domingo, 13 de dezembro de 2009

L´Ancien Mouvement de L´Humanité - O Espiritualismo da Humanidade - Espiritualismo Humanista ou Humanitário

ESPIRITUALISMO e HUMANISMO, são as duas colunas mestras que sustentam o Templo do Conhecimento da Vida . . . nesse mesmo Templo tem encimado à sua entrada a legenda socrática " Conhece-te a Ti Mesmo".
Na nossa perspectiva o Espiritualismo dá o seu primeiro e importante passo nos anos 1354 antes de Cristo, no reinado do faraó egípcio - Akhenaton, que pode ser considerado o primeiro líder do mundo ao ter fundado uma religião com um só deus - ATON, personificado pelo Sol ! E assim nasce a primeira religião monoteísta portadora de uma nova espiritualidade que pela primeira vez valorizava e dignificava o ser humano ! O Espiritualismo vai conhecer um decisivo desenvolvimento no Século IV antes de Cristo, na Grécia Antiga com Sócrates e Platão. É com Platão que é perspectivado o princípio da reencarnação, e a afirmação de que a alma humana sobrevive ao fenómeno - morte, vivendo várias e sucessivas vidas em corpo físico ! Outros grandes e importantes movimento filosóficos tais como o Budismo e o Induísmo também se fundamentam nos mesmos princípios da "reencarnação" ! No próprio Cristianismo Primitivo, igualmente são sustentados pela Igreja e alterados à "posteriori" pelo Concílio II de Constantinopla, ( Maio de 553 da era cristã) pela influência directa do imperador romano Justiniano, que actuou no sentido de politicamente atingir os seus objectivos e conveniências meramente pessoais. A condenação do "Princípio da Reencarnação que até 553 da Era Cristã, vigorava como uma realidade defendida pelos Pais da Igreja através de importantes figuras, tais como: S. Jerónimo - 347/420 d.C; Tertuliano - 155 d. C.; Orígines - 185 d.C; Gregório de Nyssa - 330/400 d.C; S. Agostinho - 354/430 d.C. e outras não menos importantes entidades do Cristianismo Primitivo.
Num movimento paralelo ao Espiritualismo, surge outro movimento denominado Humanismo que a partir do Faraó Egípcio Akhenaton, igualmente se começa a delinear, onde os conceitos de cidadania começam a aflorar como uma realidade social e moral e já nos anos de 380 e 370 a.C surgiu na Grécia com um grande desenvolvimento na obra "República" que é um diálogo socrático escrito por Platão. É nos "Diálogos: a "República" que começam a ser distinguidos de entre outros os conceitos de Cidade e de Cidadania e do Cidadão.
No Século XV, da nossa Era, firmou-se o movimento humanista iniciado por Petrarca e Boccaccio e de acordo com a etimologia, humanismo deriva do adjectivo latino - humanus - humano, sendo relativo ao homem que tem cultura de espírito, instruído, estudioso de humanidades;
Segundo a doutrina de Giovani Pico Della Mirandola - 1463/1494, a vida deixa de ser uma preparação para o Além, o destino do Homem, cumpre-se aqui no planeta Terra, o Homem é
livre e dele depende (livre-arbítrio) a sua própria essência ! É interessante e oportuno concluir de que Giovano Mirandola - 1463/1494, através da sua obra - "Discurso sobre a Dignidade Humana", vai influenciar profundamente o espírito da Renascença Italiana, ao definir de maneira perfeita a importância do livre-arbítrio na condução da evolução humana e tal facto leva-nos a concluir o seguinte:
De que a esmagadora maioria das religiões, crenças e movimentos espiritualistas e doutrinários estão efectivamente errados na sua condução e finalidades, pois todos eles apontam sistematicamente para a valorização de uma "outra vida além da física" como sendo o objectivo final a alcançar na existência do homem ! Falsa orientação, falsa realidade ! O princípio de Sócrates que nos aponta para a "máxima" - "Conhece-te a Ti Mesmo ", está-nos a mostrar o caminho que devemos seguir . . . e a recomendação será: - vivermos as duas vidas, a física e a espiritual par a par e de forma equilibrada - teoricamente é esse o ideal a seguir, mas na realidade é incompleto ! Em primeiro lugar torna-se absolutamente necessário e aqui seguimos o princípio aristotélico de quando o ser humano nasce - considera-se "uma tábua rasa" e é através da EDUCAÇÃO e do crescimento biológico, psíquico, intelectual e espiritual que o ser vai amadurecendo e evoluindo para estádios mais avançados da EVOLUÇÃO, consequentemente, teremos de em primeiro lugar valorizar a existência de um corpo orgânico, físico, uma máquina perfeita para a nossa vivência e utilização neste planeta material que é a Terra e por consequência ter um conhecimento preciso da sua natureza, funcionamento e utilização !
Chamou-se Renascimento ou Renascença em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da Antiguidade Clássica (Protágoras Socrates, Platão; Aristóteles; Pitágoras e outros) . O período referente à Antiguidade Clássica inicia-se aproximadamente no Século VIII a. C.
O período da Renascença ou Renascimento marca um importantíssimo avanço no Espiritualismo e Humanismo em termos de avanço da civilização europeia !
Já quase no final do Século XIX, Allan Kardec (1804/1869) o Codificador do ESPIRITISMO, prepara e organiza a Doutrina Espírita. O Espiritismo é o conjunto de crenças que consideram que a essência humana é baseada na existência de um espírito imortal que pode estar entre os vivos ou não, admitindo-se vidas sucessivas (reencarnações) e a comunicação entre vivos e os mortos, geralmente por intermédio dos "médiuns";
Entretanto, em 1910, no Brasil - S. Paulo um grupo de Portugueses radicados naquele país e liderados por Luís de Matos e Luís Alves Tomás, dão origem a uma dissidência no Movimento Espírita, criando um novo movimento espírita e espiritualista denominado - Espiritismo Racional e Científico Cristão, para posteriormente vir a designar-se por Racionalismo Cristão, nome que se tem vindo a manter até aos nossos dias.
O denominado Espiritismo Racional e Científico Cristão, hoje, Racionalismo Cristão foi Codificado por Luís de Matos, em 1910. A diferença doutrinária entre o Espiritismo codificado por Allan Kardec e o Espiritismo codificado por Luís de Matos, nas suas essências e estruturas ambos são são efectivamente - ESPIRITISMO ! O Racionalismo cristão, distingue-se pela sua linguagem racional e científica, abstraindo por completo qualquer indício de religiosidade e misticismo e relativamente à respectiva nomenclatura - o Racionalismo Cristão diferencia-se de forma consideravel quanto à existência de entidades divinas, protectoras dos humanos, mas sim firmando-se no facto racionalmente demonstrável de que o Universo é regido por leis naturais e imutáveis e tudo quanto nele existe está a essas mesmas leis sujeito e em conformidade com as leis da evolução universal, todos são partículas (espíritos) de luz da inteligência Universal - Grande Foco - Força Criadora (Deus) e que o planeta Terra funciona como uma Escola onde espíritos de várias classes de evolução se reunem para o aperfeiçoamento e aprendizagem materiais e espirituais ! Efectivamente numa perspectiva racional e científica, o Racionalismo Cristão aproxima-se muito mais da própria Ciência, a qual na sua busca incansável procura discortinar os segredos do Universo !
Seguindo uma linha contínua de ordem espiritual e histórica a partir do Século XIV, quando o Rei D. Dinis e a Rainha Santa Isabel institucionalizam o Culto do Espírito Santo, de certo forma este movimento espiritualista foi introduzido em Portugal, trazido pelos Templários; Cistercienses e Franciscanos, provavelmente a partir de 1234.
É notório verificar-se em algumas famosas pinturas da Alta Idade Média, (pinturas portuguesas)e em alguns dos quadros famosos de Vasco Fernandes (Grão Vasco) nascido possivelmente em Viseu - Portugal - por volta do ano de 1480, algumas das suas pinturas se distinguem devido a umas características muito especiais - por exemplo: - as telas relacionadas com o "Pentecoste", uma situada na Igreja de Santa Cruz - Coimbra - Portugal e outra localizada no Museu Grão Vasco, em Viseu - Portugal. Nessas pinturas verifica-se a existência das "famosas línguas de fogo -versus - Espírito Santo" descendo sobre as pessoas figuradas nos quadros !
É interessante comparar que nas sessões públicas de limpeza psíquica que são realizadas nos Centros do Racionalismo Cristão, verifica-se um fenómeno idêntico de fluidos luminosos descendo do espaço e incidindo sobre as pessoas presentes na sessão, como uma forma de energia superior e luminosa - fenómeno só observável por médiuns videntes esclarecidos espiritualmente). Este fenómeno já era conhecido pelos Templarios, pelos Cistercienses e pelos Franciscanos e muito provavelmente do pleno conhecimento da Rainha Santa Isabel e por D. Dinis quando institucionalizarm o Culto do Espírito Santo em Portugal, sendo a Religião Oficial do reino, inspiradora e sustentáculo espiritual no ânimo dos Portugueses quando da sua ODISSEIA nas Descobertas e Expansão Marítimas de Portugal !!!
Agora que dispomos de um conceito muito preciso e claro sobre a importância do Humanismo e do Espiritualismo e depois de termos viajado historicamente através do tempo, estamos em condições de atingir um nível superior de desenvolvimento do movimento humanista e espiritualista para o Século XXI, fundamentado numa abordagem científica que estando acima de todas as religiões e credos da Humanidade, pode o indivíduo a partir das suas próprias convicções religiosas e espirituais, ascender a uma nova escala do Conhecimento e assim obter uma informação mais completa, lúcida e abrangente de si próprio e do Universo a que pertence !
Efecivamente, os princípios que temos vindo a desenvolver não representam qualquer tipo de dissidência; oposição ou discordância sobre o que quer que seja ! Outras ideias, perspectivas ou conceitos são obviamente respeitados e num mundo como o nosso onde o contraste e a diferença são predomintes, tudo terá naturalmente o seu enquadramento e razão de ser ! O Movimento a que nos temos vindo a referir representa sim, uma possível mudança e elevação em termos de estatuto do indivíduo como " cidadão comum " para um novo patamar que deverá ser o do"cidadão do mundo ou cidadão da Humanidade ", o que naturalmente, irá implicar novas responsabilidades e deveres ! A esse novo MOVIMENTO chamaríamos: - ESPIRITUALISMO DA HUMANIDADE - Espiritualismo Humanista ou Humanitário. Vamos estudá-lo ? Desenvolvê-lo e aplicá-lo no decurso das nossas vidas sempre com o objectivo de melhorarmos as nossas condições materiais, intelectuais e espirituais !
Esse é efectivamente um dos grandes objectivos do CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA !
Jacinto Alves - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

" Em Busca da Palavra Perdida "

Meu Bom Amigo Caetano Armando Faraone e Meus Bons Amigos do Facebook !

Sobre as respostas por si apresentadas, evidenciam uma forma de pensamento que nos conduzem efectivamente à evidência das realidades da VIDA existentes neste mundo material que se chama planeta Terra ! Estamos de facto subordinados às leis da Natura e por essa razão a Ciência tem uma acção determinante na nossa forma de viver ! É conhecendo o mecanismo das leis naturais que nós vamos compreendê-las, respeitá-las e agir em completa harmonia com as mesmas. Há uma Ciência que nasceu em 1910, na Europa em que os respectivos fundadores se foram inspirar nos ensinamentos que a Sabedoria do Antigo Egipto lhes transmitiu quando souberam traduzir os hieróglifos que conseguiram descobrir ! Essa mesma Ciência nada tem a haver com qualquer tipo de religião ou de misticismo, pairando muito acima das coisas comuns do mundo. Assim, consegue-se associar Ciência com a Espiritualidade, atributos próprios do espírito humano, pois a religião é uma criação própria gerada pela imaginação do Homem, enquanto a Espiritualidade faz parte do próprio desenvolvimento intelectual, emocional e espiritual que caracterizam o crescimento natural do ser humano.
O Povo Português com todos os seus defeitos e . . . atrasos, comparativamente com outros povos dispõe de uma certa " Singularidade" que o distingue e que o tem levado a situações inéditas através da História da Humanidade ! É a "Singularidade" que nos distingue ! A história mítica ligada ao " Encoberto", o Rei D. Sebastião, o Desejado na realidade não é um "mito", mas sim algo determinante na vida e história dos Portugueses ! O "Encoberto" existe e ele está "adormecido" no inconsciente colectivo dos Portuguses . . . Fernando Pessoa, referia-se no seu Poema Mensagem - " . . . Falta cumprir-se, Portugal . . . " O " Encobero" não será necessariamente uma pessoa, mas sim algo consistente e objectivo, tal como o " Graal" não é a taça por onde Jesus, o Cristo bebeu o seu último vinho, mas sim algo relacionado com a Espiritualidade, sentimentos elevados e nobres ou ainda um "olhar" muito específico sobre um Conhecimento Universal e Único ! O " Encoberto " poderá ser uma doutrina espiritualista que explica e nos leva ao conhecimento dos grandes enigmas da VIDA e nos explica finalmente - DONDE VIMOS ? QUEM SOMOS ? PORQUE EXISTIMOS ? E QUAL O NOSSO DESTINO FINAL ? Na verdade é o conhecimento do QUINTO IMPÉRIO DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE que o Padre António Vieira; Luís de Camões; Fernando Pessoa e Agostinho da Silva tanto defenderam e agora uma nova geração de escritores, investigadores e historiadores portugueses continuam a defender !
Será que o Povo Português tem uma resposta para o futuro da Humanidade ?
Jacinto Alves - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Primeiros Encontros Internacionais do IMAGINÁRIO do Simbólico, do Mítico e do Sagrado - Cidade de S. João da Madeira

Pretende-se fazer a apresentação do que provavelmente virão a ser os " PRIMEIROS ENCONTROS INTERNACIONAIS DO IMAGINÁRIO do Simbólico, do Mítico e do Sagrado ", Encontros esses que serão realizados na Cidade de S. João da Madeira, admitindo-se a hipóteses de os mesmos serem extensivos a outras localidades da região - tais como: Santa Maria da Feira; Oliveira de Azeméis e Arouca, para exemplificar ! Contudo, numa primeira fase, estes empreendimentos serão realizados na Cidade de S. João da Madeira - seguindo-se uma orientação muito objectiva de projectar internacionalmente S. João da Madeira da Madeira, tornando-a - "Cidade do Trabalho e Capital Europeia do Imaginário - do Simbólico, do Mítico e do Sagrado "
Estes importantes eventos virão a ser liderados pelo "CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA, cuja futura sede social e administrativa será na Cidade de S. João da Madeira.
A estrutura geral e organizativa obedecerá aos seguintes esquemas ou planos:
a) - Organização de um Festival de Cinema do Imaginário - do Simbólico, do Mítico e do Sagrado. O filme - " O Código da Vinci" é um bom exemplo !
b) - Um ciclo de Palestras subordinado ao tema do IMAGINÁRIO - do Simbólico, do Mítico e
do Sagrado. Neste ciclo de palestras serão convidados investigadores ilustres de diferen-
tes nacionalidades, incluindo a portuguesa;
c) - Realização de Feiras sobre livros temáticos - do Imaginário, do Simbólico, do Mítico e do
Sagrado, onde historiadores, editores e escritores serão convidados e em "mesas redon-
das apresentarem os seus trabalhos;
d) - Realização de eventos ligados às actividades industriais, comerciais e empresarias, tais
como: Feiras/Exposição, onde o empreendedorismo e criatividade serão o factor funda-
mental para o desenvolvimento comercial, industrial e turístico;
e) - Dentro do mesmo espírito referido em d) incentivar a juventude através das Escolas a
apresentar trabalhos fundamentados nos princípios do empreendedorismo e criatividade
sendo os referidos trabalhos premiados através de concursos criados para aqueles fins.
f) - Realização de eventos ligados à Arte, à Pintura; à Dança, à arquitectura, etc desenvolvi-
dos e apreentados pelas diferentes instituições associativas existentes no Concelho ou
fora dele.
Jacinto Alves - Pela Comissão Instaladora do Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira - Cidade de S. João da Madeira - Novembro de 2009

sábado, 5 de dezembro de 2009

"OPERAÇÃO: 5º. IMPÉRIO - romance "

APRESENTAÇÃO DO ROMANCE "OPERAÇÃO: 5º. IMPÉRIO"

Romance histórico, iniciático e espiritualista.
A base do tema que materializa a acção do romance - " Operação: 5º. Império", tem o seu início a partir do ano de 1910, no Brasil, onde um grupo de Portugueses ali radicados, tomam a decisão de fundar um movimento espiritualista que fosse ao encontro das grandes questões da vida espiritual do ser humano. Naquela época, sucediam-se grandes embates ideológicos, não só a nível político, mas numa perspectiva religiosa - nomeadamente, na área do Espiritismo que fora liderado e codificado por Allan Kardec - 1804 -1869).


Em 1910, surge então um movimento dissidente no campo das actividades espíritas. O referido movimento embora mantendo as suas raízes provenientes do Espiritismo considerava-se racional e científico, cortando qualquer possível ligação com aspectos religiosos e místicos. A esse movimento foi dado o nome de Espiritismo Racional e Científico .
-
Em 1950, o neto do fundador do Espiritismo Racional e Científico, Marco Aurélio Matos Chaves, Presidente do Instituto Superior de Estudos Histórico-Científicos, Estatística e Investigação Científica, mais conhecido pela sigla - I.S.E., com sede na Vila de Oeiras, Concelho do mesmo nome do Distrito de Lisboa, era um emérito cientista e professor catedrático, sendo portador de altos graus da Maçonaria Universal, tratava-se efectivamente de um Maçom-Templário e simultaneamente um Mestre Zoísta e Grão-Mestre da Ordem de Cristo Guardiã, instituição iniciática fundada no Século XIV, durante o reinado de D. Dinis e fundada por ele próprio em simultâneo com a outra Ordem de Cristo, precursora das " Descobertas e Expansão Marítimas dos Portugueses ".
-
A Ordem de Cristo Guardiã, irmã da outra Ordem do mesmo nome teve a sua origem devido ao facto de os Cavaleiros Templários Franceses quando em fuga de França devido às perseguições feitas pelo Rei Francês, Filipe, o Belo, conseguiram fugir por mar e alcançado a costa portuguesa, sendo recolhidos pelo Rei D. Dinis e por si protegidos. Na sua fuga, os Templários Franceses, transportaram consigo parte do tesouro que a Ordem detinha, incluindo prata, ouro, documentos diversos, cartas naúticas muito importantes, relíquias e artefactos diversos, mas de entre esses artefactos destacava-se especialmente um - a " Arca da Aliança de Moisés " - o Artefacto de Deus !!!
-
Portanto, D. Dinis, foi o Primeiro Guardião da Arca" em Portugal !!!
-
O I.S.E., o instituto a que o Professor Marco Aurélio, presidia, além de ser uma instituição científica de renome internacional era secretamente uma Ordem Iniciática Científica que detinha avançados conhecimentos, nomeadamente no que se referia às " VIAGENS NO TEMPO ".
O facto é que é descoberta a aproximação do Sistema Solar de um grande planeta - o planeta Marduk, o planeta-deus dos Babilónios e dos Sumérios. O filho pródigo do Sistema Solar que dispondo de uma órbita extremamente alongada, projectava-se nos abismos do espaço sideral, afastando-se profundamente e só voltando ao interior do sistema planetário donde era originário depois de mais 8000 anos passados ! Sendo Marduk o causador de vários dilúvios ocorridos na Terra !
-
Devido à acção dos " Navegadores do Tempo " - os TEMPONAUTAS, os Cavaleiros da Ordem de Cristo do Século XXI, que conforme as previsões do Poeta Esotérito FERNANDO PESSOA, tinham por missão realizar e cumprir a 3ª. e última MISSÃO de Portugal no mundo - a realização do QUINTO IMPÉRIO DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE, defendido pelo Padre António Vieira, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.
-
No desenvolvimento do romance - a "Arca da Aliança de Moisés", tem uma ligação directa com um planeta que existiu entre Marte e Júpiter a que os Sumérios chamaram de Tiamat e que foi destruído devido à passagem do planeta gigante Marduk - os Sumérios na sua História Épica - designada por: " Guerra dos Deuses ", dão uma explicação racional sobre os então sucedidos acontecimentos cósmicos cerca de 100.000 anos antes de Cristo !
-
Trata-se de um grupo de cientistas portugueses e Cavaleiros da Ordem de Cristo Guardiã na sua luta para salvar o planeta da sua destruição global, pois além do planeta Marduk que se aproximava ameaçadoramente da Terra - outros corpos siderais igualmente se aproximavam - os asteróides !!!
-
Perante tão terríveis e assombrosos acontecimentos, a Humanidade teria que reconsiderar o seu posicionamento espiritual, político, económico, ecológico e ideológico e para fazer frente à ameaça total teria que alterar radicalmente a sua postura moral e material . . .
-
-
Este novo Movimento por si só não representava qualquer tipo de situação classificado de "dissidente, contrário ou opositor" a qualquer outro movimento ou doutrina já existentes, pelo contrário, representava sim, a passagem imediata a um patamar superior do conhecimento humano !
Grandes, dramáticos e estranhos acontecimentos irão suceder até ano de 2015 - ano em que o planeta Terra irá ser destruído ?!! . .
-.
Jacinto Alves - Membro do Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira (em organização)
-
NOTA IMPORTANTE: Quem pretender um exemplar do romance - "Operação: 5º. Império" , poderá na fase de pré-edição, inscrever o seu pedido através do e-mail - jjdiabinho@sapo.pt ou telem. 93 86 22 720 para Jacinto Alves

sábado, 21 de novembro de 2009

PROJECTO QUINTO IMPÉRIO

Uma vez revelada a existência do PROJECTO QUINTO IMPÉRIO, convém agora revelar a sua natureza e objectivos, vejamos as linhas mestras pelo quais se orienta:

1º. - Publicação do romance - "Operação: 5º. Império" que vai servir de "rampa de lançamento" para o movimento denominado - ESPIRITUALISMO RACIONAL OU CIENTÍFICO DA HUMANIDADE - (Neo-Espiritologia);

2º. - Transformação do "Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, na ESCOLA CIENTÍFICA DO ESPIRITUALISMO RACIONAL OU CIENTÍFICO DA HUMANIDADE, para no futuro se tornar no INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DAS CIÊNCIAS DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE - ( Neo-Espiritologia);
3º. - Fundação da ORDEM INICIÁTICA DOS CAVALEIROS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO do ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE, tornando-se herdeira e continuadora da histórica ORDEM DE CRISTO;
4º. - Reactivação da APOBANCO - Associação Portuguesa de Bancários para a COOPERAÇÃO. A APOBANCO, eventualmente virá a fazer parceria com o MIL - MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO, cooperando em diferentes áreas e na base do VOLUNTARIADO.
"Estabelecer a ORDEM no CAOS juntando o que está disperso "

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

OS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE - LUSITANIDADE

Rio da Janeiro - Brasil - ano de 1954, surge uma COLECTÂNEA de escritos de alto valor moral intitulados: - " PÁGINAS ANTIGAS " e neles surgem nomes de ilustres Portugueses e Brasileiros.


No plano histórico e em "PÁGINAS ANTIGAS", já os referidos escritos apresentados em livro com o mesmo título descrevem vivências de Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal; Luís de Matos, fundador e codificador em 1910 do Racionalismo Cristão; D. Pedro II do Brasil e filho de D. Pedro IV de Portugal; Quintin do Bocaiúva, notável brasileiro que foi jornalista, senador e ministro das relações exteriores do Brasil; Oswaldo Cruz, eminente médico e investigador brasileiro e tantos outros insignes portugueses e brasileiros

O livro "PÁGINAS ANTIGAS", provavelmente publicado em 1954, trata-se de uma obra importantíssima para leitura e análise, obra editada pelo Centro Redentor com sede no Rio de Janeiro - Brasil, instituição divulgadora  do Racionalismo Cristão - o que reflecte de forma profunda a componente histórica da doutrina  racionalista cristã.
-
 Aqui há uma questão importante que se levanta ! Qual o tipo de enquadramento tem aquela doutrina no seio das diferentes correntes espiritualistas existentes no planeta ? Ou seja: - outras filosofias espiritualistas, tais como: - o Budismo; O Hinduísmo; O Islamismo; o Judaísmo; o Catolicismo; o Protestantismo. O Racionalismo Cristão pode ser considerado um espiritualismo universalista; um espiritualismo ecléctico ou ainda um espiritualismo cientifico ou racional ou ainda um espiritualismo cristão e finalmente um espiritualismo de magia ? Qual é efectivamente o tipo de enquadramento natural da doutrina racionalista cristã ?
-
A resposta só pode ser encontrada nas raízes culturais e religiosas dos Portugueses e mais tarde dos Brasileiros, por estes últimos pertencerem ao mesmo "TRONCO" da Lusitanidade.
-
Na verdade podemos considerar o Racionalismo Cristão, um espiritualismo humanista ou humanitário ou simplesmente um espiritualismo da Humanidade, visto ser de cariz universalizante, ecléctico, racional e científico  - porque nesta última situação vai buscar a sua inspiração a fontes ligadas ao pensamento de grandes pensadores e filósofos da Humanidade - Krisna, na Índia; Hermes, no Egipto; Jesus, na Galileia; ´Socrates; Platão e Pitágoras, na Grécia ou finalmente René Descartes, em França e tantos outros notáveis pensadores europeus e brasileiros tais como: - Gabriel Délanne; António Pinheiros Guedes; Alberto Seabra; Luís de Matos; Alan Kardec; Visconde de Saboia;  Heitor Dirville; Henri Durville; Martins Oliveira; Alex Carrel; Paulo Gibier; V.Turnbull; Willieam Walter Atksinson; Prentice Mulford e outros tantos notáveis pesquisadores do espírito e da espiritualidade !
-
 Segundo Fernando Pessoa; Lima de Freitas; Gilbert Durand, Portugal representa simbolicamente o " rosto da Europa" que olha de forma esfingica o grande oceano ! Provavelmente é em Portugal que se encontra o " Graal" !? Na verdade o que é o "Graal" ? Não é o que muita gente pensa ser o "Cálice"por onde Jesus bebeu vinho na sua última "CEIA" ! Não ! O "Graal" é muito mais do que isso . . . ele na verdade representa a ESPIRITUALIDADE e o verdadeiro CONHECIMENTO DA VIDA ESPIRITUAL e dá-nos a esplêndida visão sobre quem somos; donde viemos e porque existimos como seres vivos e para onde vamos quando deixarmos o corpo físico ! Provavelmente, Fernando Pessoa detinha o vislumbre do conhecimento de que compete a Portugal abrir ao mundo uma nova perspectiva espiritualista de "NOVOS MUNDOS DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE, será a terceira e última Missão de Portugal como nação ! A primeira foi estabelecer a ponte entre o Oriente e o Ocidente; a segunda missão foi o ter levado uma nova cultura espiritual fundamentada nos ensinamentos de Jesus, o Cristo e a última e terceira missão transmitir ao mundo um novo conhecimento sobre a realidade espiritual do Universo !
A Doutrina Racionalista Cristã é um movimento doutrinário espiritualista, profundo, vasto e ecléctico, mas atenção !!! Todo o estudioso desta Doutrina deve saber traduzir e desmontar todo o tipo de simbologia que indiscutivelmente serve de base a todas as culturas e religiões dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta Terra e que aqueles que estudam o Racionalismo Cristão devem respeitar e tentar compreender - convertendo essa mesma linguagem simbólica em termos racionais ou científicos tal como o Fundador do Racionalismo Cristão, fez e ensinou !
Na História e Cultura dosPortugueses e mais tarde do Brasileiros e por estes últimos pertencerem ao mesmo "TRONCO " da Lusitanidade  e por essa razão a expressão - "QUINTO IMPÉRIO ", não pode ser estranha ! Luiz Vaz de Camões, o Poeta Épico Lusitano; Padre António Vieira, notabilíssimo missionário, político, incomparável orador sacro e o primeiro defensor dos Direitos Humanos na sua época; Fernando Pessoa, o grande Poeta Iniciático e autor do Poema " MENSAGEM" e agora no Século XXI, uma nova geração de historiadores e investigadores estudam, analisam e pesquisam de forma atenta e cuidada a " HISTÓRIA INICIÁTICA DE PORTUGAL", à qual está profundamente ligado o conceito de "QUINTO IMPÉRIO" ou seja: a futura existência de um "IMPÉRIO DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE" traduzido num novo CONCEITO DE VIDA que naturalmente o Racionalismo Cristão, estruturado e fundamentado na Cultura Lusitana poderá personificar, o que na nossa modesta opinião poderá ser a PONTE que dará acesso efectivamente e definitivamente ao conhecimento da própria Humanidade de si própria, seguindo o preceito estabelecido por Sócrates há mais de 2400 anos - "CONHECE-TE A TI MESMO".
Poderemos concluir de que principalmente em Portugal há uma forte CORRENTE DEFENSORA DO QUINTO IMPÉRIO e - que os militantes e estudiosos do Racionalismo Cristão - principalmente os Portugueses e os Brasileiros não poderão ficar indiferentes !
-
Jacinto Alves - "Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira (em organização)

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PORTUGAL NÃO É UM PAÍS PERIFÉRICO !

"Cumpriu-se o mar e o Império se desfez.

Senhor, falta cumprir-se Portugal ! " (Fernando Pessoa/Mensagem)


Portugal, conforme afirmam algumas vozes nacionais e estrangeiras menos esclarecidas ou até agindo de forma intencional, desconhecendo-se os seus obscuros desígnios, pretendem convencer de que Portugal é um País periférico !


De facto, tal afirmativa é uma questão falsamente levantada ! A História e a Geografia o rejeitam radicalmente ! Será que nós somos Períféricos em relação aos países europeus industrialmente avançados ? É verdade ! E então as outras regiões do mundo não contam ?


Numa perspectiva puramente geoestratégica, devíamos tentar compreender porque razão a Ordem do Templo - os Templários e segundo, o escritor e historiador Paulo Alexandre Loução, a Ordem foi fundada em 1118, em Jerusalém, e em 1128, foi oficializada pelo Papa, com o importante apoio de S. Bernardo de Claraval, no Concílio de Troyes, tendo entretanto, repare-se, que os Cavaleiros do Templo de Salomão chegaram a Portugal o mais tardar em 1125, portanto três anos antes da sua consagração pelo Chefe da Igreja Católica.


Tudo indica de que os Templários por razões de ordem interna e até secreta, tiveram preferência pela Península Ibérica ! E porque razão ? E orientados por Bernardo de Claraval resolveram dar o seu total apoio e intervenção directa para a criação de um novo reino independente que foi Portugal - Porto do Graal !!!


Que plano ou projecto eles pretendiam para uma determinada região da Península Ibérica ? Estão as Descobertas e a Expansão Marítimas Portuguesas intimamente ligadas àquele PROJECTO ? Pensamos que sim ! Foi ligar o Ocidente ao Oriente que foi conseguido através dos Navegadores Portugueses.


Portugal não é efectivamente um País Periférico como afirmam os "mal intencionados ou os ignorantes da Geografia e da História " !


Portugal não é um País Periférico, mas sim um País do Meio ! Porque ele, na verdade ocupa um lugar geoestratégico que foi importante no Passado e continua a ser relevante no Presente e que continuará a ter acrescido interesse no FUTURO !!!












quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Crónicas de um Viajante no Tempo - ab origine

"Num futuro próximo, o Historiador
será um Viajante no Tempo"

O Monumental erro cometido pelos filósofos, políticos e cientistas reside no facto de considerarem o pensamento positivista e as suas formas de raciocínio o mais adequado para a vivência dos seres humanos na superfície deste planeta e quanto ao pensamento intuitivo este predomina nas diferentes dimensões espirituais habitadas por entidades de evoluções diversas onde o elemento físico já não existe.
Se de facto o ser humano está dotado dessas duas formas magníficas de pensamento, deve saber utilizá-las com objectividade e inteligência, pois, se o fizer estará a contribuir de forma certa e equilibrada para a sua evolução na Terra. Por outro lado é necessário compreender a razão porque no mundo Terra ao longo de milhares anos proliferou a maldade, a crueldade, a arrogância. Enfim todos os sentimentos grosseiros e primários que animaram e ainda animam uma parte significativa da Humanidade.
O percurso do Homem na Terra desde o tempo primordial ou seja o seu nascimento como ser vivo foi desde sempre angustiante, terrível e incerto na sua escalada evolutiva desde o primata ao homo sapiens e até nós no início do Século XXI.
As diferentes correntes filosóficas, nomeadamente as que estão centradas nas religiões que desde tempos imemoriais sempre condenaram e combateram os maus sentimentos dos humanos, ameaçando-os através dos tempos com a condenação das suas almas com as penas do "Inferno" e outras condenações terríveis !
O medo tem sido a melhor "arma" das religiões para controlar as imensas massas ignaras dos seus seguidores e fiéis. A falta de evolução; a ignorância e a imposição do império do medo foram sempre o principal instrumento com o que os poderosos utilizaram para melhor dominarem a controlarem essas mesmas multidões !
A Terra no contexto geral dos diferentes mundos que rolam no espaço sideral é um dos mundos físicos classificados como uma "escola" onde as primeiras classes de espíritos ou partículas da Inteligência Universal (Deus) iniciam a sua fase de aprendizagem, difícil, dura e até feroz, inconsciente, apenas dependente da capacidade instintiva e animalesca. Por muito que nos custe a nós seres humanos no presente temos de aceitar como real essa verdade que os nossos primeiros pais eram primatas e consequentemente temos de saber ultrapassar o Mito de Adão e Eva e o Paraíso do qual foram expulsos ! Para que surgissem os primeiros " homo sapiens" decorreu mais de um milhão de anos de luta extrema pela sua sobrevivência e continuidade como ser vivo num mundo hostil, estranho e impiedoso como era o planeta nessas eras recuadas. Milhares e milhares de reencarnações em corpo físico foram necessárias para que o Homem atingisse a capacidade de dispor de "livre-arbítrio", conquista máxima que nós seres humanos alcançámos por mérito e esforço próprios.
Nesta luta titânica por parte dos humanos ao longo de milhares de anos, sobressaiu sempre a capacidade criativa e o engenho e o esforço dirigidos para uma melhor compreensão do ambiente terrestre que nos envolvia sempre numa luta desigual contra os elementos de uma natureza impiedosa e indiferente. Temos vencido a avançado graças à Ciência que de uma forma gradual nos tem vindo a abrir novos horizontes do Conhecimento.
Ao longo dos tempos aprendemos a utilizar a capacidade pensante de que somos portadores. Aprendemos a raciocinar em conformidade com as leis naturais que são próprias para o espaço de três dimensões em que está inserido o nosso planeta, sendo moldados para que a nossa forma de pensar esteja em harmonia com esse mesmo espaço tridimensional que por si próprio gera o conceito do Tempo;
A expressão dessa forma de pensar e olhar o mundo devemo-la ao matemático e filósofo René Descartes (1596/1650) que com o seu "Método do Discurso" deu origem ao pensamento racional, linear e lógico. Ao raciocínio dedutivo ! Contudo, a Ciência tem-se esquecido de que nós seres humanos além da parte física que é o corpo somático, dispomos de uma componente espiritual, cuja essência é pura energia ! Com a morte do corpo físico, essa partícula de energia inteligente não morre !!! Persiste e sobrevive ao desagregar da matéria que igualmente não se perde, mas que se transforma ! Assim, além de dispormos de uma capacidade mental cognitiva, dispomos igualmente de um outro tipo de inteligência que tem por base a "INTUIÇÃO", com a qual nós , seres humanos através dessa sensibilidade intuitiva recebemos vibrações vindas de dimensões não físicas, as quais são traduzidas na nossa mente na base do pensamento-síntese e já não do pensamento racional, linear e lógico !
Assim, podemos concluir de que o Homem está integralmente submetido à acção das leis naturais que regem o Universo e consequentemente a uma metamorfose que naturalmente poderemos chamar de EVOLUÇÃO !!!
Convém esclarecer e denunciar que a esmagadora maioria das religiões, incluindo as espíritas na sua prática têm vindo a dar uma orientação errada ao ser humano quanto à sua vivência na Terra, desvalorizando a importância desta para sobreavaliar a vivência espiritual - como se o viver neste planeta fosse algo desprezível e devendo ser abandonado o mais rapidamente possível ! Forma errada de perspectivar as realidades da Vida ! Se assim fosse qual seria o interesse em viver neste planeta em corpo físico se o "outro lado" é sempre melhor ? É matéria de profunda reflexão para todos nós . . .
Jacinto Alves - Membro do "Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

CONVITE PARA A COOPERAÇÃO

" PROJECTO QUINTO IMPÉRIO "


Convite para COOPERAR !




A associação - "CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA" já em fase de organização avançada e pela presente CARTA-CIRCULAR, vem divulgar a sua futura actividade procurando cobrir todo o espaço geográfico português na prossecução dos seus objectivos estatutários.
O Projecto - " CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA ", é de facto a prestação de uma sentida e expressiva homenagem a essa grande figura humana que foi MARIA DE OLIVEIRA, Grande Senhora, Mestra de todos aqueles que com ela conviveram e que foram seus discípulos e que hoje pretendem homenageá-la e perpetuar o seu nome e os seus superiores ensinamentos.




O "CÍRCULO", pretende desenvolver uma nova metodologia, optando por novas vias de abordagem sobre o Espiritualismo Racional e Científico provando de que a Ciência e a Espiritualidade (esta última isenta de religiosidade e de misticismo) se poderão unir e contribuir de forma decisiva para o progresso material e espiritual do ser humano.




O "CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA " será dotado de disciplinas histórico/científicas que terão as seguintes especificações em termos estatutários:




1º. - Estudos sobre a criação, definição e desenvolvimento do conceito de "ESCOLA CIENTÍFICA" aplicável às actividades gerais do "CÍRCULO" numa perspectiva criativa e renovadora !


2º. - Estudos sobre o Espiritualismo Racional e Científico - numa retrospectiva histórica portuguesa;


3º. - Estudos sobre o IMAGINÁRIO - do Simbolismo; do Mítico e do Sagrado na Cultura Portuguesa;




4º. - Estudos sobre a "HISTÓRIA INICIÁTICA DE PORTUGAL;




5º. - Estudos sobre "Experiências Conscientes Fora do Corpo - ECFC.s, fundamentadas na aplicação prática da Ciência do Zoísmo - Educação Científica da Vontade".




6º. - Basicamente o " Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira", orientar-se-á por princípios espiritualistas, humanistas e universalistas, tendo como LEMA: -
"ESTABELECER A ORDEM NO CAOS JUNTANDO O QUE ESTÁ DISPERSO"




Logo que o "CÍRCULO", atinja a 2ª. fase de implementação abrir-se-á à COOPERAÇÃO, estando interessado na colaboração de V.Exas no sentido de serem elaborados trabalhos literários, participar em conferências e palestras, exposições temáticas e quaisquer outros eventos que sejam interessantes e oportunos.
Atenciosamente,
Pela Comissão Instaladora - Jacinto Alves e José Santos


INTERNET - Endereço: - " circulodeestudoseclecticos.blogspot.com "

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA

Começa a ser oportuno apresentar uma explicação sobre o que seja a associação - " CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA. Esta iniciativa parte do simples facto de que em Portugal desde sempre nunca existiu ou foi criada uma associação com as características e fins que se pretende apresentar e desenvolver. O "Círculo" como é designada a associação, esta não tem fins lucrativos e por si só dispõe de capacidade e personalidade jurídicas em conformidade com as disposições da lei vigente portuguesa, sendo, portanto, independente não estando por essa mesma razão ligada a qualquer outro organismo ou instituição.
O Projecto - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, é efectivamente a prestação de uma sentida e expressiva homenagem a essa grande figura humana que foi MARIA DE OLIVEIRA. Grande Senhora, Mestra de todos aqueles que com ela conviveram e que foram seus discípulos e que hoje pretendem prestar a sua homenagem e perpetuar o seu nome e os seus ensinamentos nesta Escola Planetária que é o mundo Terra.
A associação - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, pretende desenvolver uma nova metodologia, optando por novas vias de abordagem sobre o Espiritualismo Racional ou Científico provando de que a Ciência e a Espiritualidade (esta completamente isenta de religiosidade e de misticismo) se poderão unir para o progresso material e espiritual dos seres humanos. Tudo se vai iniciar com a formação de uma Escola Científica dedicada ao estudo do espírito e da espiritualidade do ser humano !
A velha senda que tem vindo a ser seguida há já alguns milhares de anos e desde o tempo dos filósofos Sócrates e Platão, e que o povo de então no Templo de Delfos, na Grécia, consultavam as "médiuns" (pitonisas) na busca da resolução dos seus problemas físicos e morais, agora, no ano de 2009 - do Século XXI, o mesmo tipo de mentalidade mantém-se inalterável, pois que no espiritismo de Kardec ou noutras ramificações espíritas de natureza religosa e mística ou não a mesma ordem de ideias e de acção predominam por parte daqueles que nada conhecem sobre a "Vida Fora da Matéria" e nada sabem sobre si próprios - nunca compreendendo aquela extraordinária "máxima" ensinada pelo grande filósofo Sócrates : -"Conhece-te a ti mesmo."
Volvido algum tempo sobre o amadurecimento do "Projecto QUINTO IMPÉRIO, que envolve vários componentes. É chegado o momento de ser elaborado uma orientação sobre os Estatutos da futura associação sem fins lucrativos de nome: - "Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, já em fase organizativa avançada !
O "Círculo", será dotado de disciplinas histórico/científicas que terão as seguintes especificações:
1º. - Estudos sobre a criação, definição e desenvolvimento do conceito " ESCOLA CIENTÍFICA"
aplicável às actividades gerais do " CÍRCULO";
2º. - Estudos sobre o Espiritualismo Racional ou Científico - ERC , numa perspectiva histórica portuguesa;
3º. - Estudos sobre o "IMAGINÁRIO" - do Simbolismo; do Mítico e do Sagrado na Cultura Portuguesa;
4º. - Estudos sobre a "HISTÓRIA INICIÁTICA DE PORTUGAL";
5º. - Estudos sobre " Experiências Conscientes Fora do Corpo - ECFC.s, fundamentados na aplicação prática do "Zoísmo - Educação Científica da Vontade".
6º. - Organizar os " Primeiros Encontros Internacionais do IMAGINÁRIO do Simbólico, do Mítico e do Sagrado " - Cidade de S. João da Madeira;
7º. - Reactivar a APOBANCO - Associação Portuguesa de Bancários para a COOPERAÇÃO.
Basicamente o "CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA, orientar-se-á por princípios espiritualistas, humanistas e universalistas, tendo como LEMA: -
"ESTABELECER A ORDEM NO CAOS JUNTANDO O QUE ESTÁ DISPERSO"
Cidade de S. João da Madeira, 10 Dezembro de 2009
Pela Comissão Instaladora
do CÍRCULO
Jacinto Alves e José Santos

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ORIENTAÇÃO ESTATUTÁRIA da "Associação"

Volvido algum tempo sobre o amadurecimento do PROJECTO QUINTO IMPÉRIO, que envolve vários componentes. É chegado o momento de ser elaborada uma orientação sobre os Estatutos da futura associação sem fins lucrativos de nome - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, já em fase organizativa avançada ! O "CÍRCULO ", será dotado de disciplinas histórico/científicas que terão as seguintes definições:

1ª. - Estudos sobre a criação, definição e desenvolvimento do conceito "ESCOLA CIENTÍFICA" aplicável às actividades gerais do "CÍRCULO";

2ª. - Estudos sobre o Espiritualismo Racional e Centífico - ERC e outras correntes espiritualistas afins;

3ª. - Estudos sobre o "IMAGINÁRIO - do Simbolismo; do Mítico e do Sagrado na Cultura Portuguesa;

4ª. - Estudos sobre " HISTÓRIA INICIÁTICA DE PORTUGAL ".

5º. - Estudos sobre "Experiências conscientes Fora do Corpo - ECFC.s", fundamentados na aplicação prática do " Zoísmo - Educação Científica da Vontade"


Basicamente o "CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA, orientar-se-á por princípios espiritualistas, humanistas e universalistas, tendo como LEMA:
" JUNTAR O QUE ESTÁ DISPERSO ".

Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira (em organização) Pela Direcção - Jacinto Alves

domingo, 18 de outubro de 2009

OS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO

É hora que sejam revelados quem são os DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO (do Espírito e da Espiritualidade) em Portugal. Poderemos recuar no Tempo aos anos 604/562 a.C. e de acordo com a Bíblia, Nabucodonosor, rei da Babilónia quis que o Profeta Daniel lhe interpretasse o sonho que tivera e que envolvia uma estátua com cabeça de ouro, peito e braços de prata, ventre e ancas de bronze, pernas de ferro e pés de barro, à qual uma grande pedra se desprendeu da montanha e embateu nos pés, fazendo tudo em pedaços. Foi, portanto, o Profeta Daniel que lhe decifrou o sonho!

Daniel ao profetizar disse: " Tu é que és a cabeça de ouro !(Nabucodonosor) Depois de ti surgirá outro reino, menor que o teu, depois um terceiro reino, o de bronze; um quarto reino será forte como o ferro e finalmente um QUINTO, este reino jamais será destruído ! Daniel profetizou que depois da grandiosidade do império da Babilónia, sucederiam outros, que de acordo com as interpretações mais correntes são o Medo-Persa, o da Grécia e o de Roma, sendo o QUINTO IMPÉRIO UNIVERSAL! O QUINTO IMPÉRIO DO ESPÍRITO E DA ESPIRITUALIDADE !


A referência ao "QUINTO IMPÉRIO " surge na Bíblia e torna-se MITO nas interpretações que sucederam ao longo dos tempos. Em Portugal, Bandarra (1507 ?- 1500); Padre António Vieira (1608/1697)e Fernando Pessoa (1888/1935) vão reformulando o MITO.


Finalmente já na segunda metade do Século XX e no início do Século XXI, surgem os novos filósofos, escritores e historiadores que se debruçam de forma atenta sobre o MITO do "QUINTO IMPÉRIO", a começar pelo saudoso Agostinho da Silva, passando por António Telmo; António Quadros; Victor Mendanha; Eduardo Amarante; Lima de Freitas; Vitor Manuel Adrião; Pedro Silva; Manuel J. Grandra; José Medeiros; Paulo Loução; S.Franclim e Jorge de Matos;António Macedo; Pinharanda Gomes e tantos outros !


São estes Portugueses OS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO (do Espírito e da Espiritualidade). São eles os precursores do nascimento da NOVA ORDEM DE CRISTO ! Ou por outras palavras: a sua HERDEIRA E CONTINUADORA, tal como a ORDEM DE CRISTO foi a herdeira e continuadora da ORDEM DOS TEMPLÁRIOS - a Nova Ordem que se passa a designar por - ORDEM INICIÁTICA DOS CAVALEIROS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO - e tendo como DIVISA - "Pelo Espírito, pela Espiritualidade e pela Grei"- que nasce em Portugal a partir do ano de 2009 !


A "ORDEM INICIÁTICA DOS CAVALEIROS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO", tal como a sua antecessora (a Ordem de Cristo) terá igualmente importantes missões a desempenhar neste Século que agora se inicia - não já em "navegar por mares nunca dantes navegados e descobrir novas terras e evangelizar estranhas gentes ! Terá em princípio uma nova missão que é a de transmitir à Humanidade um novo conceito de vida que a irá encaminhar para novas perspectivas no sentido da evolução espiritual e desenvolvimento intelectual e bem estar social dos seres humanos, cumprindo-se a previsão de Fernando Pessoa : -


" . . . Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal . . . "


Na Cidade de S. João da Madeira, ´vai ser criada a associação sem fins lucrativos - "CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA", que terá como um dos seus objectivos estatutários o estudo, análise e pesquisa da História Iniciática de Portugal.


Para futuros contactos: "circulodeestudoseclecticos.blogspot.com "
e - " jjdiabinho@sapo.pt - para JACINTO ALVES


Jacinto Alves

DEFENSOR DO QUINTO IMPÉRIO

OS DEFENSORES PORTUGUESES DO QUINTO IMPÉRIO

Começa a ser tempo de se revelar quem são os DEFENSORES PORTUGUESES DO QUINTO IMPÉRIO (do Espírito e da Espiritualidade). Sem sombra de dúvida, poderemos considerar como Patrono - o nosso insígne Padre António Vieira.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira

Começa a ser oportuno apresentar uma explicação sobre o que seja a associação "CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA". Esta iniciativa parte do simples facto de que em Portugal e praticamente desde a Fundação em 1910 do Racionalismo Cristão, no Brasil e que quando foi fundado a sua designação era - ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTÍFICO CRISTÃO não beneficiou até ao presente de qualquer outro tipo de instituição - a não ser os chamados núcleos que deram origem aos Correspondentes e estes mercê do seu crescimento, tornaram-se filiais ! Sabemos hoje, de que o Mestre Luiz de Mattos alimentava importantes projectos para a Doutrina que fundara e a sua tentativa ao criar hospitais para doentes da mente, é uma prova provada de que de uma forma exaustiva tentou sensibilizar - a ciência, os médicos e a medicina para o estudo e aprofundamento da realidade que o Espiritualismo Racional e Científico pretendia transmitir à Humanidade. Os esforços do Mestre, infelizmente nunca resultaram ! Mais recentemente e nos Estatutos do Centro Redentor - contempla-se a viabilidade da criação de museus, bibliotecas e finalmente associações de natureza cultural ! Para a criação de museus, bibliotecas qualquer Filial poderá ter a iniciativa de criar, mas associações ? . . . são iniciativas que por si próprias terão que funcionar em conformidade com as leis dos respectivos países e em conformidade com as vontades e interesses próprios dos cidadãos e instituições desses países ! Conclusão ! Relativamente a associações os Estatutos do Centro Redentor terão que ser revistos . . . Pois, as associações culturais conforme estão previstas nos referidos Estatutos não têm aceitação nem viabilidade formal ou jurídica - para serem reconhecidas como tais terão que ter personalidade e capacidade jurídicas e se for num país estrangeiro terão que ser legalizadas em conformidade com as leis desse país. Sabemos que as Filiais do Racionalismo Cristão não dispõem de capacidade e personalidade jurídicas, sendo apenas dada procuração com poderes específicos aos respectivos presidentes efectivos para poderem actuar de acordo com os princípios estabelecidos no livro "Prática do Racionalismo Cristão" ! A questão posta é bastante complicada !
Em Portugal e de acordo com alguns dos seus cidadãos, pretende-se criar uma associação sem fins lucrativos, a qual apesar de ligada ao estudo e investigação do Espiritualismo Racional e Científico, o que significa o estudo e investigação doutros espiritualismos, culturas históricas e filosofias - o que dentre delas está naturalmente o estudo e investigação da Doutrina fundada por Luís de Matos, pois na nossa perspectiva defendemos o princípio de que o Mestre Luiz de Matos, fundou a Doutrina para a Humanidade e não particularmente para um determinado agrupamento de pessoas ! Portanto, o Racionalismo Cristão, no início do Século XXI é uma Doutrina universalizante e consequentemente passou a ser património da Humanidade !
O "CIRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA". pretende desenvolver um novo campo de actividade em Portugal realizado através do estudo e da pesquisa históricas tentando reconstituir todo o percurso histórico, técnico e científico empreendido por Luiz de Matos relativamente aos fins para que foi fundado o então Espiritismo Racional e Científico Cristão.
Passaram-se cerca de 100 anos ! Ao longo deste imenso tempo, teria sido extremamente interessante de que em Portugal, no Brasil ou noutro país qualquer tivesse surgido uma ou mais instituições - por exemplo uma UNIVERSIDADE ! Um Centro de Estudos e Investigação Científica ! Há uma excepção ! Na verdade em Portugal já existe uma importante instituição que se chama FUNDAÇÃO BIAL, que até ao presente pode ser considerada única no mundo devido às diferentes actividades no campo científico que tem vindo a promover, nomeadamente nas áreas da investigação científica da natureza psicossomática do Homem !
O "CIRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA", pretende preencher esse enorme vazio e de forma absolutamente independente e em conformidade com os seus futuros estatutos, actuar e ir ao encontro daqueles objectivos que o Mestre Luiz de Matos pretendia alcançar, mas que não veio a conseguir ! Cientistas Sem Ciência; Cartas Oportunas sobre o Espiritismo e Cartas ao Cardeal Arcoverde, são provas bem sólidas dessa realidade ! Naturalmente que de forma alguma iremos interferir com a marcha normal da Doutrina praticada nos diferentes Núcleos, Correspondentes e Filiais dependentes do Centro Redentor, no Brasil !
Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira - Direcção - Jacinto Alves

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PROJECTO QUINTO IMPÉRIO

A associação - CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA, já em fase organizativa avançada, pretende arrancar com um PROJECTO que mobilize os Portugueses a despertar da indiferença e passividade sobre questões de raiz histórica, cujas origens remontam aos primórdios da Nacionalidade.


O nosso grande e ilustre Padre António Vieira, na sua célebre obra " História do Futuro ", desenvolveu o conceito mítico do QUINTO IMPÉRIO, o Império do Espírito !


O CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA, pretende accionar o projecto denominado PROJECTO QUINTO IMPÉRIO !


O PROJECTO QUINTO IMPÉRIO, compreenderá a captação de um IDEAL já antigo, mas que se tem mantido ao longo dos séculos e que está ligado às três missões iniciáticas - (Poema - Mensagem ,de Fernando Pessoa) de que Portugal está incumbido e essas mesmas "missões" são uma consequência directa do Projecto Secreto dos Templários quando da sua vinda para a Península Ibérica em 1125 Século XII - e que sob o superior comando e orientação de S. Bernardo, o abade de Claraval -( 1091-1153 ) o mentor da Ordem dos Templários - foi planeada a fundação de uma nova nação que se veio a chamar Portugal !


No IMAGINÁRIO do Povo Português - a ORDEM DE CRISTO, (herdeira e continuadora da Ordem dos Templários) ficou bem gravado e naturalmente foi a sua ODISSEIA quando das Descobertas e Expansão Marítimas dos Portugueses e o seu contacto com outros povos e culturas. Foi a grande aventura dos Portugueses - o IDEAL do 5º. Império, defendido por Bandarra; Luís de Camões; Padre António Vieira; Fernando Pessoa e Agostinho da Silva !
É urgente que seja transmitido ao Povo Português esse sempre novo e Ideal antigo que sempre mobilizou os Portugueses ao longo da sua História.
A Associação - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, pretende despertar esse interesse - a grande motivação do Povo Português, reavivando o Ideal do Quinto Império !
O " Círculo " através dos seus estudos eclécticos pretende criar um Movimento com características eminentemente espiritualistas, mas com total ausência de princípios religiosos e místicos ! O Movimento fundamentar-se-á no binómio - ciência e espiritualidade !
A esse Movimento em referência chamaremos de:
- ESPIRITUALISMO RACIONAL E CIENTÍFICO DA HUMANIDADE - ERCH, tendo como suporte o ramo científico denominado - NEO-ESPIRITOLOGIA e terá como objectivos fundamentais os seguintes fins:
. - O aperfeiçoamento pessoal do INICIADO e consequentemente o desenvolvimento da sua faculdade intuitiva e a capacidade de realizar experiências conscientes fora do corpo - ECFC.s - o estudo e prática do Zoismo - Educação Científica da Vontade, durante um a três anos poderá permitir ao "estudante" atingir a capacidade de efectuar as "ECFC.s !
"TODA A CIÊNCIA DO ZOISMO GIRA EM TORNO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DA VONTADE".
"Em 1912 nasceu na Europa uma ciência nova, o Zoismo, que começou por estudar com o rigor da técnica e o mutismo da Esfinge, os Mistérios do Oriente, mas os seus INICIADOS só depois de terem dado provas de que sabem - VER; OUVIR E CALAR é que aprendem a traduzir os hieróglifos da Natura."
A orientação e formação da Educação Científica da Vontade divide-se em três fases: - Iniciação; Estudos Práticos e Estudos Superiores.
2º. - O aperfeiçoamento pessoal do INICIADO tendo por suporte a Educação Científica da Vontade implica naturalmente em corrigir as imperfeições e maus hábitos existentes na sua forma de ser e de estar na sociedade em que vive e na base do estudo, do raciocínio e da observação prática vai procurando progredir moral, intelectual e fisicamente de forma gradual, inteligente e objectiva na busca do BEM; DO BELO E DO NOBRE.
3º. - Quando o INICIADO atingir um estado de consciência e desenvolvimento com os quais lhe vão permitir desenvolver acções no sentido de beneficiar outros seres humanos que entretanto vivem em condições materiais, morais e sociais difíceis - contribuindo directa ou indirectamente para o progresso geral da Humanidade - estará em condições de prestar outros trabalhos, desempenhar outras missões de maior magnitude e profundidade em favor da evolução espiritual do ser humano no planeta Terra.
No PROJECTO QUINTO IMPÉRIO, pretende-se reviver o "Espírito da Ordem de Cristo - dando origem ao ressurgimento sob a designação: - "ORDEM INICIÁTICA DOS CAVALEIROS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO
E através desta nova ORDEM de carácter iniciático, espiritualista e científico se procurará iniciar e dinamizar o Movimento - ESPIRITUALISMO RACIONAL E CIENTÍFICO DA HUMANIDADE - ERCH.
Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira (em organização ) - Direcção - . Jacinto Alves

terça-feira, 29 de setembro de 2009

PROJECTO QUINTO IMPÉRIO

O Projeto Quinto Império, compreende a captação de UM NOVO IDEAL ! Um Ideal que persiste no íntimo do espírito colectivo do POVO PORTUGUÊS ! Porque efectivamente a memória atávica existe !

No IMAGINÁRIO do Povo Português - a ORDEM DE CRISTO, ficou bem marcada e naturalmente foi a sua odisseia quando da Descoberta e Expansão Marítimas dos Portugueses e o seu contacto com novos povos e culturas ! Foi a Grande Aventura do Povo Lusitano!

É urgente que seja transmitido ao Povo Português um Novo Ideal que mobilize todos os Portugueses !

O Movimento ESPIRITUALISMO RACIONAL E CIENTÍFICO DA HUMANIDADE - ERCH terá como objectivos fundamentais os seguintes desígnios:

.- O aperfeiçoamento pessoal e consequentemente o desenvolvimento das faculdades espirituais (espiritualidade)e psicossomáticas do ser humano atraves do Zoismo - Educação Científica da Vontade;

a). - No desenvolvimento da espiritualidade compreende o " desbastar da pedra bruta " ou seja: - corrigir as imperfeições e os maus hábitos e desenvolver as suas faculdades psicossomáticas - tais como: a intuição entre outras e poder realizar " experiências conscientes fora do corpo - ECFC.s"

c). - Naturalmente que sujeitando-se a um regime de disciplina, seguindo princípios culturais e normas técnicas e científicas, o indivíduo irá reunir condições óptimas para alcançar sucesso nas suas vidas espiritual e material;

2º. - Ao desenvolver as suas técnicas zoísticas estará apto a desempenhar missões em grupo ou individualmente em plena cooperação com as Entidades Superiores que assistem espiritualmente o planeta Terra na " TRANSFERÊNCIA " de muitos e muitos milhões de espíritos desencarnados que numa situação de perturbação permanecem de forma irregular na Atmosfera da Terra gerando a nível mundial grandes perturbações junto dos seres humanos. Esses mesmos espíritos em estado de perturbação irão sendo conduzidos aos planos astrais a que pertencem em conformidade com a sua classe evolutiva.


a). - A acção de "TRANSFERÊNCIA" acima referida será considerada a missão mais importante por parte dos seres humanos esclarecidos espiritualmente e tecnicamente treinados para cooperarem com as Entidades Superiores que superintendem no plano espiritual o planeta Terra.

b). - O ESPIRITUALISMO RACIONAL E CIENTÍFICO DA HUMANIDADE - ERCH que levará o "Conhecimento da Vida Fora da Matéria " a todos os povos e culturas da Humanidade;

c). - O ERCH irá ao encontro da 3ª. e última missão de Portugal - (Poema/Mensagem de Fernando Pessoa) guiar os Povos a nível planetário para o QUINTO IMPÉRIO - o Império do Espírito !

3º. - A Ciência que servirá de suporte ao ERCH, poderá designar-se por ZOISMO - Educação Científica da Vontade que é efectivamente uma Ciência Activa e que foi fundada na Europa em 1912.

"TODA A CIÊNCIA ZOISTA GIRA EM TORNO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DA VONTADE"

" Em 1912 nasceu na Europa uma ciência nova, o Zoismo, que começou por estudar com o rigor da técnica e o mutismo da Esfinge, os Mistérios do Oriente, mas os seus iniciados só depois de terem dado provas de que sabem VER, OUVIR E CALAR é que aprendem a traduzir os hieróglifos da Natura. "

4º. - A Educação Científica da Vontade divide-se em três fases: - Iniciação; Estudos Práticos e Estudos Superiores - os respectivos estudantes irão prosseguir três graus de desenvolvimento, a ver:

1º. Grau - Aprendiz/Navegador;
2º. Grau - Companheiro/Navegador;
3º. Grau - Mestre/Navegador.

Como se poderá entender estes três graus são partes integrantes da organização interna da "ORDEM DE CRISTO RESTAURADA" e naturalmente todos os obreiros quando atingido o Grau de Mestre/Navegador terão o título de Cavaleiros/Navegadores.

Os Cavaleiros/Navegadores
terão por missão navegar no "mar astral" do planeta Terra em acções de socorro e transferência de espíritos desencarnados para os mundos espirituais a que pertencem e a navegar no Tempo, podendo atingir diferentes períodos no Futuro, desenvolvendo acções que visarão corrigir ou rectificar ou alterar determinados eventos que no Presente irão corresponder a acontecimentos ou acções menos sérias ou menos correctas e inconvenientes para a evolução dos seres humanos na Terra - esses mesmos acontecimentos ou acções poderão corresponder indiferentemente a factos derivados a fenómenos de ordem natural ou simplesmente a acções praticadas pelo Homem !
Esta é a nova ORDEM INICIÁTICA DOS CAVALEIROS DEFENSORES DO QUINTO IMPÉRIO, que será a sede impulsionadora do MOVIMENTO - ESPIRITUALISMO RACIONAL E CIENTÍFICO DA HUMANIDADE que terá como suporte o ramo científico denominado: -
NEO-ESPIRITOLOGIA

CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA (em organização) - Direcção - Jacinto Alves

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O Racionalismo Cristão é de origem e culturalmente português !

Estão a ser atingidos os 69 anos em que a primeira Filial do Racionalismo Cristão a fundar em Portugal, precisamente no dia 1 de Novembro de 1932 na Cidade do Porto.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira

Lema: "Juntar o que está disperso e viver com Ponderação, Justiça, Valor e Moderação "

O Projecto - Círculo de estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, é efectivamente a prestação de uma sentida e expressiva homenagem a essa grande figura humana que foi Maria de Oliveira. Grande Senhora, Mestra de todos aqueles seus discípulos que hoje pretendem prestar a sua homenagem e perpetuar o seu nome e os seus ensinamentos nesta Escola Panetária que é o planeta Terra. Maria de Oliveira é hoje um espírito pertencente à Plêiade do Astral Superior. Temos plena consciência de que no Espaço Superior em que presentemente se situa, permanece atenta a todas as ocorrências na Terra no sentido de que a sua Doutrina possa progredir e orientar a Humanidade agora no início do Século XXI.
A associação - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, pretende desenvolver uma nova metodologia, optando por novas vias de abordagem sobre o Espiritualismo Racional e Científico Cristão provando de que a Ciência e a Espiritualidade (esta completamente isenta de religiosidade e de misticismo) se poderão unir para o progresso material e espiritual do ser humano. Tudo se vai iniciar com a formação de uma Escola Científica.
A velha senda que tem vindo a ser seguida há já alguns milhares de anos e desde o tempo dos filósofos Sócrates e Platão, e que o povo de então no Templo de Delfos, na Grécia, consultavam as médiuns (pitonisas) na busca da resolução dos seus problemas físicos e morais, agora, no ano de 2009 - do Século XXI, o mesmo tipo de mentalidade mantém-se inalterável, pois quer no espiritismo de Kardec ou noutras ramificações espíritas de natureza religiosa e mística e no próprio Espiritualismo Racional e Científico Cristão a mesma ordem de ideias e de acção predominam por parte daqueles que nada conhecem sobre a "Vida fora da Matéria" e nada sabem sobre si próprios - nunca compreendendo aquela extraordinária "máxima" ensinada pelo grande filósofo Sócrates: - "Conhece-te a ti mesmo."
Finalmente, o "Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira, fundamenta a sua orientação e acção na vivência e experiência de Maria de Oliveira quando observava e vivenciava fenómenos extraordinários ocorridos durante a sua vida em África - Angola e relativamente a manifestações sobre a "Vida Fora da Matéria" que se encontram registados e traduzidos no seu admirável e precioso livro intitulado: " COMO CHEGUEI À VERDADE", fonte de referência e inspiração do Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira.


CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA /em Oorganização) - Direcção - Jacinto Alves

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A Escola Científica do Racionalismo Cristão 2ª.Parte

"ORDO AB CHAO - A Ordem saída do Caos "
Na primeira parte do nosso trabalho de investigação, referimo-nos em primeiro lugar a alguns investigadores brasileiros, mas de entre alguns notáveis pesquisadores portugueses, destacam-se o Professor Manuel Domingos, Presidente da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia e autor do livro - "Relatos Verídicos - Experiências de Quase-Morte - EQMs"; Mário Simões, Professor Agregado de Psiquiatria e de Ciências da Consciência da Faculdade de Medicina de Lisboa; Dr. Luís Portela, Presidente da Fundação Bial que tão importantes contributos, ele e a sua Fundação têm dado para o desenvolvimento da Ciência em Portugal nas diferentes áreas especializadas, nomeadamente, as que dizem respeito ao estudo psicossomático do ser humano.

Cada uma das Casas ou Filiais do Racionalismo Cristão, disseminadas pelo planeta foi, é e continuará a ser o pólo principal ( comparável à célula mater que foi o Centro Espírita Redemptor - ano de 1910) que interligam toda a organização daquela Doutrina, daí a sua fundamental importância. A forma de transmisssão do conhecimento doutrinário ao longo destes últimos 99 anos tem vindo sempre a ser processado em cada uma Filial ou correspondente de forma tradicional e adequada aos tempos decorrentes, funcionando numa base superiormente coordenada, significando que o conhecimento é adquirido através da experiência originada pelos actos comuns e quotidianos. No entanto, pensamos que começa a ser chegado o tempo da transição do que poderemos convencionar de período empírico para uma NOVA FASE baseada na formação técnica e científica e sempre e irrevogavelmente acompanhada pelo apuramento espiritual de cada militante e estudante do Racionalismo Cristão, cuja formação passaria basicamente pelos seguintes factores:

a) - Desenvolvimento do seu autodomínio;
b) - Desenvolvimento da sua capacidade de auto-análise;
c) - Maior capacidade de concentração mental;
d) - Maior capacidade de exteriorização do pensamento de forma mais consciente e direccioal.
e) - Maior desenvolvimento da capacidade de observação;
f) - Maior capacidade de memorização.

E em conformidade com as leis naturais e seguindo um determinado critério de âmbito técnico e científico, as alterações psicossomáticas daí decorrentes passam pelo aumento da capacidade de intuição, embora outras percepções extra-sensoriais poderão naturalmente desenvolverem-se, enriquecendo os componentes espiritual, psíquico, intelectual e até material do estudante do RC.

Todas as capacidades acima referidas traduzem-se numa simples fórmula:

" EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DA VONTADE "

Efectivamente cada casa racionalista cristã é uma escola, onde se ensina de forma objectiva a alcançar o aperfeiçoamento pessoal de forma gradual do ser humano nas suas componentes espiritual e material, corrigindo-se os maus hábitos e as imperfeições. Consequentemente, sabemos de antemão que quanto mais estiver avançada a Ciência, mais rapidamente irão ser reconhecidas as potencialidades que o Racionalismo Cristão encerra e oferece.

Numa eventual 3ª. Fase do desenvolvimento futuro do Racionalismo Cristão, terá que passar naturalmente pela acção desencadeada por cada Casa Racionalista Cristã onde cada instrumento ali actuante, terá de transitar do período empírico, para o técnico, pois à medida que cada indivíduo aperfeiçoa o seu carácter, a sua cultura e a sua sensibilidade espiritual, estará criando novas condições e perante as Forças Superiores que operam no planeta irá assumindo mais alargadas responsabilidades na sua cooperação com as mesmas na sua acção generalizada para o avanço espiritual e material da humanidade terrestre.

Eis uma das principais razões que nos levam a admitir a existência das futuras "Escolas Científicas".

De tudo quanto foi dito, se conclui que tanto no Brasil, como em Portugal e pela via da investigação a Ciência está cada vez mais avançando no caminho de surpreendentes descobertas sobre a VIDA , aproximando-se cada vez mais das realidades que o Racionalismo Cristão desde há 99 anos tem vindo a transmitir e a defender. -

CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA (em organização) Direcção - Jacinto Alves

A Escola Científica do Racionalismo Cristão - RC

"ORDO AB CHAO - A Ordem saída do Caos "

É na base da análise histórica que o investigador vem a descobrir importantes pistas que o irão conduzir a resultados surpreendentes. No caso específico do Espiritualismo Racional e Científico, cuja fundação e codificação remonta ao ano de 1910, do Século XX, vamos encontrar um notável pesquisador das coisas relacionadas com o mundo espiritual, ou seja: - a busca do conhecimento do lado oculto da Vida - Luís de Mattos, foi esse importante e decisivo investigador na descoberta da realidade espiritual do Homem;

Há efectivamente um aspecto importantíssimo a esclarecer, segundo a nossa perspectiva pessoal que é o seguinte: De facto para que o Espiritualismo (há na história da Humanidade vários e diferentes ramos do Espiritualismo) seja realmente racional e científico terá que passar pelo filtro de determinadas condicionantes - ou seja: respeitar o que determina de facto para que a cência seja considerada Ciência - isenta de religiosidade e de qualquer tipo de misticismo e apenas predominar no seu desenvolvimento natural o factor espiritualidade - ora o Racionalismo Cristão preenche de forma magistral todos os requisitos que a própria Ciência exige de si própria para que seja efectivamente Ciência. O estudo, análise, a investigação e a prática do raciocínio seja ele intuitivo ou analítico, preferentemente a utilização de ambos quando nas circunstâncias apropriadas. Na realidade o Racionalismo Cristão não pode ser considerado uma Ciência, mas sim um Movimento Doutrinário - uma Doutrina Filosófica e Espiritualista de base científica, tornando-se urgente a criação de uma Ciência que estude aquela Doutrina, eis a razão da existência da Escola Científica do Racionalismo Cristão !

