que pela sua negativa acção têm vindo a criar uma imagem do Racionalismo Cristão deformada e inconveniente, razão porque esses mesmos militantes em Portugal resolveram refundir o Racionalismo Cristão, remontando às ideias originais dos seus fundadores ! Assim, convinha fazer de imediato um enquadramento histórico da própria Doutrina, visto ela ter nascido no Brasil, foi na verdade fundada por portugueses e conduzida por portugueses (António Nascimento Cottas - 1893 - 1983).

O insigne Padre António Vieira é efectivamente o Patrono do Racionalismo Cristão, convindo relembrar de que o conceito do mítico Quinto Império Português foi originado por Vieira e inspirado na sua histórica obra literária - a " História do Futuro". O Quinto Império veio posteriormente a ser aprofundado e desenvolvido por Fernando Pessoa e Agostinho da Silva. Ao pretender-se refundir aquela doutrina em Portugal ela está cultural e historicamente fundamentada na filosofia espiritualista dos Portugueses, assumindo a partir de 2009 e na Cidade de S. João da Madeira, embora mantendo integralmente a sua pureza de origem, estrutura e objectividade, assume uma nova forma adequada ao novo século que vivemos, passando a denominar-se - ESPIRITUALISMO DA HUMANIDADE ou Espiritualismo Humanista ou ainda em homenagem aos seus fundadores - ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTÍFICO HUMANISTA !


Jacinto Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário