quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sala Polivalente, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

07

Janeiro



15h00

O espírito de Salazar e o Racionalismo Cristão na colónia portuguesa do Rio de Janeiro dos anos 1960

Seminário



No âmbito do ciclo de Seminários de Estudos Pós-graduados do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) no próximo dia 7 de Janeiro de 2011 realiza-se um Seminário de Antropologia dedicado ao tema "O espírito de Salazar e o Racionalismo Cristão na colónia portuguesa do Rio de Janeiro dos anos 1960", com João Vasconcelos, investigador e professor do Programa de Mestrado e Doutoramento em Antropologia Social e Cultural do ICS-UL que tem trabalhado no domínio da antropologia da religião sobre espiritismo luso-brasileiro em Cabo Verde, racionalismo cristão, mediunidade e relações de género, entre outras questões.



APRESENTAÇÃO



«Na manhã de 27 de Julho de 1970 morreu o ditador António de Oliveira Salazar, doente e afastado do poder desde Agosto de 1968. Naquela mesma segunda-feira, o seu espírito manifestou-se ao fim da tarde num centro espírita brasileiro, o Centro Redentor do Rio de Janeiro.



O Centro Redentor fora fundado em 1912 pelo comendador Luiz de Mattos. Nascido em Trás-os-Montes em 1860 e radicado no Brasil desde os treze anos de idade, Luiz de Mattos pertencia a uma geração na qual emigravam para o Brasil sobretudo jovens do Norte de Portugal de casas razoavelmente abastadas e com redes familiares e de patrícios estabelecidas nas principais cidades portuárias, que os acolhiam e encarrilavam no meio dos negócios. Estes portugueses do Brasil cultivavam um espírito de colónia e mantinham fortes relações económicas e sentimentais com a terra natal.



No Centro Redentor, Luiz de Mattos elaborou uma doutrina dissidente do espiritismo kardecista, que viria a designar-se racionalismo cristão. O grosso dos militantes e dos frequentadores do Centro Redentor do Rio pertencia à colónia portuguesa da cidade.



Quando Luiz de Mattos morreu, em 1926, o seu espírito manifestou-se numa sessão para designar como sucessor, presidente vitalício do racionalismo cristão, o seu jovem genro António Cottas, também ele transmontano e comerciante, embora de origens mais modestas que as do sogro. António Cottas dirigiu o Centro Redentor até 1983, ano em que morreu. Era por isso Cottas, então com 77 anos e já agraciado com um título de comendador, quem presidia a sessão de limpeza psíquica de 27 de Julho de 1970 na qual o espírito de Salazar se manifestou através de uma médium.



Esta palestra toma como ponto de partida o diálogo havido nessa sessão entre António Cottas e o espírito de Salazar e procura contextualizá-lo no seu tempo e no seu lugar. O meu propósito com este exercício é duplo. Primeiro, pretendo expor e analisar a forma como um sector da colónia lusa do Rio de Janeiro foi digerindo à distância e integrando no seu quadro de referências culturais e ideológicas as mudanças políticas e sociais ocorridas em Portugal com a implantação da República e, depois, com o salazarismo. Em segundo lugar, pretendo demonstrar que o lusitanismo (definido por Luiz de Mattos como a crença de que “à raça lusa cabe algo mais do que às outras”) e a tradição sebastianista (sobretudo a subsequente à leitura que dela fez o padre António Vieira) constituíram ingredientes culturais que definiram durante décadas a feição do racionalismo cristão e que contribuíram para que este se demarcasse da sua raiz doutrinária principal, o kardecismo francês aclimatado à sociedade brasileira.»



Informação disponível no sítio do Instituto de Ciências Sociais.

CENTRO REDENTOR MAIS ANTIGO DE CABO VERDE

Centro redentor mais antigo de Cabo Verde celebra aniversário

11 Agosto 2007

O Centro de Racionalismo Cristão de Monte Sossego-Largo Cantinho (CRCMS) celebra neste sábado, 11, o seu 33º aniversário. Trata-se, segundo o seu presidente João Baptista Brito, da Casa Redentor mais antiga de Cabo Verde, que funciona na antiga residência do bravense Manim de Burgo, tido como o fundador da primeira casa de espiritismo no Brasil.A celebração começa a partir das 17 horas, com irradiações e discursos dos presidentes dos cinco centros oficiais de racionalismo cristão existentes em S.Vicente. A parte seguinte do programa consistirá num convívio e animação cultural, com músicas ao vivo e um cocktail de confraternização a ser oferecido aos presentes.



O CRCMS-Largo Cantinho foi fundado oficialmente em 24 de Abril de 1974 e chegou a funcionar antes de 1927, com o nome de Centro Amor e Caridade, então sob a direcção de Henrique Baptista. A partir de 1927 trabalhou, segundo João Baptista Brito, na clandestinidade até vésperas da independência nacional. Tudo por causa da perseguição da PIDE-DGS e da protecção do catolicismo como doutrina oficial do então poder colonial.



Este centro redentor tem a sua sede na antiga residência de Manim de Burgo, um bravense que vivia em S.Vicente. Este, que era jogador de cricket e ferreiro de profissão, tinha, de acordo com o actual presidente do Centro Redentor, faculdade mediúnica - ouvia e via fenómenos dos espíritos encarnados. Estando proibido de o professar em Cabo Verde, Manim, acrescenta Brito, seguiu em 1909 rumo ao Brasil, onde, juntamente com a esposa que era uma médium, começou a praticar o espiritismo. «Com base na experiência deste cabo-verdiano, Luiz de Matos e Luís Alves Tomaz, ambos portugueses, fundaram, um ano mais tarde, oficialmente, no Rio de Janeiro, a doutrina de Racionalismo Cristão», conta a mesma fonte.



Baptista Brito avança que 1909, altura em que Manim de Burgo embarcou para o Brasil, passou, por isso, a ser considerada como a data referência do lançamento do racionalismo cristão em Cabo Verde, motivo por que em 2009 será proclamado como sendo o primeiro centenário da fundação da doutrina de Racionalismo Cristão em Cabo Verde. Já no ano seguinte será, conforme João Baptista Brito, o Brasil a celebrar o primeiro século da existência do racionalismo cristão naquele país da América do Sul.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PARA ONDE VAI A ECONOMIA DE MERCADO ?

Qualquer um de nós poderá perguntar face aos acontecimentos ocorridos e que estão ocorrendo, nomeadamente no Egipto; Tunísia; Líbia; Marrocos; Jordânia e por aí fora ! De facto, no caso específico do Egipto, o próprio povo tem vindo a dar sinais claros que quer uma democracia, onde a liberdade pessoal de cada cidadão poderá ser expressa tal como sucede nas sociedades democráticas do Ocidente, no entanto, é bem visível que o caso da Líbia já obedece a esquemas onde predominam  a violência por parte dos seus principais dirigentes, infelizmente outros casos similares irão surgir noutros países árabes. A violência gera a violência e com esta o ódio criando as necessárias condições para o aparecimento do fundamentalismo religioso nos seus piores aspectos e é isso que vai ser gerado na Líbia de Kadhafi ! A economia mundial, designadamente a ocidental virá a ser altamente penalizada com a perda do poder de compra de cada cidadão ocidental e consequentemente surgir um efeito de " dominó ", arrastando todos os países civilizados e desenvolvidos que praticam a economia de mercado e consequentemente os sistemas capitalistas existentes.

Será que o Capitalismo está condenado a curto e médio prazo ? Pensamos que sim . . .

Tal como sucedeu com o comunismo da ex-União-Soviética, o Capitalismo virá a suçobrar dentro de poucos anos e depois ? Como vai ser a situação de cada cidadão ? Tumultos, greves e violência de toda a espécie contra o poder público estabelecido e daí surgindo efectivamente o caos ! Será este o destino de todos nós a curto prazo e o fim da nossa civilização ? Tudo indica que assim irá ser !

Se analisarmos a história dos povos, nomeadamente os do Médio-Oriente, verificamos que são povos que têm vindo a subsistir há milhares de anos, com civilizações de 2, 5, 7 mil anos ou mais ! O único factor que os identica é realmente a sua religião ou o seu credo espiritualista. No Ocidente tal realidade deixou de existir devido ao facto de a religião ter sido separada dos respectivos sistemas políticos e económicos então existentes e que em alguns casos a religião foi definitivamente relegada para um segundo plano, principalmente nas sociedades industrialmente mais avançadas, onde o conceito do TER está exageradamente desenvolvido com o predomínio do consumismo e do materialismo. Estes tipos de sociedades estão fatalmente destinados à extinção e consequentemente o próprio Capitalismo !

A tradicional economia de auto-subsistência, talvez venha a ser um caminho desejável para que uma dada sociedade ou agrupamento humano venha a subsistir e nesta situação serão os países mais pobres e cuja subsistência depende fundamentalmente das actividades agro-pecuárias. Serão os países rurais que poderão sobreviver com mais facilidade ao grande desmoronamento que rapidamente se aproxima acabando com os países ricos e tecnologicamente avançados.

Haverá esperança para a Humanidade ? Veremos num próximo artigo.

Jacinto Alves  -     " circulodeestudoseclecticos.blogspot.com "

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

SIMBOLOGIA DA DUPLA CRUZ DA ORDEM DE CRISTO GUARDIÃ

A simbologia da Dupla Cruz da Ordem de Cristo Guardiã, encerra em si vários significados - a Cruz da Ordem de Cristo Guardiã com fundo vermelho está ligada à História Iniciática de Portugal, nomeadamente ao período histórico português ligado às Descobertas e Expansão Marítimas dos Portugueses no mundo; significando igualmente a componente física do ser humano; a segunda cruz com fundo azul está associada à componente espiritual, humanista e universalista do povo português, significando de igual modo a representação da componente espiritual do Homem.



Corresponde à dulpa natureza do Universo - FORÇA e MATÉRIA;
Corresponde à dupla natureza do ser humano - Corpo e Espírito ou ainda à dupla composição do Universo - FORÇA E MATÉRIA.
Mensagem: Apresentação do romance "Operação: 5º. Império "


Responder Encaminhar Spam Apagar

Imprimir

Código-fonte da mensagem Assunto: Apresentação do romance "Operação: 5º. Império "

Data: Fri, 18 Feb 2011 16:46:12 +0000 [16:46:12 WET]

De: jjdiabinho@sapo.pt

Para: geral@atardeesua.com.pt

Mostrar este HTML numa nova janela?





Exma. Sra. Fátima Lopes:



Tenho vindo a acompanhar o seu programa televisivo " A Tarde é sua" na TVI.



Publiquei recentemente o meu primeiro romance histórico, iniciático e espiritualista de nome " Operação: Quinto Império".

O livro em referência desenvolve uma nova perspectiva histórica, iniciática sobre Portugal, fundamentando-se no poema " Mensagem" de Fernando Pessoa, baseando-se na terceira e última missão de Portugal do mundo. Pessoa foi um poeta iniciático e maçom-templário !



O romance desenvolve um tema ligado a um grupo de cientistas portugueses denominados Zoístas e guardiões da Ordem de Cristo que nos inícios do Século XX é restaurada em Portugal.



Uma nova doutrina espiritualista é desenvolvida em Portugal o ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTÍFICO E HUMANISTA CRISTÃO que no Século XX está comparada ao Culto do Espírito Santo que nos Séculos XIV, XV e XVI serviu de base espiritual aos Navegadores Portugueses na Suas Descobertas e Expansão Marítimas no mundo. O Espiritismo Racional e Científico e Humanista Cristão, representa no Século XXI uma nova versão do Mito do Quinto Império, a que o Padre António Viera; Fernando Pessoa e Agostinho da Silva tanto defenderam e desenvolveram cabendo a Portugal neste mesmo Século cumprir com a sua terceira e última missão no mundo ! A solução necessária para ser alcançada uma nova e superior fase de evolução da Humanidade.



Gostaria de participar num programa seu para apresentação das ideias acima expostas e que estão registadas e traduzidas no romance " Operação: Quinto Império", publicado pela Editora Ecopy/Porto.



Cordialmente - Jacinto Alves - Defensor do Quinto Império

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

IRMANDADE DOS CAVALEIROS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO DA ORDEM DE CRISTO GUARDIÃ

A Irmandade dos Cavaleiros Defensores do Quinto Império da Ordem de Cristo Guardiã, tem como símbolo principal a Dupla Cruz da Ordem de Cristo, significando as duas componentes que constituem o ser humano como uma individualidade dupla - o Espírito e a Matéria, o primeiro representa a circulatura do quadrado, ou seja: - o domínio do Espírito sobre a Matéria e a segunda a Quadratura do Círculo, o domímio da Matéria sobre o Espírito ! 
                                                                    

ICDQIOC