domingo, 31 de outubro de 2010

Uma nova Doutrina Humanista, Política e Económica para Portugal.

Desde algum tempo para cá temos vindo a desenvolver uma série de artigos dedicados ao QUINTO IMPÉRIO PORTUGUÊS que irão culminar com a publicação para muito breve do meu romance - " Operação Quinto Império" - Editora Ecopy/Porto.
-
Há boas razões para fundamentar a razão de tornar  S. João da Madeira, a Cidade do Quinto Império  e portanto ser nela fundada uma doutrina espiritualista, filosófica, social e científica, geradora de novos conceitos de ordem política e económica. Se fizermos uma abordagem mais profunda à História de Portugal, verificaremos que o nosso país só foi verdadeiramente  grande quando Dinis e Isabel institucionalizaram no reino lusitano o Culto de Espírito Santo que serviu de base e orientação espirituais  à Expansão Marítima dos Portugueses, quando Portugal se tornou uma potência mundial marítima, militar e económica, chegando dividir o planeta em duas partes com a sua rival e vizinha Castela ! É surpreendente que só durante aquele importante período Portugal atingiu o seu apogeu como nação soberana durante perto de 200 anos !
-
A Doutrina do Espiritualismo Humanista, surge em S. João da Madeira no ano de 2009, trata-se de uma doutrina que é na verdade uma dobragem da doutrina fundada pelos ilustres portugueses - Luís de Matos e Luís Alves Tomás no Brasil denominada  Espiritismo Racional e Científico Cristão e actualmente designado por Racionalismo Cristão.  Por razões de ordem local e particulares, deram estas origem à manifestação de uma vontade política inspirada na institucionalização do Culto do Espírito Santo, em Portugal no século XIV conforme a vontade inspirada de D. Dinis e da Rainha Santa Isabel dotando Portugal de um novo conceito doutrinário que continha  em si as sementes para a germinação de uma doutrina política, espiritualista e económica puramente portuguesas que viriam a ter uma importante e decisiva influência a nível mundial.
-
Torna-se necessário  estarmos vocacionados para a realização de uma nova doutrina politica materializada num socialismo de natureza humanista que a partir da doutrina social-democrática e do socialismo democrático poderá evoluir para um neo-socialismo que embora utilizando alguns dos princípios desenvolvidos pelo Marxismo, adopta sim, conceitos fundamentados unicamente em perspectivas de ordem espiritualista (de preferência cristã em conformidade com a nossa cultura e raízes históricas) associadas às realidades e avanços da Ciência. As componentes das economias comunista, socialista de raiz marxista  e capitalista actuais irão gradualmente desaparecendo  para darem lugar a fórmulas de espiritualidade, racionalidade e de ciência omitindo  conceitos ligados à religião e ao misticismo. O Socialismo Humanista, Racional e Científico será a nova realidade do Século XXI.
-
Quando em 1976, frequentámos o Curso de Direito, na Faculdade de Lisboa, uma das disciplinas que nos agradou bastante foi - " Ciência Política " e sinceramente adorei, o que deu origem a que a minha admiração pelo Professor Adriano Moreira, aumentasse de maneira considerável ! O Professor Adriano Moreira é uma notável personalidade portuguesa bem representativa da transição histórica do Estado Novo para a Terceira República. Homem do Império Ultramarino Português, erudito e mestre nas questões da História, do Direito e da Política. Infelizmente não cheguei a tê-lo como meu professor de Ciência Política, no entanto,  as suas obras por si escritas acompanhei-as sempre como natural avidez !
-
A influência e os conhecimentos que fui beber aos ensinamentos de Adriano Moreira, hoje permitem-me poder reflectir sobre a evolução da própria Ciência Política e ser-me permitido olhar os cenários actuais que estão presentes e se vivem neste pequeno país à beira-mar plantado ! Assim, estamos apostando de que em termos futuros a doutrina da Social-Democracia tem condições para vir a assumir novas formas políticas, podendo, no entanto, recolher alguns elementos importantes na própria doutrina do Marxismo. Hoje, politicamente consideramos que Karl Marx cometeu um monumental erro histórico e que levou a humanidade para duas guerras mundiais e outras guerras ditas regionais; foi o Marxismo que dividiu a raça humana em duas categorias de indivíduos: os trabalhadores e os capitalistas e tem sido com essa grave e dramática divisão que se tem vindo a guiar a humanidade já tão sofredora, inconsciente e ignorante. Já Jesus, o Cristo, proclamava há dois mil anos - " Que só a Verdade libertará o Homem ".
-
Se formos à História verificaremos que nas civilizações clássicas, nomeadamente a romana a sociedade dividia-se em duas classes distintas: - senhores e escravos ! Já no século XIX com  Karl Marx (1818-1883) vem alterar esse conceito de divisão de classes com a nova divisão: - escravos passam a ser designados por trabalhadores e os senhores por capitalistas, patrões ou empresários. A obra magistral elaborada por Marx - O Capital, vem finalmente desencadear a luta de classes entre o Capital e o Trabalho que se têm vindo a estender ao longo do século XX e inícios do século XXI. As classes dominantes continuam firmemente presentes, contudo, algumas novas doutrinas além da comunista, têm surgido alguns diferentes tipos de socialismo, mas sempre de raiz marxista e finalmente por influência da doutrina cristã surgiram outros tipos de correntes políticas e doutrinárias, destacando-se de entre elas a Social- Democracia que embora respeitando alguns elementos importantes pertencentes ao Marxismo, têm vindo a desenvolver novas perspectivas que estão atenuando as "lutas de classe" aproximando trabalhadores e patrões para uma nova filosofia onde a Responsabilidade Social começa a tomar formas mais consistentes e objectivas. Em Portugal a diferença entre a chamada social-democracia e o socialismo liberal ainda está bem demarcada, contudo, importantes aproximações se vão consolidando entre as duas correntes políticas ! No entanto e na realidade o  partido social-democrata português ainda denuncia importante configuração no modelo neo-liberal, enquanto o partido socialista português se comporta mais como um partido social-democrata ! Em qualquer circunstância ambos os partidos estão em rota de CONVERGÊNCIA, sendo importante destacar de que o partido popular democrata - PPD/PSD, tem vindo a mostrar uma acentuada preocupação com a importante componente SOCIAL, tão do agrado da generalidade dos portugueses, extremamente sensíveis a esta importante questão. Muito provavelmente o PSD virá a ter como principal trunfo eleitoral a sua oferta no desenvolvimento de importantes modelos de cariz SOCIAL para os portugueses ! Não seria interessante que S. João da Madeira viesse a ser um importante exemplo de democracia quando o seu grande património representando por trabalhadores e empresários se unisse dando um forte incentivo e claro sinal de  união, fraternidade e progresso ?

Sem comentários:

Enviar um comentário