Luís de Mattos que emigrara para o Brasil ainda muito jovem, (aos 13 anos de idade) era oriundo de Trás-os-Montes, tendo nascido na então Vila de Chaves, hoje cidade. Luís de Mattos foi um notável homem de negócios e um defensor do Abolicionismo, filantropo e brilhantes investigador das questões relacionadas com a vida espiritual do ser humano. Dotado de uma grande sensibilidade intuitiva e portador de uma cultura profunda e ecléctica, o Fundador e Codificador do Racionalismo Cristão, além das suas importantes e decisivas investigações pessoais, estudou atentamente os trabalhos de António Pinheiro Guedes e de outros não menos importantes investigadores e pensadores, tais como: Paul Gibier (Análise das Coisas); Visconde de Sabóia (A Vida Psíquica do Homem); Alberto Seabra, autor das obras: (O Problema do Além e do Destino; a Alma e o Subconsciente e Fenómenos Psíquicos). Poderemos apontar outros Mestres que Luís de Mattos, estudou: - Conde de Rochas; Gabriel Délanne, no seu livro - "Evolução Anímica; Lombroso; Charles Richet; Prentice Mulford com a sua extraordinária obra - "As Nossas Forças Mentais"; Henry Durville e tantos outros e notáveis investigadores, entre os quais poderemos destacar Descartes, o Pai da Filosofia Moderna. Igualmente a filosofia que corporiza o Racionalismo Cristão é inspirada nas correntes filosóficas pertencentes a Krisna, na Índia que 3000 anos antes de Cristo, já proclamava a existência da Inteligência Universal (Deus), sustentando a imortalidade da alma e a sua evolução através de múltiplas reencarnações; Hermes asseverava no Alto Egipto muitos milénios antes da era cristã - que a Inteligência Universal é a única Força Criadora de tudo quanto existe no Universo. Mais tarde os gregos Pitágoras, Sócrates e Platão, fizeram interessantes dissertações a respeito da imortalidade da alma e da sua reencarnação neste planeta escola que se chama Terra para finalmente se chegar aos ensinamentos de Jesus, o Cristo, onde o Racionalismo Cristão definitivamente foi buscar os seus mais elevados princípios espirituais.

Desde 1910, data em que foi fundada e codificada a Doutrina Racionalista Cristã, representou a 1ª. fase da implantação daquele movimento espiritualista; uma segunda fase obedeceu à sua expansão e consolidação a nível planetário, trabalho hercúleo desenvolvido pelo sucessor de Luís de Mattos, António Nascimento Cottas, igualmente português e oriundo de Trás-os-Montes. O sucessor de António Cottas é no presente o emérito brasileiro - Dr. Humberto Machado Rodrigues, Presidente Perpétuo da Casa Chefe do Racionalismo Cristão, no Rio de Janeiro - Brasil que de uma forma abnegada tem vindo a dar continuidade à divulgação e expansão no mundo do Racionalismo Cristão sendo coadjuvado pelo Presidente, em exercício, Sr. Gilberto Silva, ilustre cidadão brasileiro de superior intelectualidade e fina sensibilidade, activo e empreendedor.

Levando-se em consideração de que Luís de Mattos, nas suas pesquisas para chegar ao conhecimento mais profundo e exacto na realidade espiritual de que faz parte o ser humano, procurou aplicar algumas reflexões e estudos de todos aqueles pensadores e investigadores já referidos, os quais, de facto foram igualmente cabouqueiros da Verdade. A 3ª. Fase de desenvolvimento do RC, agora e no início do Século XXI, poderá ser representada pela "Escola Científica", cujo objectivo e acção será dar continuidade ao trabalho doutrinário desenvolvido pelo Racionalismo Cristão nestes últimos 99 anos.

Actualmente em Portugal e no Brasil há já uma escol de investigadores - no Brasil: - a médica Glaci Ribeiro da Silva, que no seu livro - "O Racionalismo Cristão e a Ciência Experimental " faz interessantes desdobramentos de carácter técnico sobre o RC; igualmente o escritor e investigador - Caruso Samel no seu profícuo trabalho - " A Harmonia Universal e a Evolução Espiritual", traça novas perspectivas no campo científico da Doutrina, portanto, não será despiciente afirmar de que de igual modo se está a iniciar também em Portugal a terceira fase do RC - a fase da "Escola Científica", pois, na verdade um já importante grupo de investigadores portugueses embora situados fora do movimento do RC, mas perfeitamente enquadrados na corrente do Espiritualismo a que os temos vindo a referir, ou seja na admissão tácita da existência do espírito e consequentemente admitindo cientificamente de que "existe um outro lado da Vida".

(Continua . . . )

terça-feira, 14 de abril de 2009

Neo-espiritologia, um novo ramo da ciência!

Neo-espiritologia que consideramos poder vir a ser uma nova CIÊNCIA que trata especificamente do estudo científico do Espiritualismo Racional e Científico ou seja: o estudo da espiritualidade humana e da sua componente psíquica. Efectivamente o Espiritualismo Racional e Científico embora não rejeite a sua origem espírita, assumiu novas estruturas e formas de expressão afastando-se do espiritismo clássico, de igual modo não poderá ser considerado uma religião ! Considerá-lo uma ciência trás algumas dúvidas ?! De facto as coisas vistas à luz da metodologia científica o Espiritualismo Racional e Científico contém em si um código de conduta de elevada expressão moral, aplicável em qualquer cultura; raça ou etnia dos diferentes povos que habitam o planeta Terra. É na realidade um movimento doutrinário filosófico em que as filosofias de Sócrates; Platão; Descartes; Buda; Hermes e Krisna que se conjugam em perfeito entrosamento com a Doutrina de Jesus, o Cristo. Consequentemente, o ERC é na realidade uma doutrina universalizante para onde as grandes religiões do mundo irão eventualmente convergir, tais como: o Budismo; o Induísmo; o Judaísmo; o Islamismo e o Cristianismo!
Efectivamente o Espiritualismo Racional e Científico não pode ser considerado uma ciência, mas sim e conforme já foi dito um movimento doutrinário, encerrando conhecimentos fundamentais sobre o que seja o espírito humano – sua origem, natureza e atributos, a razão de ser da sua existência e a sua inserção natural no próprio Universo compreendendo o grande desígnio da existência da Vida Inteligente que passa pela Evolução de tudo quanto existe em termos de Força Criadora ou Inteligência Universal. Portanto, trata-se de uma doutrina espiritualista profunda, vasta e ecléctica.
Um ilustre sábio e grande investigador brasileiro que foi o médico António Pinheiro Guedes no ano de 1900, publicou um importante trabalho de investigação científica denominado: - “ Ciência Espírita”, definiu de forma superior e esclarecida o aparecimento e desenvolvimento da vida orgânica na Terra, verificando-se que os princípios naquela obra desenvolvidos serviram de base à implementação do Espiritualismo Racional e Científico.
Por razões de ordem ideológica e ética a palavra “espírita” foi abolida do vocabulário dos estudantes, investigadores e praticantes do Espiritualismo Racional e Científico, pois a expressão “espírita” vem colidir com os princípios doutrinários do ERC, uma vez que o vocábulo “espírita” está profundamente comprometido com a prática do Espiritismo nas suas diferentes vertentes e regra geral sempre com acentuada expressão religiosa e mística.

De facto a expressão “Neo-espiritologia” no ponto de vista do desenvolvimento científico, parece-nos oferecer condições ideais, pois pretende estudar, aprofundar e desenvolver as diferentes características da espiritualidade humana e da sua componente psíquica. De facto o notável trabalho desenvolvido pelo médico António Pinheiro Guedes através do seu livro “ Ciência Espírita” publicado no início do Século XX e face à sua grande importância e utilidade, agora e já no Século XXI, poderia muito bem ser designado não por “ciência espírita,” mas sim por Ciência da Espiritologia (na nova versão: - Neo-espiritologia).
Poderemos adiantar de que relativamente à Neo-espiritologia está em curso a organização de uma Associação que terá como objecto estatutário a pesquisa, estudo do Espiritualismo Racional e Científico – ERC na base da nova Ciência na qual serão cruzadas disciplinas, tais como: a Sociologia;a História; a Psicologia; a Antropologia; a Arqueologia; a neurobiologia e assim como a própria Física Quântica; a Simbologia; a Mitologia e e outras ciências ou disciplinas julgadas convenientes dando todas corpo à existência da nova Ciência;

Presentemente já existe um grupo de pessoas interessadas e que irão constituir a respectiva Comissão Instaladora da futura associação - Círculo de Estudos Eclécticos e Acção Cultural Maria de Oliveira - a qual se irá dedicar ao estudo e investigação do Espiritualismo Racional e Científico.
Numa primeira fase, a associação em referência que não terá fins lucrativos, será uma instituição virtual, ou seja: sendo criado um “blogue” na Internet, onde serão inseridos artigos de opinião, trabalhos de pesquisa abrangendo ou não diferentes actividades no campo cultural e científico, ensaios, crónicas de carácter literário, criando-se um “fórum” onde serão debatidos diferentes temas de interesse espiritualista, histórico, cultural, técnico e científico. Naturalmente que a associação em referência a posteriori, irá promover encontros, conferências, seminários, onde individualidades devidamente credenciadas desenvolverão as suas ideias, teorias e pareceres do seu conhecimento ou especialidades científicas e históricas.
No plano prático e numa fase posterior poderá eventualmente surgir e especificamente numa área formativa onde os novos conhecimentos serão aplicados no desenvolvimento do auto-domínio pessoal, no aperfeiçoamento do carácter e das capacidades físicas, psíquicas e espirituais do ser humano, actividades que passarão por um programa de formação que irá actuar em três fases distintas – 1ª. Fase: Iniciação; 2ª fase: -Estudos práticos e 3ª. Fase: - Estudos superiores, levando o indivíduo a um aperfeiçoamento sistemático através da Educação Científica da Vontade, tornando-o mais activo, feliz e profícuo na sua acção individual e colectiva e integrando-o em perfeita harmonia nas Leis de Causa e Efeito que regem a Evolução Universal.


CÍRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS E ACÇÃO CULTURAL MARIA DE OLIVEIRA - (em organização) - Direcção - Jacinto Alves