(EM ORGANIZAÇÃO) Espiritualismo, História, Ciências Iniciáticas e Neo-espiritologia - ESTABELECER A ORDEM NO CAOS JUNTANDO O QUE ESTÁ DISPERSO
domingo, 13 de dezembro de 2009
L´Ancien Mouvement de L´Humanité - O Espiritualismo da Humanidade - Espiritualismo Humanista ou Humanitário
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
" Em Busca da Palavra Perdida "
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Primeiros Encontros Internacionais do IMAGINÁRIO do Simbólico, do Mítico e do Sagrado - Cidade de S. João da Madeira
sábado, 5 de dezembro de 2009
"OPERAÇÃO: 5º. IMPÉRIO - romance "
Romance histórico, iniciático e espiritualista.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-.
-
sábado, 21 de novembro de 2009
PROJECTO QUINTO IMPÉRIO
1º. - Publicação do romance - "Operação: 5º. Império" que vai servir de "rampa de lançamento" para o movimento denominado - ESPIRITUALISMO RACIONAL OU CIENTÍFICO DA HUMANIDADE - (Neo-Espiritologia);
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
OS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE - LUSITANIDADE
-
Aqui há uma questão importante que se levanta ! Qual o tipo de enquadramento tem aquela doutrina no seio das diferentes correntes espiritualistas existentes no planeta ? Ou seja: - outras filosofias espiritualistas, tais como: - o Budismo; O Hinduísmo; O Islamismo; o Judaísmo; o Catolicismo; o Protestantismo. O Racionalismo Cristão pode ser considerado um espiritualismo universalista; um espiritualismo ecléctico ou ainda um espiritualismo cientifico ou racional ou ainda um espiritualismo cristão e finalmente um espiritualismo de magia ? Qual é efectivamente o tipo de enquadramento natural da doutrina racionalista cristã ?
-
-
Na verdade podemos considerar o Racionalismo Cristão, um espiritualismo humanista ou humanitário ou simplesmente um espiritualismo da Humanidade, visto ser de cariz universalizante, ecléctico, racional e científico - porque nesta última situação vai buscar a sua inspiração a fontes ligadas ao pensamento de grandes pensadores e filósofos da Humanidade - Krisna, na Índia; Hermes, no Egipto; Jesus, na Galileia; ´Socrates; Platão e Pitágoras, na Grécia ou finalmente René Descartes, em França e tantos outros notáveis pensadores europeus e brasileiros tais como: - Gabriel Délanne; António Pinheiros Guedes; Alberto Seabra; Luís de Matos; Alan Kardec; Visconde de Saboia; Heitor Dirville; Henri Durville; Martins Oliveira; Alex Carrel; Paulo Gibier; V.Turnbull; Willieam Walter Atksinson; Prentice Mulford e outros tantos notáveis pesquisadores do espírito e da espiritualidade !
-
Segundo Fernando Pessoa; Lima de Freitas; Gilbert Durand, Portugal representa simbolicamente o " rosto da Europa" que olha de forma esfingica o grande oceano ! Provavelmente é em Portugal que se encontra o " Graal" !? Na verdade o que é o "Graal" ? Não é o que muita gente pensa ser o "Cálice"por onde Jesus bebeu vinho na sua última "CEIA" ! Não ! O "Graal" é muito mais do que isso . . . ele na verdade representa a ESPIRITUALIDADE e o verdadeiro CONHECIMENTO DA VIDA ESPIRITUAL e dá-nos a esplêndida visão sobre quem somos; donde viemos e porque existimos como seres vivos e para onde vamos quando deixarmos o corpo físico ! Provavelmente, Fernando Pessoa detinha o vislumbre do conhecimento de que compete a Portugal abrir ao mundo uma nova perspectiva espiritualista de "NOVOS MUNDOS DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE, será a terceira e última Missão de Portugal como nação ! A primeira foi estabelecer a ponte entre o Oriente e o Ocidente; a segunda missão foi o ter levado uma nova cultura espiritual fundamentada nos ensinamentos de Jesus, o Cristo e a última e terceira missão transmitir ao mundo um novo conhecimento sobre a realidade espiritual do Universo !
-
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
PORTUGAL NÃO É UM PAÍS PERIFÉRICO !
