sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A Cidade do Quinto Império - S. JOÃO DA MADEIRA

Chamou a minha especial atenção um artigo de opinião escrito pelo Senhor Paulo Guimarães, habitual colaborador do semanário "O Regional", na edição de 21 de Outubro do ano corrente. Trata-se de um texto muito interessante e oportuno sobre a Cidade de S. João da Madeira ! Na sua análise, o Senhor Paulo Guimarães, faz referências directas e transcreve partes de um outro artigo inserido no jornal "Público de 17 de Outubro corrente  da autoria do jornalista Jorge Marmelo, tendo como título - " O tamanho não importa "  Conforme nos relata o  Sr. Paulo Guimarães,  o jornalista  Jorge Marmelo, dedica-se a fazer uma análise do que é o Concelho e Cidade de S. João da Madeira, sendo ali destacadas as suas diferentes características e realidades; as suas capacidades industriais e o seu desenvolvimento urbano ! De entre a capacidade de iniciativa, empreendedorismo da gente sanjoanense, uma personalidade se destaca na pessoa do Sr. Dr. Castro Almeida, figura social-democrata e Presidente do Município de S. João da Madeira. A sua acção tem vindo a ser relevante nas áreas  como a tecnologia e inovação, a automação, robótica; a biotecnologia, do design, na química, na cultura, na indústria. e finalmente na qualidade de vida que na generalidade o sanjoanense tem vindo a beneficiar.  Igualmente a  revista Tabu do semanário "Sol" publicou em 4 de Junho de 2010, um estudo que considera S. João da Madeira uma das cidades do país com melhor nível e qualidade de vida !
-
Num outro artigo nosso intitulado: S. João da Madeira, a Cidade do Quinto Império, pretendemos desenvolver um novo conceito ligado ao município sanjoanense que de facto por si só se justifica plenamente, pois se S. João da Madeira é considerada uma cidade onde se goza de qualidade de vida, onde se respira criatividade e desenvolvimento por parte dos seus empresários e trabalhadores, onde a produtividade é uma realidade; onde indústrias importantes laboram sendo algumas delas autênticas jóias da coroa do país;  onde efectivamente o sentido da responsabilidade social e da solidariedade em sentido geral são presenças consistentes e com tendência ao seu desenvolvimento. Afinal  de que estamos à espera face à grande e crescente crise que assola actualmente Portugal ? Escavar trincheiras e levantar muralhas para fazer frente aos grandes desafios do futuro !
-
Num outro artigo meu publicado em 21 de Outubro corrente no semanário "O Regional", intitulado: - A Doutrina do Quinto Império, ali se tenta desenvolver um diferente conceito filosófico e económico/político que venha a ter um adequado enquadramento relativamente à forma de pensar e de agir das gentes sanjoanenses, algo que seja universalizante e que congregue todas as vontades e energias de todos nós !  Não somos todos nós defensores da conquista individual e colectiva de todos alcançarmos uma melhor qualidade de vida, conseguir boas oportunidades de realização pessoal no trabalho, na empresa, na educação dos nossos filhos e de valorizarmos as nossas vidas num plano superior ? Estas conquistas representam efectivamente o Quinto Império, ou seja: um mundo melhor para todos, tal como idealizou o nosso ilustre e histórico Padre António Vieira na sua obra literária e profética - " História do Futuro", a fonte inspiradora do QUINTO IMPÉRIO !

Sem comentários:

Enviar um comentário