terça-feira, 17 de outubro de 2017

GLOP - GRANDE LOJA OPERATIVA DE PORTUGAL


GLOP - GRANDE LOJA OPERATIVA DE PORTUGAL

Loja de Investigação Raízes Lusitanas


COMO É A MAÇONARIA NA GLOP - GRANDE LOJA OPERATIVA DE PORTUGAL.

Como é a Maçonaria na GLOP - Grande Loja Operativa de Portugal podemos desde já esclarecer de que a Maçonaria que se pretende praticar é única e rigorosamente o Rito Escocês Antigo e Aceito - REAA. Igualmente a GLOP vai seguir com rigor absoluto a "Constituição de Anderson" de 1723. São simultaneamente "Erguidas as Colunas" de duas Lojas - a Respeitável Loja Raízes Lusitanas onde serão feitas iniciações; elevações e outras cerimónias maçónicas compatíveis com o estatuto de Loja Simbólica e Especulativa que funcionará até ao 3º. Grau - o Grau de Mestre.

Em simultâneo temos a Respeitável Loja de Investigação Raízes Lusitanas, cujo quadro de Oficiais é só formado por MESTRES . Esta Loja de Investigação funcionará ritualmente no REAA não realizando iniciações, elevações e outras e demais cerimónias maçónicas. Contudo, há a ressaltar de que a Loja de Investigação Raízes Lusitanas tem uma única e exclusiva competência, a de conferir um Alto Grau Não Maçónico que na sua equivalência tanto poderá ser o 4º. Grau Maçónico de Mestre Secreto como o Alto Grau 33º.- Soberano Grande Inspector Geral do REAA. Este Alto Grau Não Maçónico será o Grau de Mestre Zoísta ou Mestre Secreto que na verdade poderá ser considerado um Alto Grau Científico!

A Respeitável Loja de Investigação Raízes Lusitanas irá desenvolver a Nova Escola da Maçonaria Operativa.

Na sua Filosofia especulativa a Maçonaria professa a autonomia da razão humana. Por conseguinte, o racionalismo e o naturalismo estão na base do sistema.
Os textos oficiais das Lojas aceitam a existência de um Deus (geralmente chamado ´´ O Grande Arquiteto do Universo´´ pois este facto se pode apreender pela razão. Está claro, porém, que não reconhecem revelação sobrenatural; os dogmas, que exigem fé, assim como os milagres, são tidos como produtos da imaginação humana: 'Não ficarás sabendo na Maçonaria senão aquilo que tu mesmo tiveres encontrado’, promete um «Livro do Aprendiz» maçónico,
O Deus professado pela Maçonaria é o Deus dos filósofos ditos «deístas» (Voltaire, Diderot, D'Alembert, principalmente): no séc. XVIII uma corrente ideológica espalhou-se pela Inglaterra, a França e a Alemanha, a qual reconhecia a existência de um Ser Supremo, mas afirmava pouco ou nada saber a seu respeito, pois (como diziam os deístas) Deus não se revelara. Uma consequência muito «cómoda» dessa atitude filosófica era que o homem, na sua conduta de vida moral, embora não se professasse ateu, podia agir autonomamente, pois o Ser Supremo praticamente não interferia no curso deste mundo.

Ora a Maçonaria adotou tal posição filosófica; praticamente essa ideologia redunda em ateísmo, como comprovou a experiência: em muitas Lojas contemporâneas o título «Grande Arquiteto do Universo» caiu em desuso ou é simples fórmula destituída de significado real. Cada maçon pode interpretá-la a seu bel-prazer, identificando-a, por exemplo, com uma noção um tanto vaga de Verdade, de Bem, de Belo ou com o ideal da Civilização a ser implantada neste mundo segundo os métodos maçónicos. — Assim a Maçonaria cultua, em última análise, a Humanidade apregoada como um grande Todo, um Absoluto, a serviço do qual se deve colocar todo cidadão. Tal culto virá a ser uma superior doutrina espiritualista livre de cargas religiosas ou místicas profundamente imbuída de uma Nova Filosofia cujos esteio será a espiritualidade sustentada por uma sólida base racional e científica e que virá a ser estabelecida já num próximo futuro. Nessa Nova Doutrina todos os seres humanos (teístas, panteístas, politeístas) que se queiram emancipar de seus hereditários ´´conceitos tradicionais´´ em demanda de um novo progresso material e espiritual para a Humanidade.
Está claro que, à luz desta nova ideologia, as noções de livre arbítrio; imortalidade da alma, vidas futuras e castigos póstumos irão assumir novas e surpreendentes perspetivas!

Desta explicação poderemos concluir de que cada Maçon poderá ter a sua "verdade", contudo, poderemos observar de que a procura da "Verdade das Verdades" tanto teórica como praticamente será sempre uma tarefa impossível de alcançar e daí a razão do surgimento da NOVA ESCOLA DA MAÇONARIA ESPECULATIVA que a GLOP - GRANDE LOJA OPERATIVA DE PORTUGAL PRETENDE DEFENDER E DESENVOLVER.
 
 
DEFENDER!Foto de Jacinto Alves.

Sem comentários:

Enviar um comentário