Senhor, falta cumprir-se Portugal ! " (Fernando Pessoa/Mensagem)
Portugal, conforme afirmam algumas vozes nacionais e estrangeiras menos esclarecidas ou até agindo de forma intencional, desconhecendo-se os seus obscuros desígnios, pretendem convencer de que Portugal é um País periférico !
De facto, tal afirmativa é uma questão falsamente levantada ! A História e a Geografia o rejeitam radicalmente ! Será que nós somos Períféricos em relação aos países europeus industrialmente avançados ? É verdade ! E então as outras regiões do mundo não contam ?
Numa perspectiva puramente geoestratégica, devíamos tentar compreender porque razão a Ordem do Templo - os Templários e segundo, o escritor e historiador Paulo Alexandre Loução, a Ordem foi fundada em 1118, em Jerusalém, e em 1128, foi oficializada pelo Papa, com o importante apoio de S. Bernardo de Claraval, no Concílio de Troyes, tendo entretanto, repare-se, que os Cavaleiros do Templo de Salomão chegaram a Portugal o mais tardar em 1125, portanto três anos antes da sua consagração pelo Chefe da Igreja Católica.
Tudo indica de que os Templários por razões de ordem interna e até secreta, tiveram preferência pela Península Ibérica ! E porque razão ? E orientados por Bernardo de Claraval resolveram dar o seu total apoio e intervenção directa para a criação de um novo reino independente que foi Portugal - Porto do Graal !!!
Que plano ou projecto eles pretendiam para uma determinada região da Península Ibérica ? Estão as Descobertas e a Expansão Marítimas Portuguesas intimamente ligadas àquele PROJECTO ? Pensamos que sim ! Foi ligar o Ocidente ao Oriente que foi conseguido através dos Navegadores Portugueses.
Portugal não é efectivamente um País Periférico como afirmam os "mal intencionados ou os ignorantes da Geografia e da História " !
Portugal não é um País Periférico, mas sim um País do Meio ! Porque ele, na verdade ocupa um lugar geoestratégico que foi importante no Passado e continua a ser relevante no Presente e que continuará a ter acrescido interesse no FUTURO !!!
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Crónicas de um Viajante no Tempo - ab origine
será um Viajante no Tempo"
terça-feira, 27 de outubro de 2009
CONVITE PARA A COOPERAÇÃO
Convite para COOPERAR !
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
ORIENTAÇÃO ESTATUTÁRIA da "Associação"
1ª. - Estudos sobre a criação, definição e desenvolvimento do conceito "ESCOLA CIENTÍFICA" aplicável às actividades gerais do "CÍRCULO";
2ª. - Estudos sobre o Espiritualismo Racional e Centífico - ERC e outras correntes espiritualistas afins;
3ª. - Estudos sobre o "IMAGINÁRIO - do Simbolismo; do Mítico e do Sagrado na Cultura Portuguesa;
4ª. - Estudos sobre " HISTÓRIA INICIÁTICA DE PORTUGAL ".
5º. - Estudos sobre "Experiências conscientes Fora do Corpo - ECFC.s", fundamentados na aplicação prática do " Zoísmo - Educação Científica da Vontade"
Basicamente o "CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA, orientar-se-á por princípios espiritualistas, humanistas e universalistas, tendo como LEMA:
" JUNTAR O QUE ESTÁ DISPERSO ".
Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira (em organização) Pela Direcção - Jacinto Alves
domingo, 18 de outubro de 2009
OS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO
Daniel ao profetizar disse: " Tu é que és a cabeça de ouro !(Nabucodonosor) Depois de ti surgirá outro reino, menor que o teu, depois um terceiro reino, o de bronze; um quarto reino será forte como o ferro e finalmente um QUINTO, este reino jamais será destruído ! Daniel profetizou que depois da grandiosidade do império da Babilónia, sucederiam outros, que de acordo com as interpretações mais correntes são o Medo-Persa, o da Grécia e o de Roma, sendo o QUINTO IMPÉRIO UNIVERSAL! O QUINTO IMPÉRIO DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE !
A referência ao "QUINTO IMPÉRIO " surge na Bíblia e torna-se MITO nas interpretações que sucederam ao longo dos tempos. Em Portugal, Bandarra (1507 ?- 1500); Padre António Vieira (1608/1697)e Fernando Pessoa (1888/1935) vão reformulando o MITO.
