quinta-feira, 17 de julho de 2014

A QUADRATURA DO CÍRCULO - Algumas Linhas de um romance iniciático

Algumas linhas do romance iniciático - AFINAL PARA ONDE VAMOS? A publicar brevemente e da autoria do escritor Jacinto Alves, autor dos livros - Operação Quinto Império (Editora Ecopy) e Ensaio Sobre a Doutrina do Quinto Império - Uma Nova Perspectiva Social (Chiado Editora).


                                      Afinal Para Onde Vamos?
                                                       Linhas de Um Romance Iniciático


Na realidade o Instituto Superior de Estudos Avançados das Ciências do Homem – ISEA, era uma instituição em cuja organização interna e externa obedecia a dois níveis esquemáticos, um considerado iniciático, consequentemente interno e secreto; outro externo e civil e neste segundo nível o ISEA, era sem dúvida uma organização científica de grande prestígio internacional devido às avançadas técnicas então desenvolvidas nas áreas científicas do estudo sobre a previsibilidade, onde existia um conhecimento muito avançado organizado em bases técnicas extremamente rigorosas, contudo, conhecidas as suas origens, estas iriam surpreender de forma profunda qualquer leigo ou curioso que pretendesse conhecer a Sabedoria dos Antigos, a qual, remontava muito para lá das míticas civilizações, como por exemplo a Atlântida! No entanto e já no início do Século XX, precisamente no ano de 1910 e na Cidade de Santos – Brasil o Ilustre Português Francisco Luís Matos Chaves fundou um novo e avançado espiritualismo de inspiração cristã, denominado Espiritismo Racional e Científico e que por sua vez já nos fins do Século XXI o seu neto Marco Aurélio, professor catedrático e cientista, veio inspirado naquela mesma doutrina a fundar uma nova doutrina designada por Doutrina da Cidadania Social. Esta mesma doutrina veio a ser desenvolvida no Instituto Superior de Estudos Avançados das Ciências do Homem, mais conhecido pela sigla ISEA, cuja sede ficava na importante cidade de Oeiras, próxima da capital do país – Lisboa! Marco Aurélio, muito jovem e quando procurava licenciar-se em Antropologia, dedicava-se igualmente em estudar importantes documentos legados pelo seu avô, Francisco, os quais continham interessantes e misteriosos apontamentos sobre o Taoísmo, nomeadamente tudo quanto se referia ao estudo e interpretação do Livro das Mutações, o I Ching, o Livro Sagrado dos Chineses e segundo a antiga tradição chinesa, o inventor dos oito primeiros trigramas (pa kua) que representavam o fundamento do sistema do I Ching e dos quais derivaram os 64 hexagramas, foi o lendário imperador chinês que governou entre os anos 2852-2737 a.C.: Fu Hsi!
Marco Aurélio ao estudar os apontamentos do avô, foi encontrar surpreendentes notas, tais como: - “ O Livro das Mutações faz uma distinção entre três diferentes espécies de mutações: a não mutação, a mutação cíclica e a mutação não recorrente. O imutável é por assim dizer, o fundo indispensável sobre o qual a mutação torna-se possível. Toda a mutação supõe um ponto constante que lhe sirva de referencial. Sem isso não poderá haver uma ordem definida e tudo se dissolveria num movimento caótico. Esse ponto de referência precisa ser estabelecido, o que exige em cada ocasião uma opção e decisão. Ele instaura um sistema de coordenadas no qual tudo o mais pode ser encaixado. Por este motivo, no começo do mundo, assim como no começo do pensamento, há a decisão, a determinação do ponto de referência. Teoricamente qualquer ponto referencial é possível, mas a experiência demonstra que desde o despertar de nossa consciência já nos encontramos inseridos em sistemas já estabelecidos de relacionamento tão poderosos que tendem a prevalecer. O problema consiste agora em escolher o seu próprio ponto de referência de modo a que coincida com o ponto de referência do vir a ser cósmico. Pois só assim se poderia evitar que o mundo criado por nossa própria decisão se destruísse por entrar em conflito com as estruturas de relacionamento dominantes. Essa decisão pressupõe evidentemente a convicção de que o mundo, em última instância, é um sistema de referências integradas, um cosmos, não um caos. Essa convicção é o fundamento da filosofia chinesa – como toda a filosofia em geral.”
De facto foi a partir destes importantes apontamentos deixados pelo avô que Marco Aurélio pôde efetivamente vir a desenvolver um novo tipo de raciocínio sobre a real origem do Universo e naturalmente toda a sua mecânica em termos cósmicos. O Grão-Mestre da Ordem de Cristo, Guardiã, apoiado por todos os seus Mestres Zoistas e tendo como suporte uma avançada matemática apoiada por uma geometria quadridimensional, igualmente designada por geometria projetiva graças à existência de poderosos e avançados computadores de que era dotado o ISEA, foi possível penetrar profundamente no conhecimento do espaço-tempo e daí poderem desenvolver com uma eficácia quase a 100% a dinâmica da “Previsibilidade”. Certamente que os princípios contidos no Livro das Mutações, exerceu uma enorme influência no desenvolvimento de uma ciência que os Mestres Zoistas conseguiram permitindo ao ISEA tornar-se numa instituição de enorme prestígio internacional e vindo de uma forma crescente a serem solicitados os seus serviços por importantes universidades, instituições científicas e grandes organizações empresariais, governos e tantas outras instituições de igual importância localizadas em diferentes partes do mundo. Este era o lado exotérico do ISEA ou que ainda por outras palavras seria a materialização da quadratura do círculo, mas a instituição dirigida por Marco Aurélio, tinha igualmente um outro lado verdadeiramente secreto e completamente inacessível ao conhecimento público que simbolicamente poderíamos denominar de “Circulatura do quadrado, sendo precisamente o oposto à quadratura do circulo, cuja simbologia seria traduzida pelo “domínio da matéria sobre o espírito”, ao passo que a Circulatura do quadrado, significaria “o domínio do espírito sobre a matéria”, área em que os Mestres Zoistas eram efetivamente conhecedores e cujas técnicas então desenvolvidas conseguiam dominar as “viagens no Tempo”!
E daí e igualmente a Ordem de Cristo, Guardiã detinha um conhecimento cientificamente preciso sobre a Vida Fora da Matéria e sabendo igualmente de que a Morte Não Interrompe a Vida, rasgando ou abrindo uma brecha imensa sobre as realidades do Universo, onde as leis espirituais eram dominantes e onde o ser humano nos respetivos planos material e espiritual detinha o conhecimento profundo da razão da sua própria existência como ser vivo e inteligente! Palavras como Evolução; Reencarnação, Escola; Trabalho e Espiritualidade, verdadeiramente ganham o estatuto de universalidade!

































Sem comentários:

Enviar um comentário