Finalmente já na segunda metade do Século XX e no início do Século XXI, surgem os novos filósofos, escritores e historiadores que se debruçam de forma atenta sobre o MITO do "QUINTO IMPÉRIO", a começar pelo saudoso Agostinho da Silva, passando por António Telmo; António Quadros; Victor Mendanha; Eduardo Amarante; Lima de Freitas; Vitor Manuel Adrião; Pedro Silva; Manuel J. Grandra; José Medeiros; Paulo Loução; S.Franclim e Jorge de Matos;António Macedo; Pinharanda Gomes e tantos outros !
São estes Portugueses OS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO (do Espírito e da Espiritualidade). São eles os precursores do nascimento da NOVA ORDEM DE CRISTO ! Ou por outras palavras: a sua HERDEIRA E CONTINUADORA, tal como a ORDEM DE CRISTO foi a herdeira e continuadora da ORDEM DOS TEMPLÁRIOS - a Nova Ordem que se passa a designar por - ORDEM INICIÁTICA DOS CAVALEIROS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO - e tendo como DIVISA - "Pelo Espírito, pela Espiritualidade e pela Grei"- que nasce em Portugal a partir do ano de 2009 !
A "ORDEM INICIÁTICA DOS CAVALEIROS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO", tal como a sua antecessora (a Ordem de Cristo) terá igualmente importantes missões a desempenhar neste Século que agora se inicia - não já em "navegar por mares nunca dantes navegados e descobrir novas terras e evangelizar estranhas gentes ! Terá em princípio uma nova missão que é a de transmitir à Humanidade um novo conceito de vida que a irá encaminhar para novas perspectivas no sentido da evolução espiritual e desenvolvimento intelectual e bem estar social dos seres humanos, cumprindo-se a previsão de Fernando Pessoa : -
" . . . Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal . . . "
Na Cidade de S. João da Madeira, ´vai ser criada a associação sem fins lucrativos - "CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA", que terá como um dos seus objectivos estatutários o estudo, análise e pesquisa da História Iniciática de Portugal.
Para futuros contactos: "circulodeestudoseclecticos.blogspot.com "
e - " jjdiabinho@sapo.pt - para JACINTO ALVES
Jacinto Alves
DEFENSOR DO QUINTO IMPÉRIO
OS DEFENSORES PORTUGUESES DO QUINTO IMPÉRIO
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
PROJECTO QUINTO IMPÉRIO
terça-feira, 29 de setembro de 2009
PROJECTO QUINTO IMPÉRIO
No IMAGINÁRIO do Povo Português - a ORDEM DE CRISTO, ficou bem marcada e naturalmente foi a sua odisseia quando da Descoberta e Expansão Marítimas dos Portugueses e o seu contacto com novos povos e culturas ! Foi a Grande Aventura do Povo Lusitano!
É urgente que seja transmitido ao Povo Português um Novo Ideal que mobilize todos os Portugueses !
O Movimento ESPIRITUALISMO RACIONAL E CIENTÍFICO DA HUMANIDADE - ERCH terá como objectivos fundamentais os seguintes desígnios:
1º.- O aperfeiçoamento pessoal e consequentemente o desenvolvimento das faculdades espirituais (espiritualidade)e psicossomáticas do ser humano atraves do Zoismo - Educação Científica da Vontade;
a). - No desenvolvimento da espiritualidade compreende o " desbastar da pedra bruta " ou seja: - corrigir as imperfeições e os maus hábitos e desenvolver as suas faculdades psicossomáticas - tais como: a intuição entre outras e poder realizar " experiências conscientes fora do corpo - ECFC.s"
c). - Naturalmente que sujeitando-se a um regime de disciplina, seguindo princípios culturais e normas técnicas e científicas, o indivíduo irá reunir condições óptimas para alcançar sucesso nas suas vidas espiritual e material;
2º. - Ao desenvolver as suas técnicas zoísticas estará apto a desempenhar missões em grupo ou individualmente em plena cooperação com as Entidades Superiores que assistem espiritualmente o planeta Terra na " TRANSFERÊNCIA " de muitos e muitos milhões de espíritos desencarnados que numa situação de perturbação permanecem de forma irregular na Atmosfera da Terra gerando a nível mundial grandes perturbações junto dos seres humanos. Esses mesmos espíritos em estado de perturbação irão sendo conduzidos aos planos astrais a que pertencem em conformidade com a sua classe evolutiva.
a). - A acção de "TRANSFERÊNCIA" acima referida será considerada a missão mais importante por parte dos seres humanos esclarecidos espiritualmente e tecnicamente treinados para cooperarem com as Entidades Superiores que superintendem no plano espiritual o planeta Terra.
b). - O ESPIRITUALISMO RACIONAL E CIENTÍFICO DA HUMANIDADE - ERCH que levará o "Conhecimento da Vida Fora da Matéria " a todos os povos e culturas da Humanidade;
c). - O ERCH irá ao encontro da 3ª. e última missão de Portugal - (Poema/Mensagem de Fernando Pessoa) guiar os Povos a nível planetário para o QUINTO IMPÉRIO - o Império do Espírito !
3º. - A Ciência que servirá de suporte ao ERCH, poderá designar-se por ZOISMO - Educação Científica da Vontade que é efectivamente uma Ciência Activa e que foi fundada na Europa em 1912.
"TODA A CIÊNCIA ZOISTA GIRA EM TORNO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DA VONTADE"
" Em 1912 nasceu na Europa uma ciência nova, o Zoismo, que começou por estudar com o rigor da técnica e o mutismo da Esfinge, os Mistérios do Oriente, mas os seus iniciados só depois de terem dado provas de que sabem VER, OUVIR E CALAR é que aprendem a traduzir os hieróglifos da Natura. "
4º. - A Educação Científica da Vontade divide-se em três fases: - Iniciação; Estudos Práticos e Estudos Superiores - os respectivos estudantes irão prosseguir três graus de desenvolvimento, a ver:
1º. Grau - Aprendiz/Navegador;
2º. Grau - Companheiro/Navegador;
3º. Grau - Mestre/Navegador.
Como se poderá entender estes três graus são partes integrantes da organização interna da "ORDEM DE CRISTO RESTAURADA" e naturalmente todos os obreiros quando atingido o Grau de Mestre/Navegador terão o título de Cavaleiros/Navegadores.
Os Cavaleiros/Navegadores terão por missão navegar no "mar astral" do planeta Terra em acções de socorro e transferência de espíritos desencarnados para os mundos espirituais a que pertencem e a navegar no Tempo, podendo atingir diferentes períodos no Futuro, desenvolvendo acções que visarão corrigir ou rectificar ou alterar determinados eventos que no Presente irão corresponder a acontecimentos ou acções menos sérias ou menos correctas e inconvenientes para a evolução dos seres humanos na Terra - esses mesmos acontecimentos ou acções poderão corresponder indiferentemente a factos derivados a fenómenos de ordem natural ou simplesmente a acções praticadas pelo Homem !
CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA (em organização) - Direcção - Jacinto Alves
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
O Racionalismo Cristão é de origem e culturalmente português !
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira
O Projecto - Círculo de estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, é efectivamente a prestação de uma sentida e expressiva homenagem a essa grande figura humana que foi Maria de Oliveira. Grande Senhora, Mestra de todos aqueles seus discípulos que hoje pretendem prestar a sua homenagem e perpetuar o seu nome e os seus ensinamentos nesta Escola Panetária que é o planeta Terra. Maria de Oliveira é hoje um espírito pertencente à Plêiade do Astral Superior. Temos plena consciência de que no Espaço Superior em que presentemente se situa, permanece atenta a todas as ocorrências na Terra no sentido de que a sua Doutrina possa progredir e orientar a Humanidade agora no início do Século XXI.
CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA /em Oorganização) - Direcção - Jacinto Alves
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
A Escola Científica do Racionalismo Cristão 2ª.Parte
Cada uma das Casas ou Filiais do Racionalismo Cristão, disseminadas pelo planeta foi, é e continuará a ser o pólo principal ( comparável à célula mater que foi o Centro Espírita Redemptor - ano de 1910) que interligam toda a organização daquela Doutrina, daí a sua fundamental importância. A forma de transmisssão do conhecimento doutrinário ao longo destes últimos 99 anos tem vindo sempre a ser processado em cada uma Filial ou correspondente de forma tradicional e adequada aos tempos decorrentes, funcionando numa base superiormente coordenada, significando que o conhecimento é adquirido através da experiência originada pelos actos comuns e quotidianos. No entanto, pensamos que começa a ser chegado o tempo da transição do que poderemos convencionar de período empírico para uma NOVA FASE baseada na formação técnica e científica e sempre e irrevogavelmente acompanhada pelo apuramento espiritual de cada militante e estudante do Racionalismo Cristão, cuja formação passaria basicamente pelos seguintes factores:
a) - Desenvolvimento do seu autodomínio;
b) - Desenvolvimento da sua capacidade de auto-análise;
c) - Maior capacidade de concentração mental;
d) - Maior capacidade de exteriorização do pensamento de forma mais consciente e direccioal.
e) - Maior desenvolvimento da capacidade de observação;
f) - Maior capacidade de memorização.
E em conformidade com as leis naturais e seguindo um determinado critério de âmbito técnico e científico, as alterações psicossomáticas daí decorrentes passam pelo aumento da capacidade de intuição, embora outras percepções extra-sensoriais poderão naturalmente desenvolverem-se, enriquecendo os componentes espiritual, psíquico, intelectual e até material do estudante do RC.
Todas as capacidades acima referidas traduzem-se numa simples fórmula:
" EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DA VONTADE "
Efectivamente cada casa racionalista cristã é uma escola, onde se ensina de forma objectiva a alcançar o aperfeiçoamento pessoal de forma gradual do ser humano nas suas componentes espiritual e material, corrigindo-se os maus hábitos e as imperfeições. Consequentemente, sabemos de antemão que quanto mais estiver avançada a Ciência, mais rapidamente irão ser reconhecidas as potencialidades que o Racionalismo Cristão encerra e oferece.
Numa eventual 3ª. Fase do desenvolvimento futuro do Racionalismo Cristão, terá que passar naturalmente pela acção desencadeada por cada Casa Racionalista Cristã onde cada instrumento ali actuante, terá de transitar do período empírico, para o técnico, pois à medida que cada indivíduo aperfeiçoa o seu carácter, a sua cultura e a sua sensibilidade espiritual, estará criando novas condições e perante as Forças Superiores que operam no planeta irá assumindo mais alargadas responsabilidades na sua cooperação com as mesmas na sua acção generalizada para o avanço espiritual e material da humanidade terrestre.
Eis uma das principais razões que nos levam a admitir a existência das futuras "Escolas Científicas".
De tudo quanto foi dito, se conclui que tanto no Brasil, como em Portugal e pela via da investigação a Ciência está cada vez mais avançando no caminho de surpreendentes descobertas sobre a VIDA , aproximando-se cada vez mais das realidades que o Racionalismo Cristão desde há 99 anos tem vindo a transmitir e a defender. -
CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA (em organização) Direcção - Jacinto Alves
A Escola Científica do Racionalismo Cristão - RC
É na base da análise histórica que o investigador vem a descobrir importantes pistas que o irão conduzir a resultados surpreendentes. No caso específico do Espiritualismo Racional e Científico, cuja fundação e codificação remonta ao ano de 1910, do Século XX, vamos encontrar um notável pesquisador das coisas relacionadas com o mundo espiritual, ou seja: - a busca do conhecimento do lado oculto da Vida - Luís de Mattos, foi esse importante e decisivo investigador na descoberta da realidade espiritual do Homem;
Há efectivamente um aspecto importantíssimo a esclarecer, segundo a nossa perspectiva pessoal que é o seguinte: De facto para que o Espiritualismo (há na história da Humanidade vários e diferentes ramos do Espiritualismo) seja realmente racional e científico terá que passar pelo filtro de determinadas condicionantes - ou seja: respeitar o que determina de facto para que a cência seja considerada Ciência - isenta de religiosidade e de qualquer tipo de misticismo e apenas predominar no seu desenvolvimento natural o factor espiritualidade - ora o Racionalismo Cristão preenche de forma magistral todos os requisitos que a própria Ciência exige de si própria para que seja efectivamente Ciência. O estudo, análise, a investigação e a prática do raciocínio seja ele intuitivo ou analítico, preferentemente a utilização de ambos quando nas circunstâncias apropriadas. Na realidade o Racionalismo Cristão não pode ser considerado uma Ciência, mas sim um Movimento Doutrinário - uma Doutrina Filosófica e Espiritualista de base científica, tornando-se urgente a criação de uma Ciência que estude aquela Doutrina, eis a razão da existência da Escola Científica do Racionalismo Cristão !
Luís de Mattos que emigrara para o Brasil ainda muito jovem, (aos 13 anos de idade) era oriundo de Trás-os-Montes, tendo nascido na então Vila de Chaves, hoje cidade. Luís de Mattos foi um notável homem de negócios e um defensor do Abolicionismo, filantropo e brilhantes investigador das questões relacionadas com a vida espiritual do ser humano. Dotado de uma grande sensibilidade intuitiva e portador de uma cultura profunda e ecléctica, o Fundador e Codificador do Racionalismo Cristão, além das suas importantes e decisivas investigações pessoais, estudou atentamente os trabalhos de António Pinheiro Guedes e de outros não menos importantes investigadores e pensadores, tais como: Paul Gibier (Análise das Coisas); Visconde de Sabóia (A Vida Psíquica do Homem); Alberto Seabra, autor das obras: (O Problema do Além e do Destino; a Alma e o Subconsciente e Fenómenos Psíquicos). Poderemos apontar outros Mestres que Luís de Mattos, estudou: - Conde de Rochas; Gabriel Délanne, no seu livro - "Evolução Anímica; Lombroso; Charles Richet; Prentice Mulford com a sua extraordinária obra - "As Nossas Forças Mentais"; Henry Durville e tantos outros e notáveis investigadores, entre os quais poderemos destacar Descartes, o Pai da Filosofia Moderna. Igualmente a filosofia que corporiza o Racionalismo Cristão é inspirada nas correntes filosóficas pertencentes a Krisna, na Índia que 3000 anos antes de Cristo, já proclamava a existência da Inteligência Universal (Deus), sustentando a imortalidade da alma e a sua evolução através de múltiplas reencarnações; Hermes asseverava no Alto Egipto muitos milénios antes da era cristã - que a Inteligência Universal é a única Força Criadora de tudo quanto existe no Universo. Mais tarde os gregos Pitágoras, Sócrates e Platão, fizeram interessantes dissertações a respeito da imortalidade da alma e da sua reencarnação neste planeta escola que se chama Terra para finalmente se chegar aos ensinamentos de Jesus, o Cristo, onde o Racionalismo Cristão definitivamente foi buscar os seus mais elevados princípios espirituais.
Desde 1910, data em que foi fundada e codificada a Doutrina Racionalista Cristã, representou a 1ª. fase da implantação daquele movimento espiritualista; uma segunda fase obedeceu à sua expansão e consolidação a nível planetário, trabalho hercúleo desenvolvido pelo sucessor de Luís de Mattos, António Nascimento Cottas, igualmente português e oriundo de Trás-os-Montes. O sucessor de António Cottas é no presente o emérito brasileiro - Dr. Humberto Machado Rodrigues, Presidente Perpétuo da Casa Chefe do Racionalismo Cristão, no Rio de Janeiro - Brasil que de uma forma abnegada tem vindo a dar continuidade à divulgação e expansão no mundo do Racionalismo Cristão sendo coadjuvado pelo Presidente, em exercício, Sr. Gilberto Silva, ilustre cidadão brasileiro de superior intelectualidade e fina sensibilidade, activo e empreendedor.
Levando-se em consideração de que Luís de Mattos, nas suas pesquisas para chegar ao conhecimento mais profundo e exacto na realidade espiritual de que faz parte o ser humano, procurou aplicar algumas reflexões e estudos de todos aqueles pensadores e investigadores já referidos, os quais, de facto foram igualmente cabouqueiros da Verdade. A 3ª. Fase de desenvolvimento do RC, agora e no início do Século XXI, poderá ser representada pela "Escola Científica", cujo objectivo e acção será dar continuidade ao trabalho doutrinário desenvolvido pelo Racionalismo Cristão nestes últimos 99 anos.
Actualmente em Portugal e no Brasil há já uma escol de investigadores - no Brasil: - a médica Glaci Ribeiro da Silva, que no seu livro - "O Racionalismo Cristão e a Ciência Experimental " faz interessantes desdobramentos de carácter técnico sobre o RC; igualmente o escritor e investigador - Caruso Samel no seu profícuo trabalho - " A Harmonia Universal e a Evolução Espiritual", traça novas perspectivas no campo científico da Doutrina, portanto, não será despiciente afirmar de que de igual modo se está a iniciar também em Portugal a terceira fase do RC - a fase da "Escola Científica", pois, na verdade um já importante grupo de investigadores portugueses embora situados fora do movimento do RC, mas perfeitamente enquadrados na corrente do Espiritualismo a que os temos vindo a referir, ou seja na admissão tácita da existência do espírito e consequentemente admitindo cientificamente de que "existe um outro lado da Vida".
(Continua . . . )
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
terça-feira, 14 de abril de 2009
Neo-espiritologia, um novo ramo da ciência!
Efectivamente o Espiritualismo Racional e Científico não pode ser considerado uma ciência, mas sim e conforme já foi dito um movimento doutrinário, encerrando conhecimentos fundamentais sobre o que seja o espírito humano – sua origem, natureza e atributos, a razão de ser da sua existência e a sua inserção natural no próprio Universo compreendendo o grande desígnio da existência da Vida Inteligente que passa pela Evolução de tudo quanto existe em termos de Força Criadora ou Inteligência Universal. Portanto, trata-se de uma doutrina espiritualista profunda, vasta e ecléctica.
Um ilustre sábio e grande investigador brasileiro que foi o médico António Pinheiro Guedes no ano de 1900, publicou um importante trabalho de investigação científica denominado: - “ Ciência Espírita”, definiu de forma superior e esclarecida o aparecimento e desenvolvimento da vida orgânica na Terra, verificando-se que os princípios naquela obra desenvolvidos serviram de base à implementação do Espiritualismo Racional e Científico.
Por razões de ordem ideológica e ética a palavra “espírita” foi abolida do vocabulário dos estudantes, investigadores e praticantes do Espiritualismo Racional e Científico, pois a expressão “espírita” vem colidir com os princípios doutrinários do ERC, uma vez que o vocábulo “espírita” está profundamente comprometido com a prática do Espiritismo nas suas diferentes vertentes e regra geral sempre com acentuada expressão religiosa e mística.
De facto a expressão “Neo-espiritologia” no ponto de vista do desenvolvimento científico, parece-nos oferecer condições ideais, pois pretende estudar, aprofundar e desenvolver as diferentes características da espiritualidade humana e da sua componente psíquica. De facto o notável trabalho desenvolvido pelo médico António Pinheiro Guedes através do seu livro “ Ciência Espírita” publicado no início do Século XX e face à sua grande importância e utilidade, agora e já no Século XXI, poderia muito bem ser designado não por “ciência espírita,” mas sim por Ciência da Espiritologia (na nova versão: - Neo-espiritologia).
Poderemos adiantar de que relativamente à Neo-espiritologia está em curso a organização de uma Associação que terá como objecto estatutário a pesquisa, estudo do Espiritualismo Racional e Científico – ERC na base da nova Ciência na qual serão cruzadas disciplinas, tais como: a Sociologia;a História; a Psicologia; a Antropologia; a Arqueologia; a neurobiologia e assim como a própria Física Quântica; a Simbologia; a Mitologia e e outras ciências ou disciplinas julgadas convenientes dando todas corpo à existência da nova Ciência;
Presentemente já existe um grupo de pessoas interessadas e que irão constituir a respectiva Comissão Instaladora da futura associação - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira - a qual se irá dedicar ao estudo e investigação do Espiritualismo Racional e Científico.
Numa primeira fase, a associação em referência que não terá fins lucrativos, será uma instituição virtual, ou seja: sendo criado um “blogue” na Internet, onde serão inseridos artigos de opinião, trabalhos de pesquisa abrangendo ou não diferentes actividades no campo cultural e científico, ensaios, crónicas de carácter literário, criando-se um “fórum” onde serão debatidos diferentes temas de interesse espiritualista, histórico, cultural, técnico e científico. Naturalmente que a associação em referência a posteriori, irá promover encontros, conferências, seminários, onde individualidades devidamente credenciadas desenvolverão as suas ideias, teorias e pareceres do seu conhecimento ou especialidades científicas e históricas.
No plano prático e numa fase posterior poderá eventualmente surgir e especificamente numa área formativa onde os novos conhecimentos serão aplicados no desenvolvimento do auto-domínio pessoal, no aperfeiçoamento do carácter e das capacidades físicas, psíquicas e espirituais do ser humano, actividades que passarão por um programa de formação que irá actuar em três fases distintas – 1ª. Fase: Iniciação; 2ª fase: -Estudos práticos e 3ª. Fase: - Estudos superiores, levando o indivíduo a um aperfeiçoamento sistemático através da Educação Científica da Vontade, tornando-o mais activo, feliz e profícuo na sua acção individual e colectiva e integrando-o em perfeita harmonia nas Leis de Causa e Efeito que regem a Evolução Universal.
CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA - (em organização) - Direcção - Jacinto